Interessante, quem define se um produto esta supervalorizado ou não? Partindo de que base? Especificação técnica? Só isso conta no preço de um produto?
Institutos de pesquisa fazem as médias. Produtos com especificações técnicas têm preços semelhantes, que têm uma margem aceitável na precificação por motivos óbvios.
Os institutos de análise e defesa do consumidor, notando o preço de um produto com uma dispersão muito grande da média praticada, averiguam o motivo, seja o preço muito mais alto ou muito mais baixo do que o normal.
E dia 25 de dezembro o papai noel chega, na páscoa os coelhinhos deixam ovos de chocolate embaixo dos nossos travesseiros...
Não é melhor e mais prático os consumidores pesquisarem sobre o que vão comprar do que o governo ficar regulando todo os produtos disponíveis no mercado o tempo todo para saber se eles estão caros ou baratos?
Não, pois o povo não tem tempo hábil para saber quais fatores determinam a precificação de um bem no mercado. A população nunca será unitária quanto à qualquer tipo de pesquisa, por uma série de fatores, incluindo tempo, já o governo pode, facilmente, acabar com o problema.
Se o produto tiver propaganda enganosa, como já disse e repito, é uma coisa, se está unicamente caro para o que entrega, é outra. No primeiro caso ele deve ser denunciado e investigado, no segundo, não vejo motivo para o governo se meter.
Expanda o cenário para os bens necessários para a subsistência que o seu argumento perde sentido. Depois, veja as políticas pelo desenvolvimento do consumo adotadas pelo governo e entenda porque bens de consumo não podem ter preços completamente aleatórios.
É um mal caráter e um babaca, porque vende um produto mediante aproveitamento indevido dos componentes de mercado e porque vende, na maioria das vezes, produtos por um preço tão alto que certamente nenhum cliente volta para comprar outro.
Se o produto é tão ruim e tão fadado ao fracasso (e eu acho que no caso deste tablet é mesmo), para que intervenção governamental? É questão de tempo até ninguém mais comprar.
A câmera deles é péssima e é anunciada há anos e teoricamente continua sendo vendida. A propaganda serve para isso.
Não entendo muito essa lógica de que o governo não deve se meter no mercado com estatais por ser incompetente, por exemplo, mas deve se meter para definir preços de produtos.
Gestão, administração e gerenciamento são coisas diferentes, assim como a aplicação da lei. O governo não deve gerir empresas produtivas porque não tem incentivos suficientes para ser eficaz como a iniciativa privada, porém, este pode pode, e deve, criar mais incentivos para a iniciativa privada manter-se nos eixos, já que não existem os naturais ou que estes estão insulfcientes.
E insistindo: não estou falando de propaganda enganosa ou produtos fraudulentos, que são questão de polícia, mas de produtos "caros" x produtos "baratos".
A resposta já foi dada.