Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201106 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #350 Online: 07 de Julho de 2008, 07:23:02 »
Cara o foco da discusão é outro. Eu estou tentando provar que as passagens bíblicas que aparentemente não fazem sentido, realmente o fazem. É o objetivo do tópico.

Para discutirmos sobre as pessoas que utilizaram a bíblia ao longo do tempo com objetivos escusos, seria outro tema. Outro tópico. Além do mais, tem-se que ter conhecimento bíblico para dizer que ela é nonsense, como fez o Donatello Gabeira. Dizer por dizer não vale.

O que faz sentido na Bíblia então?

Deus escreve  dez mandamentos em uma tábua onde se lê "Não matarás!" e depois vc diz "Israel precisava se estabelecer geograficamente e era necessário dizimar as nações que estavam ocupando a terra que pretendiam. Deixar as habitantes vivos resultaria no sincretismo religioso que Yavé não queria."

Ou seja, Deus diz não matarás e depois manda matar quase toda a população de uma cidade e escravizar  o resto.

A verdade é que a Bíblia é uma colcha de retalhos em que muita gente colocou a mão e por isso  não tem nada que possa ser levado a sério.

Simplesmente me recuso a acreditar na existência de um Deus que manda vc matar outra pessoa ou tratar uma mulher como se fosse uma máquina de lavar roupas.

Para fala a verdade,até hoje   é exatamente esse o modo medíocre de pensar daquele pessoal da região de onde a Bíblia veio e convenientemente  retrata só o que os humanos queriam e não o que um suposto "Deus" perfeito e justo te mandaria fazer.

Onde foi parar o "Todos são iguais perante Deus" se vc permite que tratem as mulheres de sua família como se fossem eletrodomésticos nas mãos dos maridos?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 07 de Julho de 2008, 07:28:18 »
Bom, como estou caindo de para-quedas no tópico só gostaria de um esclarecimento sobre uma coisa que realmente me deixa curioso:

Na Bíblia contam toda a vida de Jesus que vivia cercado por apóstolos durante todo o tempo  e desde que nasceu teve cada detalhe de sua vida e cada palavra dita por ele contada nela.

Só que entre os 12  e 30 anos não tem sequer uma única linha sobre a vida dele, estou correto?

Durante esse tempo todo o filho de Deus na Terra não fez ou disse nada que mereça uma única linha na Bíblia ou preferiram não colocar lá os detalhes da adolescência dele que possivelmente deve ter se interessado por alguma mulher e isso acabaria com a aura de  santo que a igreja  mostra?
Os apócrifos contam muita coisa, mas mostravam um Jesus cruel com seus amiguinhos de infância, vaidoso com seus superpoderes, e acho que por isto resolveram deixar de fora do cânon.

É exatamente esse o ponto...convenientemente essa parte da vida de Jesus foi enfiada sob o tapete.

Se descobrirem que ele tinha uma mulher, filhos, brigava com colegas de escola, não fez "milagre" algum...para onde iria a imagem que a igreja vende há séculos?

Será que um Jesus cheio de filhos  e pinguço encheria os templos?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 07 de Julho de 2008, 09:00:11 »

Deus escreve  dez mandamentos em uma tábua onde se lê "Não matarás!" e depois vc diz "Israel precisava se estabelecer geograficamente e era necessário dizimar as nações que estavam ocupando a terra que pretendiam. Deixar as habitantes vivos resultaria no sincretismo religioso que Yavé não queria."

Ou seja, Deus diz não matarás e depois manda matar quase toda a população de uma cidade e escravizar  o resto.
Como se Deus não tivesse um jeito melhor de conseguir uma terra para seus protegidos que matar os ocupantes originais.
Como se Deus só quisesse ajudar um povo, que nem era melhor que os outros, e que se danasse o resto da humanidade.
Como se não fosse importante começar a educar a humanidade quanto ao que é civilizado e moral, em vez de reforçar a violência e a barbaridade, ordenando  massacres e incentivando a escravidão e o tratamento das mulheres como simples reprodutoras.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #353 Online: 07 de Julho de 2008, 09:30:48 »

Como se Deus não tivesse um jeito melhor de conseguir uma terra para seus protegidos que matar os ocupantes originais.
Como se Deus só quisesse ajudar um povo, que nem era melhor que os outros, e que se danasse o resto da humanidade.
Como se não fosse importante começar a educar a humanidade quanto ao que é civilizado e moral, em vez de reforçar a violência e a barbaridade, ordenando  massacres e incentivando a escravidão e o tratamento das mulheres como simples reprodutoras.
Aliás... como se aquela porcaria de terra fosse boa o suficiente para os filhos de deus. Preferia ter a sorte de não ter um deus desses e viver por exemplo na mata atlântica como os índios. Isso sim é terra boa para se viver, abundância de recursos e temperatura agradável.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #354 Online: 07 de Julho de 2008, 09:55:42 »

Aliás... como se aquela porcaria de terra fosse boa o suficiente para os filhos de deus. Preferia ter a sorte de não ter um deus desses e viver por exemplo na mata atlântica como os índios. Isso sim é terra boa para se viver, abundância de recursos e temperatura agradável.

Podia ter levado eles pra Phi Phi Island

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 07 de Julho de 2008, 10:37:11 »
Podes crer, o fantasmão te põe para andar 40 anos (em círculos provavelmente) em um deserto para parar em um lugar cujo povo escolhido por ele iria passar os próximos 3000 anos em guerra.
Com um Amigo desses....

Agora a questão é o estupro da lógica. A premissa é: O que está na bíblia é correto, então o cara passa a buscar uma série infindáveis de ad hocs para explicar o inexplicável.

Mandou massacrar? Ora, era porque era a terra que Ele escolheu para seu povo...
O lugar era uma merda? Ora, isso é para fortalecer o povo...
As mulheres eram tratadas como um eletrodoméstico? Ora, isso era a cultura de então...
Era permitido escravisar, e matar o escravo desde que não fosse no mesmo momento em que este tomou uma surra? Aí vem o indefectível:
  Não conseguimos interpretar deus
  Vamos passar a eternidade...
  Nós somos meros mortais...

A regra é: Só questione o que possa ser respondido pelas prórprias groselhas da bíblia, e destrua o seu senso crítico para sustentar a premissa que a bíblia fala alguma coisa com nexo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 07 de Julho de 2008, 12:26:19 »

Outro ponto bem interessante... Deus Criador do Universo precisou mandar matar um  monte de gente para arrumar terras para os "escolhidos" dele.

Deus parece ser bem burro.

Não sei como os religiosos imaginam  o paraíso...mas para mim tem que ter água e  comida, no mínimo.

Passar uma vida  de privação tentando não pecar para  acabar  em um deserto sem água nem para beber é burrice.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #357 Online: 07 de Julho de 2008, 12:30:09 »
Se o crente considera que a Bíblia é a palavra de Deus e não contém erros, qualquer interpretação tosca que ele invente ainda é mais aceitável que admitir que a Bíblia errou.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #358 Online: 07 de Julho de 2008, 12:33:29 »
"Somos meros mortais, nunca entenderemos  as decisões de Deus!" resolve qualquer problema ou pergunta inconveniente.

Offline Pégasus

• Nível 04
  • *
  • Quem sou, aonde vou?
« Resposta #359 Online: 07 de Julho de 2008, 15:22:53 »
Fui teísta e tenho familiares crentes petencostais, eles entendem como iluminação, inspiração do Espirito Santo as interpretações da bíblia.
"Quando o ser humano nasce, ele sente falta dos pais. Quando ele cresce, sente a falta de Deus." (Usuário teísta do Orkut)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #360 Online: 07 de Julho de 2008, 15:43:09 »
Como está escrito, oh geração incrédula e perversa, até quando estarei entre vós e até quando os sofrerei?
Seguinte: eu gostaria muito de continuar esta discussão, mas tem que ter a autorização do moderador, que disse que o tópico é apenas para se lançar trechos contraditórios e não para discuti-los. Ele disse que se eu continuasse minha desobediência, a bagaça seria dividida. Arcanjo Lúcifer vc que é um camarada do capeta, fala com o cara pra deixar a discussão rolar. É possível?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 07 de Julho de 2008, 15:55:31 »
Apóio o Famado. Por mim, continuava aqui mesmo. Acho que tem todo sentido, até porque as afirmações que a Biblia faz contradizem o racional  :-), e o tópico é sobre contradições.

Agora Famado, tá vendo algum sofredor aqui??? Sofredores costumam ser os crentes.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 07 de Julho de 2008, 15:58:22 »
Apóio o Famado. Por mim, continuava aqui mesmo. Acho que tem todo sentido, até porque as afirmações que a Biblia faz contradizem o racional  :-), e o tópico é sobre contradições.

Agora Famado, tá vendo algum sofredor aqui??? Sofredores costumam ser os crentes.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #363 Online: 07 de Julho de 2008, 16:04:59 »
Nós já estamos falando  sobre as contradições da Bíblia.

Acho que não adianta muito só copiar trechos dela , colar aqui e não  comentar nada sobre eles.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #364 Online: 07 de Julho de 2008, 16:08:49 »
Não entendo o porque de não se deixar discutir as interpretações das contradições da Bíblia.

Só espero que o Famado pelo menos aceite que o texto tal como está escrito contém inúmeras contradições.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #365 Online: 07 de Julho de 2008, 16:22:32 »
Como está escrito, oh geração incrédula e perversa, até quando estarei entre vós e até quando os sofrerei?
Seguinte: eu gostaria muito de continuar esta discussão, mas tem que ter a autorização do moderador, que disse que o tópico é apenas para se lançar trechos contraditórios e não para discuti-los. Ele disse que se eu continuasse minha desobediência, a bagaça seria dividida. Arcanjo Lúcifer vc que é um camarada do capeta, fala com o cara pra deixar a discussão rolar. É possível?

Abra um tópico novo famado. Ninguém aqui está impedindo você de discutir as questões. É só por conveniência de organização nada mais.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #366 Online: 07 de Julho de 2008, 16:25:13 »
Se quiser também eu divido este aqui e toda a sua discussão com os demais foristas ficam no novo tópico. Tanto faz também...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #367 Online: 07 de Julho de 2008, 16:33:29 »
Então continuemos a discussão
Deus escreve  dez mandamentos em uma tábua onde se lê "Não matarás!" e depois vc diz "Israel precisava se estabelecer geograficamente e era necessário dizimar as nações que estavam ocupando a terra que pretendiam. Deixar as habitantes vivos resultaria no sincretismo religioso que Yavé não queria."

Ou seja, Deus diz não matarás e depois manda matar quase toda a população de uma cidade e escravizar  o resto.

O "não matarás" faz parte da legislação civil. Matar em uma guerra é outra coisa. Tb é assim no Brasil. Se vc matar alguém na rua vai preso, se matar na guerra, ganha medalha.

A verdade é que a Bíblia é uma colcha de retalhos em que muita gente colocou a mão e por isso  não tem nada que possa ser levado a sério.

Simplesmente me recuso a acreditar na existência de um Deus que manda vc matar outra pessoa ou tratar uma mulher como se fosse uma máquina de lavar roupas.

Para fala a verdade,até hoje   é exatamente esse o modo medíocre de pensar daquele pessoal da região de onde a Bíblia veio e convenientemente  retrata só o que os humanos queriam e não o que um suposto "Deus" perfeito e justo te mandaria fazer.

Onde foi parar o "Todos são iguais perante Deus" se vc permite que tratem as mulheres de sua família como se fossem eletrodomésticos nas mãos dos maridos?

De fato, a bíblia é uma colcha de retalhos e muita gente pôs a mão, mas deve ser levada muito a sério.

Com relação a mulher, o fato lhe causa estranheza porque vc foi massificado pela cultura norte americana e européia, que exalta a mulher. Como eu disse na outra página, os direitos da mulher são coisa nova. Advieram com a democracia moderna. Veja, sua mãe deve ter casado virgem, mas no nosso tempo e na nossa cidade, virgindade não faz mais a mínima diferença. Vc precisa compreender as questões transculturais. Aí reside uma de suas dificuldades.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #368 Online: 07 de Julho de 2008, 16:36:22 »
I caramba, ferrou! Eu não tinha visto o moderador, ele teclou ao mesmo tempo que eu.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 07 de Julho de 2008, 17:59:03 »
Com relação a mulher, o fato lhe causa estranheza porque vc foi massificado pela cultura norte americana e européia, que exalta a mulher. Como eu disse na outra página, os direitos da mulher são coisa nova. Advieram com a democracia moderna. Veja, sua mãe deve ter casado virgem, mas no nosso tempo e na nossa cidade, virgindade não faz mais a mínima diferença. Vc precisa compreender as questões transculturais. Aí reside uma de suas dificuldades.

Ok. Sou eu o massificado. Mas... será que é ruim que a mulher não seja tratada como um liquidificador? Será que deus em sua onisciência não poderia ter criado um futuro melhor para ela sem gerar milênios de discriminações?
Será que deus não poderia ter feito nada melhor do que mandar espancar escravos, não se rebelar, tratar a mulher de maneira estúpida, matar, etc..?

Como te disse: conheço uma série de pessoas aqui neste forum que considero muito melhor do que o deus judaico/cristão. E veja, como não acreditamos "a priori" que a biblia está correta, qualquer argumento de veracidade da biblia baseada nela mesma é contraproducente e irrelevante. Sobra a você tentar explicar aquele post que fiz sobre os descalabros, e porque o ignorante que falou aquilo deve ser chamado de deus.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #370 Online: 07 de Julho de 2008, 18:17:41 »
De fato, a bíblia é uma colcha de retalhos e muita gente pôs a mão, mas deve ser levada muito a sério.

Por que?! Por que não levar a sério o Zend Avesta, em lugar da Bíblia? Ou o Livro dos Mortos dos egípcios? Ou os Vedas?

Com relação a mulher, o fato lhe causa estranheza porque vc foi massificado pela cultura norte americana e européia, que exalta a mulher.

Tratar como um ser humano, com direitos iguais aos do homem, não é a mesma coisa que exaltar.

Como eu disse na outra página, os direitos da mulher são coisa nova. Advieram com a democracia moderna.

Não é verdade: em muitas culturas antigas a mulher tinha estatura próxima ou igual à do homem. Um exemplo é Esparta.
Os Hebreus nesse ponto eram particularmente misóginos.

Veja, sua mãe deve ter casado virgem, mas no nosso tempo e na nossa cidade, virgindade não faz mais a mínima diferença. Vc precisa compreender as questões transculturais. Aí reside uma de suas dificuldades.

O problema é que afirma-se que a Bíblia é a palavra de deus. Deus, em princípio, deveria transcender a questões culturais.
Não é o que se observa ao se ler a Bíblia. O deus lá descrito pensa e age exatamente como um senhor da guerra da idade do
bronze.

Javé poderia ter feito muito mais para promover o bem dos Hebreus se tivesse escrito mandamentos como:
Apenas bebereis água que foi fervida.
Cagareis rio abaixo de teu acampamento.
Lavareis as mãos antes das refeições.
Tomai dois anéis de metal de meio palmo de largura:
agora prende-os ao lado das selas de vossos cavalos. Eis o estribo.
Etc.

Mas nada disso é encontrado lá, apenas restrições alimentares estúpidas e rituais de sacrifício inúteis.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #371 Online: 07 de Julho de 2008, 19:27:43 »

(...)

Não, continuando aqui emporcalhamos um tópico criado pelo Mr Sky Kunde para consultar quando estamos debatendo em outros locais.
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 19:44:17 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #372 Online: 07 de Julho de 2008, 19:29:50 »
Citação de: Dr. Manhattan
Apenas bebereis água que foi fervida.
Cagareis rio abaixo de teu acampamento.
Lavareis as mãos antes das refeições.
Tomai dois anéis de metal de meio palmo de largura:
agora prende-os ao lado das selas de vossos cavalos. Eis o estribo.
Olha que tens talento para Espirito Santo! Se a vida acadêmica não estiver dando tão certo que tal escrever um livro sagrado?  :hihi:

Bom, não sei quanto aos outros, mas achei estes teus mandamentosdivinos :ok:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #373 Online: 07 de Julho de 2008, 20:16:13 »
Donatello

Tenho uma outra explicação para o caso dos dois nomes do pai de José (além das outras 4 que já expus). Eu havia feito em janeiro um levantamento comparativo entre Genesis, Crônicas e Lucas e depois que vir o JN eu volto e mostro.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #374 Online: 07 de Julho de 2008, 20:18:28 »
Esse moderador aí é o prórpio Caifás. Olha a foto!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!