Autor Tópico: Tópico Coringa  (Lida 211166 vezes)

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
Re:Tópico Coringa
« Resposta #2550 Online: 27 de Maio de 2016, 13:18:39 »
Notaram que o uso daqueles disquetes na verdade pode ser um sofisticado item de segurança? Useless-home.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #2551 Online: 27 de Maio de 2016, 19:45:01 »
Mostraram a situação  do aeroporto de Newark (não  sei se escrevi o nome corretamente) em um programa  de  televisão cujos radares de controle de tráfego  aéreo ainda usam válvulas  de vidro.

Hoje numa reportagem mostraram aparelhos de radioterapia aqui no Brasil que também usam válvulas de vidro (que estavam com defeito e deixando muita gente na fila pra tratar o câncer, por sinal).

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2552 Online: 27 de Maio de 2016, 19:48:52 »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2554 Online: 27 de Maio de 2016, 23:12:58 »
É a cultura deles! Temos que respeitar!  :hmph:
Rotular isso como "racismo" nada mais é do que racismo!

Será que rola um um conflito dos miçangueiros entre chamar de racismo e invocar o relativismo cultural?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2555 Online: 27 de Maio de 2016, 23:27:18 »
Mas os negros representam uma pequena parte da população chinesa. De acordo com o censo mais recente, apenas 600 mil estrangeiros vivem na China, e apenas uma pequena parcela deles é negra.

Assim a maioria da população de 1,3 bilhão de pessoas dificilmente interage com eles, o que dificulta a erradicação do preconceito.

Estranha essa tese, com certeza há outras sociedades tão homogêneas racialmente quanto a chinesa e bem mais tolerantes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2556 Online: 28 de Maio de 2016, 18:40:59 »
<a href="https://www.youtube.com/v/PjuamNkZ5YQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/PjuamNkZ5YQ</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2557 Online: 28 de Maio de 2016, 18:49:31 »
Estou curioso. Será que vai aparecer algum esquerdista afirmando que é uma propaganda racista?
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2559 Online: 28 de Maio de 2016, 20:40:38 »
Estou curioso. Será que vai aparecer algum esquerdista afirmando que é uma propaganda racista?

É claramente racista.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2560 Online: 28 de Maio de 2016, 20:59:47 »

É claramente racista.

Palavra racista.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2562 Online: 28 de Maio de 2016, 21:24:17 »
E você NEGRITOU "claramente", seu racista!

Eu dei o devido valor a cor negra para uma palavra alva, na tentativa de fazer justiça.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2563 Online: 28 de Maio de 2016, 21:28:36 »
Você tentou obviamente "denegrir"* a palavra "claramente", já que estava associada ao racismo. E o caso era de racismo em um comercial italiano, então o adequado seria o itálico!

* uso irônico aqui, não tenho como valor pessoal que "denegrir" é algo pejorativo. A própria indústria de bronzeadores e tintas escuras/negras prova o contrário. Denegrir é algo tão neutro quanto debrancar, deamarelar, devermelhar, etc.

:?: "Denegrir" técnico-etimológico-morfologicamente não parece mais com "des-negrir", "tirar a negritude" do que "tornar negro"? Qual é a explicação disso? Vem de algum uso diferente de sufixos franceses ou algo assim?

Como "decapitar" que é tirar a cabeça de alguém, não colocar outra.

Edição: parece que o "de" também pode significar "completamente".

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2564 Online: 28 de Maio de 2016, 21:37:29 »
Essa polêmica do "denegrir" me lembra outra, a do "esclarecer".

Há ativistas hoje em dia como a Djamila Ribeiro que usam "escurecer" no lugar de "esclarecer", como sinônimo de "explicar".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2565 Online: 28 de Maio de 2016, 21:46:55 »

Há ativistas hoje em dia como a Djamila Ribeiro que usam "escurecer" no lugar de "esclarecer", como sinônimo de "explicar".

É sério isto?
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2566 Online: 28 de Maio de 2016, 21:48:18 »

Esclarecer é tornar claro. Significa enxergar melhor, no sentido de iluminar a questão, assim como uma luz pode "esclarecer" um texto num livro para facilitar a leitura. Nada tem a ver com cor de pele e não faz sentido mudar o termo desta forma.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2567 Online: 28 de Maio de 2016, 21:49:59 »

É sério isto?

E faz todo sentido. Tanto a falta quanto o excesso de luz (ou falta de contraste) prejudicam a apreensão daquilo que está diante dos olhos.

O que nunca é questionado, é que ambos os termos inerentemente colocam o deficiente visual como ser inferior, implicitamente.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2568 Online: 28 de Maio de 2016, 21:50:55 »
O universo é vasto, infinito e escuro. A escuridão é grandiosa. A luz não é nada dentro do universo. Mas como sou branco eu não gosto disso, e acho ofensivo. O universo é claro, mas de maneira incolor.

Matéria escura também me incomoda por ser a maior parte do universo. Prefiro "matéria invisível".

Buraco negro nunca! É buraco de anti-luz.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2569 Online: 28 de Maio de 2016, 21:59:49 »
Se não me engano essa lista era da finada página Humaniza Redes:

1- “Amanhã é dia de branco”

Qualquer pesquisa rápida no Google mostrará mais de uma origem para essa expressão, e a maioria negando que ela tem algum cunho racista. Porém, vivemos em um país onde a escravidão do povo negro durou mais de 300 anos, e os escravos, mesmo sendo forçados a trabalhar, geralmente eram vistos como “vagabundos”.

As conseqüências disso duram até hoje, o negro é sempre visto como a pessoa que faz “corpo mole”, aquele “malandro” que não faz nada. Inclusive, entre as opiniões que mais afloram quando o assunto é cotas sociais para negros, a de que não existe esforço da nossa parte é a mais frequente. Tanto que podemos fazer um paralelo entre essa e a expressão seguinte.

2- “Serviço de preto”

Comum no nosso dia-a-dia, essa expressão é usada para desqualificar determinado esforço e/ou trabalho, ou seja, fazer “serviço de preto” é igual a ser desleixado. O negro sempre é associado a algo ruim, o “bom” trabalho seria o do branco. Não dá para ser ingênuo e achar que não existe o teor racista, ainda mais quando associamos a outras dessas expressões que colocam o negro como o oposto de positivo, como:

3- “A coisa tá preta”

A expressão “a coisa tá preta” fala por si só: se a coisa está preta, é porque ela não está agradável, ou seja, uma situação desconfortável é o mesmo que uma situação negra? Isso é racismo.

4- “Mercado negro”

O mercado negro é aquele que promove ações ilegais, e mais uma vez é a palavra negro sendo usada com conotação desfavorável. O negro, na expressão, significa ilícito.

5- “Denegrir”

Já a palavra “denegrir” é recorrente quando acreditamos que estamos sendo difamados, é uma palavra vista como pejorativa, porém seu real significado é “tornar negro”. Se tornar algo negro é maldoso, temos mais um caso de racismo.

6- “Inveja branca”

Finalizando a leva de palavras e expressões que associam negro e preto à comportamentos negativos, o exemplo 6, que mostra a “inveja branca” como sendo a inveja boa, “positiva”.

7- “Da cor do pecado”

Outra expressão que faz a mesma associação de que negro = negativo, só que de forma mais subliminar, não recorrendo a termos como negro ou preto. Geralmente essa expressão é usada como elogio, porém vivemos em uma sociedade pautada na religião, onde pecar não é nada positivo, ser pecador é errado, e ter a sua pele associada ao pecado significa que ela é ruim. Não é uma expressão que remete a um adjetivo positivo, é simplesmente uma ofensa racista mascarada de exaltação à estética e, quase sempre, direcionada a mulheres negras.

8- “Morena”, “mulata” ( por vim seguidos de tipo exportação).

Usado para mulheres e homens, mas mais comum serem usadas para descrever as mulheres, principalmente quando seguidas pelo termo “tipo exportação”. Aqui o objetivo é amenizar o que somos, “clareando” o negro. Não existe justificativa para negar que alguém é negro, possivelmente você pode estar incomodado em dizer “negro”, e se está é porque acredita que chamar alguém de negro é ofensivo, sendo assim embranquece a pessoa – transformando-a em “morena” ou “mulata”, e isso é racismo.

9- Negra “de beleza exótica” ou com “traços finos”

O 8 e 9 são próximos, quando se imagina que ser uma mulher negra bonita é ser “tipo exportação”, ter “traços finos” e assim poder ser a dona de uma “beleza exótica”. Ser negro e poder ser considerado bonito está relacionado a não ter traços negros, mas sim aqueles próximos ao que a branquitude pauta como belo, que é o padrão de beleza europeu. Sim, isso é racismo, e dos mais comuns que a gente vê por ai, estão nos hipersexualizando e exotificando quando usam essas expressões.

10- “Não sou tuas negas”

Facilmente explicável se lembrarmos de que quando se tratava do comportamento para com as mulheres negras escravizadas, assédios e estupros eram recorrentes. A frase deixa explícita que com as negras pode tudo, e com as demais não se pode fazer o mesmo, e no tudo está incluso desfazer, assediar, mal tratar, etc, etc.

11- “Cabelo ruim”, “Cabelo de Bombril”, “Cabelo duro” e, a mais desnecessária, “Quando não está preso está armado”

A questão da negação da nossa estética é sempre comum quando vão se referir aos nosso cabelo Afro. São falas racistas usadas, principalmente na fase da infância, pelos colegas, porém que se perpetuam em universidades, ambientes de trabalho e até em programas de televisão, com a presença negra aumentando na mídia. Falar mal das características dos cabelos dos negros também é racismo.

12- “Nasceu com um pé na cozinha”

Expressão que faz associação com as origens, “ter o pé na cozinha” é literalmente ter origens negras. A mulher negra é sempre associada aos serviços domésticos, já que as escravas podiam ficar dentro das casas grandes na parte da cozinha, onde, inclusive, dormiam no chão (sua presença dentro da casa grande facilitava o assédio e estupro por parte dos senhores). Pós-abolição, continuamos sendo estereotipadas como as mulheres da cozinha, já que somos maioria nos serviços domésticos, visto todas as políticas que tentaram e tentam barrar a ascensão negra.

13- “Barriga suja”

Outro termo que faz relação à origem é usado quando a mulher tem um filho negro. Se ela teve um filho negro, algo impuro – como uma “barriga suja” – explica esse fato. É uma das que mais me causa desconforto.

http://www.modefica.com.br/expressoes-rascistas/#.V0o9SLgrKM8

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2570 Online: 28 de Maio de 2016, 22:01:45 »
Esses são exemplos que de fato fazem referência a cor de pele e por isso são racistas.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2571 Online: 28 de Maio de 2016, 22:05:53 »
Tem alguns que realmente dá pra concordar que sejam racistas, como "serviço de preto" e "não sou tuas negas". Mas a maioria é a "problematização" em estado puro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2572 Online: 28 de Maio de 2016, 22:11:21 »
3- “A coisa tá preta”

A expressão “a coisa tá preta” fala por si só: se a coisa está preta, é porque ela não está agradável, ou seja, uma situação desconfortável é o mesmo que uma situação negra? Isso é racismo.

Não, não é. "Todo cisne é branco" não significa que "tudo que é branco, é cisne".

Cores pretas/escuras são comuns a uma série de ouras coisas, além de ser aproximação da cor da pele de pessoas.

Como por exemplo, comida queimada.

Mesmo a expressão relacionada, "a coisa está russa" não é necessariamente (ou geralmente) caracterizadora de racismo/xenofobia contra russos, por não estar dando à "coisa" a qualidade de "pessoa russa", mas se referindo a condições ruins de vida atribuídas à Rússia.

"A coisa está preta" não é "a coisa está tal como pessoas negras". Isso é simplesmente idiotice, muita forçação de barra, em tentar de alguma forma explorar o racismo sentido pelas pessoas vítimas de racismo real, ampliando-o conforme a conveniencia.

4- “Mercado negro”

O mercado negro é aquele que promove ações ilegais, e mais uma vez é a palavra negro sendo usada com conotação desfavorável. O negro, na expressão, significa ilícito.

Novamente, a tentativa de associação superficial não deve se suportar com evidência histórica ou intenção de uso das pessoas. Não é como se fosse "mercado de negros", ou "mercado que é como pessoas negras". O termo é referente a um mercado clandestino, escondido, às escuras, então, também pode-se dizer, negro.

"Mercado cinza" é "mercado mulato", "mercado mestiço"?

O mesmo tipo de tentativa desesperada de aumentar a sensação de racismo das pessoas é usada em vários desses outros ítens, como em "mulato" e, se não me engano, "dia de branco", que não é relacionado à cor da pele, branca.

"Tenho uma nega chamada Tereza". É racismo (e misoginia patriarcal?) nessa letra de música?

Não lembro de "tenho uma branca" em qualquer letra.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2573 Online: 28 de Maio de 2016, 22:20:03 »
A analogia preto=negativo e branco=positivo deve ter alguma origem na dicotomia dia/noite, e deve ser daí que provêm expressões como "esclarecer", "mercado negro", "a coisa tá preta" e similares.

[citation needed], mas seria meu palpite.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2574 Online: 28 de Maio de 2016, 23:40:22 »
Acho que é por aí.

Inclusive vestir preto como luto e branco em ano novo (para quem faz isso) não deve ter nada de racista (como não tem em capoeiristas vestirem branco). Curiosamente, acho que no Japão a cor do luto é branco, que também não deve ter racismo por trás.

Com a ressalva que em muitos casos não será bem o caso haver "branco" como "antônimo positivo" da expressão. Acho que só ouvi isso na expressão racista mesmo de "trabalho de branco", e em "magia branca" como oposição à "magia negra", que provavelmente não têm conotações raciais.

Num caso próximo disso com "magia", se aplicaria até para exonerar coisas como aquela crítica, acho que a Monteiro Lobato, de ter no texto um personagem descrevendo outro como negro(a), mas com "alma branca". Não seria "alma de uma pessoa de pele branca, e não a alma de uma pessoa de pele preta", mas simplesmente "alma boa", ou excepcionalmente boa, dissociando qualquer generalização contrária a isso que o outro personagem (ou leitores) pudesse(m) ter.

E algumas, como "mercado negro" não tem nem necessariamente a implicação invariavelmente pejorativa, só caracteriza escondido/ilegal (a lei não é sempre "boa"), não existindo um "mercado branco", bom.

"Crime de colarinho branco" também não tem isso exatamente como "atenuante".

Dizer ser bom "colocar preto no branco" também não tenta promover o gayzismo interracial como ideal para a sociedade, como talvez alegasse um Olavo de Carvalho de um mundo paralelo onde fosse ainda o puritanismo conservador a defender mais esses cuidados com a linguagem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!