Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201128 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #900 Online: 14 de Maio de 2009, 15:59:46 »
Não, minhas conclusões não estão erradas até que voce prove isso.
Estão erradas. Vc acha que a mensagem de Deus é secreta, mas não é. Ela é explícita.

Quanto ao alegado plano de deus, isso é achismo!
Não é achismo, é o que a teologia cristã prega. Católicos, protestantes, todos. As denominações diferem quanto aos critérios de ingresso na Igreja, mas todas concordam que a Igreja é a aspiração máxima de Deus. Isso é teologia ensinada em todos os seminários.

Voce não pode pegar o que lhe convem do VT (lembre-se que voce afirmou que o NT não serve como guia moral) e ignorar o que não convem. Desse jeito voce poide montar um "plano de deus" até dos discursos nazistas!
Não estou pegando o que me convém e eu tb não disse que o NT não servia como guia moral (se falei, confundi com o VT). Entenda que a bíblia não é um compêndio único, mas uma biblioteca. Cada livro tem um perfil técnico. Assim, eles se duvidem em históricos, poéticos, proféticos e doutrinários. 

`Portanto permanecem as conclusões postadas até eventuais refutações.
Mas o que vc quer que eu refute?

A propósito, o Samurai é meu gemêo mau!!  :twisted:
Vc é ou não é ele?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #901 Online: 14 de Maio de 2009, 16:04:29 »
Cara, vc é e quer ser cego para essa crença! Já me vô! :hihi:

De fato, eu creio nela, mas isso não está em questão. O que está em questão é a importância dos erros da bíblia e o fato de que o que importa e sua mensagem central.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #902 Online: 14 de Maio de 2009, 16:17:49 »
Não, minhas conclusões não estão erradas até que voce prove isso.
Estão erradas. Vc acha que a mensagem de Deus é secreta, mas não é. Ela é explícita.

Quanto ao alegado plano de deus, isso é achismo!
Não é achismo, é o que a teologia cristã prega. Católicos, protestantes, todos. As denominações diferem quanto aos critérios de ingresso na Igreja, mas todas concordam que a Igreja é a aspiração máxima de Deus. Isso é teologia ensinada em todos os seminários.

Voce não pode pegar o que lhe convem do VT (lembre-se que voce afirmou que o NT não serve como guia moral) e ignorar o que não convem. Desse jeito voce poide montar um "plano de deus" até dos discursos nazistas!
Não estou pegando o que me convém e eu tb não disse que o NT não servia como guia moral (se falei, confundi com o VT). Entenda que a bíblia não é um compêndio único, mas uma biblioteca. Cada livro tem um perfil técnico. Assim, eles se duvidem em históricos, poéticos, proféticos e doutrinários. 

`Portanto permanecem as conclusões postadas até eventuais refutações.
Mas o que vc quer que eu refute?

A propósito, o Samurai é meu gemêo mau!!  :twisted:
Vc é ou não é ele?

Famado,

Escreveu um monte e caiu nas mesmas desculpas, ao invés de tentar refutar os fatos por nós apresentados.

Voce não respondeu nenhum questionamento meu ou de outro forista, apenas partiu para desviar do assunto.

Não adianta voce negar e não argumentar.

Não existe mensagem na biblia, apenas voce ACHA que existe e não provou.

Voce tem que resolver se o VT serve ou não! Quando lhe nostram uma barbaridade lá voce diz que não, quando lhe convem voce diz que sim.
Se o VT vale, então ele mostra um deus mau e sádico, se não vale, não pode ser citado para mostrar alguma mensagem de deus que não seja as óbvias de ódio e vingança.

A conclusão é que a biblia é um livro que descreve um deus imoral, está cheia de erros e distorções que a tornam não confiável até como documento histórico. E finalmente, um livro mau não tem uma mensagem boa.

A não ser que voce tenha algum argumento em contrário, e não estou falando de achismos.

Se voce resolver finalmente postar algum argumento aqui a gente pode prosseguir, se não eu não vejo motivo para continuar mais de 37 paginas com voce sem postar nada alem de achismos e fugir de nossas perguntas, OK?

Abraço
« Última modificação: 14 de Maio de 2009, 16:20:32 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #903 Online: 14 de Maio de 2009, 16:27:11 »
Famado,

Escreveu um monte e caiu nas mesmas desculpas, ao invés de tentar refutar os fatos por nós apresentados.

Voce não respondeu nenhum questionamento meu ou de outro forista, apenas partiu para desviar do assunto.

Mas o que é que vc quer que eu refute?

Não existe mensagem, apenas uma que voce ACHA que existe e não provou.
Não só eu mas toda a cristandade. Que prova vc quer? Trechos da bíblia? Eu posso postar uma infinidade deles a esse respeito.

Vocetem que resolver se o VT serve ou não! Quando lhe nostram uma barbaridade lá voce dis que não, quando lhe convem voce diz que sim.
Se o VT vale, então ele mostra um deus mau e sádico, se não vale, não pode ser citado para mostrar alguma mensagem de deus que não seja as de ódio e vingança.
Mas eu já expliquei que cada livro se presta a um fim. O que mais quer que eu diga?

A conclusão é que a biblia é um livro que descreve um deus imoral, está cheia de erros e distorções que a tornam não confiável até como documento histórico. E finalmente, um livro mau não tem uma mensagem boa.
Mas isso é o que vc acha. A bíblia não é isso. Ela tem uma mensagem central e isso é o mais importante.

Se voce resolver finalmente postar algum argumento aqui a gente pode prosseguir, se não eu não vejo motivo para continuar mais de 37 paginas com voce sem postar nada alem de achismos e fugir de nossas perguntas, OK?

Abraço
Não se vá. Se vc quer discutir temas off topic, crie um tópico que eu terei o maior prazer em discorrer.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #904 Online: 14 de Maio de 2009, 17:08:54 »
Prezados,

Desculpe entrar na discussão, mas gostaria de postar o seguinte:

a) A mensagem central da bíblia é temer a Deus e amar o próximo, resumidademente;
b) O que se entende em temer a Deus? Pode ser traduzido em medo, obediência, etc. Já que no VT, Deus era um tanto colérico;
c) Já no NT, a fama do Deus colérico foi atenuada, sem muito sucesso, então prevalesceu o amor ao próximo;
d) Já que virou uma salada, a Bíblia pode ser interpretada de muitas formas, o que tira bastante a credibilidade do livro;
e) A maior religião é inegavelmente a cristã, com mais de 2 bilhões de fiéis (já contando com a variações do cristianismo);
f) Mesmo assim, não podemos justificar este número pela mensagem central da Bíblia;
g) Assim como qualquer outra religião, agregar fiéis é meta e qualquer tipo de argumento, seja bom ou o ameaçador é válido para aumentar o rebanho.

Acho que é isso...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #905 Online: 14 de Maio de 2009, 17:27:45 »
Justiça? Ah, pára com isso, Famado. Justiça em rasgar o ventre de uma grávida?

Fala sério...

Sim!!! Não é a minha ou a sua justiça, mas e dEle! Segundo os Seus critérios. Mas volto a dizer. isso é periférico. O importante é a mensagem central da bíblia.

Olha, este deus não serve para mim. Se você dorme adorando a isso, azar o seu.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #906 Online: 14 de Maio de 2009, 17:29:12 »
Famado,

Mas o que é que vc quer que eu refute?

Não existe mensagem, apenas uma que voce ACHA que existe e não provou.
Não só eu mas toda a cristandade. Que prova vc quer? Trechos da bíblia? Eu posso postar uma infinidade deles a esse respeito.

Vocetem que resolver se o VT serve ou não! Quando lhe nostram uma barbaridade lá voce dis que não, quando lhe convem voce diz que sim.
Se o VT vale, então ele mostra um deus mau e sádico, se não vale, não pode ser citado para mostrar alguma mensagem de deus que não seja as de ódio e vingança.
Mas eu já expliquei que cada livro se presta a um fim. O que mais quer que eu diga?

Mas isso é o que vc acha. A bíblia não é isso. Ela tem uma mensagem central e isso é o mais importante.

Abraço
Não se vá. Se vc quer discutir temas off topic, crie um tópico que eu terei o maior prazer em discorrer.
Variação da enrolação anterior, puramente baseado em achismos.

Os fatos não mudam só porque voce quer, a biblia continua sendo uma coleção de textos imorais e contraditórios.

Aguardo ainda refutação a algum dos questionamentos
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #907 Online: 14 de Maio de 2009, 17:31:27 »
Prezados,

a) A mensagem central da bíblia é temer a Deus e amar o próximo, resumidademente;
b) O que se entende em temer a Deus? Pode ser traduzido em medo, obediência, etc. Já que no VT, Deus era um tanto colérico;
c) Já no NT, a fama do Deus colérico foi atenuada, sem muito sucesso, então prevalesceu o amor ao próximo;
d) Já que virou uma salada, a Bíblia pode ser interpretada de muitas formas, o que tira bastante a credibilidade do livro;
e) A maior religião é inegavelmente a cristã, com mais de 2 bilhões de fiéis (já contando com a variações do cristianismo);
f) Mesmo assim, não podemos justificar este número pela mensagem central da Bíblia;
g) Assim como qualquer outra religião, agregar fiéis é meta e qualquer tipo de argumento, seja bom ou o ameaçador é válido para aumentar o rebanho.

Acho que é isso...
Na verdade o induismo é maior que o cristianismo em numero de crentes, não sei quanto ao islamismo, mas está crescendo tambem.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #908 Online: 14 de Maio de 2009, 17:35:29 »
Justiça? Ah, pára com isso, Famado. Justiça em rasgar o ventre de uma grávida?

Fala sério...

Sim!!! Não é a minha ou a sua justiça, mas e dEle! Segundo os Seus critérios. Mas volto a dizer. isso é periférico. O importante é a mensagem central da bíblia.

Olha, este deus não serve para mim. Se você dorme adorando a isso, azar o seu.
Cristãos tem o direito de adorar um deus imaginário carregado de ódio e sadismo que manda rasgar o ventre de mulheres grávidas e tomar virgens comno escravas e achar que isso era aceitável para mostrar a justiça deste deus.
Isso é moralmente censurável, mas é direito deles

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #909 Online: 14 de Maio de 2009, 17:48:43 »
E aí, famado, segundo suas crenças o que nós, contini, nina e eu devemos esperar no fim de nossas vidas, de acordo com esse seu deus?  :hihi:

Prezados,

Acho que é isso...
Na verdade o induismo é maior que o cristianismo em numero de crentes, não sei quanto ao islamismo, mas está crescendo tambem.
Em 2007, acho, o número maior já era dado ao islamismo. Não sei se permanece.
« Última modificação: 14 de Maio de 2009, 17:51:02 por Mussain! »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #910 Online: 14 de Maio de 2009, 17:54:45 »

Curioso, a Superinteressante de março de 2009 diz que o Hinduismo é a 3a., com aproximadamente 950 milhões de devotos...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #911 Online: 14 de Maio de 2009, 17:56:34 »

Pois é, também na Superinteressante de março de 2009 a 1a é o Cristianismo e a 2a. é o Islamismo...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #912 Online: 14 de Maio de 2009, 19:29:29 »
Cristãos tem o direito de adorar um deus imaginário carregado de ódio e sadismo que manda rasgar o ventre de mulheres grávidas e tomar virgens comno escravas e achar que isso era aceitável para mostrar a justiça deste deus.

Justamente. Só lamento que a crítica deles seja inexistente.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #913 Online: 14 de Maio de 2009, 22:31:23 »
Famado,
Tenho a impressão que voce é gente boa e que em outra situação seríamos amigos, apesar de discordando em assuntos de religião.
Admiro voce manter o tom calmo, pois eu sinseramente me exalto fácil. Mas estou aprendendo a lidar com isso.

Porem, como já te disse, esse é um forum cético. Se voce alega algo, tem que postar argumentos claros e lógicos que sustentem a afirmação!

Voce tem  tantas razões para acreditar que seu deus é verdadeiro quanto os indus de acreditar que os deles é que são, ou os umbandistas, e assim vai.

O tipo de "argumento" que voce está usando é exatamente o que eles usam, seria quase uma arrogancia achar que a sua crença é a verdade e não as deles.

Se voce não apresentar argumentos diferentes destes não vale a pena prosseguir, e eu não vou responder. Só entenda que eu não sou obrigado a respeitar uma crença baseada em um livro com claras mensagens de ódio e imoralidade e é a crença que eu ataco, não voce.

Abraço.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #914 Online: 15 de Maio de 2009, 08:37:39 »
Prezados,

Sim em um sentido específico. Em um sentido mais geral, a bíblia apresenta o plano de Deus para o homem.

Mais ou menos.
De fato.
Sim, em termos de mensagens e doutrinas específicas. Mas em um sentido geral, a bíblia apresenta o plano de Deus para o homem.
De fato.
Como assim?

Acho que é isso...

Sei lá... pode ser.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #915 Online: 15 de Maio de 2009, 08:38:56 »
Olha, este deus não serve para mim...

Olha que serve, mas eu estaria sendo proselitista. Então... deixa pra lá.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #916 Online: 15 de Maio de 2009, 08:39:41 »
Variação da enrolação anterior, puramente baseado em achismos.

Os fatos não mudam só porque voce quer, a biblia continua sendo uma coleção de textos imorais e contraditórios.

Aguardo ainda refutação a algum dos questionamentos

Não está claro para mim o que vc quer que eu refute.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #917 Online: 15 de Maio de 2009, 08:42:09 »

Essa não é a mensagem do cristianismo. Além do mais, discutir os eventos veterotestamentários à luz de nossa moral e ética atuais é um lapso técnico.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #918 Online: 15 de Maio de 2009, 08:42:59 »
Justamente. Só lamento que a crítica deles seja inexistente.

Como assim?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #919 Online: 15 de Maio de 2009, 08:47:56 »
Famado,
Tenho a impressão que voce é gente boa e que em outra situação seríamos amigos, apesar de discordando em assuntos de religião.
Admiro voce manter o tom calmo, pois eu sinseramente me exalto fácil. Mas estou aprendendo a lidar com isso.

Porem, como já te disse, esse é um forum cético. Se voce alega algo, tem que postar argumentos claros e lógicos que sustentem a afirmação!

Voce tem  tantas razões para acreditar que seu deus é verdadeiro quanto os indus de acreditar que os deles é que são, ou os umbandistas, e assim vai.

O tipo de "argumento" que voce está usando é exatamente o que eles usam, seria quase uma arrogancia achar que a sua crença é a verdade e não as deles.

Se voce não apresentar argumentos diferentes destes não vale a pena prosseguir, e eu não vou responder. Só entenda que eu não sou obrigado a respeitar uma crença baseada em um livro com claras mensagens de ódio e imoralidade e é a crença que eu ataco, não voce.

Abraço.

Bem, a única coisa que estou tentando mostrar neste tópico está justamente dentro do objetivo do tópico (lembre-se, o nome do tópico é "Contradições da Bíblia - O Tópico!"). O que estou falando é que as contradições bíblicas não são importantes. São, na verdade, irrelevantes. Não influenciam na mensagem que a bíblia quer passar. Só.

Questões como histórias de atrocidades do VT, autenticidade da bíblia etc são off topic. Nós poderemos discuti-las, mas em um tópico à parte.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #920 Online: 15 de Maio de 2009, 10:44:03 »
Famado,

Eu te entendo, quando você diz que a bíblia tem um plano de Deus para o homem. Tal como o Alcorão, Torá, etc. Todos estes livros tem.
Mas, deixando este ponto de lado e se concentrando nas contradições bíblicas, deve ser de seu conhecimento inúmeros concílios realizados pelos representantes da igreja católica em várias épocas, correto?

Pois é, sabe-se que a Santíssima Trindade é constituida pelo Pai (Deus), o Filho (Jesus - Deus personificado?) e o Espírito Santo (Deus, de novo), ou seja, o Criador possui três entes para formar uma unidade.

Qual o ponto? O ponto é que para se interpretar passagens bíblicas, foram necessários vários concílios para se chegar a denominador comum, ou seja, o ponto máximo de uma religião, que é o Criador, não tinha uma forma, e passou a ter depois do Concílio de Constantinopla, em 381 d.c... Onde juntaram tudo o que havia na bíblia e a chamaram de Santíssima Trindade.

Não acha que tal contradição é mais que suficiente para desqualificar a bíblia (no sentido de livro, e não da fé)?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #921 Online: 15 de Maio de 2009, 11:34:26 »
Não, Famado... o Velho Testamento não tem nada irrelevante para a doutrina cristã, você sabe bem disto, afinal o VT nada mais é que uma re-interpretação cristã da Torah judaica. Se fosse irrelavante não haveria a re-interpretação cristã e nem constaria na bíblia... no entanto ela esta lá, portanto deve-se analisar pelo conjunto completo e não querer retira-la do contexto.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #922 Online: 15 de Maio de 2009, 12:02:50 »

Pois é, também na Superinteressante de março de 2009 a 1a é o Cristianismo e a 2a. é o Islamismo...

Não é na superinteressante que encontramos matérias como "os genes dominam sua mente. vc não tem mente. tem genes. eles escolhem o que vc vai fazer"? :lol:
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 12:07:12 por Mussain! »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #923 Online: 15 de Maio de 2009, 12:16:16 »

Não é na superinteressante que encontramos matérias como "os genes dominam sua mente. vc não tem mente. tem genes. eles escolhem o que vc vai fazer"? :lol:

Vou ficar devendo uma resposta, pois meus genes estão tentando formular uma... :-)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #924 Online: 15 de Maio de 2009, 12:22:05 »
Referia-me a uma matéria antiga, da superinteressante, engraçada. Onde se falava, "cientificamente", que todas as nossas atitudes era para a proliferar nossos genes e tal. Só que faz muito tempo. Não lembro a data nem o ano...  :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!