Autor Tópico: Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes  (Lida 108602 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #1450 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 17:18:57 »
[...]
Ele são voluntários. Novamente, voluntários. Terceira vez pra gravar, voluntários.
Você realmente acredita nisto, visto que eles são funcionários do estado cubano?
Tem evidencias do contrário?

Não.

E você tem alguma de que eles são voluntários, fora as declarações oficiais fornecidas pelos funcionários do governo cubano?

Até a dissidente que esta com o DEM disse que veio voluntariamente.

Ja respondendo ao seu outro posto, ser funcionário do governo e ser voluntário não não são coisas excludentes. todos os médicos cubanos em Cuba são funcionários do governo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1451 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 18:09:44 »
Citação de: Barata
O site fala sobre a alíquota máxima, não diz nada sobre a mínima e muito menos sobre isenção, leia direito suas fontes.

Ué, pelo menos eu tenho uma fonte, cadê a sua?  :hihi: No documento que você colocou não vi nada sobre valores de isenção, imposto mínimo  e máximo, etc. Só vi mesmo dados sobre impostos em relação ao PIB. Onde fala de isenção ou faixas de tributação nele?

Sobre o imposto sobre consumo, eles pagam além de no mínimo 48% de imposto de renda, ainda pagam mais 25% de imposto sobre consumo na Suécia, logo, pela sua lógica, o estado sueco explora seus cidadãos e eles são semi-escravos do governo.

Minha lógica não é essa. A Suécia cobra estes impostos dentro do seu território, segundo seus próprios critérios. Dois suecos em condições análogas pagarão o mesmo valor. Nenhum problema nisso.

Já no caso do Programa Mais Médicos, um médico sueco receberá R$ 10.000, enquanto um cubano receberá por volta de R$ 1.000 (US$ 400, pelo que disse a dissidente), ou perto disso.

A sua lógica é que isso está muito bom, porque em Cuba eles recebem um salário de merda. O que me força a ser repetitivo ao extremo e lançar novamente a idéia de contratar africanos só pela comida.

Sobre o tipo de casas, etc, a qualidade de vida em cada país é indiferente ao assunto, o ponto que eu tento demonstrar desde o início é que estados diferentes retiram porcentagens diferentes como taxa de seus cidadãos, e isso apenas isso não serve como argumento de exploração, vida escrava, ou qualquer outro argumento do tipo que voce queira usar.

Barata, novamente sendo repetitivo, os Estados tem soberania para tirar o quanto quiserem dos seus cidadão. O que não faz sentido é cidadãos estrangeiros em território brasileiro, sob as leis brasileiras, com as mesmíssimas condições de trabalho, serem tratados de maneira totalmente diversa.

Mas nada disso muda o fato de que quem contrata a mão de obra desses países não tem responsabilidade nenhuma no modo com que o país de origem dos trabalhadores faz sua distribuição de renda.

Mais um ponto positivo para os trabalhadores africanos virem para o Brasil.

Sim, os Suecos sofrem risco de deportação, a regra é a mesma, o visto é de trabalho e se o contrato de trabalho for terminado eles podem ser deportados. Vistos de trabalho no Brasil so valem para o emprego que foi inscrito a aplicação, trocas de emprego necessitam de nova aplicação para visto. Eu corro o risco de ser deportado se for demitido, se for demitido ou quiser mudar de emprego tenho que procurar outro emprego antes de ser mandado embora e aplicar para outro visto, ja que a partir da demissão eu tenho 15 dias pra deixar o país.

Ah, então se o médico cubano perder o emprego no Mais Médicos é só ele procurar outro, como você pode? ufa, fico mais aliviado.

Liberdade de expressão limitada, eu não posso falar nada que comprometa a empresa ou sua imagem ou posso ser demitido, quantos casos voce ja viu em que alguém da uma entrevista falando besteira, ou publica algo que desagrada a empresa no facebook ou twitter e é demitido?

Vamos novamente igualar países e empresas? Não existe mesmo nenhuma diferença?

Eu não posso me relacionar com brasileiros e nem com estrangeiros se eles forem meus subordinados, no caso muda apenas o objeto da proibição, mas a restrição de relacionamento existe da mesma maneira.

Você não pode se relacionar com subordinados, os cubanos não podem se relacionar com ninguém... realmente, igualzinho.

Sobre trazer as famílias, depende, eles dependem de visto permanente para os familiares. Até agora eu não soube de nenhum caso onde o Brasil deu esses vistos para as famílias dos médicos participantes do programa. No caso da empresa onde eu trabalho, só diretores e gerentes tiveram acesso ao tipo de visto que permite que a família possa se candidatar ao visto de entrada, os outros funcionários de cargos mais baixos tem que deixar o país e voltar a cada 3 meses e não podem trazer a família.

Sendo novamente repetitivo, Barata, será que você realmente não vê a diferença entre um país não deixar que seus cidadãos saiam de seu território frente a outro que impõe restrições a estrangeiros entrarem em seu território? Ou, como o DDV disse, não deixar alguém sair de sua casa ou não deixar que um estranho entre nela sem conhecê-lo?

"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1452 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 18:30:34 »
[...]
Ele são voluntários. Novamente, voluntários. Terceira vez pra gravar, voluntários.
Você realmente acredita nisto, visto que eles são funcionários do estado cubano?

Não.

E você tem alguma de que eles são voluntários, fora as declarações oficiais fornecidas pelos funcionários do governo cubano?

Ja respondendo ao seu outro posto, ser funcionário do governo e ser voluntário não não são coisas excludentes. todos os médicos cubanos em Cuba são funcionários do governo.

Se eles fossem voluntários, não estariam em missão oficial.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1453 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 19:05:25 »
O site fala sobre a alíquota máxima, não diz nada sobre a mínima e muito menos sobre isenção, leia direito suas fontes.

Ué, pelo menos eu tenho uma fonte, cadê a sua?  :hihi: No documento que você colocou não vi nada sobre valores de isenção, imposto mínimo  e máximo, etc. Só vi mesmo dados sobre impostos em relação ao PIB. Onde fala de isenção ou faixas de tributação nele?

Eu colei minha fonte, leia novamente que esta lá. A taxa de isençnao em 2010 foi de 230000 Kronas Suecas por ano, o que calculando pelo google da 7169 reais por mes. A taxa mínima de imposto é de 32% de imposto direto e mais uma porcentagem do imposto pago pelo empregador, uma empresa pequena paga menos imposto, mas a menor tarifa é de mais 31,42%, como o empregado paga uma parte, o total de descontos é de 48,3%.

http://en.wikipedia.org/wiki/Taxation_in_Sweden

Sobre o imposto sobre consumo, eles pagam além de no mínimo 48% de imposto de renda, ainda pagam mais 25% de imposto sobre consumo na Suécia, logo, pela sua lógica, o estado sueco explora seus cidadãos e eles são semi-escravos do governo.

Minha lógica não é essa. A Suécia cobra estes impostos dentro do seu território, segundo seus próprios critérios. Dois suecos em condições análogas pagarão o mesmo valor. Nenhum problema nisso.

Já no caso do Programa Mais Médicos, um médico sueco receberá R$ 10.000, enquanto um cubano receberá por volta de R$ 1.000 (US$ 400, pelo que disse a dissidente), ou perto disso.

A sua lógica é que isso está muito bom, porque em Cuba eles recebem um salário de merda. O que me força a ser repetitivo ao extremo e lançar novamente a idéia de contratar africanos só pela comida.

Os Cubanos também pagam imposto em seu próprio território, a empresa que paga o salário deles fica em Cuba.  Não sei se voce entendeu ainda. O governo brasileiro paga a Opas, a Opas repassa o dinheiro pra empresa cubana, que faz o repasse ao funcionário e ja desconta o imposto na fonte.

Novamente, acho que voce não esta lendo os meus posts com atenção.

Os cubanos recebem US$400,00 aqui no Brasil, US$600,00 de poupança compulsória, podendo ser retirado em 3 anos, US$310,00 de ajuda de custo e mais uma passagem de ida e volta por ano, que pesquisando da em média US$1865,00. Total de US$3175,00 ja descontados impostos.

Suecos recebem US$4145.25. Agora retire o imposto e veja quanto sobra.

Sobre o tipo de casas, etc, a qualidade de vida em cada país é indiferente ao assunto, o ponto que eu tento demonstrar desde o início é que estados diferentes retiram porcentagens diferentes como taxa de seus cidadãos, e isso apenas isso não serve como argumento de exploração, vida escrava, ou qualquer outro argumento do tipo que voce queira usar.

Barata, novamente sendo repetitivo, os Estados tem soberania para tirar o quanto quiserem dos seus cidadão. O que não faz sentido é cidadãos estrangeiros em território brasileiro, sob as leis brasileiras, com as mesmíssimas condições de trabalho, serem tratados de maneira totalmente diversa.

Claro que são tratados de maneiras diferentes, cada um tem um empregador, pessoas com empregadores diferentes tem tratamento diferente. Cada empresa tem seu conjunto de regras, cada empresa tem uma filosofia diferente.

Mas nada disso muda o fato de que quem contrata a mão de obra desses países não tem responsabilidade nenhuma no modo com que o país de origem dos trabalhadores faz sua distribuição de renda.

Mais um ponto positivo para os trabalhadores africanos virem para o Brasil.

Pro Brasil da na mesma, o custo de um sueco e um africano é o mesmo. E reclamar que eu comparo cubanos com suecos e comparar cubanos com africanos é dose.

Sim, os Suecos sofrem risco de deportação, a regra é a mesma, o visto é de trabalho e se o contrato de trabalho for terminado eles podem ser deportados. Vistos de trabalho no Brasil so valem para o emprego que foi inscrito a aplicação, trocas de emprego necessitam de nova aplicação para visto. Eu corro o risco de ser deportado se for demitido, se for demitido ou quiser mudar de emprego tenho que procurar outro emprego antes de ser mandado embora e aplicar para outro visto, ja que a partir da demissão eu tenho 15 dias pra deixar o país.

Ah, então se o médico cubano perder o emprego no Mais Médicos é só ele procurar outro, como você pode? ufa, fico mais aliviado.

A medica que abandonou o programa ja conseguiu.

http://www.estadao.com.br/noticias/vida,cubana-que-deixou-mais-medicos-vai-receber-r-3-mil-em-novo-emprego,1129162,0.htm

Liberdade de expressão limitada, eu não posso falar nada que comprometa a empresa ou sua imagem ou posso ser demitido, quantos casos voce ja viu em que alguém da uma entrevista falando besteira, ou publica algo que desagrada a empresa no facebook ou twitter e é demitido?

Vamos novamente igualar países e empresas? Não existe mesmo nenhuma diferença?

Estamos falando de empresas, uma estatal cubana e uma privada japonesa. Ou só posso falar odo Bradesco, mas não do Banco do Brasil porque ele é estatal?

Eu não posso me relacionar com brasileiros e nem com estrangeiros se eles forem meus subordinados, no caso muda apenas o objeto da proibição, mas a restrição de relacionamento existe da mesma maneira.

Você não pode se relacionar com subordinados, os cubanos não podem se relacionar com ninguém... realmente, igualzinho.

Segundo o documento, eles podem se relacionar entre si, com outros cubanos residentes no Brasil e com nativos que aprovem a ideologia cubana. Novamente vamos ao ponto, a restriçnao existe nos dois casos, o que muda é o alvo da restrição.

Sobre trazer as famílias, depende, eles dependem de visto permanente para os familiares. Até agora eu não soube de nenhum caso onde o Brasil deu esses vistos para as famílias dos médicos participantes do programa. No caso da empresa onde eu trabalho, só diretores e gerentes tiveram acesso ao tipo de visto que permite que a família possa se candidatar ao visto de entrada, os outros funcionários de cargos mais baixos tem que deixar o país e voltar a cada 3 meses e não podem trazer a família.

Sendo novamente repetitivo, Barata, será que você realmente não vê a diferença entre um país não deixar que seus cidadãos saiam de seu território frente a outro que impõe restrições a estrangeiros entrarem em seu território? Ou, como o DDV disse, não deixar alguém sair de sua casa ou não deixar que um estranho entre nela sem conhecê-lo?

Na prática não, tirando a ideologia de lado (também sou contra proibir pessoas de sair do seu país), na prática comercial, pra fins de contratação, da na mesma. Se eu tenho uma empreiteira e tenho que mandar funcionários pro Japão, se ele for brasileiro ou cubano, a restrição é a mesma, nenhum dos dois pode levar a família. Se ela não pode sair do seu país ou se é o país destino que não aceita é indiferente no contrato.

Novamente vou repetir, sou contra o mais médicos, sempre fui um grande crítico a Cuba e sua ditadura, mas voces estão errando ao achar que esse contrato do Brasil pra trazer os cubanos é uma excentricidade legal, que não existe em lugar nenhum. Não, é bem comum, eu lido com empreiteiras diariamente, eu fecho contratos com empreiteiras maiores que os que o Brasil fechou com Cuba. Ja mandei 30 mil chineses ao Japão de uma vez só, e o contrato deles foi bem parecido com o dos cubanos. E não da nem pra acusar o Japão de ter amizade ideológica com a China.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1454 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 19:12:19 »
[...]

Não.

[...]

Não.

Desde quando voluntários e missão oficial são oxímoros?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1455 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 20:50:28 »
A postagem repetida é para reforçar a sua ideia?  :P
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1456 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 21:06:54 »
Barata, nós estamos andando em círculos e nos repetindo já há um bom tempo... acho que  cada um já expôs seu ponto de vista.

Ou seja, essa discussão já encheu o saco, hehehe...

Acho que vou ficando por aqui, pelo menos por enquanto  :hihi:.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1457 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 21:08:02 »
Faz todo sentido comparar as condições dos suecos com os cubanos. nossa.

Depois de descobrirmos que uma ditadura como Cuba é igualzinho a uma empresa terceirizadora, que um país impedir um cidadão de sair dele é igualzinho a outro país colocar restrições à entrada de estrangeiros, agora descobrimos que a vida em Cuba é igual, se não for melhor, que na Suécia.

e claro, depois de perceber que o governo de um país proibir a família ir junto contigo é igual a um país que põe barreiras para imigrantes que conseguiram o visto posteriormente e que EUA faz o mesmo que Cuba. Tópico bem atraente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1458 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 22:27:05 »
Barata Tenno, você não vê nada de errado no recrutamento de voluntários cujas famílias são mantidas refém por uma ditadura comunista? Acho que isso diz muito sobre a "aceitação" do termos e das condições de trabalho. Se não é análogo ao trabalho escravo é tão grave quanto. Garantia de disciplina e resignação através de chantagem? Contratar profissionais nessas condições é análogo a compactuar com um crime, hediondo, aliás, se se tratasse de uma empresa privada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1459 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 22:52:51 »
mas não, porque serve ao SUS que é descentralizado, e o OPAS que é terceirizado. Então OK
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1460 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 23:07:42 »
Ninguém aqui entendeu o que o Barata quis dizer e que é óbvio que ele concorda com a maioria aqui que acha errado essa estória de trazer médicos de uma ditadura comunista nessas condições de trabalho. E ele já disse isso. O problema é que o Barata quis comparar Cuba com Suécia, mais ou menos como comparar goiabada com queijo mostrando que ambos são quase a mesma coisa porque engordam.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1461 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 10:23:49 »
Para aqueles que gostam muito do Diário do Poder, hoje ele traz mais informações sobre o que está acontecendo sobre o assunto desse tópico:

Embaixada ajuda cubanos a fugir para os EUA
13 de fevereiro de 2014

A Embaixada dos Estados Unidos concedeu vistos a quatro cubanos que abandonaram o programa Mais Médicos. Presidente da ONG Solidariedade Sem Fronteiras, Julio Cesar Alfonso informou que os profissionais que já estão em Miami receberam orientações da própria embaixada americana, que auxilia, desde 2006, cubanos que deixaram a ilha a obterem vistos especiais para trabalharem nos Estados Unidos.

Fuga
Segundo Julio Alfonso, dois médicos cubanos fugiram para Miami no ano passado e os outros dois chegaram já este ano.

Baixa
A Polícia Federal, que carimbou passaportes dos cubanos ao saírem do Brasil, não responde a questionamentos sobre o assunto.

Engordando
A verba destinada pelo governo federal ao programa Mais Médicos saltou de R$ 540 milhões em 2013 para R$ 1,9 bilhão, este ano.

Fui!
O Ministério da Saúde desconhece o paradeiro dos médicos cubanos das cidades de Rio do Antônio (BA), Belém de São Francisco (PE) e Timbira (MA).

Vejam bem: são notícias, são eventos, são fatos. Não são opiniões de esquerda nem direita. São simples notícias do que está acontecendo. :)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1462 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 10:28:48 »
Mais um pouquinho, que eu sei que tem muita gente que gosta dessa fonte:

Cubana que desertou receberá R$ 3 mil em novo emprego

Feb 11th 2014, 21:32, by Redação

A médica cubana Ramona Matos Rodrigues, que deixou o programa Mais Médicos na semana passada e pediu asilo ao Brasil, receberá R$ 3 mil de salário em seu novo emprego em Brasília, como assessora administrativa da diretoria da Associação Médica Brasileira (AMB), uma das entidades que se opõem ao programa federal.

Como integrante do Mais Médicos, Ramona recebia US$ 400 no Brasil, além de outros U$ 600 que eram depositados em uma conta em Cuba e que só podiam ser utilizados quando a médica voltasse ao país natal. Somados os dois valores, a cubana ganhava o equivalente a R$ 2.407. O restante da bolsa de R$ 10 mil paga pelo Brasil ficava com o governo da ilha caribenha.

O anúncio do novo salário foi feito na tarde desta terça-feira, 11, pelo presidente da AMB, Florentino Cardoso. “Ela terá registro em carteira, com todos os benefícios, como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, 13.º salário e férias. Ela vai trabalhar em condições dignas, não será um trabalho escravo como o que ela estava sendo submetida”, disse.

Segundo Cardoso, os benefícios devem chegar a R$ 1 mil. No entanto, a médica não receberá auxílio-moradia, benefício previsto no programa Mais Médicos. “Ela está procurando um lugar para ficar e está vendo de dividir com outras pessoas, por uma escolha dela, que se sente mais segura”, disse Cardoso.

O presidente da AMB afirmou que Ramona começa a trabalhar nesta quarta-feira, 12, mas que ainda não optou como cumprirá sua jornada de trabalho. “Ela pode fazer seis horas corridas ou oito horas com intervalo para o almoço”, explicou. Cardoso disse ainda que a entidade vai ajudá-la a se preparar para o exame Revalida caso ela queira continuar no País e trabalhar como médica.AE

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1463 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 11:47:04 »
Ninguém aqui entendeu o que o Barata quis dizer e que é óbvio que ele concorda com a maioria aqui que acha errado essa estória de trazer médicos de uma ditadura comunista nessas condições de trabalho. E ele já disse isso. O problema é que o Barata quis comparar Cuba com Suécia, mais ou menos como comparar goiabada com queijo mostrando que ambos são quase a mesma coisa porque engordam.
Não foi o que me pareceu. Pensei que ele estivesse desprezando o problema das circunstâncias em função do efeito prático com essas comparações estranhas. O que o vi contestar foram outros pontos, no que concordo com ele. Mas se é como você entende, então retiro a pergunta.   :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1464 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 18:20:13 »

Pode isso? :hein:

Ela não vai ser presa e deportada para Cuba, e os seus novos empregadores punidos no Brasil, por assistirem imigrantes ilegais/fugitivos ou algo assim?

Não vai rolar nenhuma espécie de bate-boca diplomático, não acaba sendo algo próximo de uma afronta a soberania, ainda que tecnicamente nem tanto, pelo fao de serem embaixadas? Não é meio como se a embaixada estivesse ajudando as pessoas a violarem leis do país, fazendo deles cúmplices nesses crimes? A embaixada holandesa pode vender maconha?

Vejam bem: são notícias, são eventos, são fatos. Não são opiniões de esquerda nem direita. São simples notícias do que está acontecendo. :)

Supostos fatos, é clara a intenção golpista. Obviamente que golpistas afobados aceitam como fato, acriticamente, qualquer coisa que pareça ruim ao governo. Não lhes ocorre pensar que, se o superficial é confirmado, são encenações dos estadunidenses, infiltrando médicos no programa para fingirem estar fugindo de Cuba.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1465 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 19:37:14 »
Para aqueles que gostam muito do Diário do Poder, hoje ele traz mais informações sobre o que está acontecendo sobre o assunto desse tópico:

13 de fevereiro de 2014

A Embaixada dos Estados Unidos concedeu vistos a quatro cubanos que abandonaram o programa Mais Médicos. Presidente da ONG Solidariedade Sem Fronteiras, Julio Cesar Alfonso informou que os profissionais que já estão em Miami receberam orientações da própria embaixada americana, que auxilia, desde 2006, cubanos que deixaram a ilha a obterem vistos especiais para trabalharem nos Estados Unidos.
E foram só os primeiros. Outros mais irão.
Fuga
Segundo Julio Alfonso, dois médicos cubanos fugiram para Miami no ano passado e os outros dois chegaram já este ano.
Não fugiram para Miami. Foram para Miami. O que impede eles de irem para Miami, saindo do Brasil? Não é uma fuga, mas abandono do programa (ou serviço) e deserção de Cuba.
Baixa
A Polícia Federal, que carimbou passaportes dos cubanos ao saírem do Brasil, não responde a questionamentos sobre o assunto.
Claro. A PF não pode deixar de permitir a saída deles: são estrangeiros, não são procurados pela justiça e possuem um passaporte válido.
Engordando
A verba destinada pelo governo federal ao programa Mais Médicos saltou de R$ 540 milhões em 2013 para R$ 1,9 bilhão, este ano.
Só lembrando que o programa começou em agosto em 2013 (meio ano) e com bem menos profissionais.
Fui!
O Ministério da Saúde desconhece o paradeiro dos médicos cubanos das cidades de Rio do Antônio (BA), Belém de São Francisco (PE) e Timbira (MA).

O Ministério da Saúde não tem que ficar atrás do paradeiro de ninguém. Não compareceu para trabalhar, depois de algum tempo configura desistência do programa e o profissional é desligado. Quem tem que investigar o paradeiro deles é a polícia, para descobrir se eles realmente abandonaram o programa ou aconteceu algo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #1466 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 19:48:57 »
Sorte deles. E nossa também. Trazer médicos até tudo bem, de Cuba é uma roubada... aconteceu o que tinha que acontecer e melhor que Cuba já vai cortar o barato e pronto...

Ouvi que haverá retaliações às famílias em Cuba, que pena...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1467 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 19:59:27 »

Pode isso? :hein:

Ela não vai ser presa e deportada para Cuba, e os seus novos empregadores punidos no Brasil, por assistirem imigrantes ilegais/fugitivos ou algo assim?

Ela não está ilegal no País, está como refugiada política, enquanto aguarda o pedido de asilo feito ao Brasil e aos EUA, e pode trabalhar como quiser (menos como médica). A única coisa é que, talvez, ela acabe ganhando menos do que estava antes. Isso porque do salário de 3.000 reais tem ainda que se descontar INSS e IR (em torno de 330,00 e 119,56, respectivamente, em valores de 2010), o que dá 2.550,44. Disso ela ainda tem que descontar aluguel, água, luz, em valores de Brasília, que não é dos mais em conta (e nem sei quanto é). Pelo programa ela tinha direito aos 950,00 livres de imposto e descontos, mais a ajuda de custos do município para alimentação e moradia (que gira entre 1500,00 a 2500,00 reais) ou a própria moradia e alimentação, com água, luz, telefone e internet (e cigarros) dados pelo município.

Não vai rolar nenhuma espécie de bate-boca diplomático, não acaba sendo algo próximo de uma afronta a soberania, ainda que tecnicamente nem tanto, pelo fao de serem embaixadas? Não é meio como se a embaixada estivesse ajudando as pessoas a violarem leis do país, fazendo deles cúmplices nesses crimes? A embaixada holandesa pode vender maconha?
Não existe afronta à soberania do Brasil, já que é um direito da pessoa buscar asilo nos EUA (ela está fugindo de uma perseguição política em Cuba, não no Brasil). A embaixada é considerada território do país da embaixada. Se existissem cafés dentro da embaixada holandesa que tivessem autorização do governo holandês para vender maconha, talvez sim. Porém, como iria chegar a maconha até lá?

Supostos fatos, é clara a intenção golpista. Obviamente que golpistas afobados aceitam como fato, acriticamente, qualquer coisa que pareça ruim ao governo. Não lhes ocorre pensar que, se o superficial é confirmado, são encenações dos estadunidenses, infiltrando médicos no programa para fingirem estar fugindo de Cuba.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1468 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 20:01:08 »
Sorte deles. E nossa também. Trazer médicos até tudo bem, de Cuba é uma roubada... aconteceu o que tinha que acontecer e melhor que Cuba já vai cortar o barato e pronto...

Ainda haverá chegada de profissionais até abril.

Ouvi que haverá retaliações às famílias em Cuba, que pena...

Fontes?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #1469 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 20:03:46 »
Comentário na rádio Estadão, não tenho fontes de dentro da linha, he.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1470 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 20:10:34 »
Suecos não são isentos, 60% é o valor máximo, o mínimo é 48,3%, mais 25% de imposto sobre consumo (exceto comida, hotel e eventos culturais, onde a tarifa cai pra 12%). Em Cuba não existe imposto sobre consumo e habitações são gratuitas. Maldita Suécia, escravizando seu povo!!!!111onze.

Não é o que diz o site... qual é a sua fonte, apenas sua palavra? e como assim, 25% de imposto sobre consumo? Suecos no Brasil pagam 25% de imposto sobre o que consomem para a Suécia?

E você quer mesmo comparar as condições de vida de Cuba com as da Suécia? Você moraria em uma habitação gratuita de Cuba? E em uma habitação paga da Suécia?

http://www.skatteverket.se/download/18.616b78ca12d1247a4b2800025728/10411.pdf

Podemos argumentar que o estado sueco aproveita melhor seu imposto? Podemos.
Podemos argumentar que Cuba é uma ditadura, e que a Suécia é uma democracia? Podemos.

Suecos, assim como médicos de outras nacionalidades, não tem passagem paga, ja que a dedução é feita posteriormente, diferente da cubana, que é feita na fonte.

Quem te garante que o governo cubano não vá descontar esse valor quando "devolver" a parte retida? Além do mais, é bem questionável a passagem entrar como remuneração.

Nenhuma evidencia diz o contrário. Nem a médica que pediu asilo disse algo do tipo. Voce tem alguma evidencia de que isso ocorre?

Ja demonstrei, e voce ignorou todas as vezes, que regras sobre relacionamento acontecem comumente em empresas, eu por exemplo sou proibido de me relacionar com subalternas, não posso me relacionar com quem eu quiser, ja disse, e usei até os suecos como exemplo, que na empresa onde trabalho, Suecos com contrato assinado na Suécia, são obrigados por contrato a informar a empresa quando viajam para fora do estado onde residem no exterior, sob risco de perder o seguro e por consequência o emprego, da mesma maneira que os Cubanos.

Falando em ignorar, eles correm também o risco de deportação? Os suecos tem direito de trazer suas famílias? As restrições que você e os suecos sofrem incluem não poder ter liberdade de expressão? Se arranjarem um emprego mais compensador, podem mudar de emprego e continuar no Brasil? Podem se relacionar com brasileiros? Podem ir e vir? A empresa onde trabalham pode prendê-los ou tomar alguma providência neste se eles desrespeitarem suas regras? Pode retaliar contra suas famílias? Quem paga o salário deles é o governo ou particulares? Vai para a empresa ou para o governo sueco?

Sobre ir e vir, ja comentei. o meu contrato não tem essa estipulação, mas contratos de um diretor sueco que veio ano passado, havia a cláusula de que ele deveria avisar a empresa caso fosse sair do estado, sob risco de demissão. Bem parecido com a cláusula dos cubanos.

Se eu não me engano, o Derfel pode me ajudar nessa, quem paga os salários dos médicos é a Opas, no caso dos cubanos especificamente eu sei que tem uma empreiteira ainda, entre a Opas e os médicos, nos outros eu não sei se existem empreiteiras.

O cálculo que eu fiz dos suecos é só da parte do governo sueco, se houver uma empreiteira entre eles o médico sueco recebe menos ainda.
Quem paga os salários dos médicos é o MS através de bolsa de formação (no caso dos médicos brasileiros e intercambistas que vêm com inscrição individual). No caso dos cubanos é através do convênio com a OPAS. O brasil paga à OPAS que busca parceiros entre seus países membros para a assinatura de um convênio. Porém, esses países devem seguir os critérios de seleção do programa (como ter uma relação médico/habitante melhor que a nossa) e, na prática, acaba que apenas Cuba possui  profissionais para enviar (outro país que talvez pudesse fornecer profissional seria o Canadá, porém lá também necessita-se de profissionais).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1471 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 20:12:21 »
Comentário na rádio Estadão, não tenho fontes de dentro da linha, he.

Até onde sei não haverá retaliações. A própria Ramona possui um parente nos EUA e não sofreu retaliação por isso.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #1472 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 21:31:52 »
O Brasil é um destino bem melhor que venezuela e Cia para os médicos cubanos, acho que Cuba vai cortar isso rapidinho, especialmente se o governo parar de financiar a ditadura.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1473 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 00:19:33 »
O Brasil é um destino bem melhor que venezuela e Cia para os médicos cubanos, acho que Cuba vai cortar isso rapidinho, especialmente se o governo parar de financiar a ditadura.

Isso deve ser mantido pelo menos até as eleições, que é o principal foco do governo.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1474 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 07:13:46 »

Isso deve ser mantido pelo menos até as eleições, que é o principal foco do governo.

Se o governo quisesse mesmo atender a população e de quebra calar os críticos do programa, seria, fácil: exija o Revalida dos médicos cubanos, não aceite as cláusulas esdrúxulas do contrato que só fazem sentido na ditadura de bosta cubana, pague o salário a eles e não aos Castro. Pronto, traga 1.000.000 de médicos de Cuba, ganham os médicos cubanos e ganha a população.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!