Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201139 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1175 Online: 03 de Junho de 2009, 13:53:56 »
Desculpe, mas é que talvez vcs estejam tentando passar algo que eu não estou conseguindo pescar.

Tranquilo Famado.

Mas eu acho desnecessário avançar no tema. Eu acabei de perguntar a você, que se caso existisse um outro livro religioso, feito por outras pessoas e etc, você disse que este livro seria a Bíblia!!!

Como posso continuar deste jeito?

Se eu falo de "A", é a mensagem central da bíblia;
Se eu falo de "B", é a mensagem central da bíblia;
Se eu falo de "C", é a mensagem central da bíblia;

Então, foi o que eu te perguntei antes: "Estamos defendendo o que?"
Para mim, nada. Só os nossos desejos e o tópico está perdendo o valor.

Se a mensagem central da Bíblia é que a Bíblia é tudo e o resto não é nada, então defenda esta máxima, mas respostas do tipo "Como assim", "Não entendi", dificultam muito o bate papo. Muitos aqui postaram perguntas claras. Fáceis de responder.

Abraços.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1176 Online: 03 de Junho de 2009, 14:33:38 »
Rapá.... E se eu soubesse falar grego então.... Amigo, tanto faz sua bíblia e o que vc acha dela.... O que eu quero saber é:

Concorda que com estas mesmas palavras posso validar qualquer crença que não seja a cristã e até mesmo as que provavelmente surgirão?

Realmente não estou entendendo a sua questão. Como assim?

Entendo que uma religião se julga por sua mensagem, suas doutrinas, e não por erros irrelevantes em seus textos considerados sagrados.

Mas recapitulando:

Famdado diz:

"Os livros foram elaborados por autores conscientes, que emprestaram à obra seu estilo, sua maneira de se expressar enfim".

E ao ser questionado sobre estas serem falíveis:

"É passível de erro mas não errou. Quero dizer, há de fato pequenos erros descritivos, geográficos, numéricos, etc. Mas há uma mensagem que perpassa e ao mesmo tempo transpassa cada um dos livros da bíblia, que torna estes erros sem qualquer importância. A inspiração está na mensagem e não na forma".

Agora minha pergunta novamente:

Concorda que com estas palavras posso validar qualquer afirmação religiosa, já que simplesmente eu poderia responder: "É passível de erros, mas não há erros. Quer dizer, há poucos erros, mas todos eles são irrelevantes"?

É só responder a pergunta e pronto. Vc concorda que com esta frase, "É passível de erros, mas não há erros. Quer dizer, há poucos erros, mas todos eles são irrelevantes", eu posso validar, assim como vc valida seu cristianismo 'infalível' como real, uma crença que não seja a sua, uma crença indiana, asteca e o escambau, por exemplo. É só isto que eu estou falando. Ainda não entendeu....?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #1177 Online: 04 de Junho de 2009, 00:43:31 »
Por Exemplo:

Uma crença afirma que o mundo se apoia em cima das costas de um elefante, e o elefante em cima das costas de uma tartaruga e a tartaruga, bem, melhor mudar de assunto...

Essa afirmação esta errada, mas esse erro é irrelevante, o que importa é mensagem central, portanto, essa crença é valida e correta.

Pronto, e a religião Javanesa esta corroborada segundo o "metodo famadifico" (alias, isso é preterismo também?).

E agora, qual escolher?
« Última modificação: 04 de Junho de 2009, 00:46:38 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1178 Online: 04 de Junho de 2009, 09:58:29 »
A mitologia nordica diz que o universo vai acabar congelado no Ragnarok.  A ciencia aponta para o total "congelamento" do universo! A mensagem central da mitologia nórdica está certa, apesar de gigantes e cabras voadoras não existirem.
Vamos todos adorar a Odin!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1179 Online: 04 de Junho de 2009, 15:09:36 »

É só responder a pergunta e pronto. Vc concorda que com esta frase, "É passível de erros, mas não há erros. Quer dizer, há poucos erros, mas todos eles são irrelevantes", eu posso validar, assim como vc valida seu cristianismo 'infalível' como real, uma crença que não seja a sua, uma crença indiana, asteca e o escambau, por exemplo. É só isto que eu estou falando. Ainda não entendeu....?

Então a minha resposta simples é NÃO. Não concordo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1180 Online: 04 de Junho de 2009, 15:13:58 »
Por Exemplo:

Uma crença afirma que o mundo se apoia em cima das costas de um elefante, e o elefante em cima das costas de uma tartaruga e a tartaruga, bem, melhor mudar de assunto...

Essa afirmação esta errada, mas esse erro é irrelevante, o que importa é mensagem central, portanto, essa crença é valida e correta.
Sim, o que importa é a mensagem. Passemos a analisar a mensagem e não os detalhes como estes citados.
Pronto, e a religião Javanesa esta corroborada segundo o "metodo famadifico" (alias, isso é preterismo também?).

E agora, qual escolher?

Bem, aí vamos analisar a religião javanesa. O que ela prega? Quais suas doutrinas?
A análise tem que ser esta e não em cima de um erro de conta no texto.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1181 Online: 04 de Junho de 2009, 15:15:16 »
A mitologia nordica diz que o universo vai acabar congelado no Ragnarok.  A ciencia aponta para o total "congelamento" do universo! A mensagem central da mitologia nórdica está certa, apesar de gigantes e cabras voadoras não existirem.

E o que mais? Qual seu cabedal doutrinário? Essa é a análise.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1182 Online: 05 de Junho de 2009, 07:25:56 »
Entendo que uma religião se julga por sua mensagem, suas doutrinas, e não por erros irrelevantes em seus textos considerados sagrados.
Concordo, mas apenas se este julgamento for feito com base em nossos conceitos de moral e ética.
Sem que nada seja imposto só porque "Deus disse assim e pronto. Temos que aceitar mesmo sem entender".

Concordo se examinarmos cada religião em busca de coisas boas, ignorando as bobagens místicas.

Concordo se considerarmos que as religiões são apenas manifestações humanas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1183 Online: 05 de Junho de 2009, 08:13:56 »
A mitologia nordica diz que o universo vai acabar congelado no Ragnarok.  A ciencia aponta para o total "congelamento" do universo! A mensagem central da mitologia nórdica está certa, apesar de gigantes e cabras voadoras não existirem.

Textos sagrados e tradição oral, igual a cristã...
E aí, vamos adorar o Grande Odin?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1184 Online: 05 de Junho de 2009, 08:19:03 »
Concordo, mas apenas se este julgamento for feito com base em nossos conceitos de moral e ética.
Sem que nada seja imposto só porque "Deus disse assim e pronto. Temos que aceitar mesmo sem entender".

Concordo se examinarmos cada religião em busca de coisas boas, ignorando as bobagens místicas.

Resumindo, se eu criar uma religião a partir do Senhor dos Aneis e nomear Tolkien como santo e "pegar" a parte boa da mensagem do livro, ignorando as ruins (que são em muito menor número que as da biblia), e me guiar pelos nossos atuais conceitos de moral e ética, então terei uma religião com o mesmo valor e significancia que a cristã.

O mesmo vale para as religiões muçulmanas, hindus, aborígenes, etc.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1185 Online: 05 de Junho de 2009, 08:23:30 »

Então a minha resposta simples é NÃO. Não concordo.
Então porque vc a usa...? Crentes...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1186 Online: 05 de Junho de 2009, 13:31:04 »

Textos sagrados e tradição oral, igual a cristã...
E aí, vamos adorar o Grande Odin?!

Pode ser...

Diga-me mais. Quais as doutrinas básicas? Há um plano de salvação, decorrente de uma suposta condenação imposta aos seres humanos? Ou é reencarnacionista? É karmica? Vamos, diga-me mais para que eu possa avaliar melhor...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #1187 Online: 05 de Junho de 2009, 13:32:43 »
Diga-me mais. Quais as doutrinas básicas? Há um plano de salvação, decorrente de uma suposta condenação imposta aos seres humanos? Ou é reencarnacionista? É karmica? Vamos, diga-me mais para que eu possa avaliar melhor...
A falta de um plano de salvação invalidaria uma religião ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1188 Online: 05 de Junho de 2009, 13:38:17 »
Diga-me mais. Quais as doutrinas básicas? Há um plano de salvação, decorrente de uma suposta condenação imposta aos seres humanos? Ou é reencarnacionista? É karmica? Vamos, diga-me mais para que eu possa avaliar melhor....
Nada disto importa, famado. O que importa é a mensagem... Não se esqueça disto...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1189 Online: 05 de Junho de 2009, 14:25:00 »
Diga-me mais. Quais as doutrinas básicas? Há um plano de salvação, decorrente de uma suposta condenação imposta aos seres humanos? Ou é reencarnacionista? É karmica? Vamos, diga-me mais para que eu possa avaliar melhor....
Nada disto importa, famado. O que importa é a mensagem... Não se esqueça disto...

Concordo! O que importa é a mensagem!!  :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1190 Online: 05 de Junho de 2009, 15:04:29 »

Resumindo, se eu criar uma religião a partir do Senhor dos Aneis e nomear Tolkien como santo e "pegar" a parte boa da mensagem do livro, ignorando as ruins (que são em muito menor número que as da biblia), e me guiar pelos nossos atuais conceitos de moral e ética, então terei uma religião com o mesmo valor e significancia que a cristã.

O mesmo vale para as religiões muçulmanas, hindus, aborígenes, etc.

Não, vamos analisar as doutrinas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1191 Online: 05 de Junho de 2009, 15:10:37 »

Então porque vc a usa...?

Vc não está entendendo o que estou falando. Eu não estou dizendo que todas as mensagens e todas as doutrinas são válidas, mas são elas que devem ser avaliadas quando vc avalia uma religião.

Vc elaborou uma pergunta simples e acha que ela abarca o profundo da questão. Mas não é assim.

Sua pergunta deve ser mais sofisticada. Ela deve ser algo do tipo “O que seria importante na análise de uma religião?”

Crentes...
Ad hominem e acidente invertido.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1192 Online: 05 de Junho de 2009, 15:13:03 »
A falta de um plano de salvação invalidaria uma religião ?

Não é isso que eu quis dizer. Estou apenas dando exemplos. O que quero mostrar é que vc precisa saber quais as doutrinas básicas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1193 Online: 05 de Junho de 2009, 15:15:17 »

Pois então... na mensagem estão incluídas as doutrinas. Perguntar qual a mensagem é perguntar quais as doutrinas.

Entende que é necessário um argumento mais elaborado? Não é simples.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1194 Online: 05 de Junho de 2009, 16:05:15 »
Mas se o que importa é a palavra, então não precisamos nos deter a questões irrelevantes...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1195 Online: 05 de Junho de 2009, 16:43:02 »
Mussain meu véio, eu realmente não entendo o sentido do que o amigo escreve. Talvez vc esteja telegrafando. O que vc quer dizer com esta frase que postou?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1196 Online: 05 de Junho de 2009, 16:48:22 »
Na verdade, ele esta psicografando. Não sabia?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1197 Online: 05 de Junho de 2009, 16:53:14 »
Bem, telegrafar é quando o camarada pensa, mas não consegue transmitir para o papel. Já psicografar é receber uma suposta entidade e deixá-la escrever por vc. Acho que ele estaria é telegrafando mesmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1198 Online: 05 de Junho de 2009, 17:26:19 »
Acho que seu raciocínio é que lento hehe. Mas eu espero vc perceber.... Só falta vc. :P

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #1199 Online: 05 de Junho de 2009, 18:04:10 »
Bem, telegrafar é quando o camarada pensa, mas não consegue transmitir para o papel.
Sinceramente, meus dicionarios estão todos errados então. Sempre achei que telegrafar fosse relacionado a enviar mensagem com um telegrafo...

Well, vivendo e aprendendo...

====================================
O que o famado quer dizer com isso de mensagem é o seguinte:

1- A religião x contem uma mensagem?
2- A religião x contem uma mensagem onde existe um deus chamado Javé e um deus que é Javé disfarçado chamado Jesus?
3- A religião x tem um plano de salvação, onde o unico salvador é o messias jesus?

Se a resposta pra 2 e 3 for não, então essa doutrina não é valida...

BULLSHIT...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!