Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201134 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1050 Online: 20 de Maio de 2009, 16:01:02 »
Sei, e aquele papo do "Eli, Eli, lema sabachthani?"

Qual sua dúvida em relação a isso?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1051 Online: 20 de Maio de 2009, 16:03:39 »
Então você não acredita no amor sem interesse? Interessante...

Eu sou atéia (sem deus) e amo desinteressadamente. Vai ver ter Jesus no coração não deixa margem para amar sem esperar recompensa, pois ele próprio prefere os que fazem as coisas na base da compensação. ::)
Eu citei Freud. Mas medite comigo. Quando a gente ama alguém, sempre espera alguma coisa, nem que seja o mesmo amor em troca.

Pra quê facilitar se pode complicar, né? Deus realmente é um cara esperto!  :stunned:

Faz parte do jogo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #1052 Online: 20 de Maio de 2009, 16:23:08 »
Então você não acredita no amor sem interesse? Interessante...

Eu sou atéia (sem deus) e amo desinteressadamente. Vai ver ter Jesus no coração não deixa margem para amar sem esperar recompensa, pois ele próprio prefere os que fazem as coisas na base da compensação. ::)
Eu citei Freud. Mas medite comigo. Quando a gente ama alguém, sempre espera alguma coisa, nem que seja o mesmo amor em troca.

Você não é pai, né? Então não vai entender.

Agora, o interessante é que nem deus ama desinterassadamente. Ele chama de filhos apenas os que o aceitam como salvador. Não quero ofender sua crença, mas não dá pra não perceber a mesquinharia disso.

:saco:

Pra quê facilitar se pode complicar, né? Deus realmente é um cara esperto!  :stunned:

Faz parte do jogo.

Onde os seres humanos são os peões... :monkey:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1053 Online: 20 de Maio de 2009, 16:37:39 »

Sou, e amo meus filhos.

Agora, o interessante é que nem deus ama desinterassadamente. Ele chama de filhos apenas os que o aceitam como salvador. Não quero ofender sua crença, mas não dá pra não perceber a mesquinharia disso.
Como disse, segundo Freud, não existe total desinteresse nos atos de ninguém.

Diria... tijolos. É diferente.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #1054 Online: 20 de Maio de 2009, 16:56:01 »

Sou, e amo meus filhos.

E você só os ama porque esquera que eles te amem também?  ::)

Como disse, segundo Freud, não existe total desinteresse nos atos de ninguém.

Não seria a primeira vez que Freud seria contestado... Agora, Deus é um ser humano qualquer?  ::)

Diria... tijolos. É diferente.

Eu diria que são peões. Pois comprar respeito com recompensa ou impor por medo é coisa de manipulador, não de colaborador.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1055 Online: 21 de Maio de 2009, 06:46:00 »
Pelo menos são motivações palpáveis e não apenas esperança em um céu que não sabemos se existe e medo de um inferno que ninguém viu.
Neste caso, fazer o bem esperando o céu como recompensa se enquadraria na auto-preservação.
Com a diferença de que, como eu disse, a moral humana se baseia em coisas concretas e não depende de fé em coisas contraditórias e imaginárias. Onde você tem que escolher uma entre milhares de coisas contraditórias que nem sabe se existem.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1056 Online: 21 de Maio de 2009, 06:48:40 »
Neste caso, você tem que supor que, em determinados momentos, essas pessoas perderam o contacto, total ou parcialmente, caso contrário Jesus não teria dito que há coisas que só o Pai sabe.
Jesus estava limitado por sua humanidade, mas ... e o Espírito Santo?
Não existem três pessoas separadas. Houve a manifestação de Deus através de três pessoas, mas elas são o mesmo Deus. Veja que no evangelho de João, Felipe pede a Jesus "Senhor, mostra-nos o Pai" daí Ele responde "Tenho estado convosco há tanto tempo e tu me pedes mostra-nos o Pai?"
Continua a dúvida: por que há coisas que só o Pai sabe, não Jesus ou o Espírito Santo?
Quando Jesus esteve na terra, Ele viveu o chamado mistério da encarnação, que era a encarnação de Deus como homem.
Essa história de inventar "mistérios" sempre me pareceu ridícula.
Se é mistério, melhor ignorar o assunto.
Mas Deus é onipresente. Ele continuava no céu como Javé. Como Jesus era 100% homem, Ele dirigia orações ao Pai, mas era um comportamento antropomórfico.
Ou doentio.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1057 Online: 21 de Maio de 2009, 06:50:04 »
Alguém que Deus criou já sabendo que nunca terá contacto com o evangelho está predeterminado ao inferno, segundo você, mesmo que fosse escolher a Jesus caso soubesse a respeito.
Não sei. Acho que neste caso ele apostataria.
Aí já é predestinação.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1058 Online: 21 de Maio de 2009, 10:56:54 »
E você só os ama porque esquera que eles te amem também?  ::)

O amor de Mãe/Pai por filho é realmente muito profundo (mais ainda da mãe, creio eu). Tem uma coisa de preservação da espécie no meio de tudo. Assim, continuo dizendo que há interesse nisso tb.

Com certeza vc daria sua vida por seus filhos. É algo relacionado à auto-preservação.

Não seria a primeira vez que Freud seria contestado... Agora, Deus é um ser humano qualquer?  ::)
De fato, mas essa colocação dele faz todo sentido.

Eu diria que são peões. Pois comprar respeito com recompensa ou impor por medo é coisa de manipulador, não de colaborador.

Tijolos para um edifício virtual: a Igreja. É o que a bíblia diz.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1059 Online: 21 de Maio de 2009, 11:00:00 »
Neste caso, você tem que supor que, em determinados momentos, essas pessoas perderam o contacto, total ou parcialmente, caso contrário Jesus não teria dito que há coisas que só o Pai sabe.
Jesus estava limitado por sua humanidade, mas ... e o Espírito Santo?
Não existem três pessoas separadas. Houve a manifestação de Deus através de três pessoas, mas elas são o mesmo Deus. Veja que no evangelho de João, Felipe pede a Jesus "Senhor, mostra-nos o Pai" daí Ele responde "Tenho estado convosco há tanto tempo e tu me pedes mostra-nos o Pai?"
Continua a dúvida: por que há coisas que só o Pai sabe, não Jesus ou o Espírito Santo?
Quando Jesus esteve na terra, Ele viveu o chamado mistério da encarnação, que era a encarnação de Deus como homem.
Essa história de inventar "mistérios" sempre me pareceu ridícula.
Se é mistério, melhor ignorar o assunto.
Mas Deus é onipresente. Ele continuava no céu como Javé. Como Jesus era 100% homem, Ele dirigia orações ao Pai, mas era um comportamento antropomórfico.
Ou doentio.

Discutir Trindade é off topic. Talvez eu abra um tópico para discutirmos a natureza de Deus do ponto de vista bíblico.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1060 Online: 21 de Maio de 2009, 11:01:06 »
Alguém que Deus criou já sabendo que nunca terá contacto com o evangelho está predeterminado ao inferno, segundo você, mesmo que fosse escolher a Jesus caso soubesse a respeito.
Não sei. Acho que neste caso ele apostataria.
Aí já é predestinação.

Entendi que vc queria uma análise do ponto de vista predeterminista.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #1061 Online: 21 de Maio de 2009, 11:15:32 »
E você só os ama porque esquera que eles te amem também?  ::)

O amor de Mãe/Pai por filho é realmente muito profundo (mais ainda da mãe, creio eu). Tem uma coisa de preservação da espécie no meio de tudo. Assim, continuo dizendo que há interesse nisso tb.

Com certeza vc daria sua vida por seus filhos. É algo relacionado à auto-preservação.

Não é auto-preservação, é hormonal. Mas ser um impulso biológico (que nem todas as mães têm... tem mãe que joga filho em rio, enrolado em saco de lixo), não significa que seja por interesse, visto que impulso biológico não é algo consciente.

Não tem nada de interesseiro no "amor" de uma mãe, ao contrário do "amor" de alguém que brama "hosana" por medo de ir pro inferno.

Não seria a primeira vez que Freud seria contestado... Agora, Deus é um ser humano qualquer?  ::)
De fato, mas essa colocação dele faz todo sentido.

Só se você não pôr limites entre criador (homem) e criatura (deus).

Tijolos para um edifício virtual: a Igreja. É o que a bíblia diz.

A bíblia pode dizer isso, mas a lógica em torno da "obra completa" é que seríamos peões.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1062 Online: 21 de Maio de 2009, 14:19:59 »

Não é auto-preservação, é hormonal.
Dá no mesmo. No fundo é a mesma coisa.

Mas ser um impulso biológico (que nem todas as mães têm... tem mãe que joga filho em rio, enrolado em saco de lixo), não significa que seja por interesse, visto que impulso biológico não é algo consciente.
Nina, qualquer ato visando a auto-preservação é biológico. É a mesma coisa. Se eu der um soco na cara de uma pessoa que me irrita é auto-preservação, hormonal e biológico. Qual seria meu interesse nisso? Aliviar a tensão, vingança, preservar minha honra... No final, é tudo biológico, mas continua enquadrado naquela classificação que Froid deu. Em todos os atos há interesse, enfim.

Não tem nada de interesseiro no "amor" de uma mãe, ao contrário do "amor" de alguém que brama "hosana" por medo de ir pro inferno.
Idem acima. Sempre existe interesse

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #1063 Online: 21 de Maio de 2009, 14:46:09 »

Não é auto-preservação, é hormonal.
Dá no mesmo. No fundo é a mesma coisa.

Não, não é. Não é algo que machuque o próprio indivíduo, mas sua prole. Se você quiser discutir evolução podemos continuar nessa linha. ::)

Mas ser um impulso biológico (que nem todas as mães têm... tem mãe que joga filho em rio, enrolado em saco de lixo), não significa que seja por interesse, visto que impulso biológico não é algo consciente.

Nina, qualquer ato visando a auto-preservação é biológico. É a mesma coisa. Se eu der um soco na cara de uma pessoa que me irrita é auto-preservação, hormonal e biológico. Qual seria meu interesse nisso? Aliviar a tensão, vingança, preservar minha honra... No final, é tudo biológico, mas continua enquadrado naquela classificação que Froid deu. Em todos os atos há interesse, enfim.

Então a sua definição de interesse está totalmente voltada ao lado biológico?

Você está confundindo tudo... uma resposta causada por estresse que tenha fundo psicológico não é a mesma coisa que amor de pai. Tenho dó dos seus filhos se você os ama por os considerar uma "extensão do seu eu".

Freud falava dos interesses conscientes.

Idem acima. Sempre existe interesse

Não mesmo. Então o que você sente é cuidado parental, não amor.

O ser humano é capaz de sentir algo a mais do que um peixe (que tem cuidado parental).

Meu amor maternal não busca recompensa nem compensação.

O do seu deus busca. Paciência. Eu também teria vergonha de adorar um deus mesquinho. Só não tente manipular as palavras, tentado fazer uma discussão pseudo-semântica usando fatos biológicos quando discute com uma bióloga.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1064 Online: 21 de Maio de 2009, 14:56:11 »
Deixa pra lá. Essa discussão tá muito biológica. Voltemos ao tema.

Offline irmã Beta

• Nível 00
  • *
« Resposta #1065 Online: 22 de Maio de 2009, 16:48:29 »
Eita... esse povo fala que não acredita em Deus mas conhece a Biblia melhor do que muito crente... não acredita ou finge que não pra chamar a atenção??? Essa é a única coisa questionável aqui...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1066 Online: 22 de Maio de 2009, 17:17:03 »
Eita... esse povo fala que não acredita em Deus mas conhece a Biblia melhor do que muito crente... não acredita ou finge que não pra chamar a atenção??? Essa é a única coisa questionável aqui...

Para ser sincero, sim, realmente conhecemos a bíblia muito melhor que muito crente, e sem dúvidas, a única coisa que realmente questionavel aqui é sua afirmação. Com todo o respeito, é claro.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #1067 Online: 22 de Maio de 2009, 17:33:31 »

Aqui tem um bom resumão, com índice para as partes mais interessantes:
http://www.bibliadocetico.net/

Também leio Batman e nem por isso quero visitar Gotham City.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline irmã Beta

• Nível 00
  • *
« Resposta #1068 Online: 22 de Maio de 2009, 18:10:46 »
minha afirmação é que vcs querem chamar a atenção... se repente vai ver que vc é o robin e ta afim do batman ai quer ir pra Gotham... ahsuhasuahsuhasuha

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #1069 Online: 22 de Maio de 2009, 18:36:17 »
minha afirmação é que vcs querem chamar a atenção... se repente vai ver que vc é o robin e ta afim do batman ai quer ir pra Gotham... ahsuhasuahsuhasuha

Sinto desapontá-la, "irmã", não sou homossexual.
Mas pelo preconceito em sua frase dá pra imaginar o que mais vem pela frente. Típico.

Daqui a pouco dirá que vamos todos para o inferno, né?
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #1070 Online: 22 de Maio de 2009, 22:27:21 »

Irmã Beta, procure usar argumentos em suas postagens. Sobretudo para foristas novos, essa é uma dica essencial! :ok:

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #1071 Online: 23 de Maio de 2009, 00:39:06 »
Barbaridade... é sempre a mesma coisa!
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1072 Online: 23 de Maio de 2009, 00:45:52 »

Conhecer = Conhecimento = Ler/Pensar ≠ Crente

Não somos nós, que saímos por ai tentando fazer os outros acreditarem em lendas.

Não deseje.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1073 Online: 23 de Maio de 2009, 11:37:12 »

Pronto... Vai começar as ofensas...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1074 Online: 23 de Maio de 2009, 14:08:16 »
Quem lê a Bíblia com a mente aberta deixa de acreditar nela.
Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveria menos cristãos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!