Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201104 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #300 Online: 06 de Julho de 2008, 15:02:11 »

Parece que você entendeu bem.  Eu quero sim saber o que você entende por igreja primitiva; se você acredita que houve uma no Cristianismo (ou mais de uma, ou nenhuma); e qual seria a importância de haver ou não tal igreja ou igrejas.
Quando falo da igreja primitiva, falo dos cristãos do primeiro século, que foram fruto das pregações dos apóstolos. Era uma igreja universal, formada por todos os cristãos do Oriente Médio e da Europa. Sua importãncia é a informação histórica de como funcionava (está basicamente descrita em Atos).

No primeiro século, até onde se sabe, os livros do Novo Testamento não estavam sequer escritos ainda (isso ainda levaria um século ou dois).  Por isso acho difícil confiar em que os primeiros cristãos tivessem toda essa unidade de credo ou de doutrina.  Você diz que era uma igreja universal, mas em que sentido?  Até que ponto, naquela época e cultura, sequer faz sentido falar em igreja universal em um território tão amplo?

Se quiser aproveite para elaborar sobre os livros deuterocanônicos, já que foi ao falar deles que você mencionou o conceito de Igreja Primitiva.  Na sua opinião, até que ponto e por que motivos é importante a aceitação desses livros pela Igreja Primitiva?

Deuterocanônicos foi o nome que a ICAR deu aos outros livros que os judeus da diáspora aceitavam como pertencentes ao VT. A septuaginta traduziu para o grego, na época do domínio Grego, o VT dos judeus da Palestina, mais alguns outros livros considerados apócrifos. As judeus da diáspora adotaram o conjunto todo da septuaginta. Mais tarde, como a igreja primitiva falava grego, os aceitou tb.

Eu já li os dois de Macabeus e alguns trechos dos outros. I Macabeus tem informação histórica importante, os demais, são lixo.

Fico feliz em ver você usando de discernimento quanto ao cânone.  É um bom hábito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #301 Online: 06 de Julho de 2008, 15:09:44 »
Então se arrepende. Ponto final.
Quem definiu que "arrependimento" é só relativo a pecados e não a decisões erradas?
O contexto define a relatividade de "arrependimento".
E quem define o contexto?
Como é possível que Deus tome uma decisão errada se ele é onisciente?
É um antropomorfismo.
Muitas vezes o VT trás Deus como tendo características humanas para facilitar o entendimento do homem de então.
E que confiabilidade tem um livro assim?
Bem, se você começar a definir o significado das palavras conforme suas conveniências, vai "demonstrar" qualquer coisa...
Tá falando sobre que trecho? Não entendi.
Por exemplo quando você define o que é "tentar" e o que é "arrependimento".
Aqui cairíamos em uma discussão sobre arminianismo e calvinismo que tomaria muito tempo.
Minha opinião:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/falacia_livre_arbitrio.php
Quanto a Satanás, já te falaram que a melhor maneira de entender a bíblia é recorrer aos originais?
Que originais?
Se você estudar a iconografia primitiva dos cristãos, vai ver que o diabo era representado como uma criatura insignificante que recebia os condenados de Deus e os levava para o inferno. Um empregadinho, apenas.
Foi aos poucos, ao longo de 2 mil anos, que ele cresceu em poder e se tornou o que é hoje.
Se vc estiver falando do diabo ao longo de toda a bíblia, eu concordo, ele vai crecendo à medida em que o a bíblia avança, mas com relação ao cristianismo não. Desde o início ele é tido como figura bastante importente no contexto.
Sugiro o livro "O diabo - A máscara sem rosto" de Luther Link, que conta a evolução do diabo através de suas representações gráficas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #302 Online: 06 de Julho de 2008, 15:13:15 »

No primeiro século, até onde se sabe, os livros do Novo Testamento não estavam sequer escritos ainda (isso ainda levaria um século ou dois).  Por isso acho difícil confiar em que os primeiros cristãos tivessem toda essa unidade de credo ou de doutrina.  Você diz que era uma igreja universal, mas em que sentido?  Até que ponto, naquela época e cultura, sequer faz sentido falar em igreja universal em um território tão amplo?

Os livros começaram a ser escritos na medida em que os discípulos começaram a ver que Jesus não voltava logo. Inicialmente, eles achavam que Jesus voltaria em seu tempo. Lembra que Paulo disse "nós que permanecermos vivos, seremos arrebatados..."? Como alguns começaram a morrer nas mãos do Império Romano, os que ainda estavam vivos começaram a escrever o que sabiam. O último livro foi escrito por João, por volta de 85.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #303 Online: 06 de Julho de 2008, 15:14:26 »
Citação de: Famado
Quanto a Satanás, já te falaram que a melhor maneira de entender a bíblia é recorrer aos originais?
Não sei quanto aos outros por aqui, mas o meu aramaico não é muito fluente  :P . E acho que se dUS realmente inspirou seus servos evangelistas, profetas e salmistas deveria ter se lembrado do castigo que aplicou aos homens em Babel e ter se preocupado em inspirar os tradutores também, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #304 Online: 06 de Julho de 2008, 15:20:34 »
Os livros começaram a ser escritos na medida em que os discípulos começaram a ver que Jesus não voltava logo. Inicialmente, eles achavam que Jesus voltaria em seu tempo. Lembra que Paulo disse "nós que permanecermos vivos, seremos arrebatados..."? Como alguns começaram a morrer nas mãos do Império Romano, os que ainda estavam vivos começaram a escrever o que sabiam. O último livro foi escrito por João, por volta de 85.

E só no século IV se chegou a algum tipo de consenso sobre o que deveria ou não ser considerado parte do cânone.  Entre esse fato e a existência dos assim chamados livros apócrifos, já vejo base para duvidar que houvesse uma Igreja Primitiva unida em interpretação ou doutrina.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #305 Online: 06 de Julho de 2008, 15:21:52 »
Fernando Silva, vc não está me dando tempo de responder aos outros, mas vamos lá:

O contexto é o contexto e essa pergunta não procede;

Relativamente à confiabilidade, entenda que a bíblia não é o beabá que ensinamos nas escolas às nossas crianças;

Relativamente a "tentar e arrepender", volto a dizer, o contexto é claro e nos levará a uma conclusão como a que te mostrei;

Quando falo dos originais, falo das línguas originais e não dos originais literais. Eu tenho um NT em grego em casa e consulto ele para tirar dúvidas.

Quanto ao diabo, como disse, concordo que sua figura evoluiu ao longo da história do homem, não do cristianismo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #306 Online: 06 de Julho de 2008, 15:25:29 »
Eu estou ensinando a vocês e depois vcs vão dizer que tudo que eu disse é velho, mas... tudo bem, vamos lá. Eu tenho um NT em lingua grega. Ele é interlinear. Uma linha em potuguês, uma linha em grego, traduzindo vagarosamente palavra por palavra. Assim, vc pode ver quando aquela palavra foi usada em outro trecho e com que sentido.

Não sei quanto aos outros por aqui, mas o meu aramaico não é muito fluente  :P . E acho que se dUS realmente inspirou seus servos evangelistas, profetas e salmistas deveria ter se lembrado do castigo que aplicou aos homens em Babel e ter se preocupado em inspirar os tradutores também, não?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #307 Online: 06 de Julho de 2008, 15:29:10 »

E só no século IV se chegou a algum tipo de consenso sobre o que deveria ou não ser considerado parte do cânone.  Entre esse fato e a existência dos assim chamados livros apócrifos, já vejo base para duvidar que houvesse uma Igreja Primitiva unida em interpretação ou doutrina.

Não havia. Paulo foi o grande sistematizador da teologia cristã. Por isso ele escrevia cartas esclarecendo dúvidas e dando orientações. Durante o primeiro século a igreja foi discipulada. Ela não era unida nem unânime, ms estava sendo orientada.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #308 Online: 06 de Julho de 2008, 15:40:10 »
Seguinte: vou postar aqui somente aquelas contradições testadas por mim em vários debates. Aquelas para as quais a resposta do crente poderia ser resumida como um "Ops, fudeu! Vou falar qualquer merda." Isso pq  pude comprovar que muitos sites ateístas/céticos oferecem contradições furadas, capazes de fazer um crente rir da cara do ateu que as apresenta. Mas aqui não. Aqui só vai entrar "as filé". Tudo bem mastigadinho pra facilitar a vida dos hereges.  Ok? Então... vamos lá!

Tu é bom nisso. Pena que não aparece mais no tópico.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #309 Online: 06 de Julho de 2008, 15:45:26 »
Como acabaram as dúvidas, vou secar o vasco e o fluminense. Mas vou torcer pelo botafaixa para que ele vença o Grêmio e o Mengão continue cinco pontos à frente do segundo. Asta luego!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #310 Online: 06 de Julho de 2008, 15:53:01 »
Eu tenho um NT em lingua grega. Ele é interlinear. Uma linha em potuguês, uma linha em grego, traduzindo vagarosamente palavra por palavra. Assim, vc pode ver quando aquela palavra foi usada em outro trecho e com que sentido.

Continuo achando que deus deveria ter inspirado Almeida também, até porque o livro que você tem não passa de uma tradução diferente. Coloque os textos em grego antes de cada linha de qualquer tradução para qualquer idioma e você terá o mesmo resultado que com esta sua versão. A não ser que você saiba ler muito bem grego (e se souber a linha de tradução depois da frase em Grego se torna inútil).  

De qualquer forma você me pegou, agora não posso refutar seus argumentos baseados na Bíblia, visto que a Bíblia na qual você baseia seus argumentos é outra. Será que tem uma versão on-line desta versão? Vou procurar...

De qualquer modo, já vou com um pé atrás. Já tive a curiosidade de pesquisar em diversas traduções (Novo Mundo, Paulinas, na Linguagem de Hoje, de Westminster...) e até em traduções para as línguas Espanhola e Inglesa para ver se encontrava os mesmos absurdos da Almeida, e eles nunca desaparecem.

Aliás, só agora me toquei: se ela traduz palavra por palavra deve ser uma péssima tradução. Não se traduz idioma nenhum palavra por palavra, nem que seja Espanhol - Português. Expressões linguísticas, sintaxe, gradação semântica têm que ser levados em conta. Senão era muito fácil: era só pedir ao Babel Fish para traduzir de Grego para Inglês e de Inglês para Português e tinhamos uma Bíblia perfectamente traduzida. (Provavelmente eu não fui o único que já tentou fazer isso alguma vez :hihi: )
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 16:09:23 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #311 Online: 06 de Julho de 2008, 15:55:30 »

Mas vou torcer pelo botafaixa para que ele vença o Grêmio e o Mengão continue cinco pontos à frente do segundo.
Até que enfim! Falou e disse  :clap:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 06 de Julho de 2008, 16:42:28 »
O contexto é o contexto e essa pergunta não procede;
Quem define o que é contexto? Há alguma comissão internacional cujas decisões sejam baseadas na lógica e que ninguém conteste?
Relativamente à confiabilidade, entenda que a bíblia não é o beabá que ensinamos nas escolas às nossas crianças;
E nem o que ensinam aos adultos, já que há tantas interpretações diferentes.
Relativamente a "tentar e arrepender", volto a dizer, o contexto é claro e nos levará a uma conclusão como a que te mostrei;
Bem, é a sua opinião, assim como há quem diga que o inferno não existe e quem diga que os eleitos ficarão aqui mesmo na Terra.
Quando falo dos originais, falo das línguas originais e não dos originais literais. Eu tenho um NT em grego em casa e consulto ele para tirar dúvidas.
Os originais dos livros mais antigos foram escritos em aramaico. E seu original em grego, bem, é o que lhe chegou dos verdadeiros originais em grego após muitas edições, adaptações, inclusões e eliminações.
Quanto ao diabo, como disse, concordo que sua figura evoluiu ao longo da história do homem, não do cristianismo.
Se tiver tempo, consulte o livro que eu citei.
O cristianismo nunca foi uma religião monolítica e sim uma colcha de retalhos que se tornou mais ou menos organizada e  unificada a partir do século 4, mas que ainda estava sendo definida séculos depois e que, depois ainda, voltou a se dividir e a se dividir de novo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #313 Online: 06 de Julho de 2008, 16:48:08 »
Como acabaram as dúvidas, vou secar o vasco e o fluminense. Mas vou torcer pelo botafaixa para que ele vença o Grêmio e o Mengão continue cinco pontos à frente do segundo. Asta luego!
Não acabaram. Você apenas deu sua interpretação, o que não significa que concordamos com ela.
Note que este tópico tem 13 páginas.

Sugestão:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/contradicoes-na-biblia.php

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #314 Online: 06 de Julho de 2008, 17:05:17 »
Está no intervalo e o Parmeira tá perdendo pro atrético e ajundando o meu mengão. Então vamos lá responder mais esta.

Aliás, só agora me toquei: se ela traduz palavra por palavra deve ser uma péssima tradução. Não se traduz idioma nenhum palavra por palavra, nem que seja Espanhol - Português. Expressões linguísticas, sintaxe, gradação semântica têm que ser levados em conta. Senão era muito fácil: era só pedir ao Babel Fish para traduzir de Grego para Inglês e de Inglês para Português e tinhamos uma Bíblia perfectamente traduzida. (Provavelmente eu não fui o único que já tentou fazer isso alguma vez :hihi: )

Ela traduz palavra por palavra mas depois reorganiza o texto. São três linhas para cada versículo. Uma em grego, outra em portugüês transliterado e outra em português reorganizado. O que importa não é a reorganização do texto (que corre o rsico de ser interpretativo), mas ver onde aquela palavra foi utilizada e com que sentido. É uma feramenta exegética.

Já que vc não tem uma igual e nem vai comprar, aconselho utilizar a septuaginta e o NT em grego do site www.bibliacatólica.org.br.

Com relação ao hebraico e aramaico, há uma versão Almeida que relaciona todas as utilizações daquela palavra no NT.

Camarada, se vc quer entender de biblia, não pode abrir mão de exemplares na lingua original, uma boa chave bíblica e um bom dicionário bíblico. Além de estudar história.
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 17:12:32 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #315 Online: 06 de Julho de 2008, 17:11:21 »
Amigão, até agora as dúvidas pairavam em torno dos textos. Agora vc duvida da autenticidade e fidelidade aos originais. Se vc disser que não acredita por que não acredita eu aceitaria melhor. Quero que vc discuta comigo em termos teológicos e não com falta de argumentos.

Não acabaram. Você apenas deu sua interpretação, o que não significa que concordamos com ela.
Note que este tópico tem 13 páginas.

Sugestão:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/contradicoes-na-biblia.php
Se vc concordar com alguma coisa que eu escrever aqui, vc não dirá em público, apenas para si.

Agora vou fazer outro intervalo para ver o segundo tempo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #316 Online: 06 de Julho de 2008, 17:53:23 »
Amigão, até agora as dúvidas pairavam em torno dos textos.
Elas continuam em torno dos textos. Ainda não foi dada nenhuma versão convincente (minimamente razoável) sobre José ter pais diferentes do sexo masculino. Menos ainda sobre Jeová e Satanás terem levado a culpa pela mesma ação (a "explicação" do envio de de Satã por Deus a Davi para que fosse dada uma ordem que não deveria ser cumprida chega a ser risível, inda mais quando se tenta "explicar" que tal ato divino não pode ser classificado como tentação)

Agora vc duvida da autenticidade e fidelidade aos originais.

Uma coisa não elimina a outra: como bons conhecedores de Língua Portuguesa e dos textos bíblicos nós não podemos deixar de ver a enxurrada de contradições que ela carrega. E como meninos interessados e fuxiqueiros que nós somos, não conseguimos deixar de relacionar tais contradições aos métodos pouco ortodoxos que foram utilizados para criar este livrão e dar a ele uma autenticidade e uma infalibilidade que são contra a sua natureza.

Se vc disser que não acredita por que não acredita eu aceitaria melhor. Quero que vc discuta comigo em termos teológicos e não com falta de argumentos.
Estamos discutindo em todos os termos: os teológicos, os históricos, os gramaticais, os semiológicos, os lógico-dedutivos... não vamos resumir a discussão ao ponto que você é mais treinado. Eu e você sabemos que o buraco é mais no fundo.

Ela traduz palavra por palavra mas depois reorganiza o texto. São três linhas para cada versículo. Uma em grego, outra em portugüês transliterado e outra em português reorganizado. O que importa não é a reorganização do texto (que corre o rsico de ser interpretativo), mas ver onde aquela palavra foi utilizada e com que sentido. É uma feramenta exegética.
Ver em que sentido a palavra foi utilizada tem um outro nome: interpretação (ação de interpretar). Não mudou grande coisa.

Já que vc não tem uma igual e nem vai comprar, aconselho utilizar a septuaginta e o NT em grego do site www.bibliacatólica..org.br
Valeu a dica, daqui a pouco eu vejo.

Além de estudar história.
8-)

Está no intervalo e o Parmeira tá perdendo pro atrético e ajundando o meu mengão.
:yahoo:

Seguinte: vou postar aqui somente aquelas contradições testadas por mim em vários debates. Aquelas para as quais a resposta do crente poderia ser resumida como um "Ops, fudeu! Vou falar qualquer merda." Isso pq  pude comprovar que muitos sites ateístas/céticos oferecem contradições furadas, capazes de fazer um crente rir da cara do ateu que as apresenta. Mas aqui não. Aqui só vai entrar "as filé". Tudo bem mastigadinho pra facilitar a vida dos hereges.  Ok? Então... vamos lá!

Tu é bom nisso. Pena que não aparece mais no tópico.
Engraçado você dizer isto. Será que você realmente admite que as contradições postadas pelo Sky Kunde são bem sustentadas ou você só postou isso numa tentativa sofismática de invalidar as questões postas que você não conseguiu responder? Quero dizer, se fossemos eu, o Bucetê, o Luis e o Fernado quem tivéssemos aberto o tópico e desaparecido depois e fosse o Sky quem estivesse aqui, trocando idéias com você será que você postaria algo como "o Fernando é que era o cara, que pena que ele não posta mais por aqui..."?

Bom, de qualquer modo, o fórum tem o recurso quote é pra isso mesmo. Vou ressussitar umas contradiçõesinhas postas pelo Kunde lá atrás.

Eitcha! Com essa aqui eu deixei um crente desesperado pra arrumar desculpas de tudo quanto é lado. Eu a chamo de...

A Contradição do Canto do Galo

A pergunta é: o galo deveria cantar antes de Pedro negar Jesus por três vezes?

Em João 13:38 é dito claramente que não:

Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que NÃO cantará o galo enquanto NÃO me tiveres negado três vezes.

Porém Marcos 14:30 diz algo diferente:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.

Marcos, divergindo de João, permite que o galo cante uma vez antes das três negações. E assim acontece:

E, vendo a Pedro, que se estava aquentando, olhou para ele, e disse: Tu também estavas com Jesus Nazareno.
Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes (a 1ª negação). E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou
- Marcos 14:67,68

O 1º canto imediatamente após a 1ª negação. Configurando assim a clara contradição com João. Os dois fatais "não" em João 13:38 tornam essa contradição indefensável.  ;)

Essa é boa também, eu a chamo de...

A Amnésia de Saul

A pergunta é: Saul já conhecia Davi antes da luta contra Golias?

1 Samuel 16 mostra que sim, Saul conhecia a Davi muito bem:

19 E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
20 Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.
21 Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
22 Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos

Porém, logo no capítulo seguinte, nos é mostrado que Davi era um desconhecido para Saul:

55 Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.
56 Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este moço.
57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.
58 E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita - 1 Samuel 17

Seria amnésia? :D

Obs: já vi defenderem essa contradição alegando que as passagens não necessariamente estariam em ondem cronológica, ou seja, os acontecimentos do capítulo 17 seriam anteriores aos do 16, porém, como podemos ver pelo contexto (e os crentes adoram falar em contexto[Palavras do Kunde, grifo do van Dijck]), a inversão dos capítulos também não resolveria o problema.

« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 18:02:08 por Donatello van Dijck »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #317 Online: 06 de Julho de 2008, 18:06:31 »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #318 Online: 06 de Julho de 2008, 18:23:28 »
Elas continuam em torno dos textos. Ainda não foi dada nenhuma versão convincente (minimamente razoável) sobre José ter pais diferentes do sexo masculino. Menos ainda sobre Jeová e Satanás terem levado a culpa pela mesma ação (a "explicação" do envio de de Satã por Deus a Davi para que fosse dada uma ordem que não deveria ser cumprida chega a ser risível, inda mais quando se tenta "explicar" que tal ato divino não pode ser classificado como tentação)

Como tenho dito, nenhuma resposta será convincente para vc e mesmo que seja, vc somente dirá isso para si.

Quanto a José ter dois pais, já dei várias explicações e não vamos aqui ficar correndo atrás do rabo.

Veja, Nem satanás nem Deus deram ordem direta a David. É claro que David teve uma idéia de contar o povo e esta idéia lhe foi intimamente sugerida por influência satânica. Foi aquela história de concupscência da carne, dos olhos e soberba da vida, lembra?

Cara, qual o problema de Deus impelir satanás a alguma coisa? Se vc ler Jó de 38 a 42, verá que Deus lançará mão dos recursos que quiser. O problema é que queremos controlá-lo ao sabor de nossas visões pessoais de vida. Deus é incontrolável. Uma vez um camarada disse uma coisa que muito interessante que eu concordo: passaremos a eternidade conhecendo a Deus. Cara, eu não consigo nem defini-lo direito e vcs procuram uma forma cartesiana de entendê-lo. A bússola é a bíblia e não conheço outra maneira. Assim é muito dificil

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #319 Online: 06 de Julho de 2008, 18:29:09 »
Sim, mas não vale dizer que a bíblia foi alterada sem um argumento que embase a afirmação. isso mostra desconhecimento. Só vale aqui argumentação embasada.

Estamos discutindo em todos os termos: os teológicos, os históricos, os gramaticais, os semiológicos, os lógico-dedutivos... não vamos resumir a discussão ao ponto que você é mais treinado. Eu e você sabemos que o buraco é mais no fundo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #320 Online: 06 de Julho de 2008, 18:32:35 »
É, mas te livra da interpretação do cara. Permite que vc entenda por si mesmo.

Ver em que sentido a palavra foi utilizada tem um outro nome: interpretação (ação de interpretar). Não mudou grande coisa.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #321 Online: 06 de Julho de 2008, 18:37:02 »
Volto a dizer que qualquer coisa que eu diga vc não publicará que concordou, apenas dirá para vc mesmo. Quanto ao Sky, ele postou estas coisas aí e eu achei engraçado a linguagem utilizada e duvido tb que algum cara com uma base bíblica razoável tenha tentado responder às questões levantadas.

Engraçado você dizer isto. Será que você realmente admite que as contradições postadas pelo Sky Kunde são bem sustentadas ou você só postou isso numa tentativa sofismática de invalidar as questões postas que você não conseguiu responder? Quero dizer, se fossemos eu, o Bucetê, o Luis e o Fernado quem tivéssemos aberto o tópico e desaparecido depois e fosse o Sky quem estivesse aqui, trocando idéias com você será que você postaria algo como "o Fernando é que era o cara, que pena que ele não posta mais por aqui..."?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #322 Online: 06 de Julho de 2008, 18:51:30 »
Volto a dizer que qualquer coisa que eu diga vc não publicará que concordou, apenas dirá para vc mesmo.

Pessoalmente eu duvido, mas de qualquer forma acho curioso que você se disponha a debater conosco ao mesmo tempo que duvida de nossa boa-fé.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #323 Online: 06 de Julho de 2008, 18:56:44 »

A Contradição do Canto do Galo

A situação de João está contida na de Marcos. Em joão o canto do galo não é numérico mas fala do evento. Seria o mesmo que dizer "antes que o galo complete o canto, tu me negaras...". O livro de Marcos é o evangelho mais antigo e a tradição diz que ele ouviu as histórias de Pedro, que pôde dar detalhes como este. Já João limita-se a descrever o canto como um evento total e não cada cantada de cocoricó.
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 19:10:40 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #324 Online: 06 de Julho de 2008, 19:06:12 »
A Amnésia de Saul

Os livros da bíblia muitas vezes são uma compilação de trechos. Por exemplo, veja que Gênesis de 1:1 a 2:3 foi encaixado no restante. Não é somente uma questão de ordem nos capítulos, mas de autoria. Assim, na questão da aminésia, os dois capítulos não estão em ordem direta ou inversa, mas são complementares e formam uma compilação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!