Não é auto-preservação, é hormonal.
Dá no mesmo. No fundo é a mesma coisa.
Não, não é. Não é algo que machuque o próprio indivíduo, mas sua prole. Se você quiser discutir evolução podemos continuar nessa linha.

Mas ser um impulso biológico (que nem todas as mães têm... tem mãe que joga filho em rio, enrolado em saco de lixo), não significa que seja por interesse, visto que impulso biológico não é algo consciente.
Nina, qualquer ato visando a auto-preservação é biológico. É a mesma coisa. Se eu der um soco na cara de uma pessoa que me irrita é auto-preservação, hormonal e biológico. Qual seria meu interesse nisso? Aliviar a tensão, vingança, preservar minha honra... No final, é tudo biológico, mas continua enquadrado naquela classificação que Froid deu. Em todos os atos há interesse, enfim.
Então a sua definição de interesse está totalmente voltada ao lado biológico?
Você está confundindo tudo... uma resposta causada por estresse que tenha fundo psicológico não é a mesma coisa que amor de pai. Tenho dó dos seus filhos se você os ama por os considerar uma "extensão do seu eu".
Freud falava dos interesses conscientes.
Não tem nada de interesseiro no "amor" de uma mãe, ao contrário do "amor" de alguém que brama "hosana" por medo de ir pro inferno.
Idem acima. Sempre existe interesse
Não mesmo. Então o que você sente é cuidado parental, não amor.
O ser humano é capaz de sentir algo a mais do que um peixe (que tem cuidado parental).
Meu amor maternal não busca recompensa nem compensação.
O do seu deus busca. Paciência. Eu também teria vergonha de adorar um deus mesquinho. Só não tente manipular as palavras, tentado fazer uma discussão pseudo-semântica usando fatos biológicos quando discute com uma bióloga.