Autor Tópico: Tópico Coringa  (Lida 211206 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Tópico Coringa
« Resposta #3550 Online: 13 de Novembro de 2018, 19:54:03 »
Tô ''correndo'' dessa discussão aí!

Eu também!  :biglol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3551 Online: 13 de Novembro de 2018, 19:59:04 »
É por isso que sempre uso as expressões "pode se foder", "corre o risco de se foder se fizer assim" , "se fodeu".

Não tem como interpretar errado.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3552 Online: 13 de Novembro de 2018, 20:06:00 »
Sérgio, você venceu. Pelo cansaço mas venceu.

Nada do que eu escrevi faz o menor sentido. Foi porque eu tinha tomado um chá de cogumelo e só agora a onda tá passando.

Porém, contudo, todavia... na hipótese de algum candidato do ENEM CORRER O RISCO de ler esse thread de mensagens... bom, que isso não prejudique o futuro de ninguém.

Então, sugestão de estudo: verbos!

Diferentes significados para o mesmo verbo. Exemplos:

Correu na fórmula 1.

Corre à boca pequena.

Corre risco.

Verbos intransitivos, transitivos diretos e indiretos.  Diferentes funções sintáticas para o mesmo verbo.

João correu.

Maria correu a maratona.

José corre DE briga.

E, só para não prejudicar o futuro acadêmico de ninguém... verbo correr em CORRER DAS HORAS não é VERBO TRANSITIVO INDIRETO. Não é.

Correr das horas significa as horas a correrem.

Diferentemente de CORRER DO PAU, que é o mesmo que fugir do pau ou fugir da briga.

Mas isso é só para não ensinar errado a nenhum estudante correndo o risco de fazer prova do Enem, embora não seja preciso se preocupar com os que preferem CORRER DO RISCO de fazer a prova do Enem.

No mais quero deixar atestado aqui que doravante qualquer besteira que você escrever estará certa. O mesmo vale retroativamente para besteiras anteriores.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3553 Online: 13 de Novembro de 2018, 20:12:59 »

Nada do que eu escrevi faz o menor sentido.

:lol:Eu já previra isso. Eu fui desencastoando pedros de debaixo de cada pedra que intentavam se esconder.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2018, 20:15:16 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3554 Online: 13 de Novembro de 2018, 20:26:16 »

Então, sugestão de estudo: verbos!

Diferentes significados para o mesmo verbo. Exemplos:

Correu na fórmula 1.

Corre à boca pequena.

Corre risco.

Verbos intransitivos, transitivos diretos e indiretos.  Diferentes funções sintáticas para o mesmo verbo.

João correu.

Maria correu a maratona.

José corre DE briga.

E, só para não prejudicar o futuro acadêmico de ninguém... verbo correr em CORRER DAS HORAS não é VERBO TRANSITIVO INDIRETO. Não é.

"Correr" de quê. Cite um exemplo.

Resposta:  Correr das horas.

Professor(honorário) Pedro, está certo ou errado?

« Última modificação: 13 de Novembro de 2018, 20:29:32 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3555 Online: 13 de Novembro de 2018, 20:33:54 »
Ainda esperando sua compreensão do que seja "correr risco de vida". Se você compreende a ideia embutida na frase por quem a construiu.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3556 Online: 13 de Novembro de 2018, 20:37:49 »
Larga do meu pé, chulé.

Sérgio, ATÉ vocè já entendeu. Deixa de ser teimoso.

"Correr de (quê)", que foi como você interpretou erroneamente o significado do verbo correr na expressão "correr risco de vida" é verbo transitivo indireto, e SÓ tem um significado: que é fugir.

Correr em "correr das horas" é substantivo. Estou cá a esperar o "correr" das horas. A esperar o quê?

Não estou correndo DAS horas, estou a admirar o correr das horas! No primeiro caso o verbo é transitivo indireto e correr como verbo transitivo indireto tem sempre conotação de fugir de. No segundo caso o verbo admirar é transitivo direto.

Simples assim.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3557 Online: 13 de Novembro de 2018, 20:50:42 »
Larga do meu pé, chulé.

Sérgio, ATÉ vocè já entendeu. Deixa de ser teimoso.

"Correr de (quê)", que foi como você interpretou erroneamente o significado do verbo correr na expressão "correr risco de vida" é verbo transitivo indireto, e SÓ tem um significado: que é fugir.
Mais uma vez, ao post,

Para prosseguir com um raciocínio em outro tópico sem desvirtuá-lo,

...  correr um risco de morte (risco de vida não existe)
Na verdade não é "correr um risco de", mas sim,  "correr risco de".

O que não existe é "correr risco de morte" sendo na verdade fruto de compreensão espúria da frase correta que é "correr risco de vida".

"Correr risco de vida". Se você pensar, se perguntar, "correr" de quê? Que "risco" é esse? Vai perceber o quão "correr risco de morte" não faz sentido!

Se perguntar "quanto ao significado de "correr", não interpretar.

Uma sugestão apenas foi dada, "correr" de quê, absolutamente por parcimônia. Poderiam ser várias sugestões para ponderar a ideia de "correr", mas pareceram redundantes; "Correr" como? "Correr" pra quê"? "Correr" em que sentido?.

Fica difícil continuar a ir para debaixo das pedras assim, Pedro. Até por que elas tão ficando cada vez menoressssss... eu to vendo suas costaaaaaaas...Pedro, ô Peeeeeedroooooooo... 1 2 3 pique salvo!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2018, 20:56:20 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3558 Online: 13 de Novembro de 2018, 20:59:56 »

Se perguntar "quanto ao significado de "correr". Uma sugestão apenas foi dada, "correr" de quê. por parcimônia. Poderiam ser várias sugestões para ponderar a ideia de "correr", mas pareceriam redundante; "Correr" como? "Correr" pra quê"? "Correr" em que sentido?.

Fica difícil continuar a ir para debaixo das pedras assim, Pedro. Até por que elas tão ficando cada vez menoressssss... eu to vendo suas costaaaaaaas... Peeeeeedroooooooo... 1 2 3 pique!

Por parcimônia não. Por incompreensão mesmo.

Pois correr,  no contexto dessa expressão, jamais pode ser interpretado como correr DE. Que pela milésima vez ensino, significa FUGIR. Fugir, que é o que você está fazendo desde que percebeu que escreveu uma bobagem insustentável.

Mas se a pergunta era "correr em que sentido", como você está querendo agora ( ou seja, que tenha sido uma pergunta e não uma afirmação sobre o sentido ) então a esta pergunta eu já respondi clara e acertadamente.

Correr risco é no sentido de estar PASSANDO por uma situação de risco. Correr = passar.

O mesmíssimo e exato caso de CORRER PERIGO, que significa estar passando perigo. E não pode em nenhuma circunstância ser interpretado como CORRER DE, ou CORRER COMO, ou CORRER PRA QUÊ, nenhuma destas redundâncias por você aventadas, nenhuma delas aplicável a este caso.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3559 Online: 13 de Novembro de 2018, 21:07:23 »
Verbo correr

Classe gramatical: verbo bitransitivo e circunstancial, verbo intransitivo, verbo predicativo, verbo pronominal, verbo transitivo circunstancial, verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e indireto, verbo transitivo indireto e verbo transitivo indireto e circunstancial

Assinale em qual classe gramatical está o verbo correr em CORRER RISCO DE VIDA.

E em qual classe gramatical classificamos correr em CORRER de ... ( coloque o que quiser nos pontinhos )?

Qual a classe gramatical em CORRER COMO UM LOUCO?

Etc, etc, etc...

Dê um exemplo de CORRER DE como verbo transitivo INdireto que não signifique FUGIR DE. Há alguma letra do Elomar?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3560 Online: 13 de Novembro de 2018, 21:11:27 »
Dá para sentir o cheiro da cachaça nas entrelinhas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3561 Online: 13 de Novembro de 2018, 21:14:27 »
Dá para sentir o cheiro da cachaça nas entrelinhas.

Com o nonsense do Sérgio, quem precisa beber pra ficar zonzo?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3562 Online: 13 de Novembro de 2018, 21:22:26 »
Sérgio, você venceu.

Por parcimônia não. Por incompreensão mesmo.

Pois correr,  no contexto dessa expressão, jamais pode ser interpretado como correr DE. Que pela milésima vez ensino, significa FUGIR. Fugir, que é o que você está fazendo desde que percebeu que escreveu uma bobagem insustentável.

Mas se a pergunta era "correr em que sentido", como você está querendo agora ( ou seja, que tenha sido uma pergunta e não uma afirmação sobre o sentido ) então a esta pergunta eu já respondi clara e acertadamente.
Todas as perguntas são redundantes por que tem um único e mesmo apelo que não é de interpretá-las no sentido delas mesmas mas de questionar a validade ou não de "correr risco de morte".

Correr risco é no sentido de estar PASSANDO por uma situação de risco. Correr = passar.

Uma obviedade, aparentemente.

Mas na verdade a ideia de "risco" no contexto criado originalmente, nem chega a se configurar estritamente dessa forma.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2018, 21:27:08 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3563 Online: 13 de Novembro de 2018, 21:25:12 »
Verbo correr

Classe gramatical: verbo bitransitivo e circunstancial, verbo intransitivo, verbo predicativo, verbo pronominal, verbo transitivo circunstancial, verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e indireto, verbo transitivo indireto e verbo transitivo indireto e circunstancial

Assinale em qual classe gramatical está o verbo correr em CORRER RISCO DE VIDA.

E em qual classe gramatical classificamos correr em CORRER de ... ( coloque o que quiser nos pontinhos )?

Qual a classe gramatical em CORRER COMO UM LOUCO?

Etc, etc, etc...

Dê um exemplo de CORRER DE como verbo transitivo INdireto que não signifique FUGIR DE. Há alguma letra do Elomar?
Essa não seria a tal da falácia do declive?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3564 Online: 13 de Novembro de 2018, 21:28:18 »
Sérgio, eu só vou ali na birosca da favela onde moro tomar meio litro de cachaça para poder continuar esse papo de bêbado.

Mas até voltar acho que vai dar tempo de você ter explicado qual era o contexto criado originalmente, quem o criou e como você ficou sabendo disso.

De quebra, como vou demorar um pouco, ainda explique como o declive escorregadio veio parar no meio disso.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3565 Online: 13 de Novembro de 2018, 22:12:35 »
Sérgio, eu só vou ali na birosca da favela onde moro tomar meio litro de cachaça para poder continuar esse papo de bêbado.

Mas até voltar acho que vai dar tempo de você ter explicado qual era o contexto criado originalmente, quem o criou e como você ficou sabendo disso.
Ué, mas foi você quem disse que risco de vida não existia... Então estavas especulando?

Num dos quotes em posts seus já tem alguma defesa da validade de "correr risco de vida". Devia valer pra você. Mas certamente vou vir aqui e mostrar por que é só essa construção que faz sentido. Quem sabe, antes disso você não elocubra por si próprio? Ou então pesquisa e acaba descobrindo!

De quebra, como vou demorar um pouco, ainda explique como o declive escorregadio veio parar no meio disso.
Falácia da derrapagem ou bola de neve
: é a falácia da derrapagem (ou “bola de neve“):  para mostrar que uma proposição (P) é inaceitável, extraem-se consequências dela e consequências das consequências (cá está a bola de neve!)… chegando-se a uma consequência inaceitável (Q) (por isso se chama também falácia da derrapagem).
http://omeubau.net/falacia-da-bola-de-neve/

Bola de neve é uma falácia que consiste em partir de uma proposição e encadear outras proposições até chegar a uma conclusão absurda
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bola_de_neve_(fal%C3%A1cia)
Creio que essas explicações paralelas sobre natureza de verbo, e questionamentos seus sobre um suposto estudo do hermetismo da minha parte só dispersam da ideia inicial sobre "correr risco de vida" ser válido.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2018, 22:18:51 por Sergiomgbr »

Offline Flautista de Hamelin

• Nível 12
  • *
« Resposta #3566 Online: 14 de Novembro de 2018, 00:15:16 »

Ótimo, vou ficar no aguardo, não demore!

Churi Churin Fun Flais

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3567 Online: 15 de Novembro de 2018, 04:03:01 »
Só pra honrar o compromisso,

“Correr risco de vida" trata-se de uma hipérbole, que intenciona dizer que só há ‘traços’ de vida, num universo amostral, em termos de possibilidades, que o perigo é grandissíssimo!!!.

“Correr risco de morte”, não funciona, pois em “correr risco de morte”, tal universo amostral não se configura uma como hipérbole, incorrer na construção equivocada, “risco de morte” seria um convite a correr para(em prol da) morte, quando o que está sendo proposto é a vida.

A construção “Correr risco de vida" é mais ou menos da mesma natureza da de "sua vida está por um fio". Da mesma forma que "correr risco de morte", também não procede, "sua morte está por um fio"!
« Última modificação: 15 de Novembro de 2018, 04:14:24 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3568 Online: 15 de Novembro de 2018, 06:36:42 »
Sou obrigado a discordar.

Hipérbole é uma figura de linguagem que se vale do exagero para ser mais expressiva.

Um exemplo de hipérbole pode ser "estou morto de cansaço".

Eu já expliquei UM MILHÃO DE VEZES ( aqui foi só para dar outro exemplo de hipérbole ) que correr risco de morte é claramente uma expressão análoga, da mesma estrutura gramatical que "correr perigo". Logo, por essa interpretação, correr perigo não funcionaria pois "seria um convite para correr ( em prol ) do perigo".

Este simples exemplo demonstra que não faz sentido.

No entanto a minha discordância agora é outra: nem correr risco de morte ou de vida são hipérboles. Pois o significado é preciso: ou há realmente risco para a vida quando se diz correr risco de vida, ou há realmente risco de morrer quando se diz correr risco de morte.

Não há nessa expressão o que caracteriza e define hipérbole, uma figura de linguagem que não deve ser tomada ao pé da letra.

Quando alguém diz "estou morrendo de sede" a pessoa não está realmente morrendo. É isso que caracteriza o que é uma hipérbole. Quando alguém diz "eu já repeti um milhão de vezes", certamente não chegou nem perto de um milhão. Estes sim, exemplos de hipérboles.

Se você ler "o bombeiro correu risco de vida para salvar aquelas pessoas" deve entender o que está escrito ao pé da letra. O bravo bombeiro de fato arriscou a vida.

Portanto não tem nada de hipérbole aí.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3569 Online: 15 de Novembro de 2018, 14:07:20 »
Só pra completar, o raciocínio,

imagine-se que quanto mais se intenciona correr "risco de vida", menos evidente é a possibilidade de vida; Para ilustrar melhor, tome-se a vida no início como um rio caudaloso(100% de segurança), e o perigo representado por uma área com acidente radioativo. Na medida que o perigo aumenta, ou seja na medida que a pessoa adentra a área radioativa , a vida/rio vai passando do que era antes um corpo volumoso, consistente(100% de segurança), para ribeirão(70% de segurança), depois, para um córrego(30% de segurança), até se tornar  um risco d'água de nada(1% de segurança)... e então depois a vida/rio simplesmente seca/se extingue(morte).

Não se pode dizer "risco de morte" por que à medida que o perigo aumenta, o que antes era uma faixa larga e vistosa de morte(100% de chance de morte) não pode ir se tornando cada vez mais estreita, até se tornar um risco(1% de chance de morte), um fiapo de morte, mínimo! É contraditório!

Por isso se pode dizer também que a frase, o "risco aumenta" é contraditória pois o "risco",que antes era uma "faixa larga", vai ficando cada vez mais fino, mais tênue.

A coisa toda é pura poesia, um raciocínio sofisticado com mais de 400 anos. Impressionante como parece ter se tornado incompreensível para a maioria, hoje em dia.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3570 Online: 15 de Novembro de 2018, 19:30:10 »
Achei muito bonita a forma como você colocou a questão. Literariamente falando.

Mas ainda não estou convencido que não seja invencionice sua. Embora qualquer fantasia seja respeitável na poesia.

Então a conotação original de "risco" era algo como um fiapo? A vida segura por um fiapo, um fino traço separava a vida da morte?

Mas eu já havia me antecipado a esse tipo de argumentação e te questionado preventivamente:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3571 Online: 15 de Novembro de 2018, 19:37:13 »
Não, o 'fiapo' ai é uma similaridade apenas para ilustrar o raciocínio.

"Correr risco de vida" sugere a ideia de "risco" em termos de fração, quantidade mínima de chance de vida. O que eram chances plenas se tornou apenas um fragmento mínimo, um risco.

Mas você não está convencido então? Você também é canhoto como eu? Isso explicaria muito.

« Última modificação: 15 de Novembro de 2018, 19:53:24 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3572 Online: 15 de Novembro de 2018, 22:28:37 »

"Correr risco de vida" sugere a ideia de "risco" em termos de fração, quantidade mínima de chance de vida. O que eram chances plenas se tornou apenas um fragmento mínimo, um risco.

Mas você não está convencido então? Você também é canhoto como eu? Isso explicaria muito.

Não sugere. Você pode até ter imaginado isso, mas algo parecer dentro da sua cabeça não significa que assim o seja.

Por isso a sua historinha ali em cima, apesar de bonitinha, só faz sentido como argumento etmológico ( da origem da expressão ) se tiver alguma base histórica. Mas se foi alguma coisa com a qual você sonhou depois de uma noite de bebedeira não tem valor nenhum.

Por isso, antes mesmo de você contar a historinha, por ser tão previsível, eu já tinha te perguntado como você ficou sabendo sobre a origem da expressão, quem a criou e o que esta pessoa estava exatamente pensando quando criou, e como você pôde localizar este evento há precisamente 400 anos.

Até agora minha curiosidade não foi satisfeita.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3573 Online: 15 de Novembro de 2018, 22:43:03 »

Não sugere. Você pode até ter imaginado isso, mas algo parecer dentro da sua cabeça não significa que assim o seja.

Por isso a sua historinha ali em cima, apesar de bonitinha, só faz sentido como argumento etmológico ( da origem da expressão ) se tiver alguma base histórica. Mas se foi alguma coisa com a qual você sonhou depois de uma noite de bebedeira não tem valor nenhum.

Por isso, antes mesmo de você contar a historinha, por ser tão previsível, eu já tinha te perguntado como você ficou sabendo sobre a origem da expressão, quem a criou e o que esta pessoa estava exatamente pensando quando criou, e como você pôde localizar este evento há precisamente 400 anos.

Até agora minha curiosidade não foi satisfeita.
Então tá Pedro, beleza. Ficamos assim.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2018, 22:46:09 por Sergiomgbr »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3574 Online: 17 de Novembro de 2018, 12:16:11 »
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/17/internacional/1542429931_251140.html

Encontraram o submarino argentino desaparecido, está a oitocentos metros de profundidade perto de onde ouviram uma explosão.

Espero que descubram o motivo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!