Autor Tópico: Greve das universidades federais  (Lida 19961 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Greve das universidades federais
« Resposta #150 Online: 06 de Junho de 2012, 18:42:28 »
Eu não sou pró-americano. Só não sou anti-americano, como você. Admiro os EUA como nação, mas admiro outros países bem mais do que eles (Canadá, Suécia, Suiça, Dinamarca, etc., etc.).

Fabricio,

Interessante essa ação de admirar , e especialmente  admirar  um país   (ou um povo)  . Você em algum momento já parou para refletir   no sentido disso  ?   Será que isso faz sentido ?  será que não é algo meio infantil ?

Eu já parei , e pensei  o seguinte:  me parece fazer  bastante sentido admirar uma mulher lindona, bonitona , gostosona .   Admirá-la  significa  ficar   embabascado ,  fascinado  com a mulher,  meio que hipnotizado  pela   suas formas ,  isto faz bastante sentido em termos  biológicos/psicológicos/ sexuais  ,  e a simples visão  já é   algo prazeroso,  e é algo sem dúvida  não infantil.  E se essa admiração  servir como impulso  para o homem   ir atrás dela e um  conseguir  conquistá-la/  possuí-la/controlá-la  o ganho dele será maior ainda,  e ele terá muito prazer com ela. 

Já  essa admiração  por um país   grandão/poderosão   em termos de riquezas  e armas  e poder político , me parece algo semelhante a admiração  que uma criança  sente pelo  seu papaizão  , que para a criança é alguém /algo muito grandão/poderosão .  Ou seja me parece algo infantil ...   Olha como  o  meu papai é fortão e poderosão,  olha , olha ...   :D   :|

De modo semelhante o fascinado/embabascado pelos EUA diz : olha como o  ( meu papai)    EUA é fortão e poderosão ,   olha , olha...   :D    :|   

Depois que eu fiz essa reflexão , eu passei a ser mais cauteloso com essa ação de admirar.

:lol: hehehe, JJ, acho que não me expressei bem.

Quando falo "admiro" é meio exagerado, existem características nos EUA que me agradam, como existem também em outros países.

O poderio militar não é uma delas. O que eu acho legal é a organização do país, respeito às leis, fazerem as coisas bem feitas, a incrível força econômica do povo americano. Mas sei que os EUA também são cheios de defeitos, não nego isto.

No conjunto os EUA nem são o país que "admiro"  mais, como eu disse antes, gosto muito mais do Canadá, da Suécia, Suíca, Dinamarca, Noruega, etc.

O que eu acho errado e francamente infantil é o anti-americanismo exacerbado, culpando os EUA por todos os problemas do mundo e negando tudo de bom que eles já fizeram.

Na história mundial, em vários momentos, senão sempre, tivemos uma superpotência, e hoje não é diferente. E, apesar de todos os defeitos dos EUA, se a superpotência mundial militar fosse a União Soviética, o mundo estaria MUITO pior. E os países que reclamam muito do poderio americano deveriam primeiro olhar para o proprio umbigo e fazer o dever de casa, ao invés de ficar culpando os americanos por tudo o que acontece.
"Deus prefere os ateus"

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #151 Online: 06 de Junho de 2012, 19:17:53 »

Quanto a esse último ponto citado pelo Fabrício, de gostar mais da Noruega, da Suiça e da Dinarmaca em parte eu também, só que esses países de modo algum poderiam ser tão simpaticos sem a ajuda dos EUA, a Dinamarca e a Noruega teriam ficado décadas ou sob dominio nazista ou sob domínio comunista o que ainda hoje geraria resíduos que impediriam que esses países fossem tão bons como são hoje, e a Suiça teria muito mais problemas internacionais nessas décadas com seus vizinhos dominados pelos nazistas ou pelos comunistas e igualmente de modo algum poderia ser tão equilibrada hoje. Eles só podem ser tão bonzinhos assim, porque tiveram a proteção dos EUA, que fizeram o trabalho sujo para eles, para os defender.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 06 de Junho de 2012, 20:19:15 »

Quanto a esse último ponto citado pelo Fabrício, de gostar mais da Noruega, da Suiça e da Dinarmaca em parte eu também, só que esses países de modo algum poderiam ser tão simpaticos sem a ajuda dos EUA, a Dinamarca e a Noruega teriam ficado décadas ou sob dominio nazista ou sob domínio comunista o que ainda hoje geraria resíduos que impediriam que esses países fossem tão bons como são hoje, e a Suiça teria muito mais problemas internacionais nessas décadas com seus vizinhos dominados pelos nazistas ou pelos comunistas e igualmente de modo algum poderia ser tão equilibrada hoje. Eles só podem ser tão bonzinhos assim, porque tiveram a proteção dos EUA, que fizeram o trabalho sujo para eles, para os defender.

Lara, concordo com você. E vem daí eu dizer que a maioria das guerras nas quais os EUA se meteram foram "justificáveis".
"Deus prefere os ateus"

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #153 Online: 07 de Junho de 2012, 02:23:37 »

A maioria das Universidade entraram em greve, por não saberem bem o que o pacote do governo para o plano de salário dos docentes significa. Há uma dúvida cruel entre os professores, por mais que debatam, nas entrelinhas podem estar escondidas armadilhas que no futuro vai prejudicar os mesmos. E não há uma só voz tirando estas dúvidas.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #154 Online: 13 de Junho de 2012, 11:53:23 »
Normalmente quem critica a greve no serviço público são pessoas que não têm a mínima noção do assunto. O problema piora ainda mais em razão da visão distorcida que a população em geral tem do serviço público, distorção essa em grande parte patrocinada pelo próprio governo (políticos) a quem importa manipular a opinião pública a seu favor contra o funcionalismo público. São em situações como a de greve do serviço público que se percebe o quanto isso é verdadeiro.

Lembro quando o governo Collor usou mais extensivamente desse expediente de anti-propagando (terrorismo) do serviço público para justificar um posterior sucateamento do serviço público por ele realizado, com exonerações em massa, desvalorização de carreiras, etc... fato que ainda hoje repercute negativamente na imagem que a população tem do funcionário público.

A ideia de que o funcionário público ganha muito e trabalha pouco é completamente falha e só aproveita ao governo. É só verificar na prática quanto realmente ganha e qual a carga de trabalho do servidor público em geral para se constatar esse fato. Médicos, professores, policiais, técnicos-administrativos em geral, etc normalmente têm que se desdobrar para dar conta do grande volume de serviço em razão da deficiência quantitativa de pessoal e seus padrões remuneratórios, na maioria das vezes, não são nem de longe compatíveis com o nível de capacitação, responsabilidade e carga de trabalho a que são submetidos.

A ideia que o servidor público é incompetente é outro absurdo. Tenho toda certeza de que os maiores níveis de qualificação e excelência profissional atualmente encontram-se no serviço público. Se você se acha tão qualificado, faça concurso, tente entre no serviço público pra perceber como é fácil. Boa sorte!

Outra visão distorcida que a opinião pública tem do serviço público, também patrocinada pelo governo (políticos), é a de que a "máquina pública brasileira" é exageradamente grande e por isso deve ser reduzido a quantidade de cargos públicos, quando na verdade é ela muitíssimo menor, tanto em termos absolutos quanto relativos, do que a de países liberais como Estado Unidos, e países europeus em geral. Na verdade a quantidade de servidores públicos no Brasil é insuficiente para o atendimento adequado e qualificado das demandas públicas. Basta ver o óbvio - que faltam médicos nos hospitais, policiais nas ruas, professores nas escolas, constatar o tempo que se perde em filas dos órgãos públicos como INSS, DETRANs, Receita Federal, etc...

Para quem não sabe é bom saber que em mais de vinte e quatro anos de vigência da atual constituição federal o governo não se preocupou em efetivar o direito de greve dos servidores públicos. Tal direito, da forma como previsto na CF, não poderia ser exercido até que fosse editada lei regulamentadora, o que até hoje ainda não foi feito! Tanto é que depois de tanto tempo de descaso apenas em 2010 o STF, ao jugar Mandado de Injunção (que é a ação constitucional usada nos casos em que por falta de lei - omissão do legislativo - fica o cidadão impedido de exercer um direito constitucionalmente garantido) mandou aplicar no que diz respeito ao direito de greve dos servidores públicos a lei que regulamenta a greve dos trabalhadores do setor privado (essa sim, rapidamente editada pelo governo logo após entrada em vigor da atual CF, percebam a diferença de tratamento). Logo, o servidor público até essa decisão do SFT (mais de vinte anos) não tinha sequer o direito de greve garantido. Toda greve do setor público até então realizada pode ser considerada ilegal, percebam que absurdo. Fica claro então o grau de interesse e atenção do governo com as reivindicações dos servidores públicos.

A greve do setor privado é, segundo procedimento previsto em lei, o último ato de um processo prévio de negociação. Logo, só é empregado quando falham todas as possibilidades de acordo. No serviço público é o inverso. É usada como único instrumento que o servidor público possui para forçar o governo a abrir negociação, uma vez que sem greve o governo sequer se dar ao trabalho de escutar as reivindicações dos trabalhadores.

Para quem tem a visão de que o servidor público ganha rios de dinheiro, é bom saber que, diferentemente dos trabalhadores em geral que tem o seu salário corrigido anualmente em razão da correção monetária (inflação) obrigatória do salário mínimo - e essa tem sido nos últimos anos muito superior à inflação - o servidor público somente tem seu salário acrescido depois de longos períodos de congelamento (não raramente mais de cinco anos) e, sem exceção, em virtude de realização de greve, ou seja, de forma forçada. O governo nunca chegará a dar um aumento de salário voluntário ao servidor público (para o governo o ideal é que o servidor trabalha de graça - gasto zero).

A falta de correção inflacionária anual dos vencimentos dos servidores públicos, obviamente fere a proibição constitucional de irredutibilidade dos salários, proibição que justifica a correção anual do salário mínimo e dos benefícios previdenciários, mas em se tratando de serviço público o governo está se lixando para a constituição e as leis. Não precisa ser nenhum gênio para perceber que em um cenário como esse, depois de cinco anos ou mais congelado, um aumento de salário terá grande parte (quando não a totalidade) de seu valor comprometido pela inflação do período. Sem falar que na maioria da vezes o governo concede esse aumento de forma parcelada em três, quatro ou cinco anos, o que agrava ainda mais a situação. O resultado desse processo é o achatamento, a deterioração do valor real dos salários do funcionalismo público ao longo do tempo.

Para quem acha que o servidor público não pode ser despedido, é bom saber que a administração pode sim despedir o servidor público em razão de deficiência de desempenho, bastando, para tanto, que essa seja comprovada. Ou seja, atualmente só permanece no serviço público quem possui competência para tal.

Para quem acha que o regime estatutário é vantajoso, saiba que o servidor público não possui FGTS nem seguro desemprego (se for mandado embora por deficiência de desempenho vai sair com "uma mão na frente e outra atrás"), não tem mais direito a aposentadoria integral, não tem direito a hora extra, não pode exercer outra atividade (não pode ter negócio próprio), etc, etc,...

É bom sabe também que não se faz greve por esporte. Ninguém quer entrar em greve. A greve é uma situação forçada em razão do total descaso (e desatenção) do governo com as reivindicações do trabalhadores e, não raramente, também em virtude de tentativas de redução de direitos, como acontece com a atual greve em que o governo editou MP que reduz efetivamente o salário de um grande número de funcionários, inclusive médicos e professores. Mas a opinião pública em geral não tem conhecimento desses detalhes - para ela os funcionários públicos são incompetentes, preguiçosos, trabalham pouco e ganham "rios de dinheiro", etc.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 13 de Junho de 2012, 13:41:34 »
[...]
Para quem acha que o servidor público não pode ser despedido, é bom saber que a administração pode sim despedir o servidor público em razão de deficiência de desempenho, bastando, para tanto, que essa seja comprovada. Ou seja, atualmente só permanece no serviço público quem possui competência para tal.
[...]

Eu tenho a fazer várias observações de sua longa postagem, mas não quero deixar para depois a passagem supra, porque ela é totalmente falsa, especialmente se voce afirmar que ela é uma regra geral.

São poucos os segmentos do setor público que possuem algum controle de qualidade efetivo e eu conheço, por força de minhas duas atividades profissionais, muitos servidores dos três níveis de governo e dos três poderes que são incompetentes em pelo menos um aspecto profissional.
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 15:29:22 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #156 Online: 13 de Junho de 2012, 14:08:42 »
E eu conheço uma penca de funcionários públicos que falam maravilhas da quantidade de trabalho que possuem e da falta da cobrança que estavam acostumados no serviço privado. :P

E olha que é um concursado aqui falando. ^^
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #157 Online: 13 de Junho de 2012, 15:35:19 »
[...]
[...]

Eu tenho a fazer várias observações de sua longa postagem, mas não quero deixar para depois a passagem supra, porque ela é totalmente falsa, especialmente se voce afirmar que ela é uma regra geral.

São poucos os segmentos do setor público que possuem algum controle de qualidade e eu conheço, por força de minhas duas atividades profissionais, muitos servidores dos três níveis de governo e dos três poderes que são incompetentes em pelo menos um aspecto profissional.

É o que a Constituição (art. 41, § 1º, III) determina, ou seja, a permanência no serviço depende de aprovação em avaliação de desempenho periódico. Se os controles são falhas a falha é do órgão ou entidade. Generalizar é, pelo contrário, dizer que todos os órgãos/entidades são falhos nesse controle. De qualquer forma é errada a ideia de que o servidor público não pode ser demitido.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #158 Online: 13 de Junho de 2012, 15:37:35 »
[...]
[...]

São poucos os segmentos do setor público que possuem algum controle de qualidade e eu conheço, por força de minhas duas atividades profissionais, muitos servidores dos três níveis de governo e dos três poderes que são incompetentes em pelo menos um aspecto profissional.

É o que a Constituição (art. 41, § 1º, III) determina, ou seja, a permanência no serviço depende de aprovação em avaliação de desempenho periódico. Se os controles são falhas a falha é do órgão ou entidade. Generalizar é, pelo contrário, dizer que todos os órgãos/entidades são falhos nesse controle. De qualquer forma é errada a ideia de que o servidor público não pode ser demitido.

Tão válido quanto dizer que político tem imunidade. Ele pode ser cassado, mas os órgãos/entidade......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #159 Online: 13 de Junho de 2012, 15:44:48 »
E eu conheço uma penca de funcionários públicos que falam maravilhas da quantidade de trabalho que possuem e da falta da cobrança que estavam acostumados no serviço privado. :P

Depende muito do órgão/entidade. Vá trabalhar com juiz/promotor pra você vê o que é bom pra tosse!

Agora é verdade que, em regra geral, as cobranças são menores. O que é natural e não significa absolutamente incompetência ou falta de produtividade.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #160 Online: 13 de Junho de 2012, 15:58:01 »
[...]
[...]

Tão válido quanto dizer que político tem imunidade. Ele pode ser cassado, mas os órgãos/entidade......

O importante é que a administração pública pode sim demitir o servidor que não satisfaça as condições de desempenho que ela julgar adequado. O que significa que não existe nenhuma garantia de permanência (segurança), como se pode imaginar. O fato de essa avaliação não ser aplicada no presente momento por determinado órgão não impede que ela venha a ser a qualquer momento.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 13 de Junho de 2012, 18:04:59 »

Depende muito do órgão/entidade. Vá trabalhar com juiz/promotor pra você vê o que é bom pra tosse!

Então não existem juízes, desembargadores e promotores corruptos?

Agora é verdade que, em regra geral, as cobranças são menores.

Bem menores...

O que é natural...

Não deveria ser.

... e não significa absolutamente incompetência ou falta de produtividade.

Talvez. Mas não é um bom sinal.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 13 de Junho de 2012, 18:12:08 »
O importante é que a administração pública pode sim demitir o servidor que não satisfaça as condições de desempenho que ela julgar adequado.

Até onde eu sei, os casos de corrupção extrema são os principais motivadores, senão os únicos, porque eu não conheço nenhum caso de demissão por incompetência. E lido com o setor público há mais de 30 anos.

O que significa que não existe nenhuma garantia de permanência (segurança), como se pode imaginar.

Uma estabilidade, mesmo que parcial, é um dos principais fatores do desempenho sofrível de vários servidores.

O fato de essa avaliação não ser aplicada no presente momento por determinado órgão não impede que ela venha a ser a qualquer momento.

O que é inadmissível porque o Estado, via de regra, por não produzir riqueza e sim se apropriar do que é produzido pela sociedade, deveria ser o primeiro a ter um processo contínuo de monitoramento e aumento de qualidade.
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #163 Online: 14 de Junho de 2012, 09:30:25 »
Basta ver o óbvio - que faltam médicos nos hospitais, policiais nas ruas, professores nas escolas, constatar o tempo que se perde em filas dos órgãos públicos como INSS, DETRANs, Receita Federal.

Pequena observação: o sistema de atendimento do INSS melhorou cerca de 60% com a recente informatização quese completa do setor, sem aumento de funcionários.
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, 09:41:12 por Price »
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #164 Online: 14 de Junho de 2012, 13:55:15 »
Entrei com a Renovação da carteira no DETRAN na quarta, na sexta ela já estava na minha casa. Fiquei espantado, mas realmente certos serviços públicos melhoraram, em alguns quesitos, não sei se na maioria deles.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #165 Online: 14 de Junho de 2012, 14:07:07 »
Entrei com a Renovação da carteira no DETRAN na quarta, na sexta ela já estava na minha casa. Fiquei espantado, mas realmente certos serviços públicos melhoraram, em alguns quesitos, não sei se na maioria deles.

Tenta isso aqui... |(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 14 de Junho de 2012, 14:19:53 »

É elogiável, sem dúvida alguma. Mas pelo menos um aspecto tem que ser considerado, que é o tremendo aumento no preço destes serviços, como aqui no Paraná, no qual eles foram elevados em mais de 450,00% nos últimos 10 (dez) anos contra uma inflação acumulada de 140,00%. E, via de regra, tais serviços não implicam em nenhum dispêndio extra para o Estado, pois, como neste caso, o trabalho está apenas em re-imprimir os dados cadastrais.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #167 Online: 14 de Junho de 2012, 15:20:55 »
É elogiável, sem dúvida alguma. Mas pelo menos um aspecto tem que ser considerado, que é o tremendo aumento no preço destes serviços, como aqui no Paraná, no qual eles foram elevados em mais de 450,00% nos últimos 10 (dez) anos contra uma inflação acumulada de 140,00%. E, via de regra, tais serviços não implicam em nenhum dispêndio extra para o Estado, pois, como neste caso, o trabalho está apenas em re-imprimir os dados cadastrais.
O que eu não entendo é: 3 dias para reimprimir dados é agora motivo de comemoração agora? :stunned:
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #168 Online: 14 de Junho de 2012, 15:53:25 »
O que eu não entendo é: 3 dias para reimprimir dados é agora motivo de comemoração agora? :stunned:

É que a impressão possívelmente é centralizada em um local específico, de onde saem todos os documentos. Se esse for o caso, o processo foi muito rápido.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #169 Online: 14 de Junho de 2012, 16:06:17 »

Em são Paulo o Poupa Tempo tercerizou o atendimento e a carta sai no mesmo dia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 14 de Junho de 2012, 16:08:11 »

Terceirizou? :hein:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #171 Online: 14 de Junho de 2012, 16:09:46 »

Terceirizou? :hein:

Sim, os atendentes e médicos do poupa tempo são terceirizados ou prestadores de serviço.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 14 de Junho de 2012, 16:13:34 »
Que eu saiba, os médicos nunca foram funcionários do Detran, sempre prestadores de serviço. Quanto aos antendentes, OK.

Mas isso não influencia no "trâmite interno" do documento. Acho que o crédito aí vai pra informatização.

Aliás, a quantas anda a espera para o exame médico pra renovar CNH no poupatempo? Da ultima vez que fui, peguei uma senha e fiquei esperando ser chamado por 2h.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #173 Online: 14 de Junho de 2012, 16:14:28 »
Que eu saiba, os médicos nunca foram funcionários do Detran, sempre prestadores de serviço. Quanto aos antendentes, OK.

Mas isso não influencia no "trâmite interno" do documento. Acho que o crédito aí vai pra informatização.

Aliás, a quantas anda a espera para o exame médico pra renovar CNH no poupatempo? Da ultima vez que fui, peguei uma senha e fiquei esperando ser chamado por 2h.

Serviços que não tem atendimento terceirizado  mas que usam o mesmo serviço de informatização, como obtenção de prontuário do detran demoram semanas.

Eu renovei a minha em 40 min semana passada.
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, 16:20:52 por Barata Tenno »

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #174 Online: 14 de Junho de 2012, 19:55:58 »
O importante é que a administração pública pode sim demitir o servidor que não satisfaça as condições de desempenho que ela julgar adequado.

Até onde eu sei, os casos de corrupção extrema são os principais motivadores, senão os únicos, porque eu não conheço nenhum caso de demissão por incompetência. E lido com o setor público há mais de 30 anos.

A exigência de realização de desempenho periódico e do condicionamento da permanência no serviço público à aprovação neste é recente. Foi incluída com a EC 19/1998.

Também acho difícil um camarada que passa num concurso público onde a concorrência chega a 100, 400 ou até mais de mil pra uma vaga ser reprovado numa avaliação de desempenho interna. Em regra são pessoas altamente capacitadas e competentes.

O que significa que não existe nenhuma garantia de permanência (segurança), como se pode imaginar.

Uma estabilidade, mesmo que parcial, é um dos principais fatores do desempenho sofrível de vários servidores.

A estabilidade, da forma com se apresenta atualmente, não tem muita diferença da situação da iniciativa privada. Na iniciativa privada os motivos principais de demissão são deficiência de desempenho, alguma falta grave cometida pelo empregado, corte de despesas ou desnecessidade (excesso de trabalhadores) . O servidor público está sujeito a todas elas, com exceção das duas últimas que são situações que nunca ocorrerão no setor público, sendo isso pra mim o principal motivo da estabilidade (aqui tomada no sentido normal do termo) proporcionada pelo serviço público. A CLT também exige que a dispensa do empregado por justa causa deva ser precedida de processo administrativo em respeito ao princípio do contraditório, semelhante ao que acontece com os servidores públicos.

O fato de essa avaliação não ser aplicada no presente momento por determinado órgão não impede que ela venha a ser a qualquer momento.

O que é inadmissível porque o Estado, via de regra, por não produzir riqueza e sim se apropriar do que é produzido pela sociedade, deveria ser o primeiro a ter um processo contínuo de monitoramento e aumento de qualidade.

Concordo totalmente. Mesmo porque esse "processo contínuo de monitoramento e aumento de qualidade" que você cita se trata de um imperativo constitucional. Qualquer administrador público que não o aplique estará sujeito a ser condenado por crime de responsabilidade, cujas penas são bem graves.
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, 20:09:51 por West »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!