Autor Tópico: A máfia de Carlinhos Cachoeira, Demostenes Torres e da Veja.  (Lida 88653 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:A máfia de Carlinhos Cachoeira, Demostenes Torres e da Veja.
« Resposta #175 Online: 16 de Abril de 2012, 22:00:46 »
Discordo absolutamente que o congresso federal, municipal e câmaras sejam uma boa amostragem da população brasileira e não porque considere nossa população das mais honestas, mas sim porque o meio político é altamente corruptível.
Evidências em um estudo não existem, mas se quem se candidata é brasileiro, alguma representatividade há.
Por favor, defina representatividade amostral.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #176 Online: 16 de Abril de 2012, 22:15:55 »
Discordo absolutamente que o congresso federal, municipal e câmaras sejam uma boa amostragem da população brasileira e não porque considere nossa população das mais honestas, mas sim porque o meio político é altamente corruptível.

Eu acho que a política atrai gente desse tipo, por isso a vital importância que as instituições sejam protegidas e fortalecidas sempre de modo contínuo e ininterrupto.
Como se a gente que faz parte dessas instituições fossem um tipo diferente de gente. :)

E são! Políticos, pastores, vendedores.  :hihi:  Existem habilidades que são natas.

À sério, eu creio que há sim, determinadas áreas que atraem determinadas personalidades ou, no mínimo, que não é qualquer personalidade que se adequa a determinadas áreas. E a política, na minha opinião, é uma área bastante seletiva nesse sentido, não só no Brasil.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 16 de Abril de 2012, 22:30:05 »
Evidências em um estudo não existem, mas se quem se candidata é brasileiro, alguma representatividade há.
Eu tenho de definir uma idéia sua?
Procure na wikipédia... :)
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 22:34:30 por _tiago »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 16 de Abril de 2012, 22:34:03 »
E são! Políticos, pastores, vendedores.  :hihi:  Existem habilidades que são natas.

À sério, eu creio que há sim, determinadas áreas que atraem determinadas personalidades ou, no mínimo, que não é qualquer personalidade que se adequa a determinadas áreas. E a política, na minha opinião, é uma área bastante seletiva nesse sentido, não só no Brasil.
Faz sentido, sei lá se é verdade. Como eu disse, obviamente que desconheço estudos nesse sentido, mas o que eu tenho de evidências anedóticas nas três esferas de poder é desestimulante, mas pode ser só azar.
E uma coisa curiosa que percebi, quanto mais rico mais malandro.

Eu, como outros aqui, apostamos pra baixo o caráter do brasileiro.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #179 Online: 16 de Abril de 2012, 22:44:27 »

Faz sentido, sei lá se é verdade. Como eu disse, obviamente que desconheço estudos nesse sentido, mas o que eu tenho de evidências anedóticas nas três esferas de poder é desestimulante, mas pode ser só azar.

Eu li uma dessas pesquisas comprovam outro dia que dizia justamente isso, que ricos tendem a ser menos honestos do que pobres, acho que aqui no fórum mesmo, mas não tenho certeza.

Minha opinião sobre o caráter do brasileiro oscila muito, mas normalmente não acho que não somos nem os mais honestos e nem os mais desonestos do mundo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 16 de Abril de 2012, 22:50:46 »
Eu tenho de definir uma idéia sua?
Procure na wikipédia... :)
Nāo é uma ideia minha, mas um conceito para análise populacional, que eu tenho bem claro.
Para entender o conceito de representatividade:
http://www.statsol.com.br/curiosidades.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erro_amostral

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 16 de Abril de 2012, 22:56:08 »

Eu li uma dessas pesquisas comprovam outro dia que dizia justamente isso, que ricos tendem a ser menos honestos do que pobres, acho que aqui no fórum mesmo, mas não tenho certeza.
Foi esta aqui? http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/pessoas-de-classe-alta-tendem-a-comportamentos-menos-eticos-indi/n1597654986903.html

Minha opinião sobre o caráter do brasileiro oscila muito, mas normalmente não acho que não somos nem os mais honestos e nem os mais desonestos do mundo.
Também tenho uma ideia parecida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 16 de Abril de 2012, 23:03:27 »
Nāo é uma ideia minha, mas um conceito para análise populacional, que eu tenho bem claro.
Eu sei o que significa, e daí?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 16 de Abril de 2012, 23:06:15 »
Do mundo eu tenho raras impressões, nem sei o que dizer.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #184 Online: 16 de Abril de 2012, 23:06:34 »
Foi esta aqui? http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/pessoas-de-classe-alta-tendem-a-comportamentos-menos-eticos-indi/n1597654986903.html

A própria. Eu ri. Lembrei da história da zelite. Pensei até em formentar a discórdia por aqui  :hihi:, mas achei muito suspeita.

Também tenho uma ideia parecida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 16 de Abril de 2012, 23:10:36 »
Naquele livro Freakonomics tem uma evidência semelhante relacionando rosquinhas. O vendedor deixava as rosquinhas num balcão e quem pegasse alguma deveria colocar um dollar na caixa.
Advinha quem menos colocava?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #186 Online: 16 de Abril de 2012, 23:12:18 »
Do mundo eu tenho raras impressões, nem sei o que dizer.

Eu tenho algumas impressões de alguns lugares do mundo, mas sem nenhum embasamento e nem tanto conhecimento, mais pela mídia, por certos traços culturais mais conhecidos. O japonês, por exemplo, me parece um dos povos mais honestos do mundo, apesar de o único japonês que eu conheci pessoalmente não valer o sushi que comia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #187 Online: 16 de Abril de 2012, 23:33:18 »
Voce cobheceu um japones ou um descendente de japoneses brasileiro? Os brasileiros descendentes que vão para o japão são proporcionalmente a maior população carceraria, mesmo tendo empregos garantidos e um padrão de vida bem alto, maior que o de imigrantes de outras nacionalidades.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 16 de Abril de 2012, 23:45:35 »
Geo, existe uma diferença entre a percepção de um evento em uma população e a ação real desse evento.
[...]

A corrupção existe e há fortes indícios de que está institucionalizada.

[...]
Você traz que várias pessoas de diferentes atividades (e me incluo aí) relatam casos de corrupção. Eles estão certos, existem casos de corrupção, mas podemos inferir daí que a população brasileira é, em média, corrupta? Não.
[...]

É claro que eu posso inferir.

O que eu não posso é afirmar isto peremptoriamente porque não possuo elementos para uma análise conclusiva, visto que eu não tenho como avaliar toda a população em todas as situações. Mas do pouco que eu vi e conheço, a situação não é alentadora.

[...]
Isso porque fiscais corruptos não representam a população do País e talvez nem possa ser representativa do universo de fiscais.
[...]

Derfel, não seja ingênuo. Este assunto jamais foi (ou é) discutido abertamente, de tal forma que apenas os que tem algum contato com eles é que sabem como realmente se desenrolam as coisas por lá.

[...]
Há diferenças entre as regiões? entre estados? entre cidades? entre sexo? entre classes sociais? entre renda? entre faixas etárias? entre nível de instrução? entre categorias profissionais? O que significa isso em comparação a outros países? A resposta é: eu não sei.
[...]

Eu também não sei especificar mas é visível que a corrupção está permeada em todo o tecido social, começando em ex-presidentes que "não sabiam de nada" mesmo tendo quase todo seu primeiro escalão envolvido com corrupção até os flanelinhas que fazem "arranjos" para dividir uma rua em territórios.

[...]
O problema é se tem maior lembrança de casos extremos: ou corruptos, ou casos de honestidade que chamem a atenção (como um motorista de ônibus ou um gari que acha um pacote com milhares ou milhões de reais e devolve ao dono), a média passa desapercebida.
[...]

Alguém por aqui afirmou que toda a população é corrupta o tempo todo? Não!! Mas a experiência indica que a corrupção é parte ativa ou está em estado latente em uma porção muito significativa da população

[...]
A percepção da corrupção também é um problema porque não indica a falta de honestidade em si, pode indicar apenas que a corrupção encontra-se mais visível, o que pode ser resultado de um maior combate pelas instituições, sejam governamentais (como a PF) sejam da sociedade civil (imprensa).
[...]

E a própria ação intensa destas instituições não é um claro sinal de que a corrupção existe e é gritante?

[...]
A própria percepção pode indicar uma tolerância menor à corrupção. Então, enquanto não achar um trabalho sério sobre isso, acho difícil dar uma opinião categórica, no máximo achismos.
[...]

Por favor Derfel.

Quando é que voce acha que será feito um "trabalho sério" que mostre o grau de corrupção entre políticos, juízes, desembargadores, militares, delegados de polícia, funcionários públicos diversos, empresários, líderes religiosos, cidadãos comuns, etc?

Nunca!!!

Por isto que se trabalha com o conceito de "percepção de corrupção".

Finalizando: sim, é um caso de generalização afirmar que o País é essencialmente corrupto ou muito mais corrupto que a média das nações.

Provavelmente é. Mas ela é tão válida quanto a sua afirmação de que o Brasil não é mais corrupto que a média das nações.

Então o que sobra para embasar a opinião é a experiência. E nos meios em que eu trabalho eu já vi muitos casos de corrupção.
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #189 Online: 16 de Abril de 2012, 23:47:24 »
Voce cobheceu um japones ou um descendente de japoneses brasileiro? Os brasileiros descendentes que vão para o japão são proporcionalmente a maior população carceraria, mesmo tendo empregos garantidos e um padrão de vida bem alto, maior que o de imigrantes de outras nacionalidades.

Japonês mesmo, filho de japoneses, nascido e criado lá, sem ligação com o Brasil, exceto por ter vindo morar aqui. Beirava a psicopatia a desonestidade do indivíduo. E confesso minha surpresa. Não deixa de ser um preconceito, embora positivo, mas mesmo assim não mudei de opinião sobre o povo japones, de uma forma geral.

Claro que não creio que todo japonês seja honesto, humanos nunca são confiáveis - apenas tenho a impressão que a cultura japonesa é positiva nesse aspécto.

Descendentes de japoneses brasileiros já conheci vários, mas aí considero brasileiros.

Outro povo que me parece estar entre os mais honestos também é o povo indiano.
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, 23:49:43 por DOUBT »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 17 de Abril de 2012, 05:38:45 »
Eu sei o que significa, e daí?
Daí que o congresso não é uma amostra representativa da população do País.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 17 de Abril de 2012, 06:41:44 »
Você confiaria nas arapongagem clandestina do chefe de uma máfia assim impunemente do nada, como algo idôneo, algo dentro do limite ético do jornalismo? Qual interesse essa máfia tem em divulgar informações comprometedoras de outros? Qual o interesse a revista tem de  confiar suas principais fontes à mafiosos? Sem dizer que inúmeras denúncias da Veja partiram apenas de informações duvidosas que não produziram nenhuma evidência e muitas ficaram na palavra de um contra o outro, culminando quase todas as vezes na queda de um político da situação. É claro o jogo de chantagem que essa máfia fazia contra o governo através da Veja.
Não confiaria cegamente, mas também não acho que uma revista como a Veja se arriscaria a divulgar mentiras, na maior. E o fato é que todos os acusados, ainda que de forma indireta, admitiram os crimes e ninguém contestou as reportagens. Portanto, não vejo ainda motivos para duvidar delas.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 17 de Abril de 2012, 07:14:42 »
Você confiaria nas arapongagem clandestina do chefe de uma máfia assim impunemente do nada, como algo idôneo, algo dentro do limite ético do jornalismo? Qual interesse essa máfia tem em divulgar informações comprometedoras de outros? Qual o interesse a revista tem de  confiar suas principais fontes à mafiosos? Sem dizer que inúmeras denúncias da Veja partiram apenas de informações duvidosas que não produziram nenhuma evidência e muitas ficaram na palavra de um contra o outro, culminando quase todas as vezes na queda de um político da situação. É claro o jogo de chantagem que essa máfia fazia contra o governo através da Veja.
Não confiaria cegamente, mas também não acho que uma revista como a Veja se arriscaria a divulgar mentiras, na maior. E o fato é que todos os acusados, ainda que de forma indireta, admitiram os crimes e ninguém contestou as reportagens. Portanto, não vejo ainda motivos para duvidar delas.

A VEJA é claramente anti-PT (acho até que a revista deveria assumir explicitamente isso de uma vez). O que não quer dizer que todas suas denúncias envolvendo petistas sejam falsas. Aliás, pelos resultados delas, me parecem bem factíveis, uma vez que a própria Dilma demitiu vários ministros denunciados pela revista (e foi elogiada por ela por ter feito isto).
"Deus prefere os ateus"

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 17 de Abril de 2012, 08:03:12 »
Geo, existe uma diferença entre a percepção de um evento em uma população e a ação real desse evento.
[...]

A corrupção existe e há fortes indícios de que está institucionalizada.
Claro que existe e claro que ela permeia todo o tecido social, mas ela representa a população ou é maior na população do que seria na média da população mundial?

[...]
Você traz que várias pessoas de diferentes atividades (e me incluo aí) relatam casos de corrupção. Eles estão certos, existem casos de corrupção, mas podemos inferir daí que a população brasileira é, em média, corrupta? Não.
[...]

É claro que eu posso inferir.

O que eu não posso é afirmar isto peremptoriamente porque não possuo elementos para uma análise conclusiva, visto que eu não tenho como avaliar toda a população em todas as situações. Mas do pouco que eu vi e conheço, a situação não é alentadora.
E sua inferência pode estar equivocada. Mas não é preciso que se avalie toda a população para se tirar uma conclusão, basta uma amostra representativa que vai lhe garantir uma porcentagem de certeza dentro de um intervalo de confiança.

[...]
Isso porque fiscais corruptos não representam a população do País e talvez nem possa ser representativa do universo de fiscais.
[...]

Derfel, não seja ingênuo. Este assunto jamais foi (ou é) discutido abertamente, de tal forma que apenas os que tem algum contato com eles é que sabem como realmente se desenrolam as coisas por lá.
Bem, eu sei como as coisas são em alguns desses meios por estar dentro dele, mas ainda assim não posso afirmar nem uma coisa nem outra. Uma coisa: as pessoas que se encontram em pontos-chave podem ter sido escolhidas a dedo pelo gestor para facilitar a corrupção, mas não significa que os funcionários em geral sejam corruptos.

[...]
Há diferenças entre as regiões? entre estados? entre cidades? entre sexo? entre classes sociais? entre renda? entre faixas etárias? entre nível de instrução? entre categorias profissionais? O que significa isso em comparação a outros países? A resposta é: eu não sei.
[...]

Eu também não sei especificar mas é visível que a corrupção está permeada em todo o tecido social, começando em ex-presidentes que "não sabiam de nada" mesmo tendo quase todo seu primeiro escalão envolvido com corrupção até os flanelinhas que fazem "arranjos" para dividir uma rua em territórios.
Mas o que você traz é que a corrupção não diferencia classe social ou profissão (não diferencia no sentido de estar presente, mas pode variar em grau entre esses estratos), nisso concordamos, mas não se pode dizer que a população seja corrupta.

[...]
O problema é se tem maior lembrança de casos extremos: ou corruptos, ou casos de honestidade que chamem a atenção (como um motorista de ônibus ou um gari que acha um pacote com milhares ou milhões de reais e devolve ao dono), a média passa desapercebida.
[...]

Alguém por aqui afirmou que toda a população é corrupta o tempo todo? Não!! Mas a experiência indica que a corrupção é parte ativa ou está em estado latente em uma porção muito significativa da população
O que chega a um conceito interessante: grau de corrupção e grau de honestidade. Ninguém é 100% honesto ou corrupto. A pessoa pode ser desonesta em algum grau com o semelhante, a sociedade, o estado ou consigo mesma. É a mensuração desse grau que importa para afirmar que o País  é essencialmente corrupto ou não.

[...]
A percepção da corrupção também é um problema porque não indica a falta de honestidade em si, pode indicar apenas que a corrupção encontra-se mais visível, o que pode ser resultado de um maior combate pelas instituições, sejam governamentais (como a PF) sejam da sociedade civil (imprensa).
[...]

E a própria ação intensa destas instituições não é um claro sinal de que a corrupção existe e é gritante?

Que existe e está sendo combatida. Quando a corrupção está institucionalizada, ela simplesmente não é combatida e não aparece. Talvez  esteja ocorrendo justamente uma desinstitucionalização da corrupção.

[...]
A própria percepção pode indicar uma tolerância menor à corrupção. Então, enquanto não achar um trabalho sério sobre isso, acho difícil dar uma opinião categórica, no máximo achismos.
[...]

Por favor Derfel.

Quando é que voce acha que será feito um "trabalho sério" que mostre o grau de corrupção entre políticos, juízes, desembargadores, militares, delegados de polícia, funcionários públicos diversos, empresários, líderes religiosos, cidadãos comuns, etc?

Nunca!!!

Por isto que se trabalha com o conceito de "percepção de corrupção".
Pesquisas de percepção são importantes até para mostrar qual a tolerância da população para com a corrupção, porém tenho minhas dúvidas que pesquisas de mensuração do grau de corrupção ou honestidade na sociedade já não tenham sido realizadas. Como disse, vou procurar assim que puder. :)
[/quote]

Finalizando: sim, é um caso de generalização afirmar que o País é essencialmente corrupto ou muito mais corrupto que a média das nações.

Provavelmente é. Mas ela é tão válida quanto a sua afirmação de que o Brasil não é mais corrupto que a média das nações.

Então o que sobra para embasar a opinião é a experiência. E nos meios em que eu trabalho eu já vi muitos casos de corrupção.
[/quote]
E até que ponto você pode confiar nos seus casos observados? Casos isolados são importantes, bem como uma série de casos, mas não necessariamente indicam o comportamento da população em si. Vou dar um exemplo de caso positivo (que, da mesma maneira, serve apenas como um caso ou uma série, quando muito): apesar da fama que os policiais possuem de corrupção no senso comum, eu não costumo observar casos de policiais corruptos próximos a mim. Certa vez, ainda no EB, fui parado um uma blitz de trânsito e minha esposa estava sem cinto (havia tirado para pegar alguma coisa e esquecera de recolocar). Apresentei minha carteira militar e o documento do carro. O policial prestou continência e passou a me tratar por tenente e disse que minha esposa estava sem cinto (foi aí que notei o fato :) ). Ele disse "o senhor sabe que estar errado." Eu disse que sabia e e fiquei esperando a multa. Ele ainda diz que poderia pegar a legislação ao que disse que não precisava, mas pegou mesmo assim. E recebi minha multa. :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #194 Online: 17 de Abril de 2012, 12:16:24 »
Os bons ainda são maioria, apesar de o número de safados no Brasil, em uma amostra anedótica, ser espantosamente alto.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #195 Online: 17 de Abril de 2012, 12:58:49 »

Geo, existe uma diferença entre a percepção de um evento em uma população e a ação real desse evento. Você traz que várias pessoas de diferentes atividades (e me incluo aí) relatam casos de corrupção. Eles estão certos, existem casos de corrupção, mas podemos inferir daí que a população brasileira é, em média, corrupta? Não. Isso porque fiscais corruptos não representam a população do País e talvez nem possa ser representativa do universo de fiscais. Há diferenças entre as regiões? entre estados? entre cidades? entre sexo? entre classes sociais? entre renda? entre faixas etárias? entre nível de instrução? entre categorias profissionais? O que significa isso em comparação a outros países? A resposta é: eu não sei. O problema é se tem maior lembrança de casos extremos: ou corruptos, ou casos de honestidade que chamem a atenção (como um motorista de ônibus ou um gari que acha um pacote com milhares ou milhões de reais e devolve ao dono), a média passa desapercebida. A percepção da corrupção também é um problema porque não indica a falta de honestidade em si, pode indicar apenas que a corrupção encontra-se mais visível, o que pode ser resultado de um maior combate pelas instituições, sejam governamentais (como a PF) sejam da sociedade civil (imprensa). A própria percepção pode indicar uma tolerância menor à corrupção. Então, enquanto não achar um trabalho sério sobre isso, acho difícil dar uma opinião categórica, no máximo achismos. Finalizando: sim, é um caso de generalização afirmar que o País é essencialmente corrupto ou muito mais corrupto que a média das nações.

Particularmente concordo com as suas observações

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #196 Online: 17 de Abril de 2012, 13:27:12 »
Derfel, como voce explica o fato dos brasileiros serem a terceira comunidade imigrante no Japão e ser a primeira em crimes? Proporcionalmente, os brasileiros cometem mais crimes que qualquer outra nacionalidade. E Chineses nem possibilidade de emprego formal, são descriminados e normalmente ilegais, e mesmo assim cometem menos crimes que os brasileiros, que tem emprego, visto, moradia, etc, etc, etc.....

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #197 Online: 17 de Abril de 2012, 13:30:25 »
Quando eu estava na NZ, brasileiro só fazia brasileirise. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 17 de Abril de 2012, 15:38:18 »

Você também defende a escolha de parlamentares por sorteio, Derfel?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 17 de Abril de 2012, 15:39:48 »

Eu acho que a política atrai gente desse tipo, por isso a vital importância que as instituições sejam protegidas e fortalecidas sempre de modo contínuo e ininterrupto.
Como se a gente que faz parte dessas instituições fossem um tipo diferente de gente. :)

Tirou as palavras do meu teclado. Eu iria falar extamente isso.  :)
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!