Autor Tópico: Tablet Tekpix é vendido no Brasil pelo dobro do preço do iPad 4  (Lida 27204 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Tablet Tekpix é vendido no Brasil pelo dobro do preço do iPad 4
« Resposta #50 Online: 01 de Março de 2013, 18:06:45 »
Como subjetividade de valor não influencia no preço de mercado? Existem milhares de produtos que se baseiam somente na subjetividade do valor. Qual o valor de uma pintura? Qual o valor de um prato de macarrão ao sugo? Como se calcula? Dando as especificações das tintas e dos ingredientes? Não se leva em conta o valor subjetivo do sabor e de quem preparou o prato?A subjetividade é a mola-propulsora do mercado da moda, da arte, de antiguidades, design, etc.....

Acho que nessas coisas uns podem tentar defender que "ah, esse macarrão é do mais puro trigo dos montes italianos de Lugarcchiqui", "esse vinho é feito de uvas selecionadas manualmente por monges beneditinos e pisadas por lésbicas lipstick suecas nuas que fizeram depilação a laser no corpo todo", como se fosse algo "objetivo" como uma especificação mais técnica de hardware.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #51 Online: 01 de Março de 2013, 22:39:18 »
Ações da bolsa, por exemplo, podem variar por causa da oferta e da demanda, assim como podem variar por causa de políticas econômicas, inadimplência, falências, alterações no câmbio ou fusões, mesmo sem haver diferença entre a quantidade demandada e ofertada.

Acho que quando se diz que o preço é determinado por "oferta e demanda" geralmente, ao menos não-academicamente (mas acho que até em literatura especializada, de vez em quando, senão na mairo parte do tempo), não se está se referindo apenas à "quantidades" em oferta e a "quantidade demandada"*, mas sim ao "resultado final" das condições de oferta, e como a demanda responde a isso. Seja lá qual for o contexto que tenha levado a ofertarem numa condição ou outra, e a demanda a reagir como quer que reaja. 

* o que parece uma noção meio marxistóide de mais-valia aplicada a "quantidade" em vez de apenas horas trabalhadas.

A teoria "marxistóide" também se aplica ao produto, na verdade, sempre se aplica no produto, pois segundo ela o bem é valorizado, principalmente, na esfera produtiva, não na comercial.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #52 Online: 01 de Março de 2013, 22:43:54 »
A avaliação de custo é para saber o minimo a ser vendido, o máximo é simples lei de oferta e procura.

Administração de empresas tornou-se a tarefa mais fácil do mundo e eu não fiquei sabendo? Leia um pouquinho sobre modelos de competição, maximização de lucros e gráficos de custos, para começar. A microeconomia e a precificação não são simples como um gráfico de oferta e demanda. Além destes, são muitos os outros fatores. Você está desconsiderando a própria subjetividade do que clama, e ignorando completamente a objetividade do valor e do preço.

Quem disse que administrar uma empresa é fácil? Achar algo que tenha procura suficiente para cobrir os custos de produção e tenha lucro ja é uma batalha, achar um produto que além de cobrir os custo de um lucro suficiente para crescimeto é uma batalha maior. Manter a demanda pelo seu produto crescente é uma verdadeira guerra, mas nada disso foge da lei da oferta e da procura.

O que vender para que as pessoas procurem o meu produto? Qual o diferencial do meu produto para que a procura por ele seja maior que a procura pelo produto concorrente? Se ambos são iguais, talvez usar uma propaganda legal aumente o valor subjetivo do meu produto em detrimento ao concorrente.

Preço não é determinado somente pela oferta e a demanda, isso é fato, você pode conferir no que eu citei. Novamente, a variação não é redutível como você propôs, isso vai diretamente contra a subjetividade do preço que você anteriormente citou.

O material da tekpix tem mínima ou nula diferença dos demais do mercado, é baseado em uma propaganda tendenciosa ou enganosa e tem preços extremamente altos, tanto em relativo quanto em absoluto com os produtos mais caros disponíveis no mercado. Se você ainda acha que é por falta objetividade que o preço variou, não vou perder tempo repetindo tudo o que já escrevi.

Me de exemplos de preços que não variam de acordo com a oferta e a procura, please. E não vai contra a subjetividade, é ela que faz com que produtos iguais tenham preços diferentes, e até preços maiores para produtos inferiores, caso muito comum na indústria da moda.

Se a venda por valor alto é por propaganda enganosa, existe um delito que deve ser evitado e punido, agora, a qualidade e especificação técnica de um produto não devem servir como marco para se estipular um valor máximo que um produto deve ter, isso é ridículo.

Você primeiro diz que a subjetividade estava por mim sendo ignorada, depois falou que é a lei da oferta e demanda puramente quem define o preço. Isso é contraditório, a subjetividade do preço só é subjetiva por não ser mensurada, quando é mensurável se torna objetivo. A menos que você esteja seguindo uma escola de pensamento que vá totalmente contra isso, o que você disse é contraditório.

Ações da bolsa, por exemplo, podem variar por causa da oferta e da demanda, assim como podem variar por causa de políticas econômicas, inadimplência, falências, alterações no câmbio ou fusões, mesmo sem haver diferença entre a quantidade demandada e ofertada.

Se você acha que é ridículo regular o preço, a opinião é sua e eu respeito. Mas saiba que a variação generalizada, do modo presente, é negativa para todos os escopos econômicos, só ler o que eu sugeri e ter o mínimo de bom senso para entender, esse argumento pela falta de manutenção nos preços não se sustenta.

E subjetividade não aumenta ou diminui a demanda? Uma marca que vende uma camiseta de péssima qualidade não tem demanda até que um valor subjetivo é agregado a marca e ela passa a ser procurada, aumentando a demanda e, consequentemente o valor do produto. Isso é tão óbvio, não adianta ler 3000 livros e trabalhos se não se entende a base.
O preço varia de diversos modos, que podem sequer arranhar as linhas do equilíbrio de mercado, ou maximização de lucros. Por isso que é possível que um cara que venda um produto ruim com muita propaganda enganosa sobreviva tanto tempo no negócio.

E meu Deus do céu, inadimplência, políticas econômicas, falências, alterações no cambio e fusões são todos motivos para mudanças na balança de demanda e oferta, e é essa mudança que que causa o aumento ou diminuição do valor de uma ação.
Você claramente não tem a mínima idéia de como funciona a precificação de ativos de risco, não utilizarei mais como exemplo.

A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #53 Online: 01 de Março de 2013, 22:47:43 »
regular o preço normalmente não faz sentido, salvo exceções como um monopólio do governo,  etc. 
Esse argumento também não faz sentido. Se o governo detém um monopólio, não haverá ninguém para fazer regulação, talvez você quisesse ter dito "monopólio permitido pelo governo", o que faria mais sentido, mas ainda não seria regra, não são todos os casos em que um monopólio pode cobrar valores abusivos dos clientes.

Não tem sentido uma investigação desse produto salvo que haja suspeita de lavagem de dinheiro.
Se fossem medicamentos para a cura da AIDS, valeria a pena abaixar o preço? Por quê?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #54 Online: 01 de Março de 2013, 22:53:20 »
Não argumentou bosta  nenhuma,  só enrolou.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #55 Online: 01 de Março de 2013, 23:04:50 »
Price:
Te aconselho a começar a assistir aos vídeos de economia da Khan Academy

<a href="http://www.youtube.com/v/CWiHA5XtqgU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/CWiHA5XtqgU</a>
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Março de 2013, 23:09:34 »
regular o preço normalmente não faz sentido, salvo exceções como um monopólio do governo,  etc. 
Esse argumento também não faz sentido. Se o governo detém um monopólio, não haverá ninguém para fazer regulação, talvez você quisesse ter dito "monopólio permitido pelo governo", o que faria mais sentido, mas ainda não seria regra, não são todos os casos em que um monopólio pode cobrar valores abusivos dos clientes.

Não tem sentido uma investigação desse produto salvo que haja suspeita de lavagem de dinheiro.
Se fossem medicamentos para a cura da AIDS, valeria a pena abaixar o preço? Por quê?

falei de um monopólio de um serviço prestado pelo governo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #57 Online: 01 de Março de 2013, 23:27:57 »

O mesmo para você.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #58 Online: 01 de Março de 2013, 23:47:04 »

O mesmo para você.

Estranho,  porque todos entenderam e concordaram,  mas você deve ser do time do cientista,  que não erra nem quando erra. Aprenda Price,  ficar tentado enrolar usando nomes e títulos de livro pode funcionar no seu grupo não de amigos,  aqui não. 
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #59 Online: 02 de Março de 2013, 00:10:25 »
"E assim, o barata sai do seu habitat, com um Ad populum e uma conclusão irrelevante."

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 03 de Março de 2013, 09:18:32 »
"E assim, o barata sai do seu habitat, com um Ad populum e uma conclusão irrelevante."

Price, sei não, olhando o tópico agora, depois de um tempo sem entrar, a impressão que dá é que você está bastante enrolado, mesmo, trazendo para o assunto coisa que pouco ou nada tem a ver (controle da AIDS, bolsa de valores, derivativos, produtos alimentícios ou essenciais - nada disso tem a ver com o assunto discutido aqui, ou tem muito pouco).

Para não "perder", você está defendendo com unhas e dentes o que sempre condenou - a intervenção intensiva do Estado na economia, a ponto do governo ter que regular o preço de um tablet da Tekpix. Cadê a tão falada auto-regulação do Mercado? Porque se o governo vai ter que se meter no mercado para determinar se o tablet da Tekpix está caro ou barato, fudeu tudo, podemos estatizar essa porcariada toda, o mercado é inepto para determinar até mesmo o que é caro ou barato. Estamos nas mãos dos sábios do Estado para nos dizer o que devemos ou não comprar, e a que preço.

E sim, sua linha de argumentação lembra muito o Cientista :lol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #61 Online: 03 de Março de 2013, 13:14:59 »

Price, sei não, olhando o tópico agora, depois de um tempo sem entrar, a impressão que dá é que você está bastante enrolado, mesmo, trazendo para o assunto coisa que pouco ou nada tem a ver (controle da AIDS, bolsa de valores, derivativos, produtos alimentícios ou essenciais - nada disso tem a ver com o assunto discutido aqui, ou tem muito pouco).

Para não "perder", você está defendendo com unhas e dentes o que sempre condenou - a intervenção intensiva do Estado na economia, a ponto do governo ter que regular o preço de um tablet da Tekpix. Cadê a tão falada auto-regulação do Mercado? Porque se o governo vai ter que se meter no mercado para determinar se o tablet da Tekpix está caro ou barato, fudeu tudo, podemos estatizar essa porcariada toda, o mercado é inepto para determinar até mesmo o que é caro ou barato. Estamos nas mãos dos sábios do Estado para nos dizer o que devemos ou não comprar, e a que preço.

E sim, sua linha de argumentação lembra muito o Cientista :lol:...

Fabrício, uma pessoa pode ter várias opiniões. Você não me conhece, leve em consideração que sou um anônimo, e que posso ser louco que a cada dia achar que sou alguém diferente.

-
Não, o mercado não é capaz de se regular em todas as situações, descobri isto logo depois que comecei a me sustentar operando justamente onde o governo não está. O meu salário é várias vezes maior do que a média salarial nacional, e eu basicamente não faço nada o dia inteiro. Isso é suficiente para que eu note (o óbvio) que o mercado não é homogêneo, se divide claramente com os interesses, do capitalista e da população, que podem ser os mesmos, ou não. É só analizar o caso atual para constatar isso.
A livre concorrência é uma necessidade do livre mercado, ela beneficia o povo, a liberdade de iniciativa também, que beneficia o povo e/ou o capitalista, dependendo do caso, a possibilidade de operar os preços pode beneficiar o povo, um capitalista somente, ou pode causar maleficios em todo o mercado. Por causa da inexatidão de uma ciência sabidamente não exata, é completamente relativo quando se deve defender o livre-mercado ou atacá-lo, o caso atual é o segundo cenário.

Como eu lhe disse desde o início, a crítica não é à necessidade de x ou y, ou incapacidade de x ou y, mas sim, ao fato de que uma empresa está indo completamente contra todas as "forças" do mercado. Quando uma empresa consegue isso sustentavelmente, é necessário averiguar o motivo simplesmente porque, teoricamente, o mercado de eletroeletrônicos faz com que as empresas adotem os preços padrão do mercado (price taking), logo, se uma empresa foge disso e coloca os seus preços nas alturas há algo surreal acontecendo.
Sim, não nego que existem fatores que permitem que uma empresa pratique preços altíssimos, nem os listarei pois todos aqui sabem, mas, no caso atual, aparentemente não há justificativa "natural" para este cenário. Por quê? Simples. O produto não tem nenhum diferencial - de origem na produção ou no consumo - em relação aos outros produtos, que já são extremamente caros, que justifique uma diferença diametral nos preços. Tendo em vista que a tekpix não tem porte para fazer jogo de mercado com multinacionais com valor de mercado milhares de vezes maior que a dela, e que a mesma, de algum modo, consegue fazer os seus produtos serem atrativos para o público, pode-se presumir que algo "não bate".

Concordo também com a necessidade de que as pessoas devam pesquisar o preço das coisas antes de fazer compras, de modo que devem perceber quando o preço de algo está múltiplas vezes mais alto do que os seus semelhantes. Felizmente as teorias sobre o mercado seguem a realidade e funcionam com presunções, a mais praticada todos sabem; "quem conhece melhor o mercado tem vantagens comparativas", por isso, comparativamente, os capitalistas têm uma capacidade muito maior de alterar a naturalidade do comércio do que o povo que certamente não têm facilidade para se organizar. Sendo assim, assim como o governo por vezes tem de influenciar na economia em certos cenários em que os capitalistas estão em prejuízo, ou que é necessária a atração de pessoas a certo setor, o mesmo deve ser feito quando o povo está sendo prejudicado.

Considerando o que foi dito, a possibilidade de fraude na administração da empresa ou na propaganda e a anormalidade notada, não vejo motivos para que o Estado não faça uma pesquisa sobre as precificações sobre o que eles revendem e sobre o que supostamente produzem.

Por fim, boa parte das suas perguntas já foram feitas e respondidas anteriormente, só recuar no tópico para encontrar.

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #62 Online: 03 de Março de 2013, 13:46:26 »
A Tekpix tem um diferencial estratégico para compensar seu alto custo, propaganda extenuante em redes de televisão diariamente nos programas mais populares, ausência de burocracia para conceder crédito aos seus consumidores (os altos preços acabam cobrindo a inadimplência que não deve ser baixa), entrega sem sair de casa, a pessoa tem toda a comodidade ao adquirir o produto pagando bem caro por isso.

É óbvio que qualquer um que tenha uma mínima noção dos valores de produtos similares dará gargalhadas das "vantagens" oferecidas por essa empresa mas propaganda enganosa não foi feita, eles não prometem coisas que ela não faz.

Intervenção estatal em um caso desse seria equivalente a matar um pernilongo com um tiro de bazuca, liberdade serve para isso, ter o direito de tomar decisões, incluindo as ruins e quem sabe aprender com elas, muito melhor algumas pessoas ingênuas pagarem caro por um produto ruim do que governo se metendo no mercado.
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 13:57:35 por Lightman »
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #63 Online: 03 de Março de 2013, 13:50:07 »
Para servir de comparação, alguém se lembra do Nutry Shark? Aquelas pílulas de farinha que diziam ser compostas de cartilagem de tubarão que substituiria qualquer tratamento de osteosporose se consumido com regularidade?

Esse é um exemplo de propaganda enganosa que mereceu a (tardia) intervenção estatal
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 13:53:16 por Lightman »
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 03 de Março de 2013, 20:43:43 »
Talvez o grande diferencial da Tekpix seja esse mesmo, ela fala a língua do seu publico alvo. A forma como ela faz propaganda atinge as camadas da população que está melhorando seu padrão de vida e quer consumir produtos como cameras digitais e tablets pela primeira vez melhor do que as outras empresas fazem... só especulando, claro.
"Deus prefere os ateus"

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #65 Online: 03 de Março de 2013, 20:57:24 »
O diferencial é que ela é a única que faz propaganda na TV em programas populares ou no intervalo deles.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #66 Online: 04 de Março de 2013, 00:55:42 »
Até eu que sou de esquerda sou contra o governo intervir num negócio desses...
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #67 Online: 04 de Março de 2013, 08:42:07 »
Não tem sentido uma intervenção nesse setor.
Porque isso praticamente criaria uma tabela fixa de preços, e com a tributação altissima principalmente sobre importados (já que a maioria dos componentes de aparelhos eletrônicos vem do exterior) ficaria dificil alguma empresa séria oferecer produtos de qualidade no mercado brasileiro e abrir mão de uma parte do lucro (não que isso não seja feito atualmente).
« Última modificação: 04 de Março de 2013, 09:27:07 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #68 Online: 04 de Março de 2013, 09:23:55 »

Se você algum dia se desse o trabalho de desenvolver algum argumento, poderia ter alguma moral pra falar de alguém, mas...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #69 Online: 04 de Março de 2013, 09:37:28 »

Se você algum dia se desse o trabalho de desenvolver algum argumento, poderia ter alguma moral pra falar de alguém, mas...

Juca, vai chupar o saco do Lula em outro tópico que esse é muito complicado pra voce.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #70 Online: 04 de Março de 2013, 09:39:07 »

Juca, vai chupar o saco do Lula em outro tópico que esse é muito complicado pra voce.

Apelou, denunciado.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #71 Online: 04 de Março de 2013, 09:41:02 »
Para servir de comparação, alguém se lembra do Nutry Shark? Aquelas pílulas de farinha que diziam ser compostas de cartilagem de tubarão que substituiria qualquer tratamento de osteosporose se consumido com regularidade?

Esse é um exemplo de propaganda enganosa que mereceu a (tardia) intervenção estatal

Então o Estado pode alterar a situação dos "medicamentos" mãs não pode alterar a situação dos eletroeletrônicos? Qual a justificativa da presença em um setor e a omissão em outro?
« Última modificação: 04 de Março de 2013, 09:51:42 por Price »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #72 Online: 04 de Março de 2013, 09:42:02 »

Apelou, denunciado.

Kkkk....  O bebezão veio provocar, tomou de volta e saiu chorando pra mãe.
« Última modificação: 04 de Março de 2013, 09:47:15 por Barata Tenno »

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #73 Online: 04 de Março de 2013, 09:45:13 »
Não sei se o que acho deve valer algo, mas não tinha a menor necessidade desta troca de farpas JucaxBarata neste tópico. Entre PricexBarata também era desnecessário, mas tava engraçado até...

Mas para tudo, vamos falar da novissima TekPix... :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #74 Online: 04 de Março de 2013, 09:50:57 »
Talvez o grande diferencial da Tekpix seja esse mesmo, ela fala a língua do seu publico alvo. A forma como ela faz propaganda atinge as camadas da população que está melhorando seu padrão de vida e quer consumir produtos como cameras digitais e tablets pela primeira vez melhor do que as outras empresas fazem... só especulando, claro.
Toda propaganda enganosa "fala a língua do público alvo", assim como a dos "medicamentos" citados anteriormente. São propagandas que apelam à ignorância do consumidor. É simples notar que o modus operandi de empresa não pode ser legal.

Não tem sentido uma intervenção nesse setor.
Porque isso praticamente criaria uma tabela fixa de preços, e com a tributação altissima principalmente sobre importados (já que a maioria dos componentes de aparelhos eletrônicos vem do exterior) ficaria dificil alguma empresa séria oferecer produtos de qualidade no mercado brasileiro e abrir mão de uma parte do lucro (não que isso não seja feito atualmente).
Isso é um declive escorregadio. Não há objetivo em tabelar preços, e sim de aplicar um método estatístico simples para notar valores absurdamente fora da prática do mercado. É o mercado que determina o preço aceitável, para as empresas e para os consumidores, e não o Estado.
Sendo o próprio mercado determinando as práticas, só cabe ao Estado analizar o motivo da empresa ter rendimentos tão grandes em produtos sem ter problemas com o mercado. Isso já é feito, similarmente, com os impostos, basta um pouco de boa vontade para analizar os casos denunciados que, evidentemente, serão menores que todos os praticados. Sendo assim, as denúncias demonstram a real insatisfação do consumidor com o produto, e não a insatisfação do mercado, ou seja, casos como o da Apple poderiam não ser considerados abusivos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!