Oi Famado,
Vc não está entendendo o que estou falando. Eu não estou dizendo que todas as mensagens e todas as doutrinas são válidas, mas são elas que devem ser avaliadas quando vc avalia uma religião.
Fiquei curioso: você avaliou as mensagens de outras religioes antes de "optar" pela sua?
Vc elaborou uma pergunta simples e acha que ela abarca o profundo da questão. Mas não é assim.
Sua pergunta deve ser mais sofisticada. Ela deve ser algo do tipo “O que seria importante na análise de uma religião?”
E o que seria importante na análise de uma religiao?
Vou tentar uma resposta, mas antes precisamos saber que critérios usar. Alguns critérios possíveis para se avaliar uma religiao em
comparaçao com outras (do ponto de vista de um nao-religioso) poderia ser: a) clareza de sua proposta [1], b) capacidade de
conversao, c) benefícios que traz aos crentes. Penso que, sob esses critérios, a "melhor" religiao seria o Islamismo.[2]
Outros critérios: antiguidade, capacidade de unir culturamente seus fiéis. Nesse caso, penso que o Hinduísmo é vitorioso.
Ainda outro: fomentar a estabilidade social, enfatizar a paz de espírito: aí vence o budismo.
Um critério que favoreceria o cristianismo seria ligá-lo ao domínio da economia por países de maioria cristã (excetuando o Japao e China,
claro

), mas creio que se trata de uma correlaçao espúria.
Apenas minha humilde opiniao, claro.
Sem querer entrar em ad-hominens, famado, mas do meu ponto de vista, esse tópico parece com a
história de um fã incondicional do Fiat 147 tentando vender um carrinho desses como se fosse um carro de corrida:
"Mas o motor é uma droga", dizemos.
"mas ele anda!" o crente diz.
"Existem carros melhores!" dizemos,
"Será que sao melhores mesmo", diz o crente.
Mostramos fotos e dados
"Mas será que nao sao cópias do 147?", responde o crente.
"Nao, pois sao claramente projetos diferentes."
"Isso é só uma interpretaçao sua."
Passa o tempo, o crente volta e diz:
"Realmente, o Fiat 147 nao é perfeito, mas de qualquer forma, o que
importa é a sensaçao de dirigir um 147, que é inigualável," ele responde.
Nessa analogia o crente só mantém sua opiniao porque 1) nao conhece outros carros e 2) por
um apego emocional. Nao que seja o seu caso, é claro. Mas do meu ponto de vista parece. Muito.
[1] Se a mensagem do cristianismo fosse clara, nao teria havido séculos de guerras religiosas em seu nome.
[2] O atraso dos paises muçulmanos é um fenômeno historicamente recente.