Geo, existe uma diferença entre a percepção de um evento em uma população e a ação real desse evento.
[...]
A corrupção existe e há fortes indícios de que está institucionalizada.
Claro que existe e claro que ela permeia todo o tecido social, mas ela representa a população ou é maior na população do que seria na média da população mundial?
[...]
Você traz que várias pessoas de diferentes atividades (e me incluo aí) relatam casos de corrupção. Eles estão certos, existem casos de corrupção, mas podemos inferir daí que a população brasileira é, em média, corrupta? Não.
[...]
É claro que eu posso inferir.
O que eu não posso é afirmar isto peremptoriamente porque não possuo elementos para uma análise conclusiva, visto que eu não tenho como avaliar toda a população em todas as situações. Mas do pouco que eu vi e conheço, a situação não é alentadora.
E sua inferência pode estar equivocada. Mas não é preciso que se avalie toda a população para se tirar uma conclusão, basta uma amostra representativa que vai lhe garantir uma porcentagem de certeza dentro de um intervalo de confiança.
[...]
Isso porque fiscais corruptos não representam a população do País e talvez nem possa ser representativa do universo de fiscais.
[...]
Derfel, não seja ingênuo. Este assunto jamais foi (ou é) discutido abertamente, de tal forma que apenas os que tem algum contato com eles é que sabem como realmente se desenrolam as coisas por lá.
Bem, eu sei como as coisas são em alguns desses meios por estar dentro dele, mas ainda assim não posso afirmar nem uma coisa nem outra. Uma coisa: as pessoas que se encontram em pontos-chave podem ter sido escolhidas a dedo pelo gestor para facilitar a corrupção, mas não significa que os funcionários em geral sejam corruptos.
[...]
Há diferenças entre as regiões? entre estados? entre cidades? entre sexo? entre classes sociais? entre renda? entre faixas etárias? entre nível de instrução? entre categorias profissionais? O que significa isso em comparação a outros países? A resposta é: eu não sei.
[...]
Eu também não sei especificar mas é visível que a corrupção está permeada em todo o tecido social, começando em ex-presidentes que "não sabiam de nada" mesmo tendo quase todo seu primeiro escalão envolvido com corrupção até os flanelinhas que fazem "arranjos" para dividir uma rua em territórios.
Mas o que você traz é que a corrupção não diferencia classe social ou profissão (não diferencia no sentido de estar presente, mas pode variar em grau entre esses estratos), nisso concordamos, mas não se pode dizer que a população seja corrupta.
[...]
O problema é se tem maior lembrança de casos extremos: ou corruptos, ou casos de honestidade que chamem a atenção (como um motorista de ônibus ou um gari que acha um pacote com milhares ou milhões de reais e devolve ao dono), a média passa desapercebida.
[...]
Alguém por aqui afirmou que toda a população é corrupta o tempo todo? Não!! Mas a experiência indica que a corrupção é parte ativa ou está em estado latente em uma porção muito significativa da população
O que chega a um conceito interessante: grau de corrupção e grau de honestidade. Ninguém é 100% honesto ou corrupto. A pessoa pode ser desonesta em algum grau com o semelhante, a sociedade, o estado ou consigo mesma. É a mensuração desse grau que importa para afirmar que o País é essencialmente corrupto ou não.
[...]
A percepção da corrupção também é um problema porque não indica a falta de honestidade em si, pode indicar apenas que a corrupção encontra-se mais visível, o que pode ser resultado de um maior combate pelas instituições, sejam governamentais (como a PF) sejam da sociedade civil (imprensa).
[...]
E a própria ação intensa destas instituições não é um claro sinal de que a corrupção existe e é gritante?
Que existe e está sendo combatida. Quando a corrupção está institucionalizada, ela simplesmente não é combatida e não aparece. Talvez esteja ocorrendo justamente uma desinstitucionalização da corrupção.
[...]
A própria percepção pode indicar uma tolerância menor à corrupção. Então, enquanto não achar um trabalho sério sobre isso, acho difícil dar uma opinião categórica, no máximo achismos.
[...]
Por favor Derfel.
Quando é que voce acha que será feito um "trabalho sério" que mostre o grau de corrupção entre políticos, juízes, desembargadores, militares, delegados de polícia, funcionários públicos diversos, empresários, líderes religiosos, cidadãos comuns, etc?
Nunca!!!
Por isto que se trabalha com o conceito de "percepção de corrupção".
Pesquisas de percepção são importantes até para mostrar qual a tolerância da população para com a corrupção, porém tenho minhas dúvidas que pesquisas de mensuração do grau de corrupção ou honestidade na sociedade já não tenham sido realizadas. Como disse, vou procurar assim que puder.
[/quote]
Finalizando: sim, é um caso de generalização afirmar que o País é essencialmente corrupto ou muito mais corrupto que a média das nações.
Provavelmente é. Mas ela é tão válida quanto a sua afirmação de que o Brasil
não é mais corrupto que a média das nações.
Então o que sobra para embasar a opinião é a experiência. E nos meios em que eu trabalho eu já vi muitos casos de corrupção.
[/quote]
E até que ponto você pode confiar nos seus casos observados? Casos isolados são importantes, bem como uma série de casos, mas não necessariamente indicam o comportamento da população em si. Vou dar um exemplo de caso positivo (que, da mesma maneira, serve apenas como um caso ou uma série, quando muito): apesar da fama que os policiais possuem de corrupção no senso comum, eu não costumo observar casos de policiais corruptos próximos a mim. Certa vez, ainda no EB, fui parado um uma blitz de trânsito e minha esposa estava sem cinto (havia tirado para pegar alguma coisa e esquecera de recolocar). Apresentei minha carteira militar e o documento do carro. O policial prestou continência e passou a me tratar por tenente e disse que minha esposa estava sem cinto (foi aí que notei o fato
). Ele disse "o senhor sabe que estar errado." Eu disse que sabia e e fiquei esperando a multa. Ele ainda diz que poderia pegar a legislação ao que disse que não precisava, mas pegou mesmo assim. E recebi minha multa.