A revolução verde teve seu propósito.
A gente teve um boom populacional, tinhamos um monte de conhecimentos que, na época, pareciam certos, e a revolução verde foi a alternativa natural.
Só que ela não cumpriu o papel que ela se propos. Ela não chegou perto de alimentar todo mundo.
Não alimenta todo mundo não pela escassez de alimentos, mas pela forma de distribuição. A Revolução Verde possibilitou uma oferta de alimentos em quantidades antes inimagináveis. Sem ela a situação estaria caótica.
Hoje nós temos conhecimento para saber que monocultura com insumos químicos não é a melhor alternativa.
Mas para produção em larga escala, ainda é a alternativa economicamente viável.
E eu nem vou procurar artigos que falem sobre os malefícios da fertilização e controle de pragas químicos.
Malefícios existem, mas não temos ainda uma alternativa plenamente viável para produção em larga escala. Mas existem boas perspectivas para o futuro (distante).
O mundo não comporta 7 bilhões de pessoas. Nos anos 70 nós deveriamos ter chegado a essa conclusão. Só que nós não pensamos nisso naquela época. Hoje nós temos que lidar com 7 bilhões de bocas. Será que o mais certo é utilizar um sistema que envenena a comida das pessoas e esgota o solo? Quando o solo não prestar mais para cultivo, quando o clima não for mais propício para o cultivo o que nós vamos fazer com 7 bilhões de pessoas?
Eu sei que não tem uma alternativa viável agora para essa situação. Não dá para falar em sustentabilidade com megalópolis a rodo no mundo. Só que continuar com uma política claramente irracional não é a solução.
Até concordo com você neste ponto, mas não vejo solução a curto e médio prazo. É um problema dificílimo de solucionar.
Eu tenho opniões até mais radicais do que repensar os métodos de cultivos convencionais.
Ainda bem que você não tem poder para implantá-las, então

...
Mas se você abrir qualquer livro de história você verá que o séc. XX foi abarrotado de genocídios absurdos, guerras irracionais, fome generalizada em diversos países, etc. E a culpa não foi somente das ditaduras comunistas, os EUA empreenderam um mini-holocausto no vietnam por exemplo.
Na primeira década do séc XXI não foi muito diferente.
E quando não foi assim? Se você levar em conta toda a história da humanidade, a coisa hoje é muito melhor do que a 500 anos atrás, por exemplo. A humanidade vem progredindo. Talvez não na velocidade pretendida pelos profetas do caos, mas os indicadores mostram um progresso contínuo.
O mundo não vai bem.
Talvez não, mas está melhor do que já esteve no passado, levando em conta as condições de vida dos seres humanos.