Autor Tópico: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico  (Lida 33277 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #150 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 09:17:08 »
O que me preocupa mesmo nem é o preconceito com ateus, mas sim o crescimento do número de evangélicos.

2

Apesar das safadezas explícitas que fortalecem cada vez mais as igrejas e de todas as contradições intrínsecas ao culto.

Não vejo muita diferença entre evangélicos e católicos nesse tema.

Compare proporcionalmente a quantidade de políticos pastores e políticos padres hoje no Congresso.

Eu estava falando sobre o tema preconceito do dia a dia, mas a igreja católica ainda tem muito mais influência que a evangélica no congresso, e na mídia. A diferença é que os evangélicos são mais estridentes.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 09:34:16 »
Eu estava falando sobre o tema preconceito do dia a dia, mas a igreja católica ainda tem muito mais influência que a evangélica no congresso, e na mídia. A diferença é que os evangélicos são mais estridentes.

A diferença pra mim é que a ICAR ladra muito e morde pouco. Os evangélicos, ao contrário, votam em quem o pastor manda, formam lobbys no Congresso e sempre que há brechas, propõe projetos de lei impondo as próprias crenças sobre os demais. Basta dar uma corrida nas notícias dos últimos anos sobre projetos que agridem frontalmente a laicidade, como imposição de reza e/ou leitura da bíblia antes de aulas e mesmo sessões de Câmaras municipais, financiamento de shows gospel, distribuição de bíblias em escolas, placas de entrada de cidades com dizeres cristãos, monumentos, etc...Foram todos projetos propostos por evangélicos, muitos foram aprovados graças ao seu cada vez mais forte lobby.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #152 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 09:56:09 »

A diferença pra mim é que a ICAR ladra muito e morde pouco. Os evangélicos, ao contrário, votam em quem o pastor manda, formam lobbys no Congresso e sempre que há brechas, propõe projetos de lei impondo as próprias crenças sobre os demais. Basta dar uma corrida nas notícias dos últimos anos sobre projetos que agridem frontalmente a laicidade, como imposição de reza e/ou leitura da bíblia antes de aulas e mesmo sessões de Câmaras municipais, financiamento de shows gospel, distribuição de bíblias em escolas, placas de entrada de cidades com dizeres cristãos, monumentos, etc...Foram todos projetos propostos por evangélicos, muitos foram aprovados graças ao seu cada vez mais forte lobby.

EU achpo que a ICAR e o protestantismo têm abordagens diferentes para o que eles querem. Ambos querem dinheiro e controle sobre o pensamento das pessoas mas a ICAR já possui seu poder de influência (apesar de estar em aparente decadência) estabelecido, os evangélicos estão construindo agressivamente o seu.

A icar tem um poder de influência tão grande que conseguiu impor sua visão em questões como a pesquisa em células tronco, aborto, casamento homossexual e, terrivelmente, na questão da epidemia de AIDS na África com sua política de preservativos. A ICAR é extremamente sofisticada quando se trata de usar seu poder. E ela tem a vantagem de ser centralizada, diferente do protestantismo.

Todos os representantes mundiais tratam o Papa por Vossa Santidade. A ICAR tem um estado soberano.

Os evangélicos vão se tornar um problema gravíssimo em alguns anos. Mas como eles vão se adaptar a um cenário onde eles têm um poder absurdo e como será a reação da ICAR é uma incógnita.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 10:26:59 »

Nem de longe chega perto do acordo entre o Vaticano e o Brasil, feito no governo do Lula. Aquilo sim é lobby forte.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 10:32:04 »
Eu respondo de duas maneiras:

- Você é tao ateu quanto eu, pois você não respeita o que o senhor manda: não guarda o sábado, fornica fora do casamento, etc... o discurso varia de acordo com a religião da pessoa e, claro, quem é a pessoa. Não sei os podres de todo mundo, então tem vezes em que apenas jogo na cara dela a sua hipocrisia.

- Se você está disposta a me converter, então está disposto a me dar a prova que eu exijo... e daí faço uma cara de psicopata.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 10:35:42 »
A icar tem um poder de influência tão grande que conseguiu impor sua visão em questões como a pesquisa em células tronco, aborto, casamento homossexual e, terrivelmente, na questão da epidemia de AIDS na África com sua política de preservativos. A ICAR é extremamente sofisticada quando se trata de usar seu poder. E ela tem a vantagem de ser centralizada, diferente do protestantismo.

A questão é que, embora a ICAR ainda tenha algum poder, não é suficiente para barrar avanços laicos. Ela pode ser contra essas questões, mas elas avançam, independente da oposição da ICAR, como tem demonstrado a história recente. Ela só consegue alguma coisa quando aceita se unir com a poderosa bancada evangélica.

E além disso, o católico padrão é o "não praticante", que faz sexo antes do casamento, usa preservativo, aborta (segundo recente pesquisa da UnB, que está sendo compartilhado no face, 66% das mulheres que abortaram são católicas) e não vota necessariamente em quem o padre manda. Ou seja, está pouco se lixando para o que a ICAR e o papa dizem. Bem ao contrário dos evangélicos neopentecostais, que aos poucos estão dominando a política e a educação (acho que foi aqui mesmo no CC que postaram uma notícia de denominações evangélicas patrocinando a formação de professores evangélicos de ensino fundamental e médio).

Quanto a África, a questão da não utilização de preservativos não é imposição da ICAR. É verdade que ela apóia essa política, mas ela tem origem bem mais complicada, que alia pura ignorância científica, a prevalência de muitos tabus e pensamentos místicos e uma desconfiança com a "ciência ocidental". A ICAR está lá só pra jogar gravetos em uma fogueira que já existe.

Os evangélicos vão se tornar um problema gravíssimo em alguns anos. Mas como eles vão se adaptar a um cenário onde eles têm um poder absurdo e como será a reação da ICAR é uma incógnita.

O mais provável é que ocorra um retrocesso em tudo o que já foi conquistado até agora.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 10:40:43 »
Não se iluda que os católicos não estão nem aí, é só o Jean Wyllys querer derrubar alguma igreja que vocês vão ver.

A propósito, também sou católico.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 10:44:16 »
Nem de longe chega perto do acordo entre o Vaticano e o Brasil, feito no governo do Lula. Aquilo sim é lobby forte.

Lobby forte? Aquilo foi só mais uma das burradas do Lula.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 11:02:21 »

Você pode ficar de birrinha, mas não se ouviu um só protesto de oposição, situação, mídia, congresso, STF, PGR, ou que quer que seja. Ele iria acontecer fosse quem fosse o presidente, e o Lula teve a honra de cagar ele em cima de nós.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 11:06:36 »
Aliás, eu também tenho receio do avanço dos evangélicos, mas acho que chegaram perto do seu limite.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #161 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 11:16:07 »

A questão é que, embora a ICAR ainda tenha algum poder, não é suficiente para barrar avanços laicos. Ela pode ser contra essas questões, mas elas avançam, independente da oposição da ICAR, como tem demonstrado a história recente. Ela só consegue alguma coisa quando aceita se unir com a poderosa bancada evangélica.

E além disso, o católico padrão é o "não praticante", que faz sexo antes do casamento, usa preservativo, aborta (segundo recente pesquisa da UnB, que está sendo compartilhado no face, 66% das mulheres que abortaram são católicas) e não vota necessariamente em quem o padre manda. Ou seja, está pouco se lixando para o que a ICAR e o papa dizem. Bem ao contrário dos evangélicos neopentecostais, que aos poucos estão dominando a política e a educação (acho que foi aqui mesmo no CC que postaram uma notícia de denominações evangélicas patrocinando a formação de professores evangélicos de ensino fundamental e médio).

Quanto a África, a questão da não utilização de preservativos não é imposição da ICAR. É verdade que ela apóia essa política, mas ela tem origem bem mais complicada, que alia pura ignorância científica, a prevalência de muitos tabus e pensamentos místicos e uma desconfiança com a "ciência ocidental". A ICAR está lá só pra jogar gravetos em uma fogueira que já existe.

O mais provável é que ocorra um retrocesso em tudo o que já foi conquistado até agora.

Eu não discordo em essência do que você está colocando, principalmente no que se refere aos católicos não praticantes (os quais o Ratzinger ao assumir seu posto deu uma atenção especial a eles) e os evangélicos praticantes (apesar de a maioria ser um praticante de fachada somente), meu ponto é que a ICAR tem um grau de sofisticação e sutilidade inacreditável. No exemplo das camisinhas na África eles fomentam a ignorância, padres, no caso dos católicos, têm um poder de influência muito grande em populações à margem da sociedade, ai um ouve do padre e fala para o vizinho, que fala para o primo, que fala para o amigo. Nesse caso em especial não são os únicos culpados, mas têm sua parcela. Têm países onde 1/4 da população está infectada. É um crime tão grave quanto o Santo Ofício.

O retrocesso já está em andamento, a incógnita será como será que os evangélicos lidarão com essa ascenção e como a ICAR vai lidar com a decadência. O laicismo já está morrendo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #163 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 13:09:36 »
Qual acordo?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/documentos/integra-do-acordo-entre-o-brasil-e-o-vaticano/

Lendo por cima parece um acordo que só regulariza o que de fato sempre ocorreu. Tirando umas partes onde o Vaticano fica obrigado a respeitar a legislação brasileira, somente o brasil tem deveres no acordo.

É isso o celeuma? Tem algo que eu não percebi?

Estranho foi esse acordo não ter sido assinado antes.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 12:07:53 »
Qual acordo?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/documentos/integra-do-acordo-entre-o-brasil-e-o-vaticano/

Lendo por cima parece um acordo que só regulariza o que de fato sempre ocorreu. Tirando umas partes onde o Vaticano fica obrigado a respeitar a legislação brasileira, somente o brasil tem deveres no acordo.

É isso o celeuma? Tem algo que eu não percebi?

Estranho foi esse acordo não ter sido assinado antes.

E onde fica a laicidade do Estado?

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #166 Online: 07 de Março de 2013, 14:42:45 »
Talvez um futuro que eu temo esteja mais próximo do que eu imaginava. Foi o que pensei hoje, quando vi a notícia da eleição do Pastor Marco Feliciano para presidente da Comissão dos Direitos Humanos. Aquele mesmo do vídeo indecente postado hoje pelo Johnny ../forum/topic=4428.6200.html#msg737179 , que já declarou “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato.” e “Sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, aids. Fome… Etc” e que foi contra a aprovação da lei anti-homofobia.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/03/marco-feliciano-e-eleito-presidente-da-comissao-de-direitos-humanos.html

O rápido aumento do número de evangélicos e a crescente presença de seus representantes na bancada me deixa assustada. Tenho medo de um futuro com cada vez mais gente como Marco Feliciano no poder, no qual seja possível a eleição de um Edir Macedo, de um Silas Malafaia em cargos cada vez mais importantes, criando e aprovando leis... isso me preocupa.

Talvez tenha soado um tanto Regina Duarte da minha parte, mas é sério.  :|

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #167 Online: 07 de Março de 2013, 15:15:20 »
Falando sério: se eu fosse homossexual, ia estar muito indignado com isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #168 Online: 07 de Março de 2013, 15:28:53 »
Qualquer um que tenha bom senso fica indignado.
E o pior de tudo, é que este pessoalesta cada vez mais blindados...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 07 de Março de 2013, 16:02:09 »
Talvez um futuro que eu temo esteja mais próximo do que eu imaginava. Foi o que pensei hoje, quando vi a notícia da eleição do Pastor Marco Feliciano para presidente da Comissão dos Direitos Humanos. Aquele mesmo do vídeo indecente postado hoje pelo Johnny ../forum/topic=4428.6200.html#msg737179 , que já declarou “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato.” e “Sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, aids. Fome… Etc” e que foi contra a aprovação da lei anti-homofobia.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/03/marco-feliciano-e-eleito-presidente-da-comissao-de-direitos-humanos.html

O rápido aumento do número de evangélicos e a crescente presença de seus representantes na bancada me deixa assustada. Tenho medo de um futuro com cada vez mais gente como Marco Feliciano no poder, no qual seja possível a eleição de um Edir Macedo, de um Silas Malafaia em cargos cada vez mais importantes, criando e aprovando leis... isso me preocupa.

Talvez tenha soado um tanto Regina Duarte da minha parte, mas é sério.  :|

Mas a sociedade de um modo geral não reflete esse medo, até mesmo entre evangélicos. Talvez seja mais um efeito "Bruce Waine", onde o "super-vilão" aparece em resposta ao "super-herói", do que qualquer outra coisa. Hoje gays até podem até se casar, então é de se esperar que a turma homofóbica fique mais estridente com essa "ameaça" ao seus "costumes".

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #170 Online: 07 de Março de 2013, 16:17:10 »
Mas a sociedade de um modo geral não reflete esse medo, até mesmo entre evangélicos.

Mas a sociedade de um modo geral pode não refletir esse medo (e não reflete mesmo) porque não faz a menor ideia do que acontece, ou porque simplesmente não se importa ou ainda porque grande parte dela, infelizmente, é evangélica.

Talvez seja mais um efeito "Bruce Waine", onde o "super-vilão" aparece em resposta ao "super-herói", do que qualquer outra coisa. Hoje gays até podem até se casar, então é de se esperar que a turma homofóbica fique mais estridente com essa "ameaça" ao seus "costumes".

Tomara, Juca...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 07 de Março de 2013, 19:44:37 »

Eu não discordo em essência do que você está colocando, principalmente no que se refere aos católicos não praticantes (os quais o Ratzinger ao assumir seu posto deu uma atenção especial a eles) e os evangélicos praticantes (apesar de a maioria ser um praticante de fachada somente), meu ponto é que a ICAR tem um grau de sofisticação e sutilidade inacreditável. No exemplo das camisinhas na África eles fomentam a ignorância, padres, no caso dos católicos, têm um poder de influência muito grande em populações à margem da sociedade, ai um ouve do padre e fala para o vizinho, que fala para o primo, que fala para o amigo. Nesse caso em especial não são os únicos culpados, mas têm sua parcela. Têm países onde 1/4 da população está infectada. É um crime tão grave quanto o Santo Ofício.

O retrocesso já está em andamento, a incógnita será como será que os evangélicos lidarão com essa ascenção e como a ICAR vai lidar com a decadência. O laicismo já está morrendo.

Quando você diz Africa quer dizer que país? A maior parte da África é muçulmana.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 07 de Março de 2013, 19:47:50 »

Você pode ficar de birrinha, mas não se ouviu um só protesto de oposição, situação, mídia, congresso, STF, PGR, ou que quer que seja. Ele iria acontecer fosse quem fosse o presidente, e o Lula teve a honra de cagar ele em cima de nós.

Poxa, além de você saber o futuro alternativo você está dizendo que o Lula não é tão diferenciado assim, já que fez exatamente o que os outros fariam?
« Última modificação: 07 de Março de 2013, 19:52:57 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #173 Online: 07 de Março de 2013, 19:56:18 »
O islamismo só é predominante no norte da África. Na subsaariana que é onde a epidemia de Aids é terrível a esmagadora maioria é de cristãos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #174 Online: 08 de Março de 2013, 11:38:08 »
Segundo o jornal Estado de Minas são essas as propostas do Chefe do Rebanho:

Propostas apresentadas por Feliciano
» Convocação de plebiscito sobre o reconhecimento legal da união homossexual como entidade familiar.
» Sustação da aplicação da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconhece como entidade familiar a união entre pessoas do mesmo sexo e a antecipação do parto de fetos anencéfalos.
» Obrigatoridade de ensino religioso nas escolas.
» Criação do Programa “Papai do céu nas escolas”.
» Estabelecimento de sanção penal e administrativa para quem pratica o sacrifício de animais em rituais religiosos.
» Proíbição de anúncios de prostituição em classificados de jornais e de revistas de livre venda e circulação.
» Defesa de alterações nas regras do Conselho Federal de Psicologia para autorizar tratamento para a cura da homossexualidade.
» Reinclusão nos currículos da educação básica, a partir do primeiro ano do ensino fundamental, da disciplina educação moral e cívica.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/03/08/interna_politica,355423/comissao-de-direitos-humanos-na-camara-e-reuniao-de-pastores.shtml

:no:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!