Eu já havia feito isto antes? (No seu entender, é claro.)
Sim, vc já usou de falácias antes. E não é questão do "meu" ou do "seu" entender. Pode-se verificar outras falácias suas. Não vou montar um cavalo de batalha sobre isso.
Então eu insisto para que voce "monte o seu cavalo de batalha", apontando estas falácias, pois não quero repeti-las. Em outras palavras, voce estará prestando um favor. Pode envia-las por MP.
O que eu "julgo" é irrelevante, porque sou apenas um observador. Mas não posso dizer o mesmo das pessoas que passaram pela experiência como é o caso da senhora e a sua filha na pizzaria. A não ser é claro que, para voce, seja normal um homem entrar em um banheiro para mulheres, tendo lá dentro, meninas menores de 18 anos.
Num detalhe vc está correto: sua apreciação pessoal no caso, é irrelevante.
Sim, assim como a sua.
Mas vc está errado ao dizer que para a senhora e a filha a situação também não seja - não há quaisquer indícios que a travesti e cartunista, o grande Laertão ( sim ficou esquisito) tenha agido criminosamente no banheiro feminino, nem exposto a menina ou a mãe a situação criminalmente sancionável.
Vou deixar claro.
Primeiro. Eu não afirmei, em momento algum, que o cartunista supra tenha cometido algum crime. Contravenção ou crime só pode ser tipificado se houver previsão legal.
Segundo. O fato foi relevante para a mãe e para a filha, pois existiu um constragimento
dela (mãe) pela presença
dele em um banheiro feminino, que é considerado um local de caráter quase íntimo. Se preferir, eu substituo a palavra constrangimento por desconforto.
A princípio, parece que ela reconheceu que a travesti era o Laerte, e aí sim falou com o gerente por se sentir incomodada. Neste caso, o sentimento dela pode ser protegido, mas uma condenação a Laerte é inócua.
A "condenação" (crítica, na verdade) que eu fiz ao cartunista é para o comportamento algo egoísta dele, pois ele pouco se preocupou com as demais pessoas.
A apreciação dela sobre a travesti famosa é igualmente irrelevante.
Concordo. Aqui não está em discussão a opinião dela sobre o cartunista e sim sobre a ação dele.
Depois mostrarei a vc um detalhe sobre isso a vc, Geo.
Certo.
Fico feliz que o Laerte não tenha ofendido ou constrangido ninguém de forma ilegal.
E pq ele iria deixar alguém constragido? Se as pessoas ficaram ofendidas, ok. Isso também é irrelevante. Extremamente irrelevante.
Acho a situação inteira pitoresca, mas não vejo problema algum envolvido no comportamento do cartunista.
Ou seja, para voce não importa nenhum outro aspecto que não a tecnicalidade da lei.
Não lhe tiro a razão, mas o interessante que é este o mesmo argumento que muitos usam para se locupletar do Estado ou para praticar atos anti-éticos.
Se vc conseguir mencionar qual o crime/contravenção ou suposta infração cível do Laerte, avise.
Vou deixar claro, mais uma vez.
A lei é quem determina se foi (ou não) crime ou contravenção o comportamento do cartunista. Mas a falta de bom senso dele foi gritante, embora não surpreendente pois ficou clara a intenção dele em polemizar.
Mas já que vc ficou feliz, acho que vc vai terminar sua risada por aqui .
É um aviso ou uma ameaça?
Agora sério. Voce realmente não vê nenhum problema de um homem estar em um ambiente íntimo feminino?
Não vejo nenhum problema de um travesti usar discretamente um banheiro feminino.
Defina "discretamente".
Ao que parece pela reportagem, não ficou claro que a senhora e a filha tivessem encontrado Laerte dentro do banheiro.
Concordo.
Mas mesmo que tenha sido, a situação é bem irrelevante.
Para voce, sim.
Para aquela senhora com uma filha menor, não.
Quem sabe assuste um pouco a moral dessa senhora, mas efetivamente é irrelevante.
Não. Não é.
Se fosse não haveria toda esta polêmica.
No caso em tela, como é possivel distinguir um comportamento "intersexual" de um que seja mal-intencionado? Voce consegue?
Da mesma forma que se distingue um comportamento não-interssexual comum de um que seja mal intencionado.
Ou seja, somente após ele acontecer.
E a humanidade tem que se 'curvar' ao que o Laerte quer? Não, não tem!
Pelo que sei, ele quer se vestir de mulher.
Ele tem todo direito.
Não vejo razão alguma para impedí-lo. Vc quer arrancar as roupas dele ?
Não. Seria uma atitude desrespeitosa e carregada de pré conceito homofóbico.
Ele é uma travesti senhora, já velhinha ... Não recomendo que vc faça isso ...
Ótimo conselho.
Sim, é possível. Mas não há previsão legal para o caso, como é informado no final da notícia, de tal modo que a sua avaliação é precária e seria válida somente após a instauração de um processo e a condenação por um juiz.
Na boa Geo, vc está EXTREMAMENTE mal informado.
Voce ressaltou a palavra 'extremamente' apenas para mostrar que não conheço todos os aspectos do caso?
Ou foi para espezinhar?
Vc leu um artigo jornalístico pouco informativo e fez, julgamentos a partir da sua interpretação de texto, e não da informação fática efetiva ou da legislação aplicável.
É claro que eu fiz uma avaliação pontual sobre um texto genérico de uma fonte não-especializada, pois era o que eu tinha de disponível no momento.
Pelo que eu me lembro, eu não fiz, em momento algum, uma execração pública do cartunista, tanto que as minhas postagens foram poucas e mais direcionadas como respostas da análise do Temma. Apenas ressaltei que, no meu entender, faltou bom senso a ele e, principalmente, que a sua ação foi algo egoísta do tipo "eu vou fazer isto, quero que se danem os outros e ainda vou 'curtir com a cara' dos moralistas".
Toda aplicação de sanção legal precisa de um processo. O Laerte entrou com o processo.
Administrativo ou Judicial?
Se for administrativo, ele ganhou ou perdeu?
Se for judicial, qual foi o resultado? É definitivo ou permite recurso?
A propósito.
Eu faria igual ao proprietário da pizzaria. E na sequência eu mandaria construir um banheiro para pessoas deste tipo, se tecnicamente fosse possível, é claro.
Cobrarei pouco pela consultoria jurídica -
Após fazê-lo, emita a nota fiscal ou RPA.
quer saber pq o sujeito pode ser condenado a multa administrativa e certamente condenação cível pelo ato atentatório ao direito do Laerte?
Sim, é claro que eu quero.
Vai a dica: vc se informou bem mal.
Esta é a resposta para a pergunta anterior?
Devolva o meu dinheiro da consulta.
Com um pouco de atenção e cuidado, além do conhecimento legal, o dono da pizzaria se livraria de problemas sem precisar construir um novo banheiro (isso depende do tamanho das instalações da referida pizzaria).
Entendo.
E como ele deveria ter procedido?