É sempre a grande conspiração...
Realmente! Tem gente que acredita no mensalão, esse sim a grande conspiração.
O Lula acredita. Afinal, ele mesmo disse que foi traído. 
Ah sim, mas somente o STF achou o mensalão uma conspiração, tanto é que na falta de provas, essa conspiração é que valeu a condenação, transformaram um crime recorrente nos meios políticos de caixa 2 em uma conspiração, foi o jeito, para compensar os holofotes que queimavam-lhes o brio e a ombridade.
Chamar ou não de conspiração é uma bobagem semântica: o fato é que Dirceu, Genoíno etc. formaram uma quadrilha, com o objetivo de desviar dinheiro público para comprar votos. A maioria do STF concluiu que haviam evidências suficientes para provar isso. E francamente, se sua melhor defesa é "os outros também fazem!", existe algo muito errado com sua percepção de justiça.
O que está errado é a percepção de justiça geral. E se o STF condenou Dirceu e o Genoíno sem provas e sem o fato do domínio do fato, então...
Você pode até dizer, "ah, mas se existiu a operação, consequentemente eles eram o chefes". Sim, só faltou provar. Nunca foi assim, e é muito suspeito que mudem exatamente nesse processo. O fato foi o seguinte. O julgamento parecia ter todos os fatos dirigidos para atingir um partido. Foi feito junto com o processo eleitoral, não foi desmembrado (como o mensalão mineiro), não se produziu provas contra Dirceu e Genoíno, foi desvirtuado um procedimento jurídico, o que já é um banstante estranho por si só, mudando a jurisprudência e atropelando a segurança jurídica, conhecida como garantismo, que era algo quase sagrado para o STF e todos os tribunais brasileiros até então. Fora o circo montado dentro do STF. O que se seguiu então pareceu mais um julgamento político, do que um jurídico, só que muitos ministros do STF esqueceram que não foram eleitos pelo povo para tal.
Ademais o PT pagou o preço por comprar apoio político de partidos ultrafisiológicos, o que convenhamos talvez fosse o único jeito de tê-lo, ou alguém aqui vai ser hipócrita de dizer que isso não ocorre com uma frequência maior do que os gols do Messi. Que todos os outros partidos que se encontram em governos estaduais, municipais, e mesmo aquele que governava antes de Lula não usam ou usaram de procedimentos parecidos? Quem vai apontar o dedo da hipocrisia aqui?
O PT deveria ter se mantido como a ultima virgem no puteiro sim, assim provavelmente o Lula não teria governado de acordo, o PMDB seria oposição, e teríamos passado mais alguns anos em uma profunda crise institucional, e talvez um crise econômica tão grande quanto a que Lula encontrou quando chegou ao poder. O Serra sairia candidato em 2006, e certamente levaríamos
dois carecas com um voto só. O único problema para a oposição naquela ocasião foi que outro
careca não quis fazer parte disso tudo e garantiu a institucionalidade no Brasil.