Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201132 vezes)

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1000 Online: 17 de Maio de 2009, 13:04:28 »

Independente de religião mas Cristo como único salvador? Judeus, muçulmanos e os esquimós da Groenlândia estão fora desta lista, non?

É dependente de Cristo e não de qualquer religião, embora, outras religiões diferentes do cristianismo não preguem a Cristo. Concordo que dificilmente um budista, por exemplo, aceitaria a Cristo como único e suficiente salvador. Mas se o fizer (o que seria meio insólito), independente do budismo, será incluído na Igreja.
Só nessa você excluiu 2/3 da humanidade. Sem contar os que viveram em tempos anteriores a Cristo. Pelo visto muita gente vai pro inferno sem nem ao menos saber porquê.

Para mim a Igreja era o meio e a salvação era o fim.
Entendi seu conceito de Igreja, mas não sei se outras denominações cristãs o compartilham. A ICAR definia Igreja como portadora dos meios para salvação.

O meio para a salvação é Cristo. É Cristo quem insere na Igreja, por meio de sua aceitação.

Com relação à ICAR, quando ela diz "Não há salvação fora da Igreja" ela está usando a verdade, mas distorcida. Não há salvação fora da Universal Igreja e não da Igreja material instituída em Roma. Por outro lado, não é a Igreja que salva, mas Cristo. A Igreja é a reunião dos salvos. Nem todos os que estão na Igreja terrena, estão na Universal Igreja de Cristo. Não é o simples ritual, mas a verdadeira conversão a Cristo que insere na Universal Igreja de Cristo.
Bom, eu já desconfiava que você ia dizer que a ICAR distorceu a "verdade". Caímos novamente no método de interpretação conforme o gosto do freguês.

O pessoal do fórum abaixo também é convertido em Cristo, famado. Estão salvos também?
http://www.stormfront.org/forum/showthread.php?t=601033
Ah, já sei! Eles também distorcem a "verdade". Assim como o pessoal do godhatestheworld, citado pelo Fernando. Pelo visto esse "Plano Mestre de Deus para a humanidade" presente na Bíblia não é tão óbvio assim.

Aliás, famado, você mesmo já citou em posts anteriores sobre a insondável natureza de Deus. Com tanta contradição na Bíblia, como podemos supor se ele é bom ou mal? Qual seu plano pra nós? Que esse plano, caso exista, leva em conta o que nós pensamos a respeito ou a maneira como agimos? E tudo isso levando em conta somente a "verdade cristã".
Você não desconfia de tantas "verdades" correndo mundo afora, tão válidas quanto a sua? Afinal, todas dependem da interpretação de vários escritos contraditórios.

Se a mensagem já nasce confusa, não dá pra culpar que quem a recebe interprete equivocadamente. Nem como garantir que a sua versão é a correta e a dos outros, não.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1001 Online: 17 de Maio de 2009, 13:32:28 »

Só fechando minha participação quanto a esse assunto.
Na verdade Javé, segundo descrito no VT, não se mantém em uma posição imparcial, de forma a não interferir no desenvolvimento humano.
Ele claramente dita normas de conduta e ordena atos como sendo moralmente elevados do seu ponto de vista. E são justamente algumas dessas normas morais e ditames que são questionáveis, uma vez que advindas de um ser superior.
De fato a lei é ditada por Deus a Moisés, mas dentro da realidade moral local e temporal daquele povo.

No mais, agradeço a atenção do colega em responder meus questionamentos.

Um abraço.

Outro e disponha sempre.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1002 Online: 17 de Maio de 2009, 13:37:19 »
Se ele devolveu o dinheiro, não poderia ter comprado o campo onde tropeçou e morreu.
Ou ele comprou ou os sacerdotes compraram.

Esta é uma contradição. Ponto final. Não há "achismo" ou "deve ter sido" que dê jeito.

É... de fato parece difícil de explicar. Tem um cara aí que escreveu um livro tentando explicar todas estas contradições. Tô pra comprar. Se conseguir, posto aqui a resposta dele a essa.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1003 Online: 17 de Maio de 2009, 13:41:22 »
A salvação é necessária para se fazer parte de Igreja. Ela é o critério para ingresso no corpo. Ela é o meio. O fim é a Igreja. Deus quer que todos se salvem, para compor o corpo a que Ele aspira.
Segundo esta seita:
www.godhatestheworld.com
Deus detesta o mundo e vai salvar apenas uns poucos que ele escolheu arbitrariamente.
Há um arquivo PDF para baixar com centenas de passagens bíblicas provando isto.

Seitas que proclamam crer em Jesus dessa ou daquela maneira existem desde o início da era cristã. Já citei aqui Arius e Marcião. Normalmente divergem quanto ao credo básico cristão.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1004 Online: 17 de Maio de 2009, 14:09:50 »
Seitas que proclamam crer em Jesus dessa ou daquela maneira existem desde o início da era cristã. Já citei aqui Arius e Marcião. Normalmente divergem quanto ao credo básico cristão.
O calvinismo é uma diferença básica.
Segundo ele, só estamos aqui para passar o tempo. Não importa o que façamos, nosso destino já está traçado.
Por que alguém deveria se preocupar em ser bom e justo se está apenas seguindo um roteiro predeterminado e não tem livre arbítrio?

Que importância têm a Bíblia e o cristianismo para um calvinista? Nenhuma.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1005 Online: 17 de Maio de 2009, 14:16:26 »

Só nessa você excluiu 2/3 da humanidade. Sem contar os que viveram em tempos anteriores a Cristo. Pelo visto muita gente vai pro inferno sem nem ao menos saber porquê.
É verdade. De fato, o que a bíblia passa é que o número de não salvos é imensamente maior que o de salvos. Contudo, quanto aos que vieram antes de Cristo, ou antes mesmo de Israel, Jesus morreu por eles tb. Atos, Romanos e Tito, falam isto. Eles tiveram uma relação com Javé na esperança do salvador e este Salvador os resgatou em sua ressurreição.

Mas a sua observação é muito pertinente. Eu tenho muitas discussões com meu pastor a esse respeito. Minha visão de inferno é bem mais radical que a dele.

Bom, eu já desconfiava que você ia dizer que a ICAR distorceu a "verdade". Caímos novamente no método de interpretação conforme o gosto do freguês.
A ICAR entende que a igreja é o objetivo primeiro de Deus e se utiliza deste fato para dizer que a Igreja é a terrena, mas não é a terrena é a universal. Veja que católicos e protestantes concordam na premissa, discordam é em definir quem é a Igreja.  

O pessoal do fórum abaixo também é convertido em Cristo, famado. Estão salvos também?
Ah, já sei! Eles também distorcem a "verdade". Assim como o pessoal do godhatestheworld, citado pelo Fernando. Pelo visto esse "Plano Mestre de Deus para a humanidade" presente na Bíblia não é tão óbvio assim.

Como posso saber se fulano ou sicrano é salvo? Isso é uma questão pessoal. Quem sou eu para julgar se A ou B de fato aceitou a Jesus como único e suficiente salvador ou não? Se o pessoal da godseilaoque realmente reconhece a Jesus como unico e suficiente salvador, sim, se não, não. Mas sobre cada um, eu não posso responder.

Aliás, famado, você mesmo já citou em posts anteriores sobre a insondável natureza de Deus. Com tanta contradição na Bíblia, como podemos supor se ele é bom ou mal?
Bem, não quer abrir um tópico para discutirmos a natureza de Deus? Seria legal.

Qual seu plano pra nós? Que esse plano, caso exista, leva em conta o que nós pensamos a respeito ou a maneira como agimos? E tudo isso levando em conta somente a "verdade cristã".
Você não desconfia de tantas "verdades" correndo mundo afora, tão válidas quanto a sua? Afinal, todas dependem da interpretação de vários escritos contraditórios.

Se a mensagem já nasce confusa, não dá pra culpar que quem a recebe interprete equivocadamente. Nem como garantir que a sua versão é a correta e a dos outros, não.

Falei nos outros posts que as contradições numéricas, geográficas, descritivas etc da bíblia não são importantes. São detalhes, são formiguinha. A bíblia tem uma mensagem principal, geral, elefante, que perpassa todos os livros e ao mesmo tempo se manifesta em cada um deles. Esta mensagem inclusive responde questões básicas da existência humana como "quem somos? Porque estamos aqui? Para onde vamos? etc". A maioria das correntes cristãs acredita nisto, católicos, ortodoxos e protestantes. Os futuristas acreditam em algo um pouco diferente, mas que não fere muito esta idéia. As demais seitas são minoria e ferem o credo básico cristão.
« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 14:18:32 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1006 Online: 17 de Maio de 2009, 14:21:09 »

Segundo ele, só estamos aqui para passar o tempo. Não importa o que façamos, nosso destino já está traçado.
Por que alguém deveria se preocupar em ser bom e justo se está apenas seguindo um roteiro predeterminado e não tem livre arbítrio?

Como disse, ainda não fechei questão entre Calvino e Armínio.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1007 Online: 17 de Maio de 2009, 14:57:06 »

Complementando meu comentário. Um outro ponto fraco desse argumento é que com base nele é possível justificar qualquer atrocidade cometida por qualquer deus. Assim, por exemplo, não teríamos como condenar o sacrafício de crianças praticado pelos astecas ao seu deus Tlaloc, poque nossa moral não é a moral de Tlaloc, e assim não temos condição de julgar a justiça de seus atos. Hittler poderia justificar o olocausto nazista ao judeus como sendo a vontade do próprio deus cristão, já que nos é impossível saber o que, em si tratando de deus, é justo ou injusto, certo ou errado.

Esse dias uma indiazinha foi empalada nas dependências da Funai. Passou no JN. Alguém enfiou um vergalhão na vagina dela, perfurou seu interior até o baço. Ela durou três dias para morrer. Ninguém sabia que ela tinha sido empalada. A polícia começou a procurar pelo maldito assassino. Daí, descobriram que foi a tia dela, que era uma das mulheres do cacique, pai da indiazinha. A mão da indiazinha (tb mulher do mesmo cacique) protegeu a tia que a matou. A menina tinha paralisia cerebral e dava muito trabalho às índias. No final, tudo ficou explicado e as índias foram embora para a sua tribo sem qualquer problema. A justiça brasileira não as importunou. Era uma questão interna da tribo. O que vc me diz disso?

Eu digo que é um absurdo total,  e  que  a lei brasileira deveria punir com rigor  extremo esta tia monstro !

Deveria ter no mínimo 30 anos de prisão para esta  tia brutal !

.

« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 15:00:57 por JJ »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1008 Online: 17 de Maio de 2009, 16:37:23 »
Não é simples. É uma questão a se debater à luz do direito. Mas o que importa é que se deve entender que moral e ética são conceitos relativos.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1009 Online: 18 de Maio de 2009, 01:55:43 »
Ôh famado, você já solucionou as contradições que foram postadas aqui no tópico?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1010 Online: 18 de Maio de 2009, 09:04:48 »
Eu não. Qual quer que eu solucione?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1011 Online: 18 de Maio de 2009, 10:16:02 »
Famado,

Focando no tema deste tópico exclusivamente, pergunto (peço desculpas se pegar pesado demais dos questionamentos, ok)?

1) Pressupondo que Deus tem um plano para o homem e que este Deus seja perfeito ou muito, mas muito superior:
    a) Qual o motivo da criação de Adão e Eva? Já que são serem imperfeitos?
    b) Porque a permanência de Adão e Eva no paraíso foi condicionada ao não comer o fruto proibido? Quero dizer: O amor de Deus não deveria ser incondicional?
    c) Podemos interpretar ao pé da letra que Deus engravidou uma virgem?
    d) Podemos também interpretar que tal filho de Deus veio a terrar para sofrer (amor incondicional de novo...)?
    e) Podemos também interpretar que uma vez ressuscitado, Jesus sumiu?
    f) Se destruir cidades (Sodoma e Gomorra) foi um feito de Deus, qual era o plano para o homem nesta passagem?
    g) Se considerarmos Deus perfeito? Porque tanta imperfeição em suas criações?
    h) A vontade de Deus não é uma necessidade humana da imperfeição? Ou seja, se sou perfeito, logo tenho necessidades?
    i) Se o plano de Deus é um benefício para o homem, qual o sentido do castigo?
    j) Se o plano de Deus é muito além de nossa compreensão, porque estamos nos preocupando com o plano de Deus? Ou seja, porque devo tentar entender algo tão superior a minha capacidade? Será que somente com fé consigo?
    l) Se o plano de Deus tem como objetivo iluminar o homem, qual o resultado de termos toda a humanidade iluminada? Aboliremos de vez qualquer balança para medirmos atos bons dos atos ruins? Ou não haverá o conceito de bom ou ruim?
    m) Se o plano de Deus é elevarmos nosso espirito do material, o que faremos com toda a massa do universo?
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 10:28:08 por Mr. Mustard »

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1012 Online: 18 de Maio de 2009, 12:47:49 »

Desculpe Fernando, mas falou besteira.
Está meio desinformado sobre o calvinismo.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1013 Online: 18 de Maio de 2009, 12:54:39 »
Famado,

Focando no tema deste tópico exclusivamente, pergunto (peço desculpas se pegar pesado demais dos questionamentos, ok)?

1) Pressupondo que Deus tem um plano para o homem e que este Deus seja perfeito ou muito, mas muito superior:
    a) Qual o motivo da criação de Adão e Eva? Já que são serem imperfeitos?
    b) Porque a permanência de Adão e Eva no paraíso foi condicionada ao não comer o fruto proibido? Quero dizer: O amor de Deus não deveria ser incondicional?
    c) Podemos interpretar ao pé da letra que Deus engravidou uma virgem?
    d) Podemos também interpretar que tal filho de Deus veio a terrar para sofrer (amor incondicional de novo...)?
    e) Podemos também interpretar que uma vez ressuscitado, Jesus sumiu?
    f) Se destruir cidades (Sodoma e Gomorra) foi um feito de Deus, qual era o plano para o homem nesta passagem?
    g) Se considerarmos Deus perfeito? Porque tanta imperfeição em suas criações?
    h) A vontade de Deus não é uma necessidade humana da imperfeição? Ou seja, se sou perfeito, logo tenho necessidades?
    i) Se o plano de Deus é um benefício para o homem, qual o sentido do castigo?
    j) Se o plano de Deus é muito além de nossa compreensão, porque estamos nos preocupando com o plano de Deus? Ou seja, porque devo tentar entender algo tão superior a minha capacidade? Será que somente com fé consigo?
    l) Se o plano de Deus tem como objetivo iluminar o homem, qual o resultado de termos toda a humanidade iluminada? Aboliremos de vez qualquer balança para medirmos atos bons dos atos ruins? Ou não haverá o conceito de bom ou ruim?
    m) Se o plano de Deus é elevarmos nosso espirito do material, o que faremos com toda a massa do universo?

Respostas:
a)O propósito primeiro de Deus, segundo Ef 3:11 e II Ti  1:9, foi a Igreja. Assim, ter criado o homem, separado um povo e enviado Jesus, tem como propósito formar a Igreja;
b)A obediência foi estabelecida como critério. Seu amor é incondicional, na medida em que aceita a qualquer um que queira se submeter e Ele. Não há acepção de pessoas, desde que queiram aceitar seus critérios;
c)Não no sentido literal entre um homem e uma mulher, tipo... com sexo. Mas tecnicamente sim;
d)Sim
e)Não, ele apareceu a muitas pessoas depois que ressuscitou. O livro de Atos diz que Ele ascendeu ao céu e muitas pessoas viram este momento;
f)Destruí-los ué;
g)Deus criou coisas imperfeitas e o mal, tudo isso de propósito. Não foi um acidente ou incompetência. Porque Deus teria que criar tudo perfeito? Para que Ele pudesse levar a cabo seus planos, sua criação deveria ser imperfeita;
h)Não entendi a pergunta;
i)O castigo existe porque Ele estabeleceu que seus critérios têm que ser aceitos. Caso contrário, de maneira inexorável virá o castigo;
j)O plano de Deus não é algo muito além de nossa capacidade de compreensão. Pelo contrário, ele é perfeitamente inteligível;
l)Não entendi a pergunta;
m) Uh ru ru ru ra ra ra ra ra!!! Sei lá... Sumirá talvez. Apocalipse diz que um dia haverá uma nova realidade. Não sei se a eternidade com Deus será algo material.
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 12:57:17 por famado »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1014 Online: 18 de Maio de 2009, 13:52:47 »

Respostas:
a)O propósito primeiro de Deus, segundo Ef 3:11 e II Ti  1:9, foi a Igreja. Assim, ter criado o homem, separado um povo e enviado Jesus, tem como propósito formar a Igreja;
b)A obediência foi estabelecida como critério. Seu amor é incondicional, na medida em que aceita a qualquer um que queira se submeter e Ele. Não há acepção de pessoas, desde que queiram aceitar seus critérios;
c)Não no sentido literal entre um homem e uma mulher, tipo... com sexo. Mas tecnicamente sim;
d)Sim
e)Não, ele apareceu a muitas pessoas depois que ressuscitou. O livro de Atos diz que Ele ascendeu ao céu e muitas pessoas viram este momento;
f)Destruí-los ué;
g)Deus criou coisas imperfeitas e o mal, tudo isso de propósito. Não foi um acidente ou incompetência. Porque Deus teria que criar tudo perfeito? Para que Ele pudesse levar a cabo seus planos, sua criação deveria ser imperfeita;
h)Não entendi a pergunta;
i)O castigo existe porque Ele estabeleceu que seus critérios têm que ser aceitos. Caso contrário, de maneira inexorável virá o castigo;
j)O plano de Deus não é algo muito além de nossa capacidade de compreensão. Pelo contrário, ele é perfeitamente inteligível;
l)Não entendi a pergunta;
m) Uh ru ru ru ra ra ra ra ra!!! Sei lá... Sumirá talvez. Apocalipse diz que um dia haverá uma nova realidade. Não sei se a eternidade com Deus será algo material.

Famado, minhas réplicas:

a) Podemos então, assim dizer, que a Igreja é algo indispensável e está nos propósitos de Deus, correto? Mesmo sabendo que em nome Deus muitos se corrompem, explorando a fé alheia?
b) O amor de Deus é incondicional somente aqueles que a Ele se submeterem? Posso deduzir que Deus é unilateral? Mais especificamente, Deus só aceita se a vontade for recíproca. Posso deduzir também que há um criador de Deus que não tem os mesmos propósitos?
c) Ok, então concluo que a ciência engatinha perto de tal feito, visto que viola todas as leis da natureza. Não vamos entrar na questão do milagre, mas posso deduzir que Deus poderia utilizar outros meios para transmitir sua mensagem, afinal, a bíblia não foi escrita por homens inspirados na palavra de Deus? Posso concluir que a passagem de Cristo foi nula?
d) Bom... Não há o que dizer. Se o propósito de Jesus era sofrer, então não há o que ler na entrelinhas.
e) Sim, tudo bem, mas ele ascendeu ao céu e... E nada, foi embora... Mesmo que tenha provado que ressuscitou e depois?
f) Hum... Começo a achar que realmente há um criador para tal Deus desta passagem. Será que Deus também tem livre arbitrio?
g) Ok, propositalmente Deus criou a imperfeição para dar cabo a suas vontades. Me sinto num jogo de xadrez, mas será que Albert Einstein estava certo quando disse que Deus não joga dados? Ou foi uma infeliz colocação? Enfim, posso deduzir que o plano de Deus é algo previsível já que possui tantas imperfeições propositais?
h) Esqueça, você já respondeu de tabela com a questão 'g'.
i) Diferentemente de seu representante na terra, Jesus oferecia a outra face e ainda pedia para atirar a primeira pedra para aqueles que nunca pecaram. Ora, tal contradição também é de propósito? Posso deduzir que Deus é algo que nunca estará na berlinda? Pois seus atos são sempre defensáveis ao ponto de que tudo foi pensado, cálculado, etc. para que nenhum questionamento seja válido?
j) Perfeito, então racionalmente falando, posso entender o plano de Deus? Se sim, qual o sentido da fé e das Igrejas?
l) Me refiro que se o Plano de Deus, assim suponho, tem por objetivo elevar o ser humano, quais conceitos terrenos restarão? Ou tudo será novo? Bom, presumo que sua resposta será algo do tipo: "Deus tem um plano para o homem muito acima das questões que conhecemos...", ou não?
m) Enfim, se aguardamos eternidade não definida por Deus, já que o apocalipse é incompleto a respeito, porque se preocupar com a bíblia? Já não estamos fadados a isto mesmo? Porque se preocupar com o dízimo, igreja, etc. se o nosso fim será eternamente com Deus? Sabe lá onde?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1015 Online: 18 de Maio de 2009, 16:20:10 »

Famado, minhas réplicas:

a) Podemos então, assim dizer, que a Igreja é algo indispensável e está nos propósitos de Deus, correto? Mesmo sabendo que em nome Deus muitos se corrompem, explorando a fé alheia?
Primeiro vc tem que entender que a Igreja não é a organização terrena, que a gente vai semanalmente, mas uma entidade virtual, formada por todos aqueles que têm a Jesus como único e suficiente salvador em todos os tempos e em todos os lugares.

b) O amor de Deus é incondicional somente aqueles que a Ele se submeterem? Posso deduzir que Deus é unilateral? Mais especificamente, Deus só aceita se a vontade for recíproca.
Sim
Posso deduzir também que há um criador de Deus que não tem os mesmos propósitos?
O que uma coisa tem a ver com outra?
c) Ok, então concluo que a ciência engatinha perto de tal feito, visto que viola todas as leis da natureza.
Deus não se submete a leis físicas.

Não vamos entrar na questão do milagre, mas posso deduzir que Deus poderia utilizar outros meios para transmitir sua mensagem, afinal, a bíblia não foi escrita por homens inspirados na palavra de Deus? Posso concluir que a passagem de Cristo foi nula?
Não entendi
d) Bom... Não há o que dizer. Se o propósito de Jesus era sofrer, então não há o que ler na entrelinhas.
Mais do que sofrer, seu propósito era morrer do jeito que morreu.
e) Sim, tudo bem, mas ele ascendeu ao céu e... E nada, foi embora... Mesmo que tenha provado que ressuscitou e depois?
Ele prometeu voltar
f) Hum... Começo a achar que realmente há um criador para tal Deus desta passagem.
Por que?
Será que Deus também tem livre arbitrio?
Sim e nenhum de seus planos pode ser impedido.
g) Ok, propositalmente Deus criou a imperfeição para dar cabo a suas vontades. Me sinto num jogo de xadrez, mas será que Albert Einstein estava certo quando disse que Deus não joga dados? Ou foi uma infeliz colocação?
Einsten falou isso a respeito da incerteza de Reisemberg. Nada tem a ver com Deus.

Enfim, posso deduzir que o plano de Deus é algo previsível já que possui tantas imperfeições propositais?
Sim
i) Diferentemente de seu representante na terra, Jesus oferecia a outra face e ainda pedia para atirar a primeira pedra para aqueles que nunca pecaram. Ora, tal contradição também é de propósito?
Jesus não contrariou a lei, ele pôs em questão a capacidade dos fariseus de julgar segundo esta lei.

Posso deduzir que Deus é algo que nunca estará na berlinda? Pois seus atos são sempre defensáveis ao ponto de que tudo foi pensado, cálculado, etc. para que nenhum questionamento seja válido?
sim
j) Perfeito, então racionalmente falando, posso entender o plano de Deus? Se sim, qual o sentido da fé e das Igrejas?
Porque o fato de poder entender perfeitamente o plano de Deus dispensaria e fé e as igrejas?
l) Me refiro que se o Plano de Deus, assim suponho, tem por objetivo elevar o ser humano, quais conceitos terrenos restarão? Ou tudo será novo? Bom, presumo que sua resposta será algo do tipo: "Deus tem um plano para o homem muito acima das questões que conhecemos...", ou não?
Desculpe-me, continuo sem entender.
m) Enfim, se aguardamos eternidade não definida por Deus, já que o apocalipse é incompleto a respeito, porque se preocupar com a bíblia? Já não estamos fadados a isto mesmo? Porque se preocupar com o dízimo, igreja, etc. se o nosso fim será eternamente com Deus? Sabe lá onde?
O seu fim será eternamente com Deus se vc assim o quiser. Para isso, terá que aceitar a Jesus como único e suficiente salvador.
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 16:23:42 por famado »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1016 Online: 18 de Maio de 2009, 16:33:43 »
Famado,

Grato pelas respostas, mas fiquei um pouco curioso com relação a sua última frase: "O seu fim será eternamente com Deus se vc assim o quiser. Para isso, terá que aceitar a Jesus como único e suficiente salvador."

Aceitar Jesus como único e suficiente salvador exclui outras crenças (buda, islã, etc.)? Se sim, podemos dizer que crer no islã não nos levará para o mesmo lugar eterno com Deus?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1017 Online: 18 de Maio de 2009, 16:42:18 »
Desvincule Jesus das religiões. Mesmo das seitas do cristianismo. Jesus importa, as religiões não. Qualquer pessoa será salva se aceitar a Jesus como único e suficiente salvador. Independente da religião que segue. Evangélicos, católicos, TJs, budistas, muçulmanos... (Embora seja meio insólito achar que budistas, muçulmanos e demais seguidores das demais religiões não cristãs venham a aceitá-Lo).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1018 Online: 18 de Maio de 2009, 16:50:15 »
(Embora seja meio insólito achar que budistas, muçulmanos e demais seguidores das demais religiões não cristãs venham a aceitá-Lo).

Isto significa em outras palavras... Que o fim destes não será eternamente com Deus, correto?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1019 Online: 18 de Maio de 2009, 17:29:43 »
Desvincule Jesus das religiões. Mesmo das seitas do cristianismo. Jesus importa, as religiões não. Qualquer pessoa será salva se aceitar a Jesus como único e suficiente salvador. Independente da religião que segue. Evangélicos, católicos, TJs, budistas, muçulmanos... (Embora seja meio insólito achar que budistas, muçulmanos e demais seguidores das demais religiões não cristãs venham a aceitá-Lo).

Com aceitar você quer dizer acreditar ?

Se sim, você acha que uma pessoa pode se forçar a acreditar num relato antigo ?

Você acha que se você se esforçar você consegue acreditar em  relatos  incríveis ?

.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #1020 Online: 18 de Maio de 2009, 18:38:35 »

É verdade. De fato, o que a bíblia passa é que o número de não salvos é imensamente maior que o de salvos. Contudo, quanto aos que vieram antes de Cristo, ou antes mesmo de Israel, Jesus morreu por eles tb. Atos, Romanos e Tito, falam isto. Eles tiveram uma relação com Javé na esperança do salvador e este Salvador os resgatou em sua ressurreição.

Mas a sua observação é muito pertinente. Eu tenho muitas discussões com meu pastor a esse respeito. Minha visão de inferno é bem mais radical que a dele.
Jesus morreu por pessoas que vieram antes dele? Que azar o meu. Nasci na época errada. Assim como muita gente nasceu no lugar errado e na época errada, não tendo acesso ao Cristianismo. Se ignorância é uma boa desculpa para a salvação, porque não deixar todos ignorantes logo?

A ICAR entende que a igreja é o objetivo primeiro de Deus e se utiliza deste fato para dizer que a Igreja é a terrena, mas não é a terrena é a universal. Veja que católicos e protestantes concordam na premissa, discordam é em definir quem é a Igreja. 

Algo parecido com isto?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Mysticum

Como posso saber se fulano ou sicrano é salvo? Isso é uma questão pessoal. Quem sou eu para julgar se A ou B de fato aceitou a Jesus como único e suficiente salvador ou não? Se o pessoal da godseilaoque realmente reconhece a Jesus como unico e suficiente salvador, sim, se não, não. Mas sobre cada um, eu não posso responder.

Aceitam. Assim como os do fórum Stormfront também aceitam. Isso não os impede de serem racistas, anti-semitas e sei lá mais o quê. Eles têm mais chances de salvação do que eu, segundo seu critério.

Aliás, famado, você mesmo já citou em posts anteriores sobre a insondável natureza de Deus. Com tanta contradição na Bíblia, como podemos supor se ele é bom ou mal?
Bem, não quer abrir um tópico para discutirmos a natureza de Deus? Seria legal.

Fiz essas perguntas apenas pra você avaliar as contradições, famado. Um tópico desse tipo faria tanto sentido pra mim quanto discutir o sexo dos anjos. Ou porque duendes escondem potes de ouro no fim do arco-íris.

Qual seu plano pra nós? Que esse plano, caso exista, leva em conta o que nós pensamos a respeito ou a maneira como agimos? E tudo isso levando em conta somente a "verdade cristã".

Falei nos outros posts que as contradições numéricas, geográficas, descritivas etc da bíblia não são importantes. São detalhes, são formiguinha. A bíblia tem uma mensagem principal, geral, elefante, que perpassa todos os livros e ao mesmo tempo se manifesta em cada um deles. Esta mensagem inclusive responde questões básicas da existência humana como "quem somos? Porque estamos aqui? Para onde vamos? etc". A maioria das correntes cristãs acredita nisto, católicos, ortodoxos e protestantes. Os futuristas acreditam em algo um pouco diferente, mas que não fere muito esta idéia. As demais seitas são minoria e ferem o credo básico cristão.
Quanto a responder tais questões básicas não posso concordar. Inventam respostas (a maioria muito ruins) sem quaisquer evidências.
Tá, ignoremos as contradições numéricas, geográficas, descritivas, morais, conceituais, científicas e vamos nos concentrar na... na... sobrou o que mesmo?
Ah, a mensagem principal. Que também sofre controvérsias, mas, segundo você, a maioria concorda (Ad populum?).
Aqui eu acho que a discussão não tem mais pra onde avançar. Você desqualifica, descarta ou enfatiza textos bíblicos conforme um ponto de vista. Então, só se sustenta na cabeça de quem quer acreditar, desconsiderando qualquer análise mais isenta sobre o assunto.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1021 Online: 18 de Maio de 2009, 22:01:23 »

Com aceitar você quer dizer acreditar ?
Não é apenas acreditar mas crer que Cristo morreu em seu lugar, num sacrifício substitutivo, pagando o preço que era para cada um pagar individualmente. O preço estipulado por Deus. Aceitar este fato e fazer dEle seu advogado perante Deus.

Se sim, você acha que uma pessoa pode se forçar a acreditar num relato antigo ?
Não

Você acha que se você se esforçar você consegue acreditar em  relatos  incríveis ?
É uma opção.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1022 Online: 18 de Maio de 2009, 22:07:10 »

Isto significa em outras palavras... Que o fim destes não será eternamente com Deus, correto?

O fim de quem aceita a Jesus como único e suficiente salvador é uma eternidade com Deus. O fim de quem não o faz é uma eternidade sem Ele. Mas eu não posso condenar as pessoas. Não cabe a mim. Cada um sabe de si. Eu não vou falar aqui que os budistas vão para o inferno, muito menos os muçulmanos, ou qualquer outra pessoa de outra religião. O que posso dizer é o que disse inicialmente, o fim de quem não aceita a Jesus como único e suficiente salvador é a condenação eterna. É isso que creio, porque é isso que está escrito na bíblia e eu creio no que a bíblia diz.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1023 Online: 18 de Maio de 2009, 22:13:20 »
Eternidade sem Jesus/Deus?? To dentro....

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1024 Online: 18 de Maio de 2009, 22:15:28 »

O fim de quem aceita a Jesus como único e suficiente salvador é uma eternidade com Deus. O fim de quem não o faz é uma eternidade sem Ele. Mas eu não posso condenar as pessoas. Não cabe a mim. Cada um sabe de si. Eu não vou falar aqui que os budistas vão para o inferno, muito menos os muçulmanos, ou qualquer outra pessoa de outra religião. O que posso dizer é o que disse inicialmente, o fim de quem não aceita a Jesus como único e suficiente salvador é a condenação eterna. É isso que creio, porque é isso que está escrito na bíblia e eu creio no que a bíblia diz.

Ok Famado, grato pelas respostas e pela sua paciência. Apesar de divergirmos, você foi muito autêntico em dizer que você crê na bíblia, ou seja, não generalizou ou fez qualquer imposição para outros acreditassem ou fossem obrigados a isto.

Abraços.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!