Vou dividir a sua pergunta, para ser claro.
Deixa ver se eu entendi tudo que postou até agora, Price:
Sim.
Você gostaria que o Governo se intrometa em alguns produtos de forma especifica, sem generalizar, quando estes tenham preços abusivos,
Se intrometa nos produtos que tiverem valores altamente dispersos da média do mercado sem justificativa, sim.
independentemente dos custos e da estratégia de mercado da empresa mesmo tendo concorrentes melhores e mais baratos,
Não. Isso é uma justificativa. A empresa, se tiver altos custos na produção, tem uma excelente justificativa para cobrar altos preços. Obviamente nenhuma empresa, com valores altos causados por estes fatores pode sobreviver por tanto tempo, mas isto não é, de modo algum, motivo para que o governo forçe o seu fechamento ou algo do tipo.
não importando se o meio publicitário é mal visto sob algumas óticas, que sobrevivam da falta de informação das massas,
O meio publicitário e/ou a empresa devem ser punidos se a propaganda for abusiva, influenciando na compra de um produto comprovadamente ruim. Porém, a propaganda vai ser basicamente igual, em teor, em qualquer tipo de empresa, independentemente do valor, ela será basicamente igual. Como eu disse, não faz sentido punir a propaganda X quando o produto é vendido a Y e não punir a mesma propaganda X quando o produto é vendido a X/4.
e que isso não seja de forma tabelada, sem ter uma "base referencial" para avaliar as especificações técnicas do conteúdo do produto
A base referencial, tanto de preço quanto de especificações técnicas vêm dos produtos semelhantes no mercado, salvas as tecnologias "exclusivas". Ou seja, tanto na comparação com o preço de mercado e com as especificações técnicas dos produtos semelhantes (que têm os valores que também devem ser comparados, formando um ciclo vicioso) estão a base para que o governo decida se o produto está irregular.
Se a tekpix tivesse produtos completamente únicos, essa comparação seria completamente impossível, isso é proposital, e fica para ser discutido depois.
e sem que isso tudo cause efeito colateral em outros produtos/setores?
Uma empresa praticando crimes, de fato, vai causar malefício a todo o sistema; o dinheiro que poderia comprar dezenas de aparelhos compra somente um, paga 10x menos salários, 10x menos impostos, movimenta muito menos dinheiro na economia e concentra a renda mas para dezenas de vezes mais lucros.
Com certeza as empresas serão afetadas com as decisões, terão de seguir as forças de mercado, solidariamente (como o capitalismo deveria ser) ou terão de ter mais incentivos, vindos do governo.