Com certeza. Essa é uma das clássicas hehe. Só que ele vai dizer: "É um erro irrelevante" (...)
Agora não sei o porquê ele exita em me responder.... Fica enrolando, enrolando....
Essa do sol eu não considero erro. Depende do referencial. Se eu estou parado agora em frente ao meu computador, não estou parado em relação a quem está no sol. Para este referencial, eu estou me movimentando conforme a trajetória da terra.
Além do mais, a visão cosmológica que os caras tinham na época não muda em nada a mensagem que o texto quer passar, tal como citei no post anterior.
Há um outro caso parecido. Os Judeus consideravam que a terra era plana e que tinha fundamentos (pilares). Quando eles dizem nos Salmos “Deus fundou a terra”, quer dizer que acham que Deus pôs os pilares dessa terra plana.
Outro, em Gn 1, diz que Deus separou as águas em duas porções, uma em baixo (os mares e oceanos) e outra em cima. Esta de cima é porque eles achavam que havia um mar suspenso de onde vinham as chuvas.
Mais outra, eles achavam que existia um monte de céus. O céu das nuvens, logo acima o céu onde ficavam penduradas as estrelas, a lua e o sol e um terceiro, onde estava Deus. Daí Ele repousava os pés sobre a Terra. Por isso está escrito nos Salmos “Ele pôs a Terra por escabelo de seus pés”
É por aí vai... Era a visão cosmológica dos caras. Mas isso não muda nada do que a bíblia quer mostrar e hoje perfaz uma linda visão poética.