Respondendo aos dois.
Pois é... Os historiadores falam muitas coisas. Há correntes diversas.
Pois saiba que sobre a antiguidade desses textos (e aproveito para agradecer aa correçao do Fernando) nao existe
controvérsia. Em comparaçao a eles, o NT é um texto bem recente.
Eu aprendi que a epopéia de Gilgamesh foi algo que foi descoberto por arqueólogos, que viria a corroborar a história do dilúvio.

Na verdade é o contrário: a narrativa do dilúvio é mais recente e foi provavelmente copiada da narrativa da Epopéia.
Aliás, essa história possivelmente se refere a alguma inundaçao que ocorreu na Mesopotâmia. Lembre-se de uma coisa, Famado: os
hebreus eram no máximo coadjuvantes na história antiga do oriente médio. As grandes potências eram o Egito, Assur,
Babilônia, os Hititas e depois os Persas. Era nesses impérios que estavam os grandes centros culturais e políticos da época. Eu posso
estar errado, mas diria que eles só começaram a chamar mais atençao quando passaram a irritar regularmente os romanos com
seu fanatismo.
Para que pudesse ter sido copiada, os escribas judeus teriam que ter tido acesso à cultura suméria etc etc etc.
Ahem... Qual naçao do levante esteve sob o controle dos Babilônios alguns séculos AC?

[1]
Mais uma coisa, os pesquisadores alocam Abraão em 2500 aC. Moisés veio um tempo depois. Se foi ele que escreveu os livros mais antigos (Jó e o Pentateuco), então o VT começou a ser escrito mais ou menos em 2000 aC.
Deixa eu fazer uma pequena correçao no texto acima: "os pesquisadores alocam o personagem mitológico Abraao em 2500 AC. O
personagem mitológico Moisés teria vindo um tempo depois." Aliás, muitos séculos depois, se o Faraó da lenda tivesse sido mesmo
Ramsés II. Existem historiadores que afirmam que o VT foi na verdade escrito muito tempo depois.
A questão é: os diversos relatos coincidentes falam de um mesmo evento, um copia o outro ou é tudo absoluta coincidência? Esta é uma questão difícil de ser respondida.
Que mesmo evento? Você se refere a história de JC? Ora você bem sabe que os vários relatos foram cópias de um mais antigo (Marcos ou
o evangelho Q). Assim é fácil responder: cópia.
[1] E depois dos Persas, e depois dos Gregos, depois dos Romanos, depois dos Árabes, depois dos Otomanos, depois dos Ingleses...
Javé é um protetor muito fuleiro. Já devia ter sido demitido a muito tempo

.