Autor Tópico: Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?  (Lida 84723 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Cotas RACIAIS. Qual sua opinião?
« Resposta #175 Online: 29 de Dezembro de 2012, 02:32:08 »
É bom se levar em conta que os desenhistas sempre foram majoritariamente brancos e provavelmente desenham baseados nos seus círculos de convívio e como nos EUA sempre houve uma grande separação racial....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #176 Online: 29 de Dezembro de 2012, 11:03:10 »
Concordo com o Price: é racismo mesmo. Na época em que foi criada a maioria dos personagens de quadrinhos, usar um protagonista negro seria algo mal visto pelos editores e por grande parte do público. Os produtores de material de entretenimento tentam atraír o maior público possível, por isso buscam o "denominador comum" - algo que atraia o maior número possível de consumidores. Por isso costumam refletir os preconceitos de cada época (vejam como as mulheres eram retratadas nos quadrinhos até recentemente - e como mesmo hoje elas são desenhadas para refletir o gosto de um público majoritariamente masculino e adolescente).

Esse racismo continua até hoje: quantos filmes mostram um protagonista negro com uma namorada ou amante branca? Um aspecto curioso (e doentio) do racismo americano é uma componente de ansiedade sexual: o medo de que "o negão vá pegar nossas mulheres". É por isso que em filmes como "O dossiê pelicano", um dos personagens, que no livro se tornava amante da heroína, no filme se tornou "amigo" dela. Os atores eram Denzel Washington e Julia Roberts.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #177 Online: 29 de Dezembro de 2012, 14:18:32 »
Concordo com o Price: é racismo mesmo. Na época em que foi criada a maioria dos personagens de quadrinhos, usar um protagonista negro seria algo mal visto pelos editores e por grande parte do público. Os produtores de material de entretenimento tentam atraír o maior público possível, por isso buscam o "denominador comum" - algo que atraia o maior número possível de consumidores. Por isso costumam refletir os preconceitos de cada época (vejam como as mulheres eram retratadas nos quadrinhos até recentemente - e como mesmo hoje elas são desenhadas para refletir o gosto de um público majoritariamente masculino e adolescente).

Esse racismo continua até hoje: quantos filmes mostram um protagonista negro com uma namorada ou amante branca? Um aspecto curioso (e doentio) do racismo americano é uma componente de ansiedade sexual: o medo de que "o negão vá pegar nossas mulheres". É por isso que em filmes como "O dossiê pelicano", um dos personagens, que no livro se tornava amante da heroína, no filme se tornou "amigo" dela. Os atores eram Denzel Washington e Julia Roberts.

http://www.cracked.com/article_19549_5-old-timey-prejudices-that-still-show-up-in-every-movie.html
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 29 de Dezembro de 2012, 14:42:27 »
É bom se levar em conta que os desenhistas sempre foram majoritariamente brancos e provavelmente desenham baseados nos seus círculos de convívio e como nos EUA sempre houve uma grande separação racial....

Acho que é uma combinação disso, e de um híbrido que talvez se possa chamar de "racismo de mercado".

Mas até anti-racismo contribui. Ouvi dizer que foi essa a razão do sumiço do Pelezinho na turma da Mônica. Se ele apanhasse da Mônica, era racismo; se não apanhasse, também. Não é incomum ver esse tipo de "faca de dois gumes" em argumentos feministas sobre os papéis de mulheres também. Acho que além dessas forças que já contribuiriam de forma mais ou menos "natural"/"meio racista" para menos negros (se é que são tão menos assim, desconfio que asiáticos são ainda menos proporcionalmente representados, e mais estereotípicos). Acaba sendo um pouco mais difícil fazer personagens de um grupo minoritário (ou mulheres) sem ser alvo de polêmica.

Por outro lado recentemente li uma "denúncia" (infelizmente sem dar os nomes aos bois, o que acho que até compromete a credibilidade) de que na escola e/ou no mercado os escritores/roteiristas são instruídos a escrever papéis de mulheres bastante rasos, não passando nem do "teste Bechdel" de "feminismo" (ter mais de uma mulher, e as mulheres terem um diálogo cujo assunto não seja um homem). As justificativas, se me lembro, seriam essas de que cria "complexidade desnecessária" para o grupo demográfico principal.

https://thehathorlegacy.com/why-film-schools-teach-screenwriters-not-to-pass-the-bechdel-test/

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #182 Online: 29 de Dezembro de 2012, 15:26:26 »
Gostaria de propôr aqui a criação de uma cota para sudestinos no ITA. Todos os anos, esses pobres coitados de São Paulo aparecem subrepresentados no exame de admissão nessa instituição de ensino. Trata-se certamente de consequência do preconceito racial endêmico; uma chaga histórica que precisa ser extirpada da nossa realidade social.  :nao3:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #183 Online: 29 de Dezembro de 2012, 17:22:59 »
O nome disso é "token", símbolo em inglês. E quem tira sarro disso é South Park, que tem um personagem chamado Token Black, o único menino negro da cidade :lol:

O difícil, porém, é encontrar produtos de escopo global nos quais um negro ou latino sejam protagonistas. Will Smith consegue fugir a essa regra e Denzel Washington ocasionalmente também estrela filmes de ação. Mas nos quadrinhos e nos games é difícil se lembrar de um negro que seja a estrela de um produto que não seja dedicado especificamente para o público negro.

O único protagonista negro de um game de que eu consigo me lembrar é do século passado! Shadow Man, de 1999, no Nintendo 64.

Teve o CJ de GTA San Andreas, que era um criminoso que no jogo pratica todos os crimes imagináveis, com excessão do estupro. :lol:
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 29 de Dezembro de 2012, 17:35:24 »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 29 de Dezembro de 2012, 17:47:28 »
Teve o CJ de GTA San Andreas, que era um criminoso que no jogo pratica todos os crimes imagináveis, com excessão do estupro. :lol:

Pra preto ser protagonista em games, só fazendo papel de bandido, aparentemente...
Se bem que para ser justo, a Rockstar tem muitos bandidos brancos no papel principal também. Eu curti muito o Red Dead Redemption, o cinismo do John Marston em alguns trechos é hilário :D

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #186 Online: 29 de Dezembro de 2012, 17:50:43 »
Acho que é uma combinação disso, e de um híbrido que talvez se possa chamar de "racismo de mercado".

É o que acho. Há racismo em algum lugar, na demanda do mercado ou no atendimento parcial da demanda pelos produtores.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 29 de Dezembro de 2012, 18:05:08 »
É um pouco dos dois. Do ponto de vista da indústria, eles têm medo de um protagonista negro representar menos vendas.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #188 Online: 29 de Dezembro de 2012, 18:37:59 »
[off tópic]  :lol:  Sou contra cotas raciais, pelo mesmo que já foi dito e favorável às sócio-econômicas (*), mas estava aqui pensando, talvez aquelas surtam mais efeito social à médio/longo prazo. Não me parece que estas tenham o potencial de modificar o panorama sócio-econômico. Já as cotas raciais, SE de fato, ajudarem a inserir mais negros nas camadas mais elevadas, pode modificar o panorama sócio-cultural (**) - dando crédito a quem diz haver no Brasil TODO esse racismo (não que eu esteja querendo com isso dizer que deva haver um limiar aceitável) que eu, talvez por não poder sentir na pele, não enxergue.

(*) Embora não acredite numa mudança social, acredito que possa ajudar indivíduos com potencial por ser desperdiçado por falta de oportunidade.

(**) Embora também exista a possibilidade de acirrar em vez de amenizar as coisas, mas não creio muito nisso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 29 de Dezembro de 2012, 19:35:53 »
Eu acho que ter mais negros e pobres se formando em faculdade não trará uma visão muito mais favorável do grupo todo. Acho que é meio como telefone celular e PC. Antes era coisa de rico, agora todo mundo tem. E não é raro se ver críticas do uso dos mesmos nas mãos de pobres. Cotas poderão acabar sendo as casas Bahia dos diplomas. "Ah, eu que não vou me consultar com esses mediquinhos cotistas." "Ah, essa pesquisa só pode ser de psicólogo cotista mesmo".

E com coisas como medicina, acho que há grande risco de haver uma covariância entre mais carentes, logo com mais problemas/riscos de saúde, e atendimento por médicos cotistas, que podem ou não ter mesmo um menor preparo. Daí haverá de qualquer forma correlação de cotistas com mais óbitos e coisas assim. Já vi comentários nesse sentido com relação a médicos negros nos EUA, embora não se falasse de cotas, acho.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #190 Online: 02 de Janeiro de 2013, 12:31:12 »
Sou contra. O vestibular não descrimina o preto dos outros, nem o pobre dos outros, discrimina quem tem capacidade de passar no teste do que não tem. Simples.

Mudei de opinião. Vista a necessidade da emancipação social do negro, as cotas são uma boa ação emergencial para atingir esse fim.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #191 Online: 02 de Janeiro de 2013, 12:45:55 »
Sou contra. O vestibular não descrimina o preto dos outros, nem o pobre dos outros, discrimina quem tem capacidade de passar no teste do que não tem. Simples.

Mudei de opinião. Vista a necessidade da emancipação social do negro, as cotas são uma boa ação emergencial para atingir esse fim.

Considerando a mesma necessidade não deveríamos chegar à conclusão de quotas na aprovação escolar? X negros aprovados por Y de brancos... e por aí sempre em frente... X por Y nos empregos... nos cargos políticos e forças armadas... etc... O problema é que só um Estado totalitário poderá impor tudo isso. Entra-se rapidamente no puro dirigismo despótico iluminado visando a utopia... ou a "necessidade".
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #192 Online: 02 de Janeiro de 2013, 13:00:38 »

Considerando a mesma necessidade não deveríamos chegar à conclusão de quotas na aprovação escolar? X negros aprovados por Y de brancos... e por aí sempre em frente... X por Y nos empregos... nos cargos políticos e forças armadas... etc... O problema é que só um Estado totalitário poderá impor tudo isso. Entra-se rapidamente no puro dirigismo despótico iluminado visando a utopia... ou a "necessidade".

Defendo as cotas no sistema acadêmico, preferivelmente nas ciências sociais.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #193 Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:22:52 »
Eu acho que ter mais negros e pobres se formando em faculdade não trará uma visão muito mais favorável do grupo todo. Acho que é meio como telefone celular e PC. Antes era coisa de rico, agora todo mundo tem. E não é raro se ver críticas do uso dos mesmos nas mãos de pobres. Cotas poderão acabar sendo as casas Bahia dos diplomas. "Ah, eu que não vou me consultar com esses mediquinhos cotistas." "Ah, essa pesquisa só pode ser de psicólogo cotista mesmo".

E com coisas como medicina, acho que há grande risco de haver uma covariância entre mais carentes, logo com mais problemas/riscos de saúde, e atendimento por médicos cotistas, que podem ou não ter mesmo um menor preparo. Daí haverá de qualquer forma correlação de cotistas com mais óbitos e coisas assim. Já vi comentários nesse sentido com relação a médicos negros nos EUA, embora não se falasse de cotas, acho.

Existe a possibilidade, mas não creio muito nisso. Ou melhor, não creio que esta será a percepção da maioria, inclusive por causa do peso da pobreza na percepção do brasileiro. Dá-se mais valor a títulos e posses do que méritos.   

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:11:51 »
Considerando a mesma necessidade não deveríamos chegar à conclusão de quotas na aprovação escolar? X negros aprovados por Y de brancos...

Cotas na aprovação escolar? Esse é um problema que eu adoraria ter. No estado de São Paulo, e parece que essa é uma tendência que está se expandindo para todo o Brasil, vigora a política de aprovação automática. 100% dos negros, 100% dos brancos, 100% dos analfabetos e 100% das crianças que não sabem as 4 operações são aprovadas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:07:48 »
No estado de São Paulo, e parece que essa é uma tendência que está se expandindo para todo o Brasil, vigora a política de aprovação automática.

Na verdade isso se chama "progressão continuada" e é melhor que a repetência. Essa opinião popular de que é pior se deve a vivermos num país de terceiro mundo com uma educação muito ruim, mas não causada ou agravada por isso. Geralmente o que acontece é que os alunos repetentes estão mais próximos em retenção de conteúdo daqueles aprovados do que aqueles que estão começando o ano letivo que repetiriam. A repetência leva a maior evasão o que ajuda a distorcer os números para algo ilusóriamente positivo -- como se você expulsasse todos alunos que não tirassem A e B, sua escola não seria a melhor, mais eficiente, mas principalmente filtraria os alunos. O problema de ter alunos passando de ano sem saber nem ler não é resolvido simplesmente por fazê-los repetir. O que acontecia aqui no terceiro mundo é que repetiam vários anos a mesma série, sem também aprender a ler, até que saiam então da escola. Não é uma opção superior.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #196 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:22:36 »
Considerando a mesma necessidade não deveríamos chegar à conclusão de quotas na aprovação escolar? X negros aprovados por Y de brancos...

Cotas na aprovação escolar? Esse é um problema que eu adoraria ter. No estado de São Paulo, e parece que essa é uma tendência que está se expandindo para todo o Brasil, vigora a política de aprovação automática. 100% dos negros, 100% dos brancos, 100% dos analfabetos e 100% das crianças que não sabem as 4 operações são aprovadas.

Essa aprovação automática acabou de aniquilar a educação pública no Estado.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 17:25:03 por _Juca_ »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:25:41 »
Por outro lado as crianças que vão sendo aprovadas sem saber ler ou sem saber a tabuada também não vão aprender nada nas séries mais avançadas e vão ter problemas de concentração e disciplina que vão prejudicar todos os outros alunos, além dos professores. Isso também não o ideal.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:55:11 »
Obviamente, o sistema não "pressupõe" que o aluno fosse ir passando de ano sem aprender.

Mas quando os alunos repetem várias e várias vezes seguidas, continuavam sem aprender nada e atrapalhavam os alunos menores. Simplesmente é FALSO que isso é melhor do que não haver repetência, não há dados para mostrar uma situação melhor. É só uma intuição popular conservadora.

O próprio termo "aprovação automática" é um espantalho, meio como "kit gay", para provocar rejeição.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #199 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:39:04 »
A aprovação é automática.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!