Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201131 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #975 Online: 16 de Maio de 2009, 12:25:29 »

Complementando meu comentário. Um outro ponto fraco desse argumento é que com base nele é possível justificar qualquer atrocidade cometida por qualquer deus. Assim, por exemplo, não teríamos como condenar o sacrafício de crianças praticado pelos astecas ao seu deus Tlaloc, poque nossa moral não é a moral de Tlaloc, e assim não temos condição de julgar a justiça de seus atos. Hittler poderia justificar o olocausto nazista ao judeus como sendo a vontade do próprio deus cristão, já que nos é impossível saber o que, em si tratando de deus, é justo ou injusto, certo ou errado.

Esse dias uma indiazinha foi empalada nas dependências da Funai. Passou no JN. Alguém enfiou um vergalhão na vagina dela, perfurou seu interior até o baço. Ela durou três dias para morrer. Ninguém sabia que ela tinha sido empalada. A polícia começou a procurar pelo maldito assassino. Daí, descobriram que foi a tia dela, que era uma das mulheres do cacique, pai da indiazinha. A mão da indiazinha (tb mulher do mesmo cacique) protegeu a tia que a matou. A menina tinha paralisia cerebral e dava muito trabalho às índias. No final, tudo ficou explicado e as índias foram embora para a sua tribo sem qualquer problema. A justiça brasileira não as importunou. Era uma questão interna da tribo. O que vc me diz disso?

Quanto a mensagem central da bílbia, o tal plano de salvação, pergunto, de que devemos ser salvos?
Deus quer nos salvar dele póprio, é isso? Essa é a mensagem central da bíblia? Isso também não soa um tanto contraditório?
A mensagem central da bíblia é o plano de Deus para o homem. E qual o plano de Deus para o homem? É que ele faça parte da Igreja. A bíblia mostra que a primeira coisa que Deus idealizou foi a Igreja. Para ter a igreja Ele:

Criou o homem;
Formou um povo;
Estabeleceu critérios de relacionamento entre Ele e este povo e das pessoas entre si (uma aliança inicial);
Enviou Jesus para substituir esta aliança por uma nova;
Fundou a Igreja.

Assim, tudo o que Deus quer é que as pessoas ingressem nela. Todas as atividades acima são meios para um fim. O fim é a Igreja.

Em regra, assume-se como evento inicial do plano divino a queda do homem, ou pecado original, por meio do qual (combinado também com a idéia de livre-arbítrio) atribuí-se ao homem a culpa por todos os males do mundo, sugindo daí a necessidade da intervenção divina. Deus, a partir daí, põe em marcha o seu plano de redenção da humanidade. Mas veja o que postei sobre esse evento essêncial à doutrina do plano divino, pois sem pecado original, sem culpa, aquele se torna completamente desnecessário.

Citação de: West
O pecado original (desobediência), combinado com o livre arbítrio, serve unicamente para justificar toda desgraça que há no mundo e, ao mesmo tempo, responsabilizar o homem por ela. Em suma, é uma forma de isentar Deus dos males do mundo, jogando toda a culpa no homem.

Mas vamos pensar um pouco. O próprio mito de criação contido no Gêneses afirma que antes do cometimento do pecado original, o homem não possuía a noção do bem e do mal. Segundo esse mito, foi somente depois que o homem comeu do fruto do conhecimento que ele passou a ter essa consciência.

Logo, antes disso o homem não tinha capacidade alguma de fazer qualquer juízo de valor acerca do que quer que fosse. Nessa condição era incapaz de entender o caráter negativo ou positivo de seus atos.

Mas Deus, mesmo sabendo da condição humana de inocência, acaba colocando uma árvore no meio do jardim e proibindo o homem de comer do fruto dessa árvore, sob pena de assim fazendo, morrer. Só que não sendo capaz de formular qualquer juízo de valor, o homem não poderia saber que a desobediência é algo negativo, tão pouco que a morte é algo negativo. Em um cenário como esse, a proibição divina não teria valor nenhum. Um proibição de faz de conta pra tentar livrar a cara da grande sacanagem que armara para a humanidade.

Pense bem, como poderia o homem, nesta condição, ser responsabilizado por alguma coisa? Se fossem julgados pelo direito moderno, Adão e Eva seriam considerados inimputáveis e, dessa forma, isentos de pena.

Mas, como gostam de proclamar os próprios religiosos, a justiça de Deus não é a justiça dos homens e ele, na sua suprema sabedoria, resolve punir, não só dois inocentes, mas toda a humanidade por todo o tempo do mundo e ainda culpar o próprio homem por isso.

Seria mais ou menos como alguém dar veneno a uma criança de um ano e achar que, por tê-la advertido dos males de sua ingestão, ficará isento de qualquer culpa, mas não só isso, que a culpa será da própria criança caso essa venha a ingerir o veneno. E todos sabemos que quem faz uma coisa dessas tem total consciência (nos caso de Deus presciência  ) que a criança inevitavelmente ingerirá a substância mortal.

Muito boa e muito profunda a sua análise. Diria que vc está um pouco certo, mas não totalmente.

E nem falamos da auto-destrutiva e contraditória idéia do livre-arbítrio, outro pilar da doutrina do plano divino da salvação.

O livre arbítrio não é necessariamente um pilar da doutrina cristã. Há o predeterminismo tb. Um exclui o outro.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #976 Online: 16 de Maio de 2009, 12:31:14 »

Da mesma forma que alguns são corintianos e outros são palmeirenses?
Não. Para escolher o Flamengo eu perguntei ao meu pai.
Qual critério racional você usou para escolher o preterismo?
E, agora que escolheu, ele manda em você? É absoluto?
O critério é simples. O preterismo é a ferramenta de interpretação que utiliza a história. Não dá para compreender a bíblia sem inseri-la no contexto histórico de quando seus livros foram escritos. É uma coisa que me parece mais ou menos óbvia. Por isso a utilizo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #977 Online: 16 de Maio de 2009, 12:39:25 »

Egícios, persas e gregos tinham céu e inferno. Os judeus não tinham, mas, depois de serem dominados por todos esses povos, acabaram mudando.

O VT fala sobre abismo, vale da sombra da morte e sheol. Seriam lugares para onde os mortos vão. Espécies de mansões de mortos.  O livro de eclesiastes diz que não há nada após a morte. Mas é uma visão material (trata apenas do corpo humano). No período interbíblico, houve uma profunda helenização dos judeus. Neste tempo surgiram os fariseus, que elaboraram escritos complementares sobre céu e inferno, muito influenciados pelos gregos.

(Veja que minha análise está impregnada pelo preterismo)
« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 12:52:42 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #978 Online: 16 de Maio de 2009, 12:42:58 »

Ou seja, inventaram, da cabeça deles, explicações para as partes da doutrina que ainda não tinham sido definidas. E achavam que tudo o que lhes passasse pela cabeça era de inspiração divina.

E, em sua arrogância, Paulo achava que sabia mais que os anjos.

Rapaz, eu leio a bíblia e acho que o credo básico está mais do que evidenciado em suas linhas. Não há invenção. É o que está escrito. Contudo, pode não ser claro para as pessoas excessivamente incultas como os cristãos primitivos.
« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 12:53:46 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #979 Online: 16 de Maio de 2009, 12:47:18 »

Sua visão desse plano é uma criação pessoal.

Não, ela é uma premissa preterista. As igrejas protestantes a tem como premissa. A ICAR tb. Pergunte para o padre de sua antiga diocese se ele concorda ou não comigo.

Esta premissa é contraposta à visão futurista (muito aceita pelos movimentos pentecostais advindos dos EEUU).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #980 Online: 16 de Maio de 2009, 12:51:02 »
Voltando ao tópico:

O que foi feito das 30 moedas de Judas?

Ainda não tenho uma explicação para esta contradição, nem mesmo daquelas bem toscas que os crentes costumam inventar.

Não sei... realmente não sei... do que se trata? Desculpe mas não lembro da história. Poderia relembrar-me?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #981 Online: 16 de Maio de 2009, 13:18:55 »
Voltando ao tópico:

O que foi feito das 30 moedas de Judas?

Ainda não tenho uma explicação para esta contradição, nem mesmo daquelas bem toscas que os crentes costumam inventar.

Não sei... realmente não sei... do que se trata? Desculpe mas não lembro da história. Poderia relembrar-me?
Você, como professor de religião, não deveria saber mais que eu, um reles ateu?

Mas a contradição é:

-Judas devolveu as 30 moedas aos sacerdotes e se enforcou.

ou

-Judas comprou um terreno com as moedas e, quando andava por ele, tropeçou, caiu e morreu.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #982 Online: 16 de Maio de 2009, 13:23:57 »
Esse dias uma indiazinha foi empalada nas dependências da Funai. Passou no JN. Alguém enfiou um vergalhão na vagina dela, perfurou seu interior até o baço. Ela durou três dias para morrer. Ninguém sabia que ela tinha sido empalada. A polícia começou a procurar pelo maldito assassino. Daí, descobriram que foi a tia dela, que era uma das mulheres do cacique, pai da indiazinha. A mão da indiazinha (tb mulher do mesmo cacique) protegeu a tia que a matou. A menina tinha paralisia cerebral e dava muito trabalho às índias. No final, tudo ficou explicado e as índias foram embora para a sua tribo sem qualquer problema. A justiça brasileira não as importunou. Era uma questão interna da tribo. O que vc me diz disso?
Digo que esses índios não cometeram um crime, na visão deles, mas que é preciso mostrar a eles, aos poucos, que não é assim que se tratam os deficientes.

Como já disse alguém, não devemos acusá-los de nada nem arranjar conflitos, simplesmente devemos mostrar nosso horror diante do que eles fazem e nos afastar. Quando eles estiverem prontos, virão nos perguntar por que reagimos com horror e então lhes mostraremos nossa posição.

Veja que somos humanos lidando com humanos, com poucos recursos. Tudo muda quando temos um deus onipotente lidando com criaturas limitadas.
Veja ainda que Deus, além de não condenar, ainda incentivou e até deu o mau exemplo, fazendo também.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #983 Online: 16 de Maio de 2009, 13:26:21 »

Sua visão desse plano é uma criação pessoal.

Não, ela é uma premissa preterista. As igrejas protestantes a tem como premissa. A ICAR tb. Pergunte para o padre de sua antiga diocese se ele concorda ou não comigo.

Esta premissa é contraposta à visão futurista (muito aceita pelos movimentos pentecostais advindos dos EEUU).
Continua sendo a visão pessoal de alguém que foi adotada por outras pessoas, muitas ou poucas não importa.
E, como você mesmo disse, não é unânime.
Algo tão importante quanto nossa situação na vida eterna não deveria depender de achismos.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #984 Online: 16 de Maio de 2009, 13:32:06 »
Citação de: Famado
Citação de: West  em  Hoje às 00:32:50
Complementando meu comentário. Um outro ponto fraco desse argumento é que com base nele é possível justificar qualquer atrocidade cometida por qualquer deus. Assim, por exemplo, não teríamos como condenar o sacrafício de crianças praticado pelos astecas ao seu deus Tlaloc, poque nossa moral não é a moral de Tlaloc, e assim não temos condição de julgar a justiça de seus atos. Hittler poderia justificar o olocausto nazista ao judeus como sendo a vontade do próprio deus cristão, já que nos é impossível saber o que, em si tratando de deus, é justo ou injusto, certo ou errado.

Nisso concordamos, caro Famado - o realitivismo moral, fruto da cultura de cada povo e época. Mas porque Deus, sendo todo poderoso, ubíquo e atemporal, necessáriamente deveria se submeter aos costumes de um determinado povo e de uma determinada época? Por que a justiça de Javé do velho testamento é a mesma justiça dos povos que o tinham como seu deus, a mesma justiça da idade do broze? Porque ele não aproveitou a oportunidade para mostrar àquele povo que seu comportamento era reprovável? Ou será que deus, como na série Star Trek, está submetido a uma primeira diretriz que o proíbe de interferir na cultura e progresso de outros povos? Sei que os nossos valores morais de hoje não são perfeitos e que da mesma forma que julgamos a justiça dos povos da idade do bronze, poderemos ser julgados pela humanidade de 5000 anos no futuro.

Contudo, podemos afirmar sem dúvida que os nossos valores morais são muito melhores que os daqueles povos primitivos (e também do que a dos índios do caso supra), disso ninguém discorda. Ninguém discorda, por exemplo, que a proteção promovida pelo constitucionalismo aos direitos fundamentais contra o poder absoluto que o estado detinha anteriormente de dispor da vida, da liberdade e da propriedade das pessoas seja algo positivo. Uma proteção como essa seria desejável até mesmo por povos bárbaros da idade do bronze, tendo-se em conta que ninguém em tempo algum poderia considerar a morte, a perda da liberdade ou de seus bens como algo positivo. Se aqules povos bábaros não consiguiram antever tal proteção é porque eram culturalmente atrasados demais para fazê-lo.

Portanto, pelo que foi dito, era de se esperar que deus, em sua mensagem à humanidade, transmitisse uma moral que fosse compátivel com seus atributos, uma moral superior e atemporal, diferentemente da que se apresenta no antigo testamento. Uma moral que ainda impossibilitados de compreendê-la inteiramente, fossemos capazes de vislumbrá-la, ainda que minimamente, e por ela sermos positivamente influenciados. Mas não é isso que se apresenta no antigo testamento.

Citação de: Famado
CitarE nem falamos da auto-destrutiva e contraditória idéia do livre-arbítrio, outro pilar da doutrina do plano divino da salvação.

O livre arbítrio não é necessariamente um pilar da doutrina cristã. Há o predeterminismo tb. Um exclui o outro.

É verdade. O Calvinismo é predeterminista, em oposição ao arminianismo.
Mas o deus calvinista não é lá um deus tão justo assim, nisso acho que concordamos também.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #985 Online: 16 de Maio de 2009, 16:35:43 »

Você, como professor de religião, não deveria saber mais que eu, um reles ateu?

Mas a contradição é:

ou

-Judas comprou um terreno com as moedas e, quando andava por ele, tropeçou, caiu e morreu.

Essa “contradição” não me parece das maiores. Eu realmente nunca tinha atentado para ela. A gente acaba se ligando mais na história do suicídio por enforcamento, porque é mais explorada em filmes e coisa e tal...

Bem, sei lá... Pode ser que os textos sejam complementares. Vai ver o cara devolveu o dinheiro, os sacerdotes compraram o campo, ele foi se enforcar, a forca arrebentou, ele se precipitou a as tripas saíram pra fora.  Arg! Que história!

Não sei... definitivamente, não sei.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #986 Online: 16 de Maio de 2009, 16:42:27 »

Continua sendo a visão pessoal de alguém que foi adotada por outras pessoas, muitas ou poucas não importa.
E, como você mesmo disse, não é unânime.
Algo tão importante quanto nossa situação na vida eterna não deveria depender de achismos.

Devo corrigir. A premissa a respeito de ser a Igreja o desejo primeiro de Deus é AMILENISTA. Sendo que o amilenismo é preterista.

Bem, como tenho dito, a cristandade somente concorda no credo básico. O resto é discussão sem fim. Aliás, sendo mais específico, o credo básico evangélico difere do católico quanto ao critério de salvação. Para Lutero é a fé, para a ICAR são as obras. O resto é igual.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #987 Online: 16 de Maio de 2009, 16:45:08 »
Digo que esses índios não cometeram um crime, na visão deles, mas que é preciso mostrar a eles, aos poucos, que não é assim que se tratam os deficientes.

Como já disse alguém, não devemos acusá-los de nada nem arranjar conflitos, simplesmente devemos mostrar nosso horror diante do que eles fazem e nos afastar. Quando eles estiverem prontos, virão nos perguntar por que reagimos com horror e então lhes mostraremos nossa posição.

Veja que somos humanos lidando com humanos, com poucos recursos. Tudo muda quando temos um deus onipotente lidando com criaturas limitadas.
Veja ainda que Deus, além de não condenar, ainda incentivou e até deu o mau exemplo, fazendo também.
O que importa é entender que moral e ética são coisas relativas e que Deus trabalha dentro dos limites humanos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #988 Online: 16 de Maio de 2009, 17:00:10 »

Nisso concordamos, caro Famado - o realitivismo moral, fruto da cultura de cada povo e época. Mas porque Deus, sendo todo poderoso, ubíquo e atemporal, necessáriamente deveria se submeter aos costumes de um determinado povo e de uma determinada época? Por que a justiça de Javé do velho testamento é a mesma justiça dos povos que o tinham como seu deus, a mesma justiça da idade do broze? Porque ele não aproveitou a oportunidade para mostrar àquele povo que seu comportamento era reprovável? Ou será que deus, como na série Star Trek, está submetido a uma primeira diretriz que o proíbe de interferir na cultura e progresso de outros povos? Sei que os nossos valores morais de hoje não são perfeitos e que da mesma forma que julgamos a justiça dos povos da idade do bronze, poderemos ser julgados pela humanidade de 5000 anos no futuro.

Contudo, podemos afirmar sem dúvida que os nossos valores morais são muito melhores que os daqueles povos primitivos (e também do que a dos índios do caso supra), disso ninguém discorda. Ninguém discorda, por exemplo, que a proteção promovida pelo constitucionalismo aos direitos fundamentais contra o poder absoluto que o estado detinha anteriormente de dispor da vida, da liberdade e da propriedade das pessoas seja algo positivo. Uma proteção como essa seria desejável até mesmo por povos bárbaros da idade do bronze, tendo-se em conta que ninguém em tempo algum poderia considerar a morte, a perda da liberdade ou de seus bens como algo positivo. Se aqules povos bábaros não consiguiram antever tal proteção é porque eram culturalmente atrasados demais para fazê-lo.

Portanto, pelo que foi dito, era de se esperar que deus, em sua mensagem à humanidade, transmitisse uma moral que fosse compátivel com seus atributos, uma moral superior e atemporal, diferentemente da que se apresenta no antigo testamento. Uma moral que ainda impossibilitados de compreendê-la inteiramente, fossemos capazes de vislumbrá-la, ainda que minimamente, e por ela sermos positivamente influenciados. Mas não é isso que se apresenta no antigo testamento.

Deus respeita o desenvolvimento humano. Deus poderia muito bem dar a Moisés leis democráticas, direito às mulheres, abolir a escravidão etc. etc. etc. Mas essa não é a maneira que Deus age. Ele permite ao homem se desenvolver pela tentativa e erro. É da vontade de Deus que o homem alcance por si só um maior desenvolvimento social, científico, tecnológico, etc. e Ele se relaciona com o homem dentro de seus limites.

Mas o deus calvinista não é lá um deus tão justo assim, nisso acho que concordamos também.

Na verdade eu não tenho opinião formada entre Calvino e Armínio. Tenho uma tendência a aceitar o Arminianismo mas ainda não fechei questão.
É importante dizer tb que a justiça de Deus não é a nossa. Deus não é um homem sentado a pensar e maquinando idéias humanas. Ele está muito acima e fora desta realidade antropomórfica. Aliás, acho que vou abrir um tópico para discutirmos a natureza de Deus.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #989 Online: 16 de Maio de 2009, 17:19:04 »
Olá Famado,

Bom vê-lo novamente por aqui.

A mensagem central da bíblia é o plano de Deus para o homem. E qual o plano de Deus para o homem? É que ele faça parte da Igreja. A bíblia mostra que a primeira coisa que Deus idealizou foi a Igreja. Para ter a igreja Ele:

Criou o homem;
Formou um povo;
Estabeleceu critérios de relacionamento entre Ele e este povo e das pessoas entre si (uma aliança inicial);
Fundou a Igreja.

Assim, tudo o que Deus quer é que as pessoas ingressem nela. Todas as atividades acima são meios para um fim. O fim é a Igreja.

Ou seja, o plano é: fundar a Igreja e trazer o maior número possível de membros.

Você nao acha esse plano um tanto... fuleiro?
Sei, trata-se de um argumento estético, mas dito de outra forma: nao haveria uma forma mais eficiente de levar a cabo tal projeto?
Da forma que é mostrada na Bíblia o método de trabalho divino me parece um tanto... mal amarrado.

Outra coisa: o seu argumento prescinde da existência do deus. Ele parece servir para justificar o poder e aa Instituiçao da Igreja (qualquer igreja). O que garante que tal instituiçao nao poderia ter existido antes da idéia da divindade?

O plano divino tal como você o apresenta nao parece enfatizar a idéia da "salvação", que a meu ver, está no cerne do cristianismo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #990 Online: 16 de Maio de 2009, 18:01:12 »
Olá Famado,

Bom vê-lo novamente por aqui.

Muito obrigado

Criou o homem;
Formou um povo;
Fundou a Igreja.

Ou seja, o plano é: fundar a Igreja e trazer o maior número possível de membros.

Você nao acha esse plano um tanto... fuleiro?

Não

Sei, trata-se de um argumento estético, mas dito de outra forma: nao haveria uma forma mais eficiente de levar a cabo tal projeto?
Da forma que é mostrada na Bíblia o método de trabalho divino me parece um tanto... mal amarrado.

Acho o contrário

Outra coisa: o seu argumento prescinde da existência do deus. Ele parece servir para justificar o poder e aa Instituiçao da Igreja (qualquer igreja). O que garante que tal instituiçao nao poderia ter existido antes da idéia da divindade?
Primeiro, não é meu argumento. É um argumento universal cristão. Ta bom vai... É de uma corrente doutrinária. Mas a da maioria dos cristãos.

A Igreja que falo não é a igreja "instituição terrena" com liderança eclesiástica e coisa e tal. A Igreja é um ente coletivo e virtual. É um corpo, cuja cabeça é Cristo. Ela foi idealizada antes da criação (Leia Ef 3: 11 e II Ti 1:9 entre tantos outros versos). Ela está prevista em todos os livros proféticos do VT. Ela é a mulher de Ap 12, as duas testemunhas de Ap 11, a nova Jerusalém de Ap 21 e tantos outros símbolos em Apocalipse. Ela é formada por todos os salvos de todos os tempos e de todos os lugares, independente de religião, mas que têm em Cristo seu único e suficiente salvador. Ela é tudo o que Deus sempre quis. Ela é pura, santa e imaculada, porque Deus a vê através de Cristo. 

Não entendo porque vc concluiu que ela prescinde de Deus. Pelo contrário, ela foi idealizada por Ele e vive para servi-lo, foi criada para seu louvor e adoração.

O plano divino tal como você o apresenta nao parece enfatizar a idéia da "salvação", que a meu ver, está no cerne do cristianismo.

A salvação é necessária para se fazer parte de Igreja. Ela é o critério para ingresso no corpo. Ela é o meio. O fim é a Igreja. Deus quer que todos se salvem, para compor o corpo a que Ele aspira.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #991 Online: 16 de Maio de 2009, 18:22:50 »
Ela é formada por todos os salvos de todos os tempos e de todos os lugares, independente de religião, mas que têm em Cristo seu único e suficiente salvador.
Então não é independente de religião.

A salvação é necessária para se fazer parte de Igreja. Ela é o critério para ingresso no corpo. Ela é o meio. O fim é a Igreja. Deus quer que todos se salvem, para compor o corpo a que Ele aspira.

Isso é novo pra mim. Qual denominação cristã você pertence, famado? Não li todos os posts...

Enfim... pelo jeito, a interpretação dos textos bíblicos é igual Neston: existem mil maneiras, invente uma.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #992 Online: 16 de Maio de 2009, 18:55:10 »

Não entendo porque vc concluiu que ela prescinde de Deus. Pelo contrário, ela foi idealizada por Ele e vive para servi-lo, foi criada para seu louvor e adoração.

Prescinde de deus porque parece apenas um argumento para justificar a existência e o poder da própria igreja. É conveniente demais.
Nao parece muito diferente da crença no Estado, ou na Revoluçao, ou no Direito Divino dos Reis.

Salvar de quê?! (Pergunta retórica - mas mesmo assim gostaria de ver sua resposta)
Na verdade, essa é uma questao off-topic, já que, até onde sei, a Doutrina da Salvaçao foi desenvolvida posteriormente aos
evangelhos.

A contradiçao que acho mais importante é a do NT. Nao se trata de uma contradiçao interna, mas algo que contradiz os fatos:
Lendo os evangelhos de forma crítica e desinteressada, percebi, diferente de você, que sua mensagem central nao é a construçao
da igreja, mas sim:

"O mundo vai acabar em breve. Os que seguirem os ensinamentos de Jesus vao ser recompensados. Os que desconhecerem ou
se recusarem vao ser punidos."

O "em breve" nao é especificado, mas o texto afirma explicitamente que seria da ordem de anos ou décadas, ou seja, até o fim
do século I. Essa interpretaçao é tao plausível que a ausência de Apocalipse foi motivo de embaraço para a igreja primitiva.
Digamos que podemos afirmar com confiança que o mundo nao se acabou ainda. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #993 Online: 16 de Maio de 2009, 20:43:32 »
Ela é formada por todos os salvos de todos os tempos e de todos os lugares, independente de religião, mas que têm em Cristo seu único e suficiente salvador.
Por que depende de religião? Depende de uma decisão pessoal: aceitar a Cristo como único e suficiente salvador.

Isso é novo pra mim.
O que vc pensava?

Qual denominação cristã você pertence, famado? Não li todos os posts...
Batista.

Enfim... pelo jeito, a interpretação dos textos bíblicos é igual Neston: existem mil maneiras, invente uma.
O que há de diferente no que eu estou falando? Isso é mais velho que andar pra frente.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #994 Online: 16 de Maio de 2009, 21:03:03 »

Prescinde de deus porque parece apenas um argumento para justificar a existência e o poder da própria igreja. É conveniente demais.
Nao parece muito diferente da crença no Estado, ou na Revoluçao, ou no Direito Divino dos Reis.
Vc está confundindo a Universal Igreja de Cristo com a Igreja instituída. A Universal Igreja de Cristo é o corpo de Cristo, sendo Ele a cabeça. São todos os chamados santos, separados para Deus através do sacrifício vicário de Cristo na cruz. Não é a Igreja batista da qual faço parte, nem a presbiteriana nem a católica, mas a união dos salvos. Essa é a correta definição da Igreja. Ela é o que Deus quer enfim.

Salvar de quê?! (Pergunta retórica - mas mesmo assim gostaria de ver sua resposta)
Da condenação eterna.

Na verdade, essa é uma questao off-topic, já que, até onde sei, a Doutrina da Salvaçao foi desenvolvida posteriormente aos
evangelhos.
Jesus falou muitas vezes da necessidade de salvação. Como a doutrina pode ter surgido depois? Ela apenas foi sistematizada depois por Paulo.

A contradiçao que acho mais importante é a do NT. Nao se trata de uma contradiçao interna, mas algo que contradiz os fatos:
Lendo os evangelhos de forma crítica e desinteressada, percebi, diferente de você, que sua mensagem central nao é a construçao
da igreja, mas sim:

"O mundo vai acabar em breve. Os que seguirem os ensinamentos de Jesus vao ser recompensados. Os que desconhecerem ou
se recusarem vao ser punidos."
Certo, absolutamente certo. A mensagem do evangelho é essa e mais algumas outras, tais como amar ao próximo etc. Mas essas são as mensagens específicas do evangelho e não da bíblia como um todo.

O "em breve" nao é especificado, mas o texto afirma explicitamente que seria da ordem de anos ou décadas, ou seja, até o fim
do século I. Essa interpretaçao é tao plausível que a ausência de Apocalipse foi motivo de embaraço para a igreja primitiva.
Digamos que podemos afirmar com confiança que o mundo nao se acabou ainda. :)
Caraca, certo novamente. De fato todas as profecias escatológicas se cumpriram até 98, quando morreu o último cesar. A única coisa que falta é a volta de Cristo, descrita no fim de Ap 20. Assim, para o preterismo, só falta isso.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #995 Online: 16 de Maio de 2009, 21:25:07 »
Por que depende de religião? Depende de uma decisão pessoal: aceitar a Cristo como único e suficiente salvador.
Independente de religião mas Cristo como único salvador? Judeus, muçulmanos e os esquimós da Groenlândia estão fora desta lista, non?

Isso é novo pra mim.
O que vc pensava?
Para mim a Igreja era o meio e a salvação era o fim.
Entendi seu conceito de Igreja, mas não sei se outras denominações cristãs o compartilham. A ICAR definia Igreja como portadora dos meios para salvação.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #996 Online: 16 de Maio de 2009, 22:50:29 »

Independente de religião mas Cristo como único salvador? Judeus, muçulmanos e os esquimós da Groenlândia estão fora desta lista, non?

É dependente de Cristo e não de qualquer religião, embora, outras religiões diferentes do cristianismo não preguem a Cristo. Concordo que dificilmente um budista, por exemplo, aceitaria a Cristo como único e suficiente salvador. Mas se o fizer (o que seria meio insólito), independente do budismo, será incluído na Igreja.

Para mim a Igreja era o meio e a salvação era o fim.
Entendi seu conceito de Igreja, mas não sei se outras denominações cristãs o compartilham. A ICAR definia Igreja como portadora dos meios para salvação.

O meio para a salvação é Cristo. É Cristo quem insere na Igreja, por meio de sua aceitação.

Com relação à ICAR, quando ela diz "Não há salvação fora da Igreja" ela está usando a verdade, mas distorcida. Não há salvação fora da Universal Igreja e não da Igreja material instituída em Roma. Por outro lado, não é a Igreja que salva, mas Cristo. A Igreja é a reunião dos salvos. Nem todos os que estão na Igreja terrena, estão na Universal Igreja de Cristo. Não é o simples ritual, mas a verdadeira conversão a Cristo que insere na Universal Igreja de Cristo.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #997 Online: 17 de Maio de 2009, 10:36:47 »

Deus respeita o desenvolvimento humano. Deus poderia muito bem dar a Moisés leis democráticas, direito às mulheres, abolir a escravidão etc. etc. etc. Mas essa não é a maneira que Deus age. Ele permite ao homem se desenvolver pela tentativa e erro. É da vontade de Deus que o homem alcance por si só um maior desenvolvimento social, científico, tecnológico, etc. e Ele se relaciona com o homem dentro de seus limites.

Na verdade eu não tenho opinião formada entre Calvino e Armínio. Tenho uma tendência a aceitar o Arminianismo mas ainda não fechei questão.
É importante dizer tb que a justiça de Deus não é a nossa. Deus não é um homem sentado a pensar e maquinando idéias humanas. Ele está muito acima e fora desta realidade antropomórfica. Aliás, acho que vou abrir um tópico para discutirmos a natureza de Deus.

Só fechando minha participação quanto a esse assunto.
Na verdade Javé, segundo descrito no VT, não se mantém em uma posição imparcial, de forma a não interferir no desenvolvimento humano.
Ele claramente dita normas de conduta e ordena atos como sendo moralmente elevados do seu ponto de vista. E são justamente algumas dessas normas morais e ditames que são questionáveis, uma vez que advindas de um ser superior.

No mais, agradeço a atenção do colega em responder meus questionamentos.

Um abraço.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #998 Online: 17 de Maio de 2009, 11:11:41 »

ou

Bem, sei lá... Pode ser que os textos sejam complementares. Vai ver o cara devolveu o dinheiro, os sacerdotes compraram o campo, ele foi se enforcar, a forca arrebentou, ele se precipitou a as tripas saíram pra fora.  Arg! Que história!

Não sei... definitivamente, não sei.
Se ele devolveu o dinheiro, não poderia ter comprado o campo onde tropeçou e morreu.
Ou ele comprou ou os sacerdotes compraram.

Esta é uma contradição. Ponto final. Não há "achismo" ou "deve ter sido" que dê jeito.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #999 Online: 17 de Maio de 2009, 11:16:55 »
Segundo esta seita:
www.godhatestheworld.com
Deus detesta o mundo e vai salvar apenas uns poucos que ele escolheu arbitrariamente.
Há um arquivo PDF para baixar com centenas de passagens bíblicas provando isto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!