Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84719 vezes)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #75 Online: 25 de Dezembro de 2012, 00:34:51 »
Juca, seu argumento não faz sentido
Por favor explique melhor, porque um negro pobre tem mais dificudade de acesso a saúde do que um branco pobre (por exemplo)?

Não acho que tenham mais dificuldade de acesso que os mesmo de sua classe, acho que a dificuldade está em acessar o que há de melhor.

Logo, o problema não é racial.

Sim é. A realidade sócio-econômica mostra exatamente isso. Negros e seus descendentes historicamente estão na base da pirâmide. Por estarem lá, são as pessoas mais vulneráveis da sociedade, são os que mais sofrem com doenças, educação, e toda violação dos Direitos Humanos. São os que estão majoritariamente presos, e é quase impossível achar um negro na classe média alta. Portanto a condição econômica dos negros, que são os mais pobres, reflete sim a profunda discriminação racial existente na porta de nossa casa.

Você deixou claro que o problema é de classe social e não racial, afinal a distinção não é entre pretos e brancos pobres mas sim entre pobres e ricos. Do mesmo modo que os pretos pobres são discriminados, também são os brancos pobres, os aleijados pobres ou diversas outras minorias pobres.

Não, o problema é de segregação racial socio econômica e de caráter histórico.

Então os não-negros que também são pobres não precisam de assistência, certo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #76 Online: 25 de Dezembro de 2012, 00:38:04 »
Por favor explique melhor, porque um negro pobre tem mais dificudade de acesso a saúde do que um branco pobre (por exemplo)?

Não acho que tenham mais dificuldade de acesso que os mesmo de sua classe, acho que a dificuldade está em acessar o que há de melhor.

Logo, o problema não é racial.

Sim é. A realidade sócio-econômica mostra exatamente isso. Negros e seus descendentes historicamente estão na base da pirâmide. Por estarem lá, são as pessoas mais vulneráveis da sociedade, são os que mais sofrem com doenças, educação, e toda violação dos Direitos Humanos. São os que estão majoritariamente presos, e é quase impossível achar um negro na classe média alta. Portanto a condição econômica dos negros, que são os mais pobres, reflete sim a profunda discriminação racial existente na porta de nossa casa.

Você deixou claro que o problema é de classe social e não racial, afinal a distinção não é entre pretos e brancos pobres mas sim entre pobres e ricos. Do mesmo modo que os pretos pobres são discriminados, também são os brancos pobres, os aleijados pobres ou diversas outras minorias pobres.

Não, o problema é de segregação racial socio econômica e de caráter histórico.

Então os não-negros que também são pobres não precisam de assistência, certo.

Por que não?

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #77 Online: 25 de Dezembro de 2012, 00:46:47 »
Eu que te pergunto, você que está defendendo cotas raciais.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #78 Online: 25 de Dezembro de 2012, 01:54:53 »
Até agora eu não consegui entender onde um negro pobre tem menos acesso à educação e saúde do que um branco pobre.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 25 de Dezembro de 2012, 01:58:56 »
Se as cotas fossem para estes negros, eu entenderia.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #82 Online: 25 de Dezembro de 2012, 03:05:58 »
Durante um tempo foi ilegal alfabetizar negros/negros se alfabetizarem.

Não quero ser o cara chato que pede fontes, mas serei, de onde você tirou isso?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 25 de Dezembro de 2012, 03:44:58 »
Eu não me lembro de onde vi isso originalmente, acho que talvez ainda tenha sido na escola, talvez vindo direto de um professor(a), sem citaação de texto definindo a lei.

O que achei até agora foi apenas:

[...] 2. AFRICANOS, NEGROS LIVRES E LIBERTOS NO MUNDO DA CULTURA
ESCRITA – BAHIA, SÉCULO XIX
São 6 os indivíduos que deixaram testemunhos autógrafos em que se esteiam
os trabalhos do presente livro. Se Gregório Manuel Bahia, José Fernandes do Ó, Luís
Teixeira Gomes, Manuel da Conceição, Manuel do Sacramento e Conceição Rosa e Manuel
Vítor Serra são africanos, nada mais natural pensá-los como escravos e, por
conseguinte, que podem ter se apropriado da faculdade das letras ainda enquanto
indivíduos mantidos sob o cativeiro. Desse modo, inevitavelmente, há de se
buscarem indícios sobre como escravos se apropriaram da leitura e da escrita em
tempos em que, do ponto de vista legal, não podiam freqüentar instituições formais
de ensino, restritas até mesmo para brancos.[...]

http://www.creasp.org.br/biblioteca/wp-content/uploads/2012/07/africa_a_vista.pdf

[...] A tardia introdução da imprensa e do ensino superior no Brasil, bem como a codificação como crime o fato de se alfabetizar um escravo, não podem ser subestimados quando pensamos em nossos handicaps em relação aos nossos vizinhos. [...]

visualização do PDF via google

Mas não sei realmente, isso não é suficiente para convencer nem a mim. Só não me espantaria nem um pouco que fosse esse o caso, ainda que talvez fosse desnecessário haver lei especificando isso já que talvez simplesmente fosse algo pouco provável de ocorrer.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #84 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:01:04 »
Do ponto de vista prático, qual a diferença entre um negro pobre de um branco probre ao procurar o sistema de saúde?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:11:55 »
Devido a complexa teia de relações raciais assimétricas que caracteriza a sociedade brasileira. Trata-se de um fator cultural tradicional que acaba sendo acentuado pelo capitalismo tardio. A diferenciação entre o negro e o branco nesse contexto não é apenas socio-econômica, é epistemológica e ontológica. Eu não acredito em cotas, para mim o melhor caminho para a resolução do problema é a derrubada do Estado burguês racista/classista.

Em que medida a diferença entre 'negros' e ' brancos' é "epistemológica" e "ontológica" em uma sociedade como a brasileira?

E como o "capitalismo tardio" a exacerbou?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:12:54 »
Devido a complexa teia de relações raciais assimétricas que caracteriza a sociedade brasileira. Trata-se de um fator cultural tradicional que acaba sendo acentuado pelo capitalismo tardio. A diferenciação entre o negro e o branco nesse contexto não é apenas socio-econômica, é epistemológica e ontológica. Eu não acredito em cotas, para mim o melhor caminho para a resolução do problema é a derrubada do Estado burguês racista/classista.
Nem se eu pensasse nas piores soluções possíveis por toda minha vida conseguiria chegar a uma conclusão como a sua.

Contra-argumente!
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 25 de Dezembro de 2012, 09:15:12 »
Por que?
É histórico Derfel. Em qualquer situação sócio-econômica que você pesquisar os negros e seus descendentes estão sempre um ( ou milhares) de passos atrás dos brancos no Brasil.

Alguns esportes e manifestações culturais, todos com reflexos na atividade produtiva, estão ai para lhe desmentir.

Então numa eventual ascendência social das classes mais baixas onde está concentrado o maior número deles, é muito provável que os brancos dessa classe subissem em escala proporcional maior que os negros.

Plausível.

Tem como você demonstrar?
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #88 Online: 25 de Dezembro de 2012, 10:27:01 »
No meu caso, além de menosprezo, consideraria engraçado alguém precisar de cotas para entrar no curso citado :P
Como diz marcia Tiburi, há uma pergunta básica para saber se alguém é fascista, pergunte a ela se ela acha que a massa é ignorante. Se ela sempre acha que outro é mais ignorante que ela, ela é fascista. O fascista nunca pensa que alguém está a sua altura divina,

Teoria leninista da elite dos "revolucionários profissionais", "partido de vanguarda",etc? Ou dos jacobinos da revolução francesa encarnando a "vontade geral"? Ou.... enfim, há tantos "fascistas" de facto...., se ser "fascista" for isso...

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #89 Online: 25 de Dezembro de 2012, 11:48:14 »
O pessoal acaba tornando um termo como facista, que é bem específico, em uma palavra polissêmica.   Tão polissêmica que você pode adjetivar qualquer pessoa nela
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 25 de Dezembro de 2012, 12:21:38 »
Mas o desempenho escolar também tem alguma correlação com a escolaridade dos pais...

Tem? E em que a escolaridade dos pais muda no acesso à escola e saúde públicas? Um dos critério para ser aceito em uma escola pública é a escolaridade dos pais?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 25 de Dezembro de 2012, 12:50:26 »
O pessoal acaba tornando um termo como facista, que é bem específico, em uma palavra polissêmica.   Tão polissêmica que você pode adjetivar qualquer pessoa nela

Pare com essa mania de grandeza em esclarecer os pormenores de quem pertence ou não a sua ideologia, seu fachista!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 25 de Dezembro de 2012, 12:56:40 »
Mas o desempenho escolar também tem alguma correlação com a escolaridade dos pais...

Tem? E em que a escolaridade dos pais muda no acesso à escola e saúde públicas? Um dos critério para ser aceito em uma escola pública é a escolaridade dos pais?

Acho que não muito no que se refere à escolaridade, mas afeta o desempenho mesmo assim, porque os pais ajudam os filhos em casa, quando podem.

Quanto à saúde, bem, isso vai influenciar algo pela educação em si favorecer noções de saúde. E no que pode ser relacionado especificamente à escravidão/racismo, ao menos nos EUA, os negros ficaram com algum receio de autoridades médicas por variadas razões, como serem cobaias involuntárias/inconscientes de experimentos médicos, sendo negado a eles tratamento existente ou talvez até infectados com algo para estudo. No Brasil o mais próximo que ouvi falar, não sei se é real, é que alguns políticos (ouvi ser o caso com o Maluf) mandavam realizar cirurgias de esterilização em pessoas/mulheres pobres, sem que estas autorizassem/soubessem.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #93 Online: 25 de Dezembro de 2012, 14:08:23 »
Se ainda não está suficientemente claro para cegos ideológicos enxergarem, só um pouquinho mais de tempo deverá ser capaz de mostrar o resultado dessa "formidável ideia". É o mesmo erro do passado travestido. Mas a humanidade gosta de colocar roupagens novas nos mesmos velhos erros de sempre só para ter o gostinho de recometê-los. Deve ser isso... só pode ser.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 25 de Dezembro de 2012, 14:55:10 »

Porque negros estão na base da pirâmide desde o fim da escravidão, e mesmo em momentos com um pouco mais de prosperidade isso não mudou. A pessoa que nascer com pele mais escura está fadada a ter muito menos chances de prosperidade ou muito mais chances de viver toda a vida na pobreza do que aquele de pele clara. As ações afirmativas escalam esse degraus para os negros e seus descendentes, de um modo muito mais rápido e justo historicamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 25 de Dezembro de 2012, 15:08:51 »
Mesmo que em detrimento do progresso de uma minoria de pessoas de pele clara em nível igual ou inferior?

(ao mesmo tempo em que se dá o mecanismo de cotas como algo que efetivamente funcionaria, o que não é necessariamente a realidade, apesar de ser comumente assumido)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 25 de Dezembro de 2012, 15:10:16 »
Mesmo que em detrimento do progresso de uma minoria de pessoas de pele clara em nível igual ou inferior?

Você fala dos brancos pobres que compartilham o mesmo nível de pobreza dos negros pobres?

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #97 Online: 25 de Dezembro de 2012, 16:37:12 »

Porque negros estão na base da pirâmide desde o fim da escravidão, e mesmo em momentos com um pouco mais de prosperidade isso não mudou. A pessoa que nascer com pele mais escura está fadada a ter muito menos chances de prosperidade ou muito mais chances de viver toda a vida na pobreza do que aquele de pele clara. As ações afirmativas escalam esse degraus para os negros e seus descendentes, de um modo muito mais rápido e justo historicamente.

Ok, você continua esquecendo de todos os outros não-negros que sofrem dos mesmos problemas destes.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #98 Online: 25 de Dezembro de 2012, 16:38:05 »
Nem se eu pensasse nas piores soluções possíveis por toda minha vida conseguiria chegar a uma conclusão como a sua.

Contra-argumente!

Ao cara que vem aos tópicos falar sandices e nunca retorna? Não.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 25 de Dezembro de 2012, 16:48:32 »

Você fala dos brancos pobres que compartilham o mesmo nível de pobreza dos negros pobres?

Isso, o mesmo ou pior do que um dado negro que seria beneficiado em algo por discriminação racial. O negro mora em sua casinha de blocos baianos na favela, e o branco mora na mesma favela, mas num barraco de compensado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!