Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201151 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1475 Online: 06 de Abril de 2010, 09:23:25 »
Bom, é para postar as contradições da biblia, são tantas... Vai uma:
Não perca seu tempo. Há 59 páginas de tópico para se ler.
Não creio que ele o tenha feito.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1476 Online: 06 de Abril de 2010, 09:24:07 »
Mais uma:

Quando Jesus foi crucificado?

Antes da ceia de Páscoa, na hora sexta:

João 19, 14 E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.

João 19, 15 Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.

João 19, 16 Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.

Depois da ceia de Páscoa, na hora terceira:

Marcos 14, 12 E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa?

(...)

Marcos 15, 25 E era a hora terceira, e o crucificaram.

Cristãos costumam alegar que João considerou a forma romana de medir o tempo, o que seria 6:00 a.m., enquanto Marcos usou a medição judaica, onde o dia começa às 18:00 hs, o que daria então 9 da manhã, sendo as 3 horas de diferença o tempo necessário para Jesus carregar a cruz até o calvário.

Porém, eles não percebem que os dias da crucificação de Marcos e João também não batem.

Em João, Jesus foi crucificado antes da páscoa, e em Marcos ele foi depois!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1477 Online: 06 de Abril de 2010, 09:26:59 »

Eu sei, mas é divertido ver como ele foge do assunto ou se enrola para tentar refutar.

E outra coisa, Fernando. Tem o serviço que ele involuntariamente presta para promover o raciocínio cético!
Parte de minha "desconversão" do catolicismo e religiões em geral se consolidou acompanhando essas típicas justificativas crentes e vendo o nível de fanatismo das respostas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Deus não joga com dados

• Nível 05
  • *
« Resposta #1478 Online: 06 de Abril de 2010, 10:02:09 »

"Quando Jesus ascendeu aos céus?
Ele ascendeu no mesmo dia de sua ressurreição:

Marcos 16, 9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

Marcos 16, 10 E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.

Marcos 16, 11 E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.

Marcos 16, 12 E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.

Marcos 16, 13 E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.

Marcos 16, 14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

Marcos 16, 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

(...)

Marcos 16, 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

Lucas 24, 33 E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,

Lucas 24, 34 Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.

Lucas 24, 35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.

Lucas 24, 36 E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.

(...)

Lucas 24, 50 E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.

Lucas 24, 51 E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.

Ele ascendeu quarenta dias após sua ressurreição:

Atos dos Apóstolos 1, 2 Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

Atos dos Apóstolos 1, 3 Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 1, 9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

Do site http://www.razaoxfe.blogspot.com/

Bom, gostaria de ver a "explicação"...
Você não aceitou a explicação sobre as aves, porque devo acreditar que aceitaria outras?
Falaram de convicção, você não é convicto?
« Última modificação: 06 de Abril de 2010, 10:04:21 por Deus não joga com dados »

Offline Deus não joga com dados

• Nível 05
  • *
« Resposta #1479 Online: 06 de Abril de 2010, 10:08:12 »

Eu sei, mas é divertido ver como ele foge do assunto ou se enrola para tentar refutar.

E outra coisa, Fernando. Tem o serviço que ele involuntariamente presta para promover o raciocínio cético!
Parte de minha "desconversão" do catolicismo e religiões em geral se consolidou acompanhando essas típicas justificativas crentes e vendo o nível de fanatismo das respostas.
Pois é, não estou ao seu serviço, nem para sua diversão, e ao contrário do que afirma, muitos outros mudaram de lado ao perceber que o seu "raciocinio cético" não chega a lugar nem conclusão alguma
Pra mim basta!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1480 Online: 06 de Abril de 2010, 10:21:18 »

Pois é, não estou ao seu serviço, nem para sua diversão, e ao contrário do que afirma, muitos outros mudaram de lado ao perceber que o seu "raciocinio cético" não chega a lugar nem conclusão alguma
Pra mim basta!

A é?! Puxa!!! Aponte alguem que tinha "raciocínio cético" e que se converteu a religião lendo a biblia!

Mas continue com a gente! Voce não vai nos explicar pelo menos uma das contradições da biblia?  Já está desistindo antes de começar?

Mais um belo exemplo de como o espírito santo põe palavras na boca do crente para este "defender" a fé... Eu já disse aqui, mas esse espirito santo é muito incompetente.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1481 Online: 06 de Abril de 2010, 10:22:56 »

"Quando Jesus ascendeu aos céus?
Ele ascendeu no mesmo dia de sua ressurreição:

Marcos 16, 9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

Marcos 16, 10 E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.

Marcos 16, 11 E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.

Marcos 16, 12 E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.

Marcos 16, 13 E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.

Marcos 16, 14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

Marcos 16, 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

(...)

Marcos 16, 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

Lucas 24, 33 E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,

Lucas 24, 34 Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.

Lucas 24, 35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.

Lucas 24, 36 E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.

(...)

Lucas 24, 50 E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.

Lucas 24, 51 E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.

Ele ascendeu quarenta dias após sua ressurreição:

Atos dos Apóstolos 1, 2 Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

Atos dos Apóstolos 1, 3 Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 1, 9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

Do site http://www.razaoxfe.blogspot.com/

Bom, gostaria de ver a "explicação"...
Você não aceitou a explicação sobre as aves, porque devo acreditar que aceitaria outras?

Que explicação? Não é isso que está escrito no livro mitológico.

Mas eu entendo a sua desistencia em tentar explicar  essa contradição biblica da ascenção do JC...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1482 Online: 06 de Abril de 2010, 10:29:44 »
Pois é, não estou ao seu serviço, nem para sua diversão
Você não está aqui para nos servir, concordo, mas quem entra num debate é para debater e não para fazer pregação ou proselitismo.
Isto você pode fazer à vontade nos fóruns evangélicos e será muito aplaudido.
e ao contrário do que afirma, muitos outros mudaram de lado ao perceber que o seu "raciocinio cético" não chega a lugar nem conclusão alguma
O ceticismo não serve para se chegar a uma conclusão e sim para examinar criticamente uma afirmação e determinar se ela é aceitável ou não.
No caso da existência de deuses, vamos continuar sem opinião formada, por falta de evidências objetivas. E isto não tira nosso sono.
Pra mim basta!
Tchau!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1483 Online: 06 de Abril de 2010, 13:14:13 »
consegue aceita-lo sem pavor?
Sim. Isto te incomoda? :?

Pra mim basta!
Ahh, bom. Então tchau. :)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #1484 Online: 06 de Abril de 2010, 22:51:23 »

Pq sua alegação forma um novo absurdo ( e uma contradição) para se desvencilhar de um absurdo científico notável.

Vc disse :

Antigamente, não se fazia diferença da forma como a ciência faz hoje, na verdade o escrito original, verte "criaturas voadoras", isso por si só não é uma contradição.

O problema é que afirmar um morcego é ave não é uma contradição - é um absurdo científico. Mas quando vc fala que o texto bíblico verte "criaturas voadoras", vc cria uma contradição, mesmo pq o mesmo texto cita os avestruzes. É um absurdo afirmar que avestuzes voam ou que são criaturas voadoras. Assim como neste caso é uma contradição, a menos que vc nos mostre avestruzes voando ... Tenha toda a liberdade para nos mostrar os avestruzes cruzando os céus da África!

Assim, sua "explicação" continua inaceitável...

Aonde a ciência contraria a religião de forma definitiva e irrefutavel?

No fundamentalismo religioso. Basta vc perceber o quanto vc o está defendendo agora. Precisa de ajuda para isso ?
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1485 Online: 06 de Abril de 2010, 23:23:09 »
Para aves não voadoras quase certamente não usavam o termo que era usado para animais voadores. Parem de discutir sobre um erro de tradução. Isso é uma questão idiomática, mais do que bíblica ou sobre crença no sobrenatural.

Só deixa de ser se alguém defender que a bíblia foi criada e propagada sob uma proteção divina que a fizesse absolutamente indefectível. O DNJCD está fazendo essa alegação?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1486 Online: 06 de Abril de 2010, 23:30:05 »
- A biblia diz que o mundo tem 6000 anos, quando de fato tem vários bilhões de anos.

A bíblia não diz isso, isso foi uma inferência que um cara fez tomando como verdadeiros os contos da bíblia e fazendo as contas a partir da idade dos personagens.

- A biblia diz que morcegos são aves, quando de fato são mamíferos.
- A biblia diz que insetos tem 4 patas, eu não conheço nenhum inseto de 4 patas, apenas de 6.
O primeiro é mais questão de erro de tradução (e provavelmente o segundo também). Simplesmente há palavras sem correspondência exata em outros idiomas. Isso pode resultar em erros, mas não que faça sentido se apontar na bíblia como algo muito importante - a menos que, como já disse, seja contra alguém dizendo que ela é em sua trajetória protegida de falhas humanas por algum feitiço divino.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #1487 Online: 06 de Abril de 2010, 23:40:27 »
Buckaroo, mas nenhuma dessas alegações correspondem a contradições ... :? :hein:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1488 Online: 07 de Abril de 2010, 00:18:45 »
Tudo bem... ou... quero dizer, o tópico já parou de ser exclusivamente sobre contradições há algum tempo. Só comentei isso dos "morcegos aves" porque acho até meio embaraçoso tentar fazer muito disso na maior parte do tempo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1489 Online: 07 de Abril de 2010, 11:21:07 »
Para mim as contradições mais marcantes estão nos evangelhos.

* Qual era a genealogia de Jesus, afinal?
* Qual a exata seqüência de eventos do enterro à ressureição?
* Jesus foi julgado de dia ou no final da tarde?

E por aí afora.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1490 Online: 07 de Abril de 2010, 11:41:55 »
Mas estas contradiçoes " se era dia ou tarde"  se " estava chovendo ou nao"  pros religiosos nao mudam nada

Legal mesmo sao aquelas contradiçoes "sangue no zóio" que deixam eles envergonhados ou rebolando pra explicar

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1491 Online: 07 de Abril de 2010, 11:45:54 »
Tanto faz. Se a Bíblia é inerrante, não pode haver nem sequer uma contradiçãozinha. Ou por outra, se os Evangelistas não conseguem decidir o que aconteceu na ressurreição, por que deveríamos acreditar em qualquer interpretação particular das escrituras?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1492 Online: 07 de Abril de 2010, 11:55:04 »
Mas essas são realmente as factuais. Pior de todas são as doutrinárias. Tiradas lá da primeira página do tópico:

* Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29). Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

* Deus não pode mentir (Números 23:19). Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22). Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12). O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).

* Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1). Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).

* O filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4). Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9). Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de pai para filhos por diversas gerações (Romanos 5:12).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1493 Online: 08 de Abril de 2010, 00:47:02 »
Essas todas são interessantes. Eu só acho conveniente deixar de lado essas que são ou erro de tradução, ou talvez meramente uma questão de interpretação de texto dentro do razoável (especificamente as "diferentes seqüências" de criação dos animais e do homem no gênesis, não lembro direito, mas também acho que é bem fraquinho esse ponto). [/disco riscado]

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1494 Online: 09 de Abril de 2010, 12:40:49 »
Sim, para falar a verdade, acho muitas contradições bíblicas um bocado fracas. Digo, são boas para espezinhar aquele pessoal que diz que a Bíblia é absoluta e inerrante, mas de um ponto de vista mais liberal, as contradições doutrinárias são bem mais interessantes.

Mas esse jogo cansa muito rápido. Discute-se isso há milênios, afinal, com muitas guerras e massacres no meio. Prefiro criticar a posição dos crentes fundamentalistas com argumentos científicos do que com passagens da Escritura.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1495 Online: 09 de Abril de 2010, 14:02:33 »

* Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1). Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).

Esse aqui também não acho contraditório. O evento é o mesmo: Davi fez um censo de Israel. A diferença é no primeiro o autor era contrário a Davi e no outro era favorável a Davi.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1496 Online: 09 de Abril de 2010, 15:40:30 »
Um diz que foi "Satã" e o outro "Deus". Todas essas contradições estão postadas no tópico. Inclusive é a minha favorita, o que era deus se torna satanás...
« Última modificação: 09 de Abril de 2010, 15:44:04 por Mussain! »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1497 Online: 09 de Abril de 2010, 15:48:19 »
Sim, para falar a verdade, acho muitas contradições bíblicas um bocado fracas. Digo, são boas para espezinhar aquele pessoal que diz que a Bíblia é absoluta e inerrante, mas de um ponto de vista mais liberal, as contradições doutrinárias são bem mais interessantes.

Mas esse jogo cansa muito rápido. Discute-se isso há milênios, afinal, com muitas guerras e massacres no meio. Prefiro criticar a posição dos crentes fundamentalistas com argumentos científicos do que com passagens da Escritura.

Na verdade, existe uma questão mais profunda ainda. É justamente do que trata a pergunta que fiz ao DNJD: que direito eles acham que têm de
querer entender a mente de deus? Qualquer interpretação para os motivos divinos esbarra nessa questão: deus seria tão limitado assim a ponto
de permitir que meros mortais compreendessem suas intenções? Porque então não abraçar essas contradições e simplesmente afirmar que
os motivos de deus são incompreensíveis? E que a contradições só existem na mente de meros mortais?
(De fato, muitos crentes pensam justamente assim).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1498 Online: 09 de Abril de 2010, 16:08:43 »
Ainda não acho uma contradição, a mim me parece mais uma figura de estilo apenas. O evento descrito é o mesmo "o censo" e é algo que não agradou muito, tanto em II Samuel quanto em I Crônicas. No primeiro é devido a "Ira de Deus" sobre Israel e no segundo "Satanás". Está mais para uma questão de estilo mesmo.
Os números é que são diferentes: em II Samuel são oferecidos sete anos de fome e havia oitocentos mil homens de guerra em Israel e quinhentos mil em Judá. Já em I Crônicas são oferecidos três anos de fome e havia um milhão e cem mil homens de guerra em Israel e quatrocentos e setenta mil em Judá.
Mesmo isso não acho que sejam contradições, devem ser mais decorrentes de falhas na tradução ou na transmissão da tradição oral.  Três e sete são dois números mágicos na Bíblia, então querem dizer basicamente a mesma coisa, um grande período de tempo. Já a inflação nos números de Israel e a diminuição dos números de Judá talvez reflitam a importância de Israel sobre Judá que aumentava ainda mais entre um texto e outro.
Em resumo, a menos que a pessoa seja um literalista que ache que cada vírgula do texto está na posição correta e o contexto é sempre literal, não acho que essas passagens sejam contraditórias.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1499 Online: 09 de Abril de 2010, 18:18:59 »
Acho que estão exagerando nesse literalismo todo.... Não precisa de tanto... Como vc irá confundir um ato de um ser que você endeusa com um que você condena? Isto é contradição. Z tirou o vaso da cadeira. T tirou o vaso da cadeira. Se estamos falando do mesmo vaso, na mesma época e etc. então eu estou me contradizendo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!