Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201138 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1150 Online: 02 de Junho de 2009, 14:38:44 »
Exato, ele refuta seus argumentos mas voce assume um comportamento de mudar parametros para tentar mantê-los artificialmente. Esse é um típico padrão de comportamento de crente. Constatação. Não tem nenhum ad hominen aí na minha opinião.

Não! Estou apenas dizendo que vc deve se ater a contradizer meus argumentos e não em desqualificá-los em função da idéia que tem a meu respeito. Isso é ad hominem.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1151 Online: 02 de Junho de 2009, 14:39:45 »
Agora vc pode me responder, Famado?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1152 Online: 02 de Junho de 2009, 14:44:05 »

Repito:

Concorda que com estas mesmas palavras posso validar qualquer crença que não seja a cristã e até mesmo as que provavelmente surgirão?

Não! O que vc pode concluir é que vc deve julgar e comparar as crenças em função do que elas dizem. Em função de suas doutrinas. E não em função de erros irrelevantes porventura existentes em seus textos ditos sagrados.

Por exemplo, o kardecismo. Refute as suas doutrinas, caso não concorde com elas. Não eventuais erros de ortografia, ou de descrição, ou de detalhes descritivos etc, que possam existir no "evangelho segundo o espiritismo".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1153 Online: 02 de Junho de 2009, 14:44:20 »
Exato, ele refuta seus argumentos mas voce assume um comportamento de mudar parametros para tentar mantê-los artificialmente. Esse é um típico padrão de comportamento de crente. Constatação. Não tem nenhum ad hominen aí na minha opinião.

Não! Estou apenas dizendo que vc deve se ater a contradizer meus argumentos e não em desqualificá-los em função da idéia que tem a meu respeito. Isso é ad hominem.

A biblia é uma coletanea de textos imorais copiados e adaptados de outras mitologias, isso é fato

Isso já lhe foi mostrado, mas voce prefere ignorar os fatos e fazer malabarismos para tentar inutilmente um erro.

Não é possível um debate com voce devido a sua obliteração de raciocínio lógico em relação a esse livro mitológico, isso é um FATO que estou constatando e está óbvio para todos.

Não é ad hominen, apenas estou mostrando a razão pela qual voce não está apto a discutir sobre a biblia.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1154 Online: 02 de Junho de 2009, 14:56:12 »

Repito:

Concorda que com estas mesmas palavras posso validar qualquer crença que não seja a cristã e até mesmo as que provavelmente surgirão?

Não! O que vc pode concluir é que vc deve julgar e comparar as crenças em função do que elas dizem. Em função de suas doutrinas. E não em função de erros irrelevantes porventura existentes em seus textos ditos sagrados.

Por exemplo, o kardecismo. Refute as suas doutrinas, caso não concorde com elas. Não eventuais erros de ortografia, ou de descrição, ou de detalhes descritivos etc, que possam existir no "evangelho segundo o espiritismo".

Bom, pra começar os erros não são irrelevantes, muitos deles são exagerados. Mas mesmo assim não estou falando sobre isto, apesar de vc está, não sei porquê, arrastando a conversa para este lado...

Mas recapitulando:

Famdado diz:

"Os livros foram elaborados por autores conscientes, que emprestaram à obra seu estilo, sua maneira de se expressar enfim".

E ao ser questionado sobre estas serem falíveis:

"É passível de erro mas não errou. Quero dizer, há de fato pequenos erros descritivos, geográficos, numéricos, etc. Mas há uma mensagem que perpassa e ao mesmo tempo transpassa cada um dos livros da bíblia, que torna estes erros sem qualquer importância. A inspiração está na mensagem e não na forma".

Agora minha pergunta novamente:

Concorda que com estas palavras posso validar qualquer afirmação religiosa, já que simplesmente eu poderia responder: "É passível de erros, mas não há erros. Quer dizer, há poucos erros, mas todos eles são irrelevantes"?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1155 Online: 02 de Junho de 2009, 15:46:00 »
Desculpe, vc tem razão, acabei embolando o meio de campo, mas vamos à resposta. Ué, depende do erro. Quais são os erros que os diversos textos dos livros da bíblia tem? Davi comprou uma terra por 50 ciclos de prata segundo o livro de Reis ou por seiscentos ciclos de outro segundo o livro de Crônicas. Qual a importância deste erro na mensagem bíblica? Nenhuma. Não muda nada. Não influencia em nada. A bíblia não é menos inspirada devido existir erros como esse.
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 15:54:40 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1156 Online: 02 de Junho de 2009, 15:48:53 »
Desprezar este post
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 15:53:46 por famado »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1157 Online: 02 de Junho de 2009, 15:54:49 »
Não sei porque se esquiva tanto, mas.... Vamos lá. Vou jogar seu jogo:

"Depende do erro".

Um erro qualquer. E ainda mais simples do afirmar que há um deus onibondoso que esquarteja e esmaga pessoas vivas. Leve em consideração coisas mais simples do que essas. Isto seriam os possíveis erros. E aí?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1158 Online: 02 de Junho de 2009, 15:55:54 »
Não, isso não é um erro.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1159 Online: 02 de Junho de 2009, 15:58:25 »
Não é um erro afirma que um ser oni=todo bondoso esquarteja crianças e esmaga pessoas vivas? Então ta bom.... Deixe-me ver....

Um erro de calculo qualquer. E um outro errinho sobre alguma profecia. E mais um errinho qualquer sobre física. E agora?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1160 Online: 02 de Junho de 2009, 16:41:59 »
Isso é um erro.

... Davi comprou uma terra por 50 ciclos de prata segundo o livro de Reis ou por seiscentos ciclos de ouro segundo o livro de Crônicas...

Além desse, há todos estes que o Sky Kunde postou.
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 16:44:10 por famado »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1161 Online: 02 de Junho de 2009, 16:50:51 »
Certo. Um erro desses.... E aí? A resposta agora....

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1162 Online: 03 de Junho de 2009, 06:54:59 »
Respeito profundamente todas as suas opiniões, mas o amigo está analisando meus argumentos em função do que eu sou (ou do que julga que eu seja) e não em função do que eles dizem.
Estou apenas tentando entender por que alguém escolhe um determinado livro de mitologia entre muitos e, apesar da falta de evidências, apesar de suas incoerências e absurdos, determina que ele é a verdade revelada de algum deus e que todos os outros estão errados.

E, curiosamente, este livro é quase sempre o livro adotado pela cultura em que esta pessoa nasceu e cresceu.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #1163 Online: 03 de Junho de 2009, 07:19:15 »
Não é um erro afirma que um ser oni=todo bondoso esquarteja crianças e esmaga pessoas vivas? Então ta bom.... Deixe-me ver....

Um erro de calculo qualquer. E um outro errinho sobre alguma profecia. E mais um errinho qualquer sobre física. E agora?

O fato de falar que 'o sol parou seu curso' já não é um erro ? EM QUALQUER CASO o movimento do sol é aparente, então a Terra teia parado de girar. Ou quem escreveu não teve uma revelação tããããão divina assim, ou o próprio deus esqueceu de como fez as coisas.

Pessoalmente esperaria segunda resposta, o pessoal do trampo me pergunta dois meses depois como funciona um troço que eu fiz e já esqueci, imagina 10,11, 12 bilhões de anos !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1164 Online: 03 de Junho de 2009, 08:24:18 »
Com certeza. Essa é uma das clássicas hehe. Só que ele vai dizer: "É um erro irrelevante" (...)

Agora não sei o porquê ele exita em me responder.... Fica enrolando, enrolando....

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1165 Online: 03 de Junho de 2009, 10:59:00 »
Certo. Um erro desses.... E aí? A resposta agora....

Então... é como falei inicialmente. Estes erros, que são numéricos, geográficos, descritivos, etc. são irrelevantes ao contexto. Que diferença faz se quando Jesus convocou Pedro ele estava pescando (segundo Lucas) ou estava em casa (segundo João)? Que diferença faz se Pedro negou Jesus três vezes antes do galo cantar uma, ou negou três vezes antes do galo cantar duas? Que diferença faz se a placa sobre a cabeça de Jesus dizia "Este é Jesus Reis dos Judeus", ou "Jesus Nazareno Rei dos Judeus", ou "Este é o Rei do Judeus", ou "Jesus, o Rei dos Judeus"?

A resposta é simples: Nenhuma!!! Essas discrepâncias não mudam em nada a mensagem central da bíblia, ou mesmo a mensagem específica do texto onde elas estão inseridas.

A bíblia não é chamada "a inerrante palavra de Deus" por não conter erros como estes, mas por não errar em sua mensagem, em seu cerne enfim.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1166 Online: 03 de Junho de 2009, 11:10:24 »
Rapá.... E se eu soubesse falar grego então.... Amigo, tanto faz sua bíblia e o que vc acha dela.... O que eu quero saber é:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1167 Online: 03 de Junho de 2009, 11:12:54 »
Com certeza. Essa é uma das clássicas hehe. Só que ele vai dizer: "É um erro irrelevante" (...)

Agora não sei o porquê ele exita em me responder.... Fica enrolando, enrolando....
Essa do sol eu não considero erro. Depende do referencial. Se eu estou parado agora em frente ao meu computador, não estou parado em relação a quem está no sol. Para este referencial, eu estou me movimentando conforme a trajetória da terra.

Além do mais, a visão cosmológica que os caras tinham na época não muda em nada a mensagem que o texto quer passar, tal como citei no post anterior.

Há um outro caso parecido. Os Judeus consideravam que a terra era plana e que tinha fundamentos (pilares). Quando eles dizem nos Salmos “Deus fundou a terra”, quer dizer que acham que Deus pôs os pilares dessa terra plana.

Outro, em Gn 1, diz que Deus separou as águas em duas porções, uma em baixo (os mares e oceanos) e outra em cima. Esta de cima é porque eles achavam que havia um mar suspenso de onde vinham as chuvas.

Mais outra, eles achavam que existia um monte de céus. O céu das nuvens, logo acima o céu onde ficavam penduradas as estrelas, a lua e o sol e um terceiro, onde estava Deus. Daí Ele repousava os pés sobre a Terra. Por isso está escrito nos Salmos “Ele pôs a Terra por escabelo de seus pés”

É por aí vai... Era a visão cosmológica dos caras. Mas isso não muda nada do que a bíblia quer mostrar e hoje perfaz uma linda visão poética.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1168 Online: 03 de Junho de 2009, 11:15:48 »
Rapá.... E se eu soubesse falar grego então.... Amigo, tanto faz sua bíblia e o que vc acha dela.... O que eu quero saber é:

Realmente não estou entendendo a sua questão. Como assim?

Entendo que uma religião se julga por sua mensagem, suas doutrinas, e não por erros irrelevantes em seus textos considerados sagrados.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1169 Online: 03 de Junho de 2009, 11:34:39 »

Realmente não estou entendendo a sua questão. Como assim?

Entendo que uma religião se julga por sua mensagem, suas doutrinas, e não por erros irrelevantes em seus textos considerados sagrados.

Desculpe Famado, torci muito para que eu não voltasse a discutir sobre este assunto, mas não consigo...

Mussain, se entendi sua pergunta, então, Famado, em outras palavras a questão fica assim:

a) Se o importante é a mensagem da Bíblia, então eu posso pegar estas mesmas palavras e criar uma nova crença a partir dela, correto?
b) Por exemplo: A partir na Bíblia, crio a o Cristianismo Versão 2.0... E invalido toda e qualquer crença no Cristianistmo atual...
c) Era isso o que você queria dizer Mussain?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1170 Online: 03 de Junho de 2009, 11:39:19 »
Continuo achando sem sentido.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1171 Online: 03 de Junho de 2009, 11:49:20 »
Continuo achando sem sentido.

Então vou tentar mais uma vez:

a) Eu pego a Bíblia, mudo alguma coisa nos textos, mudo os autores, mudo o nome da Bíblia para, por exemplo: "Biblius";
b) Digo que aquele livro é sagrado, ilumidado por Deus e que sua crença se chama "Cristianismus";
c) Tudo o que você disse até agora, copio, igualzinho, porém troco todos os nomes para aqueles que eu referenciei no "Biblius";
d) Pergunto: Estamos defendendo o que?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1172 Online: 03 de Junho de 2009, 13:10:14 »
Se o seu livro e a sua nova religião tiverem preservado a mensagem, seu livro continua sendo a bíblia e a sua mensagem continua sendo a mensagem do cristianismo. O que estou tentando mostrar a vcs é que a mensagem central da bíblia e mesmo mensagens específicas não se alteram por causa destes erros citados.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1173 Online: 03 de Junho de 2009, 13:24:20 »
Se o seu livro e a sua nova religião tiverem preservado a mensagem, seu livro continua sendo a bíblia e a sua mensagem continua sendo a mensagem do cristianismo. O que estou tentando mostrar a vcs é que a mensagem central da bíblia e mesmo mensagens específicas não se alteram por causa destes erros citados.

Deixa para lá Famado...

Abraços.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1174 Online: 03 de Junho de 2009, 13:40:25 »
Desculpe, mas é que talvez vcs estejam tentando passar algo que eu não estou conseguindo pescar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!