Você paga um pouco mais caro pelo conforto e praticidade que o carro proporciona.
E pelo stress de pegar trânsito, pagar estacionamento, passar 15 minutos procurando vaga no estacionamento do shopping, largar o carro na mão de manobrista* quando vai jantar num lugar legal que você pode ir porque está de carro e é uma merda chegar lá de ônibus...
Em SP eu também não teria carro.
Eu saio de casa as 07:05, largo minha mãe no trabalho dela as 07:25 (7km, de acordo com o Google Maps) e chego no centro (10km) às 07:35. Com toda a sinceridade, nunca tive problemas com vagas para estacionamento, nem mesmo em dias de jogos de futebol, pois não tenho preguiça alguma de estacionar o carro à 1km do estádio, longe da confusão, e ir caminhando tranquilamente. Você pode estacionar mais perto, mas terá os "flanelinhas", que cobram entre R$5,00 e R$10,00 para ficar "cuidando o carro".
Demorar 15 minutos para achar lugar no estacionamento do shopping é algo que acontece 1 em cada sei lá, 100 vezes que vou lá. E "manobrista manobrista", que estaciona pra ti e tudo, são raros os lugares aqui eu eu vi. Tem um que eu passo todo o dia na volta do curso, que é R$13,00 o "vallet", e eu nunca entendi quem paga isso, já que a rua ali tem milhares de lugares pra estacionar e nunca está lotada

Talvez quando POA chegar ao caos que é o trânsito de SP, eu comece a pensar em outro meio de transporte.