Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201129 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #925 Online: 15 de Maio de 2009, 12:52:58 »
Famado,

Eu te entendo, quando você diz que a bíblia tem um plano de Deus para o homem. Tal como o Alcorão, Torá, etc. Todos estes livros tem.
Mas, deixando este ponto de lado e se concentrando nas contradições bíblicas, deve ser de seu conhecimento inúmeros concílios realizados pelos representantes da igreja católica em várias épocas, correto?

Pois é, sabe-se que a Santíssima Trindade é constituida pelo Pai (Deus), o Filho (Jesus - Deus personificado?) e o Espírito Santo (Deus, de novo), ou seja, o Criador possui três entes para formar uma unidade.

Qual o ponto? O ponto é que para se interpretar passagens bíblicas, foram necessários vários concílios para se chegar a denominador comum, ou seja, o ponto máximo de uma religião, que é o Criador, não tinha uma forma, e passou a ter depois do Concílio de Constantinopla, em 381 d.c... Onde juntaram tudo o que havia na bíblia e a chamaram de Santíssima Trindade.

Não acha que tal contradição é mais que suficiente para desqualificar a bíblia (no sentido de livro, e não da fé)?

Vc está certo se estiver falando do credo básico cristão. Ele demorou para ser estabelecido. Até porque a igreja primitiva não tinha condição de estabelecê-lo. Era basicamente feita de indoutos. Veja que nas cartas de Paulo ele esclarece uma série de dúvidas daqueles crentes. Paulo foi um dos sistematizadores da teologia cristã, porque era culto. Os demais sistematizadores vieram depois. Concordo que até mais ou menos o ano 350 havia dificuldade em estabelecer um credo único, que fosse mais ou menos de comum acordo. Contudo, não vejo isso como algo a desqualificar a bíblia. Nem enxergo nenhuma contradição neste fato.

Com relação à Trindade, nos primeiros séculos houve grande discussão em relação ao que ou quem era de fato Jesus. Arius, Macião, etc. foram personagens que lançaram doutrinas a respeito da pessoa de Jesus ser diversa da pessoa de Deus. Por causa desta celeuma a igreja se reuniu em concílios para discutir e chegar a uma conclusão. Mas as abordagens eram baseadas no que a bíblia diz e não na idéia espúria de um ou outro.

Com relação a doutrinas que não fazem parte do credo básico, até hoje a cristandade as discute e não chega a nenhum acordo. Mas o que foge do credo básico é acessório. Não importa muito ao cerne do cristianismo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #926 Online: 15 de Maio de 2009, 12:55:07 »
Estas histórias são acessórias. Mostram a justiça de Deus, conforme seus critérios. O que importa é a mensagem central da bíblia.
Em primeiro lugar, como sabemos que os tais critérios de Deus são bons e justos?

Em segundo lugar:
Talvez os judeus não devam ser julgados segundo critérios modernos pelas atrocidades
que a Bíblia descreve em Josué, Samuel e outros. Por outro lado, por que aceitar como
verdadeiras as palavras escritas por uma tribo de bárbaros primitivos sobre o que
lhes teria dito seu deus? Como saber se eles não entenderam errado ou adaptaram a
mensagem à sua realidade e conveniência? Se eles afirmam que o próprio Yaveh
ordenou que cometessem tantas atrocidades (ou que as cometeu ele mesmo), ou nada
do que dizem sobre seu deus é confiável ou, se for verdade, seu deus é um monstro
e não deveria ser venerado nem obedecido. Se Deus existe, deveria ofender-se com a
imagem que a Bíblia faz dele.

Algumas coisas não podem ser tomadas fora de contexto. Por exemplo: é normal que
índios vivam nus em suas aldeias no meio da floresta, mesmo que não possamos fazer
o mesmo numa cidade grande. Por outro lado, para que contexto podemos apelar que
justifique o comportamento de um pai que estupra a filha de 8 anos? Que valor podem
ter as palavras de um homem assim? Da mesma forma, que critérios temos para filtrar
ou decodificar a verdadeira mensagem de Deus à humanidade contida nas palavras
de gente que extermina povos inteiros,  incluindo os animais, rasga a barriga das
gestantes para arrancar os fetos, poupando apenas as virgens, para estuprá-las, e diz
que seu deus o ordenou?

Tudo o que temos é uma colcha de retalhos escrita por auto-intitulados profetas
ou mestres, sobre os quais pouco ou nada sabemos, cheia de enigmas, absurdos
e contradições. Tentar criar "mensagens" a partir da Bíblia significa apenas inventar
uma religião segundo critérios pessoais e interpretações sem base lógica. Não é o
desejo dos crentes de que haja uma "mensagem" e um "contexto" que vai fazer com
que existam.

Alguns crentes criticam os que "só abrem a Bíblia para procurar defeitos, em vez de
olhar para o que há de bom". No caso do pai citado acima, talvez devamos nos
concentrar no fato de que é um cidadão respeitável, que faz caridade e vai à igreja
todos os domingos, e não dar tanta importância a pequenos detalhes de sua vida
pessoal ...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #927 Online: 15 de Maio de 2009, 12:59:52 »
Não, Famado... o Velho Testamento não tem nada irrelevante para a doutrina cristã, você sabe bem disto, afinal o VT nada mais é que uma re-interpretação cristã da Torah judaica.
Não, o VT é a própria Torá.

Se fosse irrelavante não haveria a re-interpretação cristã e nem constaria na bíblia... no entanto ela esta lá, portanto deve-se analisar pelo conjunto completo e não querer retira-la do contexto.

Mas eu não estou querendo retirar o VT. Eu apenas disse que os livros do VT não são doutrinários, mas históricos, poéticos e proféticos. No NT, os evangelhos e Atos são históricos, as cartas são doutrinárias e o Apocalipse é profético. O a doutrina cristã é ditada pelas cartas do NT.
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 13:03:57 por famado »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #928 Online: 15 de Maio de 2009, 13:12:50 »
Olha, este deus não serve para mim...

Olha que serve, mas eu estaria sendo proselitista. Então... deixa pra lá.

Famado, eu não nasci ontem. Minha experiência com esse deus não é de ler o que você escreve.

Eu tenho certeza que esse deus sanguinário não serve para mim.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #929 Online: 15 de Maio de 2009, 13:18:11 »

Em primeiro lugar, como sabemos que os tais critérios de Deus são bons e justos?
Esse tema é off topic. Deveríamos discuti-lo em outro tópico. Mas respondo com outra pergunta. Que critérios seriam bons e justos para vc?

Em segundo lugar:

Talvez os judeus não devam ser julgados segundo critérios modernos pelas atrocidades
que a Bíblia descreve em Josué, Samuel e outros. Por outro lado,...

Esta discussão é fora do objetivo deste tópico. Mas farei algumas observações.

A moral e a ética da época são bastante diferentes das nossas atuais. Deveríamos analisar o fato conforme os padrões daquele momento;

Além disso,

-Tudo o que Deus fez e faz até hoje é estritamente planejado;
-Deus criou o mal e envia o mal. Contudo Ele não é mal, Ele apenas tem um propósito no mal;
-Estas histórias são acessórias, são atividades meio, são realizações transientes. São necessárias para que Deus leve a cabo o plano que Ele tem para o homem.

-O plano que Deus tem para o homem é o que está acima de tudo. Ele perpassa e ao mesmo tempo está evidenciado em cada um dos livros da bíblia. As contradições numéricas, geográficas, descritivas etc da bíblia não influenciam em nada aquilo que ela de fato quer mostrar.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #930 Online: 15 de Maio de 2009, 13:20:44 »
Famado, eu não nasci ontem. Minha experiência com esse deus não é de ler o que você escreve.

Um deus sanguinário não serve para vc de fato. Mas um misericordioso e cheio de amor sim. Todavia, não falemos mais disso, porque aí eu estaria sendo proselitista e isso é proibido por aqui.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #931 Online: 15 de Maio de 2009, 13:44:16 »
Justiça? Ah, pára com isso, Famado. Justiça em rasgar o ventre de uma grávida?

Fala sério...

Sim!!! Não é a minha ou a sua justiça, mas e dEle! Segundo os Seus critérios. Mas volto a dizer. isso é periférico. O importante é a mensagem central da bíblia.

Esse argumento não parece soar como aquele ditado que diz "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"?

Deus dita uma moral que deve ser seguida pelos homens, mas ele mesmo adota a sua própria moral, na maioria das vezes, contrária àquela. Por exemplo, quando diz "Não matarás" e, ele próprio, ordena o extermínio de todo um povo.

Veja que matar em legítima defesa é justificável em se tratando de seres humanos, mas quando o assunto diz respeito a um deus onipotente a coisa muda de figura. Mas ainda quando esse mesmo deus se propõe a ditar, e não só isso mas também a dar exemplo, de como se deve proceder para se atingir um nível de moral elevada. 

Um outro ponto que também sempre gosto de analisar nesse argumento é que os crentes sempre procuram associar o deus em que creem à idéia de perfeição e beleza. Dessa feita, argumentam que a belaza observada na natureza é, por si só, evidência da existência e perfeição divinas.

Todavia, quando o assunto diz respeito a moral, o mesmo raciocínio não se aplica e vemos deus praticando os mais terríveis atos, sem que isso gere nos crentes o menor sinal de surpresa. Ora, se nossos sentidos e sentimentos são suficientes como parâmetro para aferição da presença divina na criação, por que não são quando se trata de julgar o que é ou não justo?   
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 13:59:06 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #932 Online: 15 de Maio de 2009, 14:17:14 »
Não, Famado... o Velho Testamento não tem nada irrelevante para a doutrina cristã, você sabe bem disto, afinal o VT nada mais é que uma re-interpretação cristã da Torah judaica.

Não! Não é! As tradições judaicas diretamente ligadas a Torah compreendem 3 meios, a Torah escrita, a Torah oral (ou também conhecida por tradição oral) e a cabala.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #933 Online: 15 de Maio de 2009, 14:22:25 »

Esse argumento não parece soar como aquele ditado que diz "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"?
Talvez sim, mas Ele pode. Só Ele. Entre os homens não.  

Deus dita uma moral que deve ser seguida pelos homens, mas ele mesmo adota a sua própria moral, na maioria das vezes, contrária àquela. Por exemplo, quando diz "Não matarás" e, ele próprio, ordena o extermínio de todo um povo.
Deus não é homem. Ele ditou as regras. Sua vontade não poderia ser impedida.

Veja que matar em legítima defesa é justificável em se tratando de seres humanos, mas quando o assunto diz respeito a um deus onipotente a coisa muda de figura. Mas ainda quando esse mesmo deus se propõe a ditar, e não só isso mas também a dar exemplo, de como se deve proceder para se atingir um nível de moral elevada.
O que vc quer que eu comente aqui? 

Um outro ponto que também sempre gosto de analisar nesse argumento é que os crentes sempre procuram associar o deus em que creem à idéia de perfeição e beleza. Dessa feita, argumentam que a belaza observada na natureza é, por si só, evidência da existência e perfeição divinas.
Eu diria que não a beleza, mas a complexidade. Além do mais, não foi preciso todo o poder dEle para criar todas as coisas, mas apenas uma parte, diria... infinitesimal. Contudo, esta discussão é absolutamente off topic.

Todavia, quando o assunto diz respeito a moral, o mesmo raciocínio não se aplica e vemos deus praticando os mais terríveis atos, sem que isso gere nos crentes o menor sinal de surpresa. Ora, se nossos sentidos e sentimentos são suficientes como parâmetro para aferição da presença divina na criação, por que não são quando se trata de julgar o que é ou não justo?   

Tema off topic. Mas veja, de que moral estamos falando? Da nossa atual e local, da dos índios da tribo Tererê, daquela dos homens que promoveram a inquisição, da dos países islâmicos do oriente médio... Qual? Qual Moral e qual ética são universais?

Com relação a lógica, a mesma coisa, de qual lógica falamos? E por aí vai.

Ademais, evidencio mais uma vez, essa discussão é off topic.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #934 Online: 15 de Maio de 2009, 14:25:08 »

Não! Não é! As tradições judaicas diretamente ligadas a Torah compreendem 3 meios, a Torah escrita, a Torah oral (ou também conhecida por tradição oral) e a cabala.

Então digamos que o VT é a Torá escrita.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #935 Online: 15 de Maio de 2009, 14:46:28 »
Também não... compare as duas e verás sensíveis diferenças. Esta mais para re-interpretação mesmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #936 Online: 15 de Maio de 2009, 14:48:11 »
Que por sua vez, têm uma pitada do avesta. :hihi:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #937 Online: 15 de Maio de 2009, 15:09:35 »
Também não... compare as duas e verás sensíveis diferenças. Esta mais para re-interpretação mesmo.
Bem, sei lá... O que posso te dizer, é que o cânon da Palestina é a bíblia utilizada pelos judeus da palestina e corresponde ao VT dos cristãos evangélicos. Há um outro cânon chamado longo, que era utilizado pelos judeus de Alexandria (aquele elaborado pela Septuaginta). Este cânon é utilizado pela ICAR. Lutero, ao fazer a reforma, propôs a retirada dos 7 livros a mais que contém o cânon longo, para que a igreja reformada utilizasse o cânon curto igual ao dos judeus da Palestina. Fora isso, não sei nada de torá, talmude, cabala, ou o que seja, relativo ao judaísmo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #938 Online: 15 de Maio de 2009, 15:10:44 »

O que é avesta?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #939 Online: 15 de Maio de 2009, 16:16:19 »

Um deus sanguinário não serve para vc de fato. Mas um misericordioso e cheio de amor sim. Todavia, não falemos mais disso, porque aí eu estaria sendo proselitista e isso é proibido por aqui.

Pois é, como o deus cristão é sanguinario, ele não serve para mim.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #940 Online: 15 de Maio de 2009, 16:16:50 »
Famado, além de achar que rasgar grávidas é justiça (deve ser com o feto...), você realmente consegue achar que este deus é um deus amoroso?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #941 Online: 15 de Maio de 2009, 16:19:31 »
e machista, sexista, assassino, e que manda ursos comer crianças.

É um deus fantástico.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #942 Online: 15 de Maio de 2009, 16:25:25 »

Ele não é sanguinário!

Esse tema é off topic, mas farei mais algumas observações.

No terceiro século da era cristã, um homem Chamado Marcião tirou a mesma conclusão que vcs tiraram. Ele pensou que Jesus não poderia ser o Deus do VT, pois este Deus era por demais duro. Daí, ele desprezou o VT e os evangelhos e elaborou um cânon feito apenas das cartas de Paulo. Ele pregava que Jesus, o Deus bom, veio em oposição a Jeová, o deus mau.

Veja que há muitos séculos esse tema é discutido. Ocorre que aquelas histórias do VT não podem ser analisadas fora de seu contexto. Entenda:

A moral e a ética da época são bastante diferentes das nossas atuais. Deveríamos analisar o fato conforme os padrões daquele momento;

Além disso,

-Deus criou o mal e envia o mal. Contudo Ele não é mal, Ele apenas tem um propósito no mal;
-Estas histórias são acessórias, são atividades meio, são realizações transientes. São necessárias para que Deus leve a cabo o plano que Ele tem para o homem.

-O plano que Deus tem para o homem é o que está acima de tudo. Ele perpassa e ao mesmo tempo está evidenciado em cada um dos livros da bíblia. As contradições numéricas, geográficas, descritivas etc da bíblia não influenciam em nada aquilo que ela de fato quer mostrar.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #943 Online: 15 de Maio de 2009, 16:26:45 »
Famado, além de achar que rasgar grávidas é justiça (deve ser com o feto...), você realmente consegue achar que este deus é um deus amoroso?

Isso é off topic. Por que não voltamos a discutir sobre a confiabilidade da bíblia?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #944 Online: 15 de Maio de 2009, 16:27:59 »
e machista, sexista, assassino, e que manda ursos comer crianças.

É um deus fantástico.

Leia o que postei anteriormente.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #945 Online: 15 de Maio de 2009, 16:40:34 »

Ele não é sanguinário!

Esse tema é off topic, mas farei mais algumas observações.

No terceiro século da era cristã, um homem Chamado Marcião tirou a mesma conclusão que vcs tiraram. Ele pensou que Jesus não poderia ser o Deus do VT, pois este Deus era por demais duro. Daí, ele desprezou o VT e os evangelhos e elaborou um cânon feito apenas das cartas de Paulo. Ele pregava que Jesus, o Deus bom, veio em oposição a Jeová, o deus mau.

Veja que há muitos séculos esse tema é discutido. Ocorre que aquelas histórias do VT não podem ser analisadas fora de seu contexto. Entenda:

Além disso,

Famado, um deus que me manda dar a outra face, mas mata crianças por chamar um velho de calvo não serve para mim. Ponto final.

Se o deus não é superior a cultura que o venera, para mim é óbvio que é fruto dessa cultura.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #946 Online: 15 de Maio de 2009, 16:49:54 »
Famado, uma dúvida:

De acordo com o que você disse:

"... No terceiro século da era cristã, um homem Chamado Marcião tirou a mesma conclusão que vcs tiraram. Ele pensou que Jesus não poderia ser o Deus do VT, pois este Deus era por demais duro. Daí, ele desprezou o VT e os evangelhos e elaborou um cânon feito apenas das cartas de Paulo. Ele pregava que Jesus, o Deus bom, veio em oposição a Jeová, o deus mau..."

a) No VT, havia Jeová, o Deus mau;
b) No NT, existe o Jesus, o Deus bom;
c) Segundo muitos, as palavras da bíblia são inspiradas por Deus;
d) Se são inspiradas por Deus, então ele planejou que no VT haveria um Deus mau e no NT haveria um bom?
e) Você teria uma explicação, mesmo que por sugestão, de tal confusão planejada?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #947 Online: 15 de Maio de 2009, 18:00:02 »

O que é avesta?

Livro de bobagens sagradas persas que inspirou/influenciou os judeus a criarem as suas bobagens sagradas, assim como a mitologia sumeria/babilonica

Conceitos como céu, inferno e um messias sao persas

* corrigindo os malditos erros de digitaçao
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 22:45:03 por André Luiz »

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #948 Online: 15 de Maio de 2009, 18:49:12 »
Eu fico impressionado como o Deus bíblico parece o personagem Benjamin Linus, do seriado Lost.

Nunca diz o realmente quer (ou deveria) dizer. Faz as coisas para seu bem mesmo que esteja te estrangulando. Está do lado dos mocinhos, mas manda matar que é uma beleza. Diz que tudo o que faz de sacanagem é para um "bem maior". E mesmo assim um monte de gente faz o que ele manda.
 :biglol:

Brincadeiras à parte:

Famado, seus argumentos não diferem em nada dos religiosos em geral.
Destaca o que lhe é pertinente, ignora o que é impertinente, de modo arbitrário.

"Isso eu não cai bem, portanto é periférico. Isso é legal, então é histórico. Essa ninguém engole, então é alegórico."

No final das contas, é você mesmo quem molda sua crença para que ela se encaixe em seus próprios conceitos.
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 19:30:07 por Tex Willer »
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #949 Online: 15 de Maio de 2009, 21:47:49 »

Famado, tente entender algo.

Você não acha estranho um deus onipotente dar uma mensagem que é compatível com o padrão cultural do homem em um determinado momento?
Você não acha estranho deus dar uma mensagem de ódio para as pessoas, mesmo elas tendo uma cultura mais primitiva?

Famado, não entendo  como você consegue cogitar que isso é verdade meu caro. Não há o menor sentido nisso.

veja, você está falando que deus é odioso porque as pessoas eram odiosas? pior, deus era basicamente pior do que as pessoas, pois certamente existiam as que não queriam guerras nem que ursos comessem seus filhos..

Use ockham e diga.. na verdade, as pessoas escreviam o que eram capazes, e deus é simplesmente um escrito desses povos. Para cara, não faz sentido.

Ainda há algum tempo de salvar seu cérebro
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!