Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201142 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1250 Online: 08 de Junho de 2009, 21:37:58 »
Ele não quer debater, quer só pregar sua concepção de que as enormes contradições da biblia não são importantes porque ele não quer e pronto.

Fui.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1251 Online: 09 de Junho de 2009, 06:58:14 »

Vc está estressado.
Isto sim é um ad hominem.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1252 Online: 09 de Junho de 2009, 07:00:59 »
Já falei inúmeras vezes que a bíblia traz as respostas para as questões fundamentais da vida, que mostra que o que Deus quer acima de tudo é formar sua Igreja. Já escrevi isso em vários posts.
É mais fácil aceitar que os judeus copiaram a mitologia dos outros que aceitar esta sua afirmação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1253 Online: 09 de Junho de 2009, 08:29:04 »

Vc está estressado.

Eu sei! Mas nem me dei ao trabalho de denunciar pois não me senti ofendido. Entendi como a velha falácia do "olha o avião" típica de crente quando encurralado sem argumento...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1254 Online: 09 de Junho de 2009, 13:27:51 »
Quanto a isso, o preterismo tb não pode ser aplicado.

Gn de 1 a 12 é claramente uma inserção ao resto do texto. Além disso, de 1:1 a 2:3 é uma inserção a Ge 1 a 12. Isso não é uma análise preterista, mas textual. Leia e diga-me se estou errado.
Já li, e, sinceramente, de genesis 1 a apocalipse 22, só vi porcaria.

Mesmo que fossem porcarias, se olhasse tecnicamente, veria que seriam porcarias estanques. O problema é que seu conceito inflexível (pra não dizer preconceito) o impede de fazer qualquer análise imparcial sobre a bíblia. Daí vc me acusa de ser imparcial, sendo vc tb imparcial. Aconselho que o amigo abandone a discussão, já que sua idéia a respeito da bíblia o impede de analisar outras opiniões.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1255 Online: 09 de Junho de 2009, 13:29:35 »
Ele não quer debater, quer só pregar sua concepção de que as enormes contradições da biblia não são importantes porque ele não quer e pronto.

Fui.

Mas eu estou debatendo. Entendo e aceito a opinião de todos vcs. Não os quero convencer, quero apenas colocar meus pontos de vista. Vcs colocam o de vcs e eu coloco os meus e pronto. Não precisamos tentar convencer-nos uns aos outros.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1256 Online: 09 de Junho de 2009, 14:10:01 »

Vc está estressado.

Eu sei! Mas nem me dei ao trabalho de denunciar pois não me senti ofendido. Entendi como a velha falácia do "olha o avião" típica de crente quando encurralado sem argumento...
Um ad hominem é quando a gente rotula uma pessoa para desqualificar seus argumentos. Por exemplo, digamos que um médico descobriu a cura para a AIDS. Daí alguém fala assim "Ah, mas esse não é aquele médico homossexual? Ah, então o que ele descobriu não tem valor". Ou então tentar intimidar o médico diante de uma platéia perguntando "O Sr descobriu a cura para a AIDS? Mas o senhor não é estuprador?", como se uma coisa impedisse a outra.

Já no caso em que eu falei que o Contini estava estressado, apenas queria que ele se acalmasse para que voltasse depois. Não tive intenção de denegrir a imagem do colega e nem de fugir do debate. Apenas pensei que ele estivesse irritado.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1257 Online: 09 de Junho de 2009, 14:49:54 »
Sugiro que algum moderador mova todo off topic com o famado (e se possível os outros), pois já dá um tópico completo, fora o monte que ainda tem por vir... Deixaria este tópico mais organizado e mais objetivo em relação ao título.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1258 Online: 09 de Junho de 2009, 15:02:51 »
Um ad hominem é quando a gente rotula uma pessoa para desqualificar seus argumentos.

É verdade. Mas, pelo menos nos posts onde fui acusado de cometer ad hominens, nao foi o que aconteceu.
A discussao pode ser resumida assim:

O lado A afirma que a explicaçao mais provável para uma certa questao é X.
O lado B defende Y, afirmando que o lado A nao é capaz de provar sua falsidade.
O lado A diz que a evidência para Y é insuficiente, e que B a defende apenas por um apego emocional.
B acusa A de cometer ad hominens.

O que eu digo, é que sua alegaçao de que a Bíblia contém uma mensagem divina inequivoca nao tem fundamentos
sólidos. Mais: que a existência de inúmeros erros e contradiçoes (que nao sao irrelevantes*) nos leva a duvidar de
que tal mensagem inequivoca exista**. Esse é o meu argumento. Em seguida, especulei que sua defesa do argumento
da mensagem divina é motivada por um apego emocional. Ou seja, minha especulaçao nao fazia parte do meu argumento, mas
era na verdade um comentário sobre sua motivaçao para defender uma alegaçao tao pouco fundamentada.

*Salvaçao por obras ou pela fé? Aliás, salvar de quê? Cadê Jesus que nao voltou ainda? Nao acho que um erro que leve a guerras
religiosas pode ser tratado como irrelevante.

** Nao nego que existam mensagen(s), mas estas sao frequentemente irrelevantes ou contraditórias.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1259 Online: 09 de Junho de 2009, 15:34:52 »
Um ad hominem é quando a gente rotula uma pessoa para desqualificar seus argumentos.

É verdade. Mas, pelo menos nos posts onde fui acusado de cometer ad hominens, nao foi o que aconteceu.

O lado A diz que a evidência para Y é insuficiente, e que B a defende apenas por um apego emocional.

O que eu digo, é que sua alegaçao de que a Bíblia contém uma mensagem divina inequivoca nao tem fundamentos
sólidos. Mais: que a existência de inúmeros erros e contradiçoes (que nao sao irrelevantes*) nos leva a duvidar de
que tal mensagem inequivoca exista**. Esse é o meu argumento.
De fato esse é meu argumento e o colega tem todo direito de discordar.

Em seguida, especulei que sua defesa do argumento
da mensagem divina é motivada por um apego emocional.
Entendo, mas esse comentário é ad hominem e dispensável. Vc pode discordar de minha opinião sobre a bíblia apenas com a colocação que fez inicialmente.

Ou seja, minha especulaçao nao fazia parte do meu argumento, mas
era na verdade um comentário sobre sua motivaçao para defender uma alegaçao tao pouco fundamentada.
Como comentário, seria off topic.

*Salvaçao por obras ou pela fé? Aliás, salvar de quê?
Essa não é a mensagem central da bíblia, mas é apenas uma mensagem específica.

Cadê Jesus que nao voltou ainda?
Pois é. Essa pergunta já era feita desde o início do cristianismo. Na segunda carta de Pedro 3:9, ele cita que muitos estavam achando que Jesus estava demorando a voltar e deu uma resposta:

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se."

Nao acho que um erro que leve a guerras
Qual é exatamente este erro?

** Nao nego que existam mensagen(s), mas estas sao frequentemente irrelevantes ou contraditórias.
A bíblia tem respostas para as perguntas fundamentais da existência humana.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1260 Online: 09 de Junho de 2009, 16:01:28 »

que tal mensagem inequivoca exista**. Esse é o meu argumento.
De fato esse é meu argumento e o colega tem todo direito de discordar.

Em seguida, especulei que sua defesa do argumento
da mensagem divina é motivada por um apego emocional.
Entendo, mas esse comentário é ad hominem e dispensável. Vc pode discordar de minha opinião sobre a bíblia apenas com a colocação que fez inicialmente.

Ou seja, minha especulaçao nao fazia parte do meu argumento, mas
Como comentário, seria off topic.

*Salvaçao por obras ou pela fé? Aliás, salvar de quê?
Essa não é a mensagem central da bíblia, mas é apenas uma mensagem específica.

Cadê Jesus que nao voltou ainda?
Pois é. Essa pergunta já era feita desde o início do cristianismo. Na segunda carta de Pedro 3:9, ele cita que muitos estavam achando que Jesus estava demorando a voltar e deu uma resposta:

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se."

Nao acho que um erro que leve a guerras
Qual é exatamente este erro?

A bíblia tem respostas para as perguntas fundamentais da existência humana.

Quais perguntas?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1261 Online: 09 de Junho de 2009, 16:34:53 »
Aquela coisa de: Quem somos nós, por que estamos aqui, de onde viemos e para onde vamos?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #1262 Online: 09 de Junho de 2009, 16:35:34 »
Pra mim não responde nada disso...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1263 Online: 09 de Junho de 2009, 16:37:11 »
O que responderia isso então? Qual sua opinião? Quais respostas teria?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1264 Online: 09 de Junho de 2009, 16:40:20 »
Aquela coisa de: Quem somos nós, por que estamos aqui, de onde viemos e para onde vamos?
:histeria:

Bora aê.... Algum moderador, por favor, dê um jeito de aderir ao meu pedido.... :hihi:

Sugiro que algum moderador mova todo off topic com o famado (e se possível os outros), pois já dá um tópico completo, fora o monte que ainda tem por vir... Deixaria este tópico mais organizado e mais objetivo em relação ao título.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1265 Online: 09 de Junho de 2009, 16:49:16 »

Assim como o Corão e tantos outros livros sagrados. Ela apresenta alguma prova do que afirma?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1266 Online: 09 de Junho de 2009, 16:55:27 »

Famado,

Seu eu te dizer que:

a) Quem somos: Homo Sapiens;
b) Por que estamos aqui: Nascer, crescer, reproduzir e morrer;
c) De onde viemos e para onde vamos: Seleção das espécies.

Seria um absurdo total para você?
Considera tua existência (a dos homens) tão importante ao ponto de precisar de uma doutrina inteira para justificá-la?
Não acha que estaríamos sendo egoístas demais com todas as manifestações da vida deste planeta quando nos colocamos neste pedestal?
O que te faz achar que somos tão importantes assim? A água não é tão importante quanto homem? Que tais respostas divinas você tanto precisa?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1267 Online: 09 de Junho de 2009, 17:11:14 »

E porque isso tem que ter resposta?

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #1268 Online: 09 de Junho de 2009, 17:12:04 »
"A Vida, o Universo e Tudo Mais" tem resposta:

42!

Bastava usar o Google Calculator, pô!

Essa é véia mas não resisti. Brincadeirinha, famado... :hihi:
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #1269 Online: 09 de Junho de 2009, 17:14:55 »

A ciência tem algumas muito boas, algumas nem tanto. Mas o ponto é que EU consigo conviver com isso. Tem gente que precisa apelar pro "deus das lacunas" (aquele cara que fica com o espaço cada vez mais apertado, à medida em que a ciência vai respondendo estas dúvidas).
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1270 Online: 10 de Junho de 2009, 07:10:24 »

Não acha que estaríamos sendo egoístas demais com todas as manifestações da vida deste planeta quando nos colocamos neste pedestal?
E mais: por que seria necessário um universo com bilhões de galáxias, cada qual com bilhões de estrelas, só para que nós surgíssemos num grão de poeira em órbita de uma estrelinha ínfima, uma das menores?
E isso depois de muitos bilhões de anos de existência desse universo e de nosso planeta?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1271 Online: 10 de Junho de 2009, 07:15:52 »
Surgimos por acaso. Somos apenas mais uma entre milhões de espécies deste planeta ínfimo. E, em relação ao tempo de existência do planeta, acabamos de surgir. Milhões de outras já surgiram e desapareceram antes de nós.

Para onde vamos? Podemos nos destruir ou sermos destruídos em breve.
Ou podemos nos espalhar pelas estrelas.
E daí?

Depende em uma pequena parte de nós. O resto depende do acaso e da Natureza.
Não há um propósito em nossa existência, se é isto que você quer dizer.
Surgimos por acaso, podemos desaparecer por acaso.

Não faremos falta. O universo continuará como sempre foi, indiferente.

As "respostas" da Bíblia são apenas os delírios antropocentristas de um povo primitivo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1272 Online: 10 de Junho de 2009, 07:18:47 »
Já no caso em que eu falei que o Contini estava estressado, apenas queria que ele se acalmasse para que voltasse depois. Não tive intenção de denegrir a imagem do colega e nem de fugir do debate. Apenas pensei que ele estivesse irritado.
Mas deu a entender que a capacidade de argumentação dele foi afetada pelo stress, ainda que de forma temporária.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1273 Online: 10 de Junho de 2009, 09:50:51 »

Assim como o Corão e tantos outros livros sagrados. Ela apresenta alguma prova do que afirma?

Esta não é uma questão de prova.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1274 Online: 10 de Junho de 2009, 09:54:31 »
Mas deu a entender que a capacidade de argumentação dele foi afetada pelo stress, ainda que de forma temporária.

É, de fato. É possível que tenha dado a entender isso. Mas vc acha que isso é ad hominem?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!