Logicamente. Essa ideia de amor incondicional, amor sem pretensões, sentimento puro e divino, isso é coisa de séculos de doutrinação religiosa. Certa vez fui debater esse assunto num fórum de cristãos, a pedido de uma amiga, e na minha primeira afirmação de que o amor é apenas um sentimento humano que impulsiona o indivíduo na direção da satisfação dos seus prazeres, recebi até xingamentos explícitos.
Eu acho o amor um sentimento puramente hedonista. Pra você se amar uma pessoa, é necessário que ela te supra de determinadas maneiras. Se não fosse assim, então qualquer pessoa no mundo estaria apta a ser sua namorada, sua esposa, mas não é isso que acontece, a gente sempre vai a procura de alguém que possua certos pré-requisitos estabelecidos, como beleza, ou inteligência, ou caráter. Se você se apaixona por uma pessoa por causa do seu caráter, por exemplo, e depois de um determinado tempo essa pessoa muda completamente sua personalidade, deixando de ser aquela pessoa por quem você se apaixonou, acredita que o amor ainda existiria? Aquela pessoa não é mais nada parecida com aquela por quem você se apaixonou, mas ainda assim você iria querer ficar com ela, só porque um dia você já a amou? Eu acredito piamente que não, o amor não sobrevive a esse tipo de coisa simplesmente porque a essência desse sentimento é essa, barganha.
No meu caso eu dou valor a parte física. Se eu arranjo uma menina bonita e gostosa, e daqui a alguns anos ela fica gorda por relaxamento, por preguiça, eu acho que estou plenamente certo em terminar o relacionamento. Eu considero esse tipo de coisa como uma opção de vida, a pessoa fica gorda porque relaxou, porque acha que agora que está com alguém não precisa mais se cuidar. Seria o equivalente a menina se aproximar de mim porque me acha inteligente e depois que eu começar a namorá-la eu parar de ler, de estudar, começar a ouvir Luan Santana e ver Domingão do Faustão. Tenho certeza que eu deixaria de suprir as necessidades dela e ela também iria me largar.
Como eu falei, algumas pessoas vão atrás de beleza, personalidade, outras de dinheiro e status. Eu acredito que a gente julgue essas pessoas que procuram por esse tipo de coisa como vazias, superficiais, justamente por causa da nossa ideia concebida de amor, que tem que ser algo puro, virginal, divino. Ora, todo mundo quer dinheiro, você usa sua força de trabalho e inteligência pra conseguir isso, outras pessoas usam sua beleza pra conseguir o dinheiro dos outros. Sinceramente, não soa como prostituição pra mim, soa simplesmente como uma pessoa que não se importa com os mesmos valores que os nossos, e parte em busca de outra coisa. Eu não me ligo nessas coisas porque sou simplista, por mais que aprecie dinheiro, não dou tanto valor a isso, prefiro uma menina bonita e legal do meu lado a uma qualquer com dinheiro, até porque odeio depender dos outros (se for uma bonita, legal e com dinheiro eu num dispenso não,
). Enfim, é basicamente isso.