Famado meu caro, sinceramente, estas respostas foram as mesmas que eu já ouvi muitas outras vezes.E, por favor: elas fazem tanto sentido 3 + 4 - 1= 27,5.
A intenção de Lucas e Mateus em traçar a genealogia de "Cristo" era a mesma (justificar a ascendência do Messias por parte de Davi, Rute e Raabe) e ambos tinham a mesma nacionalidade. Se a cultura de Israel dava aos tios o direito da paternidade, então é de se esperar que ambos (mesmo que estivéssemos falando de meros homens e não de homens inspirados pelo Espirito Santo, como reza a doutrina) seguissem o mesmo raciocínio. E outra, a partir de Davi as genealogias passam a ser coerentes, se a diferença fosse mesmo um recurso racional para adequar o texto aos paladares gentio e hebreu (admitindo um raciocínio desesperado para justificar o injustificável), então seria de se esperar que elas permanecessem, não?
Por outro lado, ao alegar intenções textuais de Lucas e Mateus, você me confunde: por acaso a Bíblia não é de fato um livro completa e totalmente inspirado pelo Divino Espirito Santo como rezam quase todos os cultos evangélicos (você é protestante, não é Famado?) ? Sendo um livro completamente inspirado por deus não seria uma baita de uma sacanagem dEle não deixar claras as coisas sabendo que nós não somos deuses oniscientes como Ele e que pela limitação dos nossos cérebros (que não vieram com softwares de advinhação) ficaríamos obviamente confusos com uma tão aparente contradição? Deus é deus de confusão, Famado? Será que Deus gosta mesmo de fazer pegadinhas, como fica parecendo?
Ou será que as pegadinhas foram montadas sem querer, por Constantino, quando resolveu montar um livro sagrado a partir de um monte de textos mitológicos de diversas culturas e dizer que tais livros se completavam um ao outro sem ter o cuidado de ler um por um dos livros antes de selecioná-los para dar um mínimo de coerência à narrativa inventada?
O problema é que parece que os seres humanos viemos à Terra programados para funcionar no modo lógico. Se fosse o contrário as emissoras de TV iriam fazer programas de humor baseados em esquetes nas quais um cara chega num bar, pede um copo de café, recebe um copo de líquido preto que (veja só) é café. E todo mundo ia rolar de rir. E as questões mais difíceis do vestibular seriam as que tivessem como resposta correta aquela mais evidente e batida; e não a que necessitasse de um cálculo intrincadíssimo, uma busca pelo significado de cada palavra emburacada no enunciado e algum senso intuitivo.
Nós fomos programados para acreditar no que parece mais óbvio, não no inusitado. Por isso é que as pegadinhas nos dão motivos para rir (quando as vítimas são os outros) ou raiva (quando somos nós os que caimos)
Em geral não gostamos de fazer esforços circences na tentativa de encontrar uma solução que se encaixe ao problema. Se eu aceitar que suas respostas são minimamente válidas para as questões propostas amanhã eu começo a elaborar a confissão de fé de uma seita na qual deus é irmão do diabo, ambos regem o mundo (o diabo entre as 16H e 04H de Londres, deus entre as 04H e 16H), que um e outro são muito amigos entre sí e costumam tomar vinho juntos e que Jesus nunca foi crucificado. Tudo baseado e fundamentado na coletânea de Nicéia. Toda vez que se questionar as minhas crenças eu parto para significados conflitantes de palavras do Aramaico e do Grego, para supostas intenções textuais obscuras de Paulo ou de Jeremias... Vai se chamar Igreja Pegadinista do Poder Dividido.
Anyway, como eu já disse, não sou de passar muito tempo em discussões sobre religião. Exceto pelo surgimento de algum argumento novo (que eu não já tenha ouvido inúmeras vezes), estou partindo. Espero que você permaneça no fórum e entre em discussões que me animem mais (política, música...). Apesar do mal tamanho de ser religioso (bricadeirinha
) você me pareceu bem respeitoso e disposto a uma discussão saudável, so: WELCOME