Autor Tópico: Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes  (Lida 108554 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #250 Online: 08 de Julho de 2013, 13:19:21 »
De onde é sua fonte ?

[...]


Citação de: O Globo
‘Em Cuba, erraram diagnóstico e tratamento de Chávez’, diz médico venezuelano

José Rafael Marquina, famoso por revelar detalhes sobre a saúde do presidente venezuelano, questiona falta de experiência dos médicos cubanos


http://oglobo.globo.com/mundo/em-cuba-erraram-diagnostico-tratamento-de-chavez-diz-medico-venezuelano-7662642

Dr. Google está cheio de referências a esse erro no diagnóstico.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #251 Online: 08 de Julho de 2013, 13:32:24 »
Ok, mas o motivo do câncer se alastrar foi por não ter se tratado a tempo -veja os comentários já em março de 2012 do 'El Universal', jornal venezuelano :

http://www.eluniversal.com/opinion/120304/el-cancer-y-el-laberinto-de-la-sucesion

Provavelmente a própria demora e a confiança em médicos inexperientes o levou a isso, mas culpar os médicos cubanos pela evolução da doença é exagerado.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #252 Online: 08 de Julho de 2013, 16:18:30 »
Citar
Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma
Norma vale para estudantes que ingressarem em 2015

Continue lendo
Agora estamos salvos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #253 Online: 08 de Julho de 2013, 16:19:52 »
De onde é sua fonte ? Pelo que li na época até a Dilma ofereceu tratamento na Beneficência Portuguesa e foi o orgulho que o fez demorar... quando chegou em Cuba não tinha mais o que fazer do que tratar os sintomas, só que não foi isso que publicaram, para que o Chávez ganhasse a eleição.
Eles diagnosticaram um tipo de câncer e era outro:

"De acordo com o médico, a preocupação em torno do estado de saúde do líder político aumentou quando se descobriu que sua doença não se tratava de um câncer de cólon, como os médicos cubanos haviam diagnosticado inicialmente, mas um rabdomiossarcoma no músculo psoas (localizado na cavidade pélvica).
— O tumor não foi tratado como deveria. Deram [a Chávez] medicamentos de quimioterapia para o câncer de cólon. O rabdomiossarcoma responde muito melhor à radioterapia do que à quimioterapia. Ao alterar o tratamento, há riscos de que ocorra uma mutação no tumor e que ele se torne resistente. O tratamento inicial não serviu para nada. Houve uma recidiva em tempo recorde — comentou Marquina.


Você tem razão quanto à infraestrutura, acho que deve haver técnicos que continuam aconselhando a Dilma a lutar contra a 'comodidade' dos médicos que preferem os altos salarios das capitais a se arriscar a atender no interior.
É que existe médicos e médicos. Existe aquele filhinho de papai, playboyzinho que trata mal os pacientes, acha que é dono do mundo, não sabe ouvir um não etc etc etc..* E existe médicos como o Luiz Souto que (deve fazer isso) se dispõe a explicar pro paciente o que ele tá sentindo, qual é a doença etc etc.

Dependendo da proporção de médicos que esses técnicos conhecem se é mais tipo Luiz Souto ou se é mais do tipo playboyzinho, maior é a bronca com a classe médica e mais medidas contra a "Máfia branca" a presidente vai tomar.

*Eu conheci uma hiena louca que vive fazendo os pacientes passarem por sofrimento desnecessário na hora de fazer procedimentos porque gosta de estar com a razão.

Porém mesmo assim um médico que queira atuar seriamente em regiões disantes não dispõe da rede, não dispõe de centros de diagnósticos, hospitais, não dispõe de nada mesmo. Então treinar e capacitar médicos estrangeiros não vai resolver muita coisa.
Vou contar um causo...

O máximo que eu fui pro interior e precisei de médico foi quando eu torci o pé numa praia mais preservada, onde no centro tinha um postinho de saúde que era assim: A sala de recepção e a sala do médico. Pra ver se eu tinha rompido os ligamentos** eu precisava daquela ressonância magnética (um aparelho caro, um exame caro), mas nem aparelho de Raio-X tinha no lugar. Laboratório, procedimentos mais complicados, isso só em sonho.

E se for ver, a maioria das cidades do interior o posto de saúde é assim: a recepção, o consultório e as vezes uma sala de procedimentos. Se tentam construir um hospital ou um posto de saúde mais estruturado os políticos do interior sempre desviam dinheiro e o hospital nunca é inaugurado, as vezes fica até abandonado com os aparelhos novos mofando...

Cidade do interior é terrível, tem nepotismo, desvio descarado de dinheiro, e o prefeito se bobear tem até capanga pra mandar matar quem se opõe a situação. E pra não dizerem que to exagerando vejam a história da cidade onde mandaram matar aqueles cachorros, o irmão do prefeito era secretário de obras, o delegado é o cunhado (ou algum tipo de "aparentado") do prefeito, a esposa tinha outro cargo na prefeitura...é o retrato do interior do Brasil em regiões pobres.

** Eu vivo torcendo o joelho e o pé, não lembro se na verdade eu tinha torcido o joelho.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #254 Online: 08 de Julho de 2013, 16:30:53 »
Citar
Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma
Norma vale para estudantes que ingressarem em 2015

Continue lendo
Agora estamos salvos.

A notícia fala que até os estudantes das faculdades privadas serão obrigados  :o! Eu imaginei que seria obrigatório para os estudantes de universidades federais, como uma "contrapartida" pelo estudo gratuito (não que eu concorde com isso). Mas é pior do que eu pensava... Pode isso, Arnaldos do fórum? O médico pode ser obrigado a trabalhar no SUS? Não seria inconstitucional?

Acho que esse contato muito frequente com Cuba não está fazendo bem para o Brasil...
"Deus prefere os ateus"

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #255 Online: 08 de Julho de 2013, 16:44:57 »
É incomparável a burocracia de um médico brasileiro indo para a Austrália da de um médico americano. 12 meses de "estágio" não é nada de burocracia em comparação.
Os médicos de Portugal tem total capacidade para decidir quem pode ou não ser médico...em Portugal. No dia que eles também souberem melhor que os brasileiros os consensos, condutas, epidemiologia e características do nosso sistema de saúde, quem sabe sejam convidados a escolher no lugar dos nossos "incompetentes" médicos nacionais...
Consenso brasileiro... É bem melhor pegar o consenso americano para praticamente tudo, os brasileiros frequentemente estão desatualizados e em geral usam as mesmas pesquisas que os americanos, raramente algo é relevante só para o médico brasileiro. Epidemiologia, isso qualquer médico em teoria é para saber lidar (e sem contar que eu não confiaria nas brasileiras, não acho elas confiáveis, não dá para saber se uma coisa é verdade quando é duvidoso a qualidade dos diagnósticos Brasil afora), pois varia não de país para país, mas de hospital para hospital. As únicas coisas que tem de mais é aprender a lidar com essa burocracia ridícula que temos aqui para que o paciente possa comprar um remédio na farmácia (e aqui ressalto comprar, por que para pegar de graça tem outra burocracia) e Desaprender a trabalhar com tecnologia, por que sabe como é né, mandar receita por e mail/ fax para o paciente é inaceitável, não tem o carimbo e assinatura, fazer uma consulta usando fotos/ vídeos com seu médico de confiança que não pode atender presencialmente no dia. Esses médicos ousados e acham que isso aqui é o que? Um país desenvolvido? Aqui seguimos leis de Brasil! Eu acho que as pessoas que defendem esse tipo de idiotice deviam se sujeitar a isso voluntariamente, sem meter os outros no meio.

Os consensos nacionais baseiam-se nos estudos com evidências significativas ( lembrando que todo consenso e diretriz tem que colocar no inicio a hierarquia de evidência e o grau de recomendação utilizado). O fato de que a maioria dos estudos randomizados multicêntricos sejam internacionais não prescinde da confecção de consensos ou diretrizes nacionais , pois a aplicabilidade exige a adequação á realidade nacional.
E falando especificamente da minha área (Cardiologia) o Brasil tem participado de diversos estudos multicêntricos internacionais , além de estar desenvolvendo pesquisas multicêntricas nacionais ( como os Registros Brasileiros Cardiovasculares) .
Quanto às diretrizes americanas , eu prefiro muito mais as diretrizes da Sociedade Européia de Cardiologia que são efetivamente multinacionais e , para mim , mais ponderadas. Seria interessante que você analisasse uma diretriz americana e européia sobre o mesmo tema para ver que há diferenças significativas embora os estudos analisados sejam majoritáriamente os mesmos. O mesmo vale para diretrizes nacionais.

O envio de receita médica por e-mail não é recomendado pelo mesmo motivo que o prontuário eletrônico exclusivo: não haver garantia de evitar fraude ou quebra do sigilo médico.
A consulta á distância pode ser feita se você for o médico do paciente , ela ocorrer de forma excepcional por não poder ser presencial e tão logo possível uma avaliação presencial deve ser realizada com o lançamento do atendimento e conduta no registro médico. É o que está no artigo 37 do Código de Ética Médica:

É vedado ao médico:
Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.


Mas existem algumas iniciativas de uso de TI na teleconsultoria. Pelo Telessaúde (www.telessaude.org.br) um profissional da AB pode consultar um médico regulador e discutir um caso à distância, se necessário com um especialista do hospital universitário por videoconferência. Existem também ferramentas de telecardiologia e teledermatologia. No RN funciona também a telepediatria, principalmente na área de endocrinologia. Veja bem: não é o paciente que é consultado a distância, é o médico (ou outro profissional da equipe) da unidade que consulta o especialista.

No caso do prontuário eletrônico, alguns municípios já o utilizam (Florianópolis é um caso) e a ideia é que seja difundido com o tempo via o e-SUS (http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php). A forma como será feita a implantação é que está em discussão (pessoalmente acho que deveria ter uma base nacional). Sei que a Bahia está implantando dois datacenters (cada um em uma região) para armazenar os prontuários eletrônicos.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #256 Online: 08 de Julho de 2013, 16:53:02 »
É incomparável a burocracia de um médico brasileiro indo para a Austrália da de um médico americano. 12 meses de "estágio" não é nada de burocracia em comparação.
Os médicos de Portugal tem total capacidade para decidir quem pode ou não ser médico...em Portugal. No dia que eles também souberem melhor que os brasileiros os consensos, condutas, epidemiologia e características do nosso sistema de saúde, quem sabe sejam convidados a escolher no lugar dos nossos "incompetentes" médicos nacionais...
Consenso brasileiro... É bem melhor pegar o consenso americano para praticamente tudo, os brasileiros frequentemente estão desatualizados e em geral usam as mesmas pesquisas que os americanos, raramente algo é relevante só para o médico brasileiro. Epidemiologia, isso qualquer médico em teoria é para saber lidar (e sem contar que eu não confiaria nas brasileiras, não acho elas confiáveis, não dá para saber se uma coisa é verdade quando é duvidoso a qualidade dos diagnósticos Brasil afora), pois varia não de país para país, mas de hospital para hospital. As únicas coisas que tem de mais é aprender a lidar com essa burocracia ridícula que temos aqui para que o paciente possa comprar um remédio na farmácia (e aqui ressalto comprar, por que para pegar de graça tem outra burocracia) e Desaprender a trabalhar com tecnologia, por que sabe como é né, mandar receita por e mail/ fax para o paciente é inaceitável, não tem o carimbo e assinatura, fazer uma consulta usando fotos/ vídeos com seu médico de confiança que não pode atender presencialmente no dia. Esses médicos ousados e acham que isso aqui é o que? Um país desenvolvido? Aqui seguimos leis de Brasil! Eu acho que as pessoas que defendem esse tipo de idiotice deviam se sujeitar a isso voluntariamente, sem meter os outros no meio.

Os consensos nacionais baseiam-se nos estudos com evidências significativas ( lembrando que todo consenso e diretriz tem que colocar no inicio a hierarquia de evidência e o grau de recomendação utilizado). O fato de que a maioria dos estudos randomizados multicêntricos sejam internacionais não prescinde da confecção de consensos ou diretrizes nacionais , pois a aplicabilidade exige a adequação á realidade nacional.
E falando especificamente da minha área (Cardiologia) o Brasil tem participado de diversos estudos multicêntricos internacionais , além de estar desenvolvendo pesquisas multicêntricas nacionais ( como os Registros Brasileiros Cardiovasculares) .
Quanto às diretrizes americanas , eu prefiro muito mais as diretrizes da Sociedade Européia de Cardiologia que são efetivamente multinacionais e , para mim , mais ponderadas. Seria interessante que você analisasse uma diretriz americana e européia sobre o mesmo tema para ver que há diferenças significativas embora os estudos analisados sejam majoritáriamente os mesmos. O mesmo vale para diretrizes nacionais.
Só gostaria de acrescentar que o Brasil possui um sistema  epidemiológico muito eficiente. Ainda que haja falhas nos sistemas de informação, essas falhas acontecem em qualquer sistema de informação, em qualquer lugar do mundo. Por isso os bancos de dados passam por uma crítica de dados e uma limpeza. Ainda assim, o Brasil é referência mundial em sistema passivo de informação.

Citar
O envio de receita médica por e-mail não é recomendado pelo mesmo motivo que o prontuário eletrônico exclusivo: não haver garantia de evitar fraude ou quebra do sigilo médico.
A consulta á distância pode ser feita se você for o médico do paciente , ela ocorrer de forma excepcional por não poder ser presencial e tão logo possível uma avaliação presencial deve ser realizada com o lançamento do atendimento e conduta no registro médico. É o que está no artigo 37 do Código de Ética Médica:

É vedado ao médico:
Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.


Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #257 Online: 08 de Julho de 2013, 17:47:44 »
De onde é sua fonte ? Pelo que li na época até a Dilma ofereceu tratamento na Beneficência Portuguesa e foi o orgulho que o fez demorar... quando chegou em Cuba não tinha mais o que fazer do que tratar os sintomas, só que não foi isso que publicaram, para que o Chávez ganhasse a eleição.
Eles diagnosticaram um tipo de câncer e era outro:

"De acordo com o médico, a preocupação em torno do estado de saúde do líder político aumentou quando se descobriu que sua doença não se tratava de um câncer de cólon, como os médicos cubanos haviam diagnosticado inicialmente, mas um rabdomiossarcoma no músculo psoas (localizado na cavidade pélvica).
— O tumor não foi tratado como deveria. Deram [a Chávez] medicamentos de quimioterapia para o câncer de cólon. O rabdomiossarcoma responde muito melhor à radioterapia do que à quimioterapia. Ao alterar o tratamento, há riscos de que ocorra uma mutação no tumor e que ele se torne resistente. O tratamento inicial não serviu para nada. Houve uma recidiva em tempo recorde — comentou Marquina.


Não sei especificamente sobre esses tumores, mas posso me basear nos tumores da cavidade oral: nem sempre é fácil chegar a um diagnóstico e muitas lesões se confundem (além de poderem ser uma metástase e não o tumor original). Quem acaba dando a palavra final é o patologista juntamente com o cirurgião que fez a biópsia (não é a toa que quando encaminha-se uma peça ou ao especialista muitas vezes envia um D0, D1 e até um D2). Foi o caso? não sei. Ainda que tudo esteja certo, ainda assim erros diagnósticos acontecem, em Cuba, no Brasil, nos EUA.

Citar
Você tem razão quanto à infraestrutura, acho que deve haver técnicos que continuam aconselhando a Dilma a lutar contra a 'comodidade' dos médicos que preferem os altos salarios das capitais a se arriscar a atender no interior.
É que existe médicos e médicos. Existe aquele filhinho de papai, playboyzinho que trata mal os pacientes, acha que é dono do mundo, não sabe ouvir um não etc etc etc..* E existe médicos como o Luiz Souto que (deve fazer isso) se dispõe a explicar pro paciente o que ele tá sentindo, qual é a doença etc etc.

Dependendo da proporção de médicos que esses técnicos conhecem se é mais tipo Luiz Souto ou se é mais do tipo playboyzinho, maior é a bronca com a classe médica e mais medidas contra a "Máfia branca" a presidente vai tomar.

*Eu conheci uma hiena louca que vive fazendo os pacientes passarem por sofrimento desnecessário na hora de fazer procedimentos porque gosta de estar com a razão.

Porém mesmo assim um médico que queira atuar seriamente em regiões disantes não dispõe da rede, não dispõe de centros de diagnósticos, hospitais, não dispõe de nada mesmo. Então treinar e capacitar médicos estrangeiros não vai resolver muita coisa.
Vou contar um causo...

O máximo que eu fui pro interior e precisei de médico foi quando eu torci o pé numa praia mais preservada, onde no centro tinha um postinho de saúde que era assim: A sala de recepção e a sala do médico. Pra ver se eu tinha rompido os ligamentos** eu precisava daquela ressonância magnética (um aparelho caro, um exame caro), mas nem aparelho de Raio-X tinha no lugar. Laboratório, procedimentos mais complicados, isso só em sonho.

Sério que você queria tudo isso na Atenção Básica??? Procedimentos ortopédicos não são para ser executados na AB, para isso existem a média e alta complexidade (que não devem existir mesmo em municípios muito pequenos) e as unidades de referência em municípios pólo. Agora, quando não existia a ressonância magnética, como era feito o diagnóstico? Não era feito? E não é tanto tempo assim (RM de corpo inteiro só surgiu em 1977). O problema é que, hoje, muitos médicos utilizam exames diagnósticos como muleta (e incluo os dentistas aqui também).

Citar
E se for ver, a maioria das cidades do interior o posto de saúde é assim: a recepção, o consultório e as vezes uma sala de procedimentos. Se tentam construir um hospital ou um posto de saúde mais estruturado os políticos do interior sempre desviam dinheiro e o hospital nunca é inaugurado, as vezes fica até abandonado com os aparelhos novos mofando...

A UBS padrão hoje (existem muitas que não são assim) é uma recepção, consultório médico, de enfermagem, odontológico, sala de curativos, sala de vacina, expurgo, esterilização, sala de observação. É esse o padrão que o MS financia pelo Requalifica UBS, na construção, ampliação e reforma. Quanto aos hospitais, esses pequenos hospitais em municípios pequenos (se demanda para tanto) é um dos motivos da falta de recursos em hospitais regionais que deveriam dar resposta à região.
Citar
Cidade do interior é terrível, tem nepotismo, desvio descarado de dinheiro, e o prefeito se bobear tem até capanga pra mandar matar quem se opõe a situação. E pra não dizerem que to exagerando vejam a história da cidade onde mandaram matar aqueles cachorros, o irmão do prefeito era secretário de obras, o delegado é o cunhado (ou algum tipo de "aparentado") do prefeito, a esposa tinha outro cargo na prefeitura...é o retrato do interior do Brasil em regiões pobres.

** Eu vivo torcendo o joelho e o pé, não lembro se na verdade eu tinha torcido o joelho.

Cidade pequena tem tudo isso, mas também existem cidade que não tem (e capitais que têm).

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #258 Online: 08 de Julho de 2013, 17:57:55 »
Citar
Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma
Norma vale para estudantes que ingressarem em 2015

Continue lendo
Agora estamos salvos.

A notícia fala que até os estudantes das faculdades privadas serão obrigados  :o! Eu imaginei que seria obrigatório para os estudantes de universidades federais, como uma "contrapartida" pelo estudo gratuito (não que eu concorde com isso). Mas é pior do que eu pensava... Pode isso, Arnaldos do fórum? O médico pode ser obrigado a trabalhar no SUS? Não seria inconstitucional?

Acho que esse contato muito frequente com Cuba não está fazendo bem para o Brasil...

Não é o serviço civil obrigatório. É uma mudança na grade curricular prevendo um estágio na Atenção Básica (coisa que algumas universidades já estavam começando a oferecer, mesmo as particulares). Como é uma questão curricular não pode ser obrigatório para as públicas e inexistente para as privadas: isso seria criar formações diferentes. Na verdade é algo que eu já imaginava que deveria ocorrer com o PROVAB e acaba tornando o curso parecido (mas não igual) com o sistema de graduação britânico. Aliás, o sistema pensado para o Mais Médicos não é nada mais, nada menos que uma expansão do PROVAB.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #259 Online: 08 de Julho de 2013, 19:00:52 »
Citar
Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma
Norma vale para estudantes que ingressarem em 2015

Continue lendo
Agora estamos salvos.

A notícia fala que até os estudantes das faculdades privadas serão obrigados  :o! Eu imaginei que seria obrigatório para os estudantes de universidades federais, como uma "contrapartida" pelo estudo gratuito (não que eu concorde com isso). Mas é pior do que eu pensava... Pode isso, Arnaldos do fórum? O médico pode ser obrigado a trabalhar no SUS? Não seria inconstitucional?

Acho que esse contato muito frequente com Cuba não está fazendo bem para o Brasil...

Não é o serviço civil obrigatório. É uma mudança na grade curricular prevendo um estágio na Atenção Básica (coisa que algumas universidades já estavam começando a oferecer, mesmo as particulares). Como é uma questão curricular não pode ser obrigatório para as públicas e inexistente para as privadas: isso seria criar formações diferentes. Na verdade é algo que eu já imaginava que deveria ocorrer com o PROVAB e acaba tornando o curso parecido (mas não igual) com o sistema de graduação britânico. Aliás, o sistema pensado para o Mais Médicos não é nada mais, nada menos que uma expansão do PROVAB.

Aumentam as vagas nos cursos de medicina, daí diminuem os candidatos, oito anos para se formar? Compensa o cara fazer direito em cinco anos, estudar três anos para um concurso e virar juiz, vai ganhar muito mais e ter menos dor de cabeça.

Achei isso meio absurdo:

Citar
Os dois anos de treinamento no SUS não eliminarão o internato realizado no quinto e no sexto anos do curso de medicina, período em que os estudantes passam por diversas áreas da saúde. De acordo com informações do governo, a diferença é que, ao atuar no SUS, irão assumir gradativamente mais responsabilidades, "exercendo de fato procedimentos médicos em UBS e urgência e emergência".

Notícia completa: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/07/08/medicos-formados-terao-de-atuar-dois-anos-no-sus-anuncia-governo.htm
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #260 Online: 08 de Julho de 2013, 19:09:42 »

Aumentam as vagas nos cursos de medicina, daí diminuem os candidatos, oito anos para se formar? Compensa o cara fazer direito em cinco anos, estudar três anos para um concurso e virar juiz, vai ganhar muito mais e ter menos dor de cabeça.
acho que não: http://economia.ig.com.br/carreiras/2013-07-03/medicos-e-militares-ganham-o-maior-salario-filosofos-e-teologos-o-menor.html

O curso de medicina, hoje, é de 6 anos. Por essa lógica ainda compensaria fazer direito.

Citar
Achei isso meio absurdo:

Citar
Os dois anos de treinamento no SUS não eliminarão o internato realizado no quinto e no sexto anos do curso de medicina, período em que os estudantes passam por diversas áreas da saúde. De acordo com informações do governo, a diferença é que, ao atuar no SUS, irão assumir gradativamente mais responsabilidades, "exercendo de fato procedimentos médicos em UBS e urgência e emergência".

Notícia completa: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/07/08/medicos-formados-terao-de-atuar-dois-anos-no-sus-anuncia-governo.htm

Não entendi. Por que?

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #261 Online: 08 de Julho de 2013, 19:26:17 »
A atuação no SUS deveria ser uma formação complementar (não obrigatória) e não uma condição para se ter o diploma. Quero deixar claro que não conheço a fundo o curso de medicina ou até a legislação específica, mas isso cheira a, pelo menos assim me parece, uma imposição, com o agravante que não vai acrescentar nada na formação do médico, só a prática de trabalhar em algum PS ou posto de saúde, algo que ele fatalmente a maioria parece acabar pro fazer até se firmar no mercado (pesquisando em alguns sites e com alguns colegas a coisa parece funcionar assim... caso alguém tenha uma informação diferente, jogue ela aqui). Enfim, sei lá, é o que me pareceu. Eu precisaria de mais dados para dar uma opinião mais aprofundada.

Por isso usei os termos: ACHEI, A MIM ME PARECE, SEI LÁ...
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 19:32:53 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #262 Online: 08 de Julho de 2013, 19:31:21 »
Medicina dá trabalho demais no ingresso, na formação e é uma atividade estressante pra caralho. Só mesmo as vantagens salariais e principalmente o mercado de trabalho são capazes de compensar isso e incentivar o pessoal comum (os que não tem "vocação", que não sonham desde criancinha em ser médico, etc) a entrar por esse caminho. Se começarem a colocar ainda mais dificuldades no processo, no longo prazo o mercado talvez "ajuste" a demanda por formação médica de forma a trazer as coisas para os patamares de sempre (vejam o que ocorreu com as especialidades de pediatria e obstetrícia).
 
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #263 Online: 08 de Julho de 2013, 19:34:13 »
Não é apenas estágio no SUS, mas uma experiência na Atenção Básica. Mesmo que ele nunca atue na AB ou no SUS novamente, sendo apenas especialista, boa parte de seus pacientes terão a continuidade de seu tratamento e o acompanhamento pela equipe da AB. Saber como funciona e as dificuldades e facilidades encontradas é importante para o tratamento e conhecer seu paciente.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #264 Online: 08 de Julho de 2013, 19:38:12 »
Agora um pai contribuinte desembolsar 3000 - 4000 pilas/mês durante 6 anos para formar um filho médico e ainda este ser obrigado a trabalhar 2 anos no SUS deve ser doloroso. Sabe-se lá o que ele irá ganhar nesse período e o desperdício de tempo, oportunidade e energia que isso representará para a sua vida. Imaginem um cara que planeja desde a adolescência ser um cirurgião plástico ou dermatologista em um grande centro... 

Talvez alguns sejam convencidos a seguir outra carreira.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #265 Online: 08 de Julho de 2013, 19:40:53 »
Não é apenas estágio no SUS, mas uma experiência na Atenção Básica. Mesmo que ele nunca atue na AB ou no SUS novamente, sendo apenas especialista, boa parte de seus pacientes terão a continuidade de seu tratamento e o acompanhamento pela equipe da AB. Saber como funciona e as dificuldades e facilidades encontradas é importante para o tratamento e conhecer seu paciente.

Trabalhar em hospital precário com máquinas quebradas ou ultrapassadas e onde exames demoram dias (os mais simples) a semanas para serem realizados não ajudam PORRA NENHUMA na formação de ninguém. Isso eu lhe garanto!
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #266 Online: 08 de Julho de 2013, 19:42:13 »
Atenção Básica! Não é média e alta!

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #267 Online: 08 de Julho de 2013, 19:44:37 »
Quanto ao salário. Tomando por base a bolsa do PROVAB, deve ser R$ 8000,00 (que deve aumentar para 10.000 em breve). Acho que não é um salário para morrer de fome.

Offline Cumpadi

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.247
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #268 Online: 08 de Julho de 2013, 19:47:26 »
Não é apenas estágio no SUS, mas uma experiência na Atenção Básica. Mesmo que ele nunca atue na AB ou no SUS novamente, sendo apenas especialista, boa parte de seus pacientes terão a continuidade de seu tratamento e o acompanhamento pela equipe da AB. Saber como funciona e as dificuldades e facilidades encontradas é importante para o tratamento e conhecer seu paciente.
Não quando as dificuldades são criadas pelo próprio SUS. Aí um dia o médico faz uma merda que poderia ser evitada com um pouco de estudo e prática específicos, aí ninguém perceberá que ele poderia ter aprendido a coisa melhor se não tivesse gastado 2 anos no SUS como um otário. Aliás ninguém vai nem saber do erro, nem o próprio médico que o fez.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #269 Online: 08 de Julho de 2013, 19:52:05 »
Estágio no SUS é bom para saber o que não fazer.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #270 Online: 08 de Julho de 2013, 19:58:07 »
Atenção Básica! Não é média e alta!

Piorou.

Imagine agora um cara que planeja ser neurocirurgião, otorrino, cirurgão plástico, dermatologista e etc atendendo durante 2 anos as mesmas coisas de sempre, que são: crianças com resfriado (que as mães trazem ao médico por não terem coisa melhor a fazer pra passarem o tempo), verminoses, velhas com dor na coluna ou nas juntas, hipertensos e diabéticos descompensados que, quando você vai ver, é porque não estão tomando o remédio (por preguiça, ignorância ou falta deles mesmo), diarréias, micoses, mulher com cólica ou com infecção vaginal, labirintite, gente querendo relatório para "tentar a sorte" no INSS, gente querendo atestado pra faltar no trabalho, pré-natal (quando os exames chegam, a possível toxoplasmose existente já detonou o concepto), viciados em benzodiazepínicos querendo receita, gente pedindo exames sem necessidade (os preferidos são USG transvaginal e de abdomen total). Se você tiver "sorte", encontrará uma tuberculose ou hanseníase de vez em quando.

Agora diga-me COMO isso durante 2 anos é imprescindível ou mesmo importante para a formação de TODO médico?

 
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #271 Online: 08 de Julho de 2013, 20:06:01 »
Quanto ao salário. Tomando por base a bolsa do PROVAB, deve ser R$ 8000,00 (que deve aumentar para 10.000 em breve). Acho que não é um salário para morrer de fome.

Isso depende da carga horária. Um médico ocupando todo o seu tempo com plantões em vários locais pode tirar 25 000 ou mais. Se o cara for obrigado a trabalhar todos os dias recebendo esse salário do PROVAB, faça você mesmo aí os cálculos do prejuízo que ele terá.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #272 Online: 08 de Julho de 2013, 20:13:26 »
Pra atenção básica, não seria bom o governo acertar contratos, mesmo que temporários, com médicos estrangeiros? Alguma avaliação tem que ter, mas não pode importar em excesso de exação. Ou então fazer um curso básico por aqui do que o governo (e as entidades médicas) entendam por "atenção básica".
Melhor que obrigar novatos a receber grana do SUS.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #273 Online: 08 de Julho de 2013, 20:23:13 »
Melhor que obrigar novatos a receber grana do SUS.

Não só receber grana, como também mau costume e vícios do SUS.

Eu acho que na cabeça do Derfel o SUS é "bom" e os médicos uns relaxados ou mal-acostumados por optarem por grandes centros ou pela saúde privada. É isso o que dá a entender das postagens dele.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #274 Online: 08 de Julho de 2013, 20:59:09 »
Citar
Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para ter diploma
Norma vale para estudantes que ingressarem em 2015

Continue lendo
Agora estamos salvos.
Acho que tem que separar o tópico, esse assunto merece atenção.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!