Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201102 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #250 Online: 19 de Maio de 2008, 09:02:06 »
Vâo te falar aquela estória de que as coisas (absurdas) do Velho Testamento estão revogadas desde que foi sacrificado o servo do Senhor, o bode expiatório, ooops, o Filho do Homem, Messias ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Rhyan

• Visitante
« Resposta #251 Online: 19 de Maio de 2008, 09:25:25 »
Sei dessa!
Engraçado, mas pra criticar o homossexualismo vale a pena usar o AT, esses crentes...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 19 de Maio de 2008, 12:42:16 »
Li duas frases hoje que foram demais:

1)"não cozerás o cabrito no leite de sua mãe." Ex. 34:26

2)"o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá." Ex. 35:02
Essa de não misturar leite e carne é tão importante que é o décimo mandamento do segundo lote de tábuas (o primeiro lote, Moisés quebrou).

O sétimo é: "não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão fermentado".
O oitavo é: "a gordura da minha celebração não deverá durar até o dia seguinte".

Pergunta: por que ninguém respeita esses mandamentos?

Este site compara as várias listas de 10 mandamentos:
http://www.positiveatheism.org/crt/whichcom.htm

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 19 de Maio de 2008, 12:44:34 »
Vâo te falar aquela estória de que as coisas (absurdas) do Velho Testamento estão revogadas desde que foi sacrificado o servo do Senhor, o bode expiatório, ooops, o Filho do Homem, Messias ...
Só que Jesus disse, explicitamente, que não revogou nada.
E os crentes se esquecem de que Javé = Jesus.
Foi Jesus, o manso e humilde, que cometeu todas aquelas barbaridades.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 15 de Junho de 2008, 16:28:55 »
Encontrei mais uma:

Javé mandou sacrificar animais em holocausto  (Êxodo 29:16-18).
Nunca deu esta ordem (Jeremias 07:21-23).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #255 Online: 05 de Julho de 2008, 06:55:18 »
Ok. Essa é a discussão que eu mais gostei. Só que cheguei agora e há milhares de colocações. Não há como responder todas. Sendo crédulo, teísta e crente, como quiserem, peço que indiquem qual eu devo tentar responder primeiro, uma vez que me julgo um excelente conhecedor da bíblia.
Eu vou dar uma corrida agora e quando voltar, espero que tenham escolhido alguma.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #256 Online: 05 de Julho de 2008, 10:37:12 »
Opa Famado, eu gostaria muito que você me explicasse os dois problemas de MATEUS I versus LUCAS III, quais sejam:

1. A intenção de Jeová (ou dos escritores supostamente inspirados) ao incluir a genealogia de Yeshua era de demonstrar cumprida a promessa feita no passado (estou apenas seguindo o mito) a Raabe, Rute, Davi e sei lá mas quem. Mas aí ele conta José como pai de Jesus. Como reza a lenda que José não era pai de Jesus, então traçar a genealogia a partir dele não faz o menor sentido, concorda?

2. De qualquer forma os discípulos Mateus e Lucas (ou, como os cristãos preferem acreditar: o Espirito Santo) decidiram que tava de bom tamanho traçar uma genealogia a partir de José, nos moldes tradicionais, com ascendência exclusivamente paterna. E aí o Espirito Santo (digo: os tais apóstolos) traçam duas genealogias completamente diferentes.

Eu já ví crente se contorcendo para explicar como José podia ter dois pais diferentes (ambos do sexo masculino), ou como uma linhagem composta exclusivamente de cuecas poderia dar em uma ascedência por parte de Salomão e outra por parte de Natã (que eram irmãos).

Acho que se você conseguir me explicar como estes milagres aconteceram (visto que mesmo com todo avanço da ciência, ainda não se bolou uma forma de animais serem gerados apenas por indivíduos do sexo masculino, embora o inverso já seja possível em laboratório) ficaria bem fácil me convencer também de que Jesus tenha nascido de uma virgem ou ressussitado (milagres bem menores do que ter duas genealogias exclusivamente paternas e absolutamente diferentes uma da outra.?)
___________________________________________________________ ____________________________

Bem, se nâo for por demais incômodo, me ilumine também sobre quem deu a ordem para que Davi realizasse o censo ( Yaveh ou Satã): I CRÔNICAS 21 diz que foi o Tinhoso, II SAMUEL 24 diz que foi o Pai do Tinhoso. E também por quê que os resultados não batem.

Quer dizer: alguns religiosos alegam que o fato dos resultados não baterem prova que os censos dos quais os livro falam eram diferentes, que um foi ditado por Satanás e outro por Deus. Mas se nós lermos os textos com atenção e um mínimo de sensatez vamos perceber que é extamente a mesma cena, só mudou o nome do autor da "ordem". Terá sido um caso de deja vu?
Citação de: Crônicas
1   ¶ Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
2   E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.
3   Então disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
Citação de: Samuel
1   ¶ E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
2   Disse, pois, o rei a Joabe, capitão do exército, o qual tinha consigo: Agora percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo.
3   Então disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o SENHOR teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; mas, por que deseja o rei meu senhor este negócio?

« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 10:44:01 por Donatello van Dijck »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #257 Online: 05 de Julho de 2008, 10:48:14 »
Vamos por partes. Estes negócios de genealogias e números na bíblia são complicados mesmo. Eu fiz um levantamento comparativo das genealogias de Mateus, Lucas, Genesis e Crônicas e vi que há muita coisa estranha. Como explicar? Eu tenho algums saídas:

Primeiro - Os nomes são diferentes entre Mateus e Lucas talvez pela diferença de idiomas utilizados (hebraico, aramaico e grego);

Segundo - Mateus foi escrito para os Judeus e o autor queria mostrar que Jesus era o sucessor de David ao trono, logo colocou os reis na linhagem, mas poderiam ser tios e irmãos mais velhos, conforme o caso. e Lucas escreveu para pessoas em geral (gentios) não se preocupou em mostrar nada. Daqui a pouco eu volto...
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 17:40:17 por famado »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #258 Online: 05 de Julho de 2008, 10:49:19 »
Uma pergunta: se Jesus é filho de Maria com o Espírito Santo, como fica a profecia de que o Messias seria descendente de Davi. 

E se essa profecia por acaso não existe ou não tem mais validade, por que o Novo Testamento tem duas genealogias (distintas) para José e nenhuma para Maria?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #259 Online: 05 de Julho de 2008, 10:54:05 »
Se você ler direito vai ver que não são só os nomes. O número de gerações entre Davi e José também é diferente. A intenção dos autores não justifica nada. O meu pai se chama Natanael, se alguém disser que meu pai é Ubirajara porque Ubirajara é meu tio e tio é quase pai esta pessoa cometeu um erro. O problema é que se a Bíblia foi inspirada por um ser infalível, como acreditam os religiosos (e não compilada por ordens de um Imperador Romano que tinha interesses estratégicos na homogeneização das crenças cristãs, que até então eram difusas, como de fato foi) ela não pode ter erros, ou tem?
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 11:09:12 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #260 Online: 05 de Julho de 2008, 10:56:28 »
É, e como o Luis disse, você não respondeu a minha primeira pergunta: sobre o porquê do Espirito Santo (ou dos discípulos) ter desenvolvido genealogias a partir de José para mostrar cumprida as profecias de ascendência do messias se José não fazia parte desta ascendência  :wink: .
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 11:15:41 por Donatello van Dijck »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 05 de Julho de 2008, 12:56:23 »
Como é possível que Mateus 1 mostre que Jesus descende de pessoas
amaldiçoadas? Jeconias e seu pai Joaquim foram ambos amaldiçoados
diretamente por Deus, que lhes disse que nenhum de seus descendentes
ocuparia o trono de David. Como é possível que Jesus fosse o Messias,
destinado a ocupar eternamente o trono de David, se ele descende desses
homens? (Mateus 1:11-12, Jeremias 22:28-30, 1 Crônicas 3:16,
Jeremias 36:30 x Lucas 1:32).

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #262 Online: 05 de Julho de 2008, 14:01:18 »
calma pessoal, assim vocês complicam muito a vida do rapaz aí, pois ele achou que aqui ninguem conhecia nada sobre a biblia, ele esperava perguntinhas mais inocentes, faceis hehe.

Deixa ele queimar a cuca respondendo ao Donatello, aí depois colocamos as outras (caso ele consiga responder a do Donatello, o que ja seria um milagre hehe)
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #263 Online: 05 de Julho de 2008, 16:05:36 »
Acabei de chegar... Continuando... Como disse vamos por partes:

terceio - Como vcs sabem, muitas vezes o irmão mais velho morria e o segundo tinha que dar o primeiro filho pra herdeiro do primeiro. Se o pai morresse o irmão mais velho passava a ser o pai e coisas daquela cultura e época. Assim, as genealogias as vezes colocam o nome do pai e do irmão, ou do pai e do tio, ou só do irmão ou só do tio, etc.

quarto - Tanto José como Maria eram da descendência de David. Eram primos. Portanto, o sogro pode estar envolvido na genealogia.

Tá bom a respeito de genealogia? Posso responder sobre a contagem de david?
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 17:35:14 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #264 Online: 05 de Julho de 2008, 16:22:34 »
Quanto ao censo, os Livro de primeiro e segundo crônicas exaltam a tribo de judá, mais que as do norte. Os autores exaltam a David como o rei "ideal", sendo um homem segundo o coração de Deus. Portanto, I Cro evita que o mal seja atribuído diretamente de Deus sobre David e diz que foi satanás. Mas não há contradições, foi satanás mandado por Deus, e assim, não faz diferença nem há erro dizer que foi um ou outro. Conforme disse antes aqui. FOI DEUS QUEM CRIOU O MAL, está escrito em Isaias.

Tá bom ou devo detalhar mais?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #265 Online: 05 de Julho de 2008, 16:27:53 »
Já disse que Maria tb era descendente de Davis, mas não importa, pra todos os efeitos, José era o Pai legal. Não se poderia dizer pra todo mundo que o menino era filho só da mãe. Imagina na hora de cincuncidar o garoto dizer " ele é filho do Espirito Santo" ou então " Ele é filho só de Maria". O nome completo de Jesus era Jesus filho de josé, assim como uma pessoa hoje se chama João Pereira da Silva, depois que inventaram este negócio de sobrenome.

Uma pergunta: se Jesus é filho de Maria com o Espírito Santo, como fica a profecia de que o Messias seria descendente de Davi. 

E se essa profecia por acaso não existe ou não tem mais validade, por que o Novo Testamento tem duas genealogias (distintas) para José e nenhuma para Maria?
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 17:46:10 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #266 Online: 05 de Julho de 2008, 16:33:15 »
Não amigão. O tempo e lugar onde aquelas coisas aconteceram são muito diferentes dos atuais no Brasil. As culturas são diferentes. Tem gente por aí cortando clitoris de filha e isso aqui no Brasil é crime, mas lá, é bonito. Vc está cometendo o erro de não levar em conta aspéctos culturais e temporais. Veja a resposta sobre responsabilidade de parentesco que escrevi inicialmente.

Com relação à quantidade de pessoas em cada genealogia, veja minha resposta anterior sobre genealogias.

Se você ler direito vai ver que não são só os nomes. O número de gerações entre Davi e José também é diferente. A intenção dos autores não justifica nada. O meu pai se chama Natanael, se alguém disser que meu pai é Ubirajara porque Ubirajara é meu tio e tio é quase pai esta pessoa cometeu um erro. O problema é que se a Bíblia foi inspirada por um ser infalível, como acreditam os religiosos (e não compilada por ordens de um Imperador Romano que tinha interesses estratégicos na homogeneização das crenças cristãs, que até então eram difusas, como de fato foi) ela não pode ter erros, ou tem?
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 21:16:24 por famado »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #267 Online: 05 de Julho de 2008, 17:54:14 »
Famado meu caro, sinceramente, estas respostas foram as mesmas que eu já ouvi muitas outras vezes.E, por favor: elas fazem tanto sentido 3 + 4 - 1= 27,5.

A intenção de Lucas e Mateus em traçar a genealogia de "Cristo" era a mesma (justificar a ascendência do Messias por parte de Davi, Rute e Raabe) e ambos tinham a mesma nacionalidade. Se a cultura de Israel dava aos tios o direito da paternidade, então é de se esperar que ambos (mesmo que estivéssemos falando de meros homens e não de homens inspirados pelo Espirito Santo, como reza a doutrina) seguissem o mesmo raciocínio. E outra, a partir de Davi as genealogias passam a ser coerentes, se a diferença fosse mesmo um recurso racional para adequar o texto aos paladares gentio e hebreu (admitindo um raciocínio desesperado para justificar o injustificável), então seria de se esperar que elas permanecessem, não?

Por outro lado, ao alegar intenções textuais de Lucas e Mateus, você me confunde: por acaso a Bíblia não é de fato um livro completa e totalmente inspirado pelo Divino Espirito Santo como rezam quase todos os cultos evangélicos (você é protestante, não é Famado?) ? Sendo um livro completamente inspirado por deus não seria uma baita de uma sacanagem dEle não deixar claras as coisas sabendo que nós não somos deuses oniscientes como Ele e que pela limitação dos nossos cérebros (que não vieram com softwares de advinhação) ficaríamos obviamente confusos com uma tão aparente contradição? Deus é deus de confusão, Famado? Será que Deus gosta mesmo de fazer pegadinhas, como fica parecendo?

Ou será que as pegadinhas foram montadas sem querer, por Constantino, quando resolveu montar um livro sagrado a partir de um monte de textos mitológicos de diversas culturas e dizer que tais livros se completavam um ao outro sem ter o cuidado de ler um por um dos livros antes de selecioná-los para dar um mínimo de coerência à narrativa inventada?
___________________________________________________________ _____________________________
Após ler a sua justificativa para CRONICAS versus SAMUEL eu não tenho mais dúvidas: este é o Deus das pegadinhas.

O problema é que parece que os seres humanos viemos à Terra programados para funcionar no modo lógico. Se fosse o contrário as emissoras de TV iriam fazer programas de humor baseados em esquetes nas quais um cara chega num bar, pede um copo de café, recebe um copo de líquido preto que (veja só) é café. E todo mundo ia rolar de rir. E as questões mais difíceis do vestibular seriam as que tivessem como resposta correta aquela mais evidente e batida; e não a que necessitasse de um cálculo intrincadíssimo, uma busca pelo significado de cada palavra emburacada no enunciado e algum senso intuitivo.

Nós fomos programados para acreditar no que parece mais óbvio, não no inusitado. Por isso é que as pegadinhas nos dão motivos para rir (quando as vítimas são os outros) ou raiva (quando somos nós os que caimos)

Em geral não gostamos de fazer esforços circences na tentativa de encontrar uma solução que se encaixe ao problema. Se eu aceitar que suas respostas são minimamente válidas para as questões propostas amanhã eu começo a elaborar a confissão de fé de uma seita na qual deus é irmão do diabo, ambos regem o mundo (o diabo entre as 16H e 04H de Londres, deus entre as 04H e 16H), que um e outro são muito amigos entre sí e costumam tomar vinho juntos e que Jesus nunca foi crucificado. Tudo baseado e fundamentado na coletânea de Nicéia. Toda vez que se questionar as minhas crenças eu parto para significados conflitantes de palavras do Aramaico e do Grego, para supostas intenções textuais obscuras de Paulo ou de Jeremias... Vai se chamar Igreja Pegadinista do Poder Dividido.
___________________________________________________________ ______________________________
Anyway, como eu já disse, não sou de passar muito tempo em discussões sobre religião. Exceto pelo surgimento de algum argumento novo (que eu não já tenha ouvido inúmeras vezes), estou partindo. Espero que você permaneça no fórum e entre em discussões que me animem mais (política, música...). Apesar do mal tamanho de ser religioso (bricadeirinha  :P ) você me pareceu bem respeitoso e disposto a uma discussão saudável, so: WELCOME  :ok:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #268 Online: 05 de Julho de 2008, 18:04:48 »
Esdras e Neemias - Um Festival de Discordâncias

Em Esdras 02 e Neemias 07, é dada uma relação enumerada das famílias que voltaram do cativeiro na Babilônia. Entre as duas listas há quinze discordâncias numéricas. Confira abaixo as divergências com a indicação dos respectivos versículos (confira também na Bíblia, se você tiver paciência):

vamos lá: A importância das pessoas era meio discutível. Como vc sabe, não se contavam mulheres, mas algumas podiam ser contadas, se o camarada morreu e não deixou filho homem. A idade que o homem podia ser contado tb não era consenso, por isso há diferença nos números. O total é igual, porque um copiou o outro. Lembre-se, não é nossa cultura ou época.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #269 Online: 05 de Julho de 2008, 18:19:21 »
Assim é muito difícil responder vc. Vc acha que a bíblia deveria ser um livro para crianças entenderem à primeira lida, mas não é assim. É um livro complexo. Aparentemente, vc é muito culto e tem muitos argumentos. Eu não estou querendo te convencer a abraçar a minha fé (eu sou batista), mas que tenho argumentos defensáveis.

Quanto às justificativas de Samuel e Crônicas, o que te incomoda? Eu ter dito que Deus criou o mal? ou eu ter dito que Deus mandou Satanás incitar David? É isso aí mesmo, é exatamente o que a bíblia diz. Talvez seja difícil para convencionais católicos e protestantes (tal como eu) entenderem, mas não há como negar, Deus criou o mal, pois se criou tudo, esse tudo inclui o mal. Ninguém nunca disse que Deus criou o mal neste forum?

Famado meu caro, sinceramente, estas respostas foram as mesmas que eu já ouvi muitas outras vezes.E, por favor: elas fazem tanto sentido 3 + 4 - 1= 27,5.

Aliás, tudo que eu disser aqui será taxado de velho, confuso ou sem sentido. Duvido que alguém diga "ok, faz sentido!", mesmo que faça.
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 21:12:59 por famado »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #270 Online: 05 de Julho de 2008, 21:18:10 »
Citação de: Famado
Aliás, tudo que eu disser aqui será taxado de velho, confuso ou sem sentido. Duvido que alguém diga "ok, faz sentido!"
Acho que até o ponto de exclamação você está certo, mas não pense que é por má vontade nossa cara. Até porque a maioria de nós aqui, pelo que sei, já teve que se esforçar muito para ver qualquer sentido na Bíblia. Eu por exemplo, nascido em casa presbiteriana, aterrorizado pelo medo de queimar no fogo do inferno cultivado pelos meus parentes e por aquele livro horrendo introduzido na Bíblia quase um século depois dela ter sido inventada (como se fosse a cerejinha que faltava no bolo), cheguei a frequentar uma Igreja Metodista no fim da adolescência. Fui presidente da Sociedade de Jovens, era o primeiro aluno da EBD (o que acertava todas, o que ganhava a gincana bíblica mês após mês a ponto fazer com que a gincana deixasse de existir  :D ). Também fazia um esforço imenso para ver sentido na história confusa da Coletânea de Nicéia, mas não, era inútil. Por mais esforço que se faça as peças nunca encaixam.

Guimarães Rosa é complexo, Alan Poe é complexo... a Coletânea de Nicéia só é nonsense meu caro. E não poderia deixar de ser. O próprio modo como ela foi criada não deixava outra perspectiva senão a absoluta falta de coesão e coerência. Foi como eu disse: se Constantino tivesse se dado ao trabalho de pegar livro por livro para ver qual combinava com qual talvez a Bíblia saísse menos irracional. Mas a gente sabe que ele simplesmente pegou os livros hebreus e os relatos cristãos mais famosos, fez unidunitêsalamêminguê e bradou Habemus Biblium!!!!. Aí realmente não podia sair alguma coisa coesa. O triste é ver tanta gente tentando dar sentido (o mínimo que seja) a um livro que jamais poderá tê-lo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #271 Online: 05 de Julho de 2008, 21:34:10 »
Constantino não determinou o canon. O canon foi formado por volta de 350. De fato, o apocalipse foi o último livro a ser inserido. Inicialmente incluía os livros que a ICAR tem hoje no VT, depois Lutero os tirou, por ocasião da reforma, porque considerou que não valia a pena ter um VT diferente daquele dos judeus da palestina.
A influência de Constantino foi grande e decisiva, mas para o surgimento da ICAR. O canon não foi favorável à ICAR, tanto que ela proibiu a leitura, alegando que somente os clérigos eram capazes de entender e interpretar corretamente.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #272 Online: 05 de Julho de 2008, 21:38:50 »
Quanto às justificativas de Samuel e Crônicas, o que te incomoda? Eu ter dito que Deus criou o mal? ou eu ter dito que Deus mandou Satanás incitar David?

É mais simples, muito mais simples, concluir que um ser perfeito, bondoso e etc. e tal não fez uma estupidez desta, e que o deus cristão não existe ou se existe é tão bom quanto um humano qualquer mas com superpoderes.

E quando levamos em consideração uma revisão das afirmações infantis, maldosas, racistas e sexistas contidas na Biblia, não dá para aguentar. E não, falar que a parte ruim é interpretação dos homens e a parte "boa" é a palavra de deus não nos serve como argumento.

Vc já deve ter visto esta...

http://ateus.net/artigos/escrituras/o_roteiro_da_biblia.php   Olhe os textos que maravilha... Consegue refutar isto??

e esta.. http://www.skepticsannotatedbible.com/proph/long.html

Depois que vc consegue sair do deus cristão, começa a procurar outras explicações. Eu caí no espiritismo e também sabia a receita de cor. Mais alguns anos perdidos, alguma pesquisa em outras religiões e o ateísmo acaba vindo como a única opção para não quer destruir sua própria capacidade de raciocínio.

[ ]s
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #273 Online: 05 de Julho de 2008, 22:06:33 »
Por favor, cite os textos pra mim. Estou com preguiça de ir em outro site ler. Do que se trata?

Quanto aos seus outros argumentos... não entendi direito. Não ficaram claros.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #274 Online: 05 de Julho de 2008, 23:17:58 »
É realmente curiosa a dificuldade que se tem em encontrar fontes confiáveis sobre a real história da criação da Bíblia. Dizem que no Google é fácil achar até receitas de como refinar pasta de coca ou fabricar basucas caseiras. Mas encontrar dados mínimamente confiáveis sobre o surgimento desta coletânea mitológica tão famosa realmente é tarefa pra Hércules nenhum por defeito. Você digita “origens da bíblia” e aparece um site da IPB dizendo que as origens da Bíblia são encontradas no amor e na bondade de dUS. Aí você digita “canon da bíblia” e vem um monte de sites católicos vociferando que este e aquele livro deveriam sim pertencer ao canon da Bíblia e vem um Batista vociferando o contrário, sem contudo darem nenhuma luz sobre que raio de Canon é ele, quem o criou, por ordem de quem, quando, onde...

Se o meu tino não funcionasse era bem provável que eu acreditasse na lenda que diz que os livros da inspirados se empilharam sozinhos em uma mesa (ou os não inspirados cairam da mesma mesa, sei lá) enquanto um grupo de clérigos rezava.

Bom, eu realmente só conhecia a versão apresentada aqui http://www.bibliacatolica.com.br/historia_biblia/3.php e aqui http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u50069.shtml mas após o seu post fui verificar e encontrei a versão da qual você falou : www.icibsb.org.br/estudos/analiseNT/aula26.pdf  . O que não faz a menor diferença. Não mudaria nada dizer que a Coletânea de Nicéia na verdade era de Laodicéia ou que ao invés de se adequar aos interesses políticos e bélicos de Constantino se adequava aos interesses econômicos de outro(s) fulano(s) qual(is)quer (i.e.: admitindo que as versões que dão a Constantino a culpa pela criação da Bíblia Cristã estejam equivocadas).
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 23:30:59 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!