uma ideologia igualitarista ameaçava o sistema do liberalismo,...
Ideologia igualitarista? é simples tática e propaganda para vir a obter o o poder despótico apenas para alguns fiéis iluminados. O Estado socialista é um declarado instrumento de opressão de uma oligarquia sobre a demais população.
"Nós os proletários...," escrevia o nobre hereditário "Lenine" que sempre viveu do rendimento das propriedades da família sem nunca ter sabido o que era trabalhar como assalariado...
Tá o que você quer dizer com isso, que o capitalismo é mais igualitário ? uahhushuashusahusa
Não. Certamente que não, pois "igualitarismo" é uma tolice teórica que sempre desemboca em algum tipo de totalitarismo. E se Vossa Senhoria discorda, por favor me mostre um só exemplo de sociedades erigidas com este objetivo e que não tenha resultado nisto.
Engraçado, essa é a "tolice teórica" que vai definir os termos do seu casamento, "espertão".
Ou tu é machista também ?
WFT?
![Surprised :o](../forum/Smileys/default/icon_surprised.gif)
A nossa discussão está centrada no plano de membros de sociedades e não na forma de relação no núcleo familiar.
Na prática a teoria é sempre outra, isso é óbvio, alguem aqui disse que o contrário ?
Ótimo. Então estamos conscientes que o Valhala está repleto de pessoas com boas intenções.
O fato é que se partirmos de uma teoria igualitária existe a possibilidade de um dia atingirmos uma coisinha chamada igualdade social, enquanto que se partirmos da liberdade como limite da propriedade então teremos a certeza de nunca chegar.
Antes de lhe responder, por favor defina "igualdade social" e "liberdade".
Não, vá ler sobre isso sozinho.
Eu já li. E é por isto que eu lhe pergunto. A igualdade almejada por Vossa Senhoria é aquela de natureza material, mote da esquerda socialista ou é aquela que trata de oportunidades e de submissão ao Estado de Direito, mote das revoluções estadunidense e francesa?
E já que recusas a apresentar a sua definição de "liberdade" e considerando que és um esquerdista do tipo comunista, eu pergunto: Sua preferência recai na "opção de liberdade" de Marx, de Gramsci ou de Bakunin? Ou há algum outro teórico mais recente?
Duvido muito que você faça parte da turma que se beneficia da propriedade ilimitada...
E quem é que se beneficia da propriedade de maneira ilimitada, em uma sociedade organizada do tipo daquelas regidas sob a "ética protestante"?
Elites tradicionais.
Nomenklatura inclusive?
Ou Vossa Senhoria exclui este grupo (casta!) por conveniência ideológica?
E se mesmo assim continua pregando a "livre concorrencia" então acho mesmo que você é o mais Cristão dos proletários, pois já se resignou à ser eternamente pobre, como pregava o próprio.
Sei, sei.
E o que é que Vossa Senhoria propõe exatamente como alternativa? A construção de um mundo baseado em bobagens científicas como o Marxismo?
Se for isto é melhor ficar esperando a volta do Messias cristão, porque ao menos, ela é uma mitologia mais interessante.
Exato, o igualitarismo Cristão é muito mais interessante do que o Marxismo, o problema é que pra discutir isso é preciso um amadurecimento que passa pelo entendimento do Marxismo que, ao que parece, ainda estamos longe de difundir.
Certo.
Então depreendo, de suas palavras, que todas as críticas feitas à teoria e à práxis marxista, mostrando as suas mazelas e as suas inconsistências, não passam de mera "encomenda" dos capitalistas. É isto?
Desculpe a minha infidelidade, mas ainda cometo esse pecado, não aceito muito a ideia de ser explorado.
Claro, claro.
Se Vossa Senhoria não aceita ser explorado, então como procedes hoje?
a) Vive como um eremita, isolado do contato com a atual civilização e em perfeita "comunhão" com a natureza?
b) Faz parte da Nomenklatura ou é funcionário público de tal modo que não é explorado pelos "malvados capitalistas", mas explora a população via impostos e taxas?
Alternativa B é a respota correta.
Então, baseando-se na premissa do "término da exploração do homem pelo homem", Vossa Senhoria está agindo contra as suas próprias "aspirações". Como explicar tal incoerência?
E você, um ateu que se subordina à uma iniciativa privada que tem um crucifíxo na ante-sala da recepção?
Que curioso. Em meu local de trabalho há um crucifixo colocado por meu sócio, que é um teísta cristão. Tal ornamento fica na sala dele.
E quanto à sua resposta eu discordo, primeiro porque ser ateu não implica, de maneira alguma, não poder pertencer ao que voce chama de "iniciativa privada". E segundo eu digo "não". Eu não me submeto a isto, pois a despeito de ter vários clientes (a imensa maioria) e colegas (alguns) que professam algum tipo de credo religioso, a minha relação com eles é desenvolvida em um ambiente de ampla discordância teórica mas de forma absolutamente respeitosa.
Ou alternativa d) Ainda não descobriu qual sua verdadeira identidade.
Eu não sei a sua idade, mas eu avalio que já conhecia a minha identidade antes de Vossa Senhoria ter nascido.