Respostas:
a)O propósito primeiro de Deus, segundo Ef 3:11 e II Ti 1:9, foi a Igreja. Assim, ter criado o homem, separado um povo e enviado Jesus, tem como propósito formar a Igreja;
b)A obediência foi estabelecida como critério. Seu amor é incondicional, na medida em que aceita a qualquer um que queira se submeter e Ele. Não há acepção de pessoas, desde que queiram aceitar seus critérios;
c)Não no sentido literal entre um homem e uma mulher, tipo... com sexo. Mas tecnicamente sim;
d)Sim
e)Não, ele apareceu a muitas pessoas depois que ressuscitou. O livro de Atos diz que Ele ascendeu ao céu e muitas pessoas viram este momento;
f)Destruí-los ué;
g)Deus criou coisas imperfeitas e o mal, tudo isso de propósito. Não foi um acidente ou incompetência. Porque Deus teria que criar tudo perfeito? Para que Ele pudesse levar a cabo seus planos, sua criação deveria ser imperfeita;
h)Não entendi a pergunta;
i)O castigo existe porque Ele estabeleceu que seus critérios têm que ser aceitos. Caso contrário, de maneira inexorável virá o castigo;
j)O plano de Deus não é algo muito além de nossa capacidade de compreensão. Pelo contrário, ele é perfeitamente inteligível;
l)Não entendi a pergunta;
m) Uh ru ru ru ra ra ra ra ra!!! Sei lá... Sumirá talvez. Apocalipse diz que um dia haverá uma nova realidade. Não sei se a eternidade com Deus será algo material.
Famado, minhas réplicas:
a) Podemos então, assim dizer, que a Igreja é algo indispensável e está nos propósitos de Deus, correto? Mesmo sabendo que em nome Deus muitos se corrompem, explorando a fé alheia?
b) O amor de Deus é incondicional somente aqueles que a Ele se submeterem? Posso deduzir que Deus é unilateral? Mais especificamente, Deus só aceita se a vontade for recíproca. Posso deduzir também que há um criador de Deus que não tem os mesmos propósitos?
c) Ok, então concluo que a ciência engatinha perto de tal feito, visto que viola todas as leis da natureza. Não vamos entrar na questão do milagre, mas posso deduzir que Deus poderia utilizar outros meios para transmitir sua mensagem, afinal, a bíblia não foi escrita por homens inspirados na palavra de Deus? Posso concluir que a passagem de Cristo foi nula?
d) Bom... Não há o que dizer. Se o propósito de Jesus era sofrer, então não há o que ler na entrelinhas.
e) Sim, tudo bem, mas ele ascendeu ao céu e... E nada, foi embora... Mesmo que tenha provado que ressuscitou e depois?
f) Hum... Começo a achar que realmente há um criador para tal Deus desta passagem. Será que Deus também tem livre arbitrio?
g) Ok, propositalmente Deus criou a imperfeição para dar cabo a suas vontades. Me sinto num jogo de xadrez, mas será que Albert Einstein estava certo quando disse que Deus não joga dados? Ou foi uma infeliz colocação? Enfim, posso deduzir que o plano de Deus é algo previsível já que possui tantas imperfeições propositais?
h) Esqueça, você já respondeu de tabela com a questão 'g'.
i) Diferentemente de seu representante na terra, Jesus oferecia a outra face e ainda pedia para atirar a primeira pedra para aqueles que nunca pecaram. Ora, tal contradição também é de propósito? Posso deduzir que Deus é algo que nunca estará na berlinda? Pois seus atos são sempre defensáveis ao ponto de que tudo foi pensado, cálculado, etc. para que nenhum questionamento seja válido?
j) Perfeito, então racionalmente falando, posso entender o plano de Deus? Se sim, qual o sentido da fé e das Igrejas?
l) Me refiro que se o Plano de Deus, assim suponho, tem por objetivo elevar o ser humano, quais conceitos terrenos restarão? Ou tudo será novo? Bom, presumo que sua resposta será algo do tipo: "Deus tem um plano para o homem muito acima das questões que conhecemos...", ou não?
m) Enfim, se aguardamos eternidade não definida por Deus, já que o apocalipse é incompleto a respeito, porque se preocupar com a bíblia? Já não estamos fadados a isto mesmo? Porque se preocupar com o dízimo, igreja, etc. se o nosso fim será eternamente com Deus? Sabe lá onde?