Você tinha insinuado que os parlamentares não são representativos da população brasileira.
Não. O que disse foi que o congresso (e seus similares nos estados e municípios) não pode ser considerado uma amostra representativa da população do Brasil a ponto que se possa generalizar características da amostra para a população em geral. O que questionava era a afirmação "o congresso é corrupto, logo a população do Brasil é corrupta".
E nisso concordo contigo. O Congresso é bem mais podre do que a média da população, dado que a escória moral da sociedade brasileira é favorecida nos meios requeridos para conseguir ser eleito. Foi por isso que eu imaginei que você preferisse o sorteio, por eliminar esse "privilegiamento" aos piores e fornecer uma amostra mais "normal" e representativa da população.
Partindo do pressuposto que você ache que os parlamentares deveriam ser representativos da população, a lógica dedutiva me fez lhe encaminhar a pergunta acima.
Sem problema, é que você não havia compreendido meu ponto.
Você não negou nada do que eu disse, pois confirmou que não acha o congresso representativo da população.
De qualquer maneira, não acho que os parlamentares devam ser uma amostra representativa da população
Se os "representantes" do povo não devem ser representativos do povo, então eles devem ser representativos de quem?
(e o sorteio puro também não garantiria isso e, acho, nem o número de parlamentares atual).
Seria zilhões de vezes mais garantido do que no sistema atual.
Você acha que só porque não é possível eliminar toda a poeirinha restante da sala, devemos mantê-la cheia de fezes?
Considerando o universo de 190 milhões de pessoas e os meios necessários para conseguir ser um dos 594 eleitos* para cada 4 ou 8 anos (o que dá um ratio de 1 representante para cada 1 482 000 pessoas/ano. Qual a superioridade que você enxerga no sistema atual sobre o sorteio + concurso ou mesmo o simples sorteio?
*Já mostrados em 2 tópicos mais específicos.
A possibilidade de escolha.
Dado que a escolha por sorteio gera uma amostra mais representativa da população normal, que não ganha a vida com política, e dado que TODAS as pessoas aptas têm chances iguais de serem eleitas, não apenas os ricos, famosos, parentes de políticos estabelecidos, chefes de sindicatos, chefes de lobbies, amigos de empreiteiros e etc, a possibilidade de escolha da população como um todo seria MUITO superior no caso do sorteio.