Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201105 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #325 Online: 06 de Julho de 2008, 19:09:25 »
Luis dantas, não duvido da sua honestidade, mas conheço sua humanidade (no sentido de paixões humandas). Vcs têm alicerces fortes no ceticismo. Dificilmente se eu os abalar vcs admitirão em púbico, pois feriria a vaidade. Eu tb agiria assim.

Volto a dizer que qualquer coisa que eu diga vc não publicará que concordou, apenas dirá para vc mesmo.

Pessoalmente eu duvido, mas de qualquer forma acho curioso que você se disponha a debater conosco ao mesmo tempo que duvida de nossa boa-fé.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #326 Online: 06 de Julho de 2008, 19:13:40 »
Luis dantas, não duvido da sua honestidade, mas conheço sua humanidade (no sentido de paixões humandas). Vcs têm alicerces fortes no ceticismo. Dificilmente se eu os abalar vcs admitirão em púbico, pois feriria a vaidade. Eu tb agiria assim.

Volto a dizer que qualquer coisa que eu diga vc não publicará que concordou, apenas dirá para vc mesmo.

Pessoalmente eu duvido, mas de qualquer forma acho curioso que você se disponha a debater conosco ao mesmo tempo que duvida de nossa boa-fé.
Creio que seja o contrário. Ninguém aqui tem vergonha de mudar de opinião, pois ninguém tem preguiça de pensar.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 06 de Julho de 2008, 19:17:14 »
Bom, como estou caindo de para-quedas no tópico só gostaria de um esclarecimento sobre uma coisa que realmente me deixa curioso:

Na Bíblia contam toda a vida de Jesus que vivia cercado por apóstolos durante todo o tempo  e desde que nasceu teve cada detalhe de sua vida e cada palavra dita por ele contada nela.

Só que entre os 12  e 30 anos não tem sequer uma única linha sobre a vida dele, estou correto?

Durante esse tempo todo o filho de Deus na Terra não fez ou disse nada que mereça uma única linha na Bíblia ou preferiram não colocar lá os detalhes da adolescência dele que possivelmente deve ter se interessado por alguma mulher e isso acabaria com a aura de  santo que a igreja  mostra?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #328 Online: 06 de Julho de 2008, 19:29:53 »
Uma das coisas mais difíceis dos teólogos cristãos entenderem é a humanidade de Jesus. Jesus era totalmente homem como eu e vc. Ele teve que estudar, passar por desejo sexual, stress, etc. etc. etc. Ele teve uma infância e adolescência normal, mas como a bíblia fala que ele foi puro e sem pecado, obviamente que não namorou nenhuma mulher, embora tenha tido desejo e sentido atração... Para te responder completamente aqui, teríamos que começar a discutir sobre trindade.

Bom, como estou caindo de para-quedas no tópico só gostaria de um esclarecimento sobre uma coisa que realmente me deixa curioso:

Na Bíblia contam toda a vida de Jesus que vivia cercado por apóstolos durante todo o tempo  e desde que nasceu teve cada detalhe de sua vida e cada palavra dita por ele contada nela.

Só que entre os 12  e 30 anos não tem sequer uma única linha sobre a vida dele, estou correto?

Durante esse tempo todo o filho de Deus na Terra não fez ou disse nada que mereça uma única linha na Bíblia ou preferiram não colocar lá os detalhes da adolescência dele que possivelmente deve ter se interessado por alguma mulher e isso acabaria com a aura de  santo que a igreja  mostra?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #329 Online: 06 de Julho de 2008, 19:31:03 »
Não leve a mal, Famado, mas a rigor seu julgamento a meu respeito é preconceituoso.  E injusto.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #330 Online: 06 de Julho de 2008, 19:36:16 »
Citação de: Famado
Você é novo no fórum, não me viu ainda dando razão a interlocutores que defendiam posiçôes contrárias às minhas até em assuntos que considero muito mais importantes do que religião (como política e economia) quando estes levantavam bons pontos. É óbvio que não o faço quando alguém produz um significado novo para um termo dicionarizado só para fazer com que o seu próprio argumento não se desmanche entre os dedos. Mas não, Famado, não terei problemas em aceitar seus pontos se vir que são aceitáveis.

Os livros da bíblia muitas vezes são uma compilação de trechos. Por exemplo, veja que Gênesis de 1:1 a 2:3 foi encaixado no restante. Não é somente uma questão de ordem nos capítulos, mas de autoria. Assim, na questão da aminésia, os dois capítulos não estão em ordem direta ou inversa, mas são complementares e formam uma compilação.
Cara, qual o problema de Deus impelir satanás a alguma coisa? Se vc ler Jó de 38 a 42, verá que Deus lançará mão dos recursos que quiser. O problema é que   queremos controlá-lo ao sabor de nossas visões pessoais de vida. Deus é incontrolável. Uma vez um camarada disse uma coisa que muito interessante que eu concordo: passaremos a eternidade conhecendo a Deus. Cara, eu não consigo nem defini-lo direito e vcs procuram uma forma cartesiana de entendê-lo. A bússola é a bíblia e não conheço outra maneira. Assim é muito dificil
Aquí temos o mesmo problema, se vamos partir da premissa de que deus é deus e pode tudo, então ambos os raciocínios são válidos. Realmente, se existisse um deus todo poderoso ele poderia qualquer coisa: enviar Satanás para enganar um servo e depois colocar a culpa neste servo por ter sido enganado; escrever uma coisa e mandar todo mundo pro inferno por não ter lido outra coisa (que não estava escrita nem nas entrelinhas). Eu diria que este deus é um safado ordinário filho da pior que o pior dos homens, mas de nada adiantaria se deus fosse deus e pudesse tudo.

E esta é realmente a única forma de supor alguma possibilidade deste deus Jeová existir, só se ele for um safado que faz de tudo para que a sua história seja o menos crível possível para depois apontar o dedo aos berros: "Vocês que não acreditaram no livro estúpido, nonsense, cheio de buracos que eu criei tratem de queimar no fogo ardente!!!!"

A situação de João está contida na de Marcos. Em joão o canto do galo não é numérico mas fala do evento. Seria o mesmo que dizer "antes que o galo complete o canto, tu me negaras...". O livro de Marcos é o evangelho mais antigo e a tradição diz que ele ouviu as histórias de Pedro, que pôde dar detalhes como este. Já João limita-se a descrever o canto como um evento total e não cada cantada de cocoricó.
Pois é, vai dizer que é só porque você chorou... Mas você tem razão, o pretérito do verbo cantar é usado em Língua Portuguesa tanto para definir o começo quanto o fim da ação embora o pretérito perfeito por definição só devesse expressar uma ação concluída. Então essa realmente passa. Todas as outras apresentadas aqui depois que você entrou no tópico ainda me parecem bem de pé. Deus não se arrepende; Deus não tenta; José tem dois pais; o Saul com Alzheimer; Deus e o Diabo contra Davi, o pastorzinho...

« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 19:47:01 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #331 Online: 06 de Julho de 2008, 19:38:11 »
Eu tb agiria assim.
Jura!!? :o Eu acho que não há ninguém por aqui que tenha percebido. Tire a trave do olho irmão! :P

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 06 de Julho de 2008, 20:02:38 »
Uma das coisas mais difíceis dos teólogos cristãos entenderem é a humanidade de Jesus. Jesus era totalmente homem como eu e vc. Ele teve que estudar, passar por desejo sexual, stress, etc. etc. etc. Ele teve uma infância e adolescência normal, mas como a bíblia fala que ele foi puro e sem pecado, obviamente que não namorou nenhuma mulher, embora tenha tido desejo e sentido atração... Para te responder completamente aqui, teríamos que começar a discutir sobre trindade.

Na verdade ele  foi só um cara normal que teve a coragem de desafiar os ricos da época e morreu por esse motivo do mesmo modo que muita gente daquele tempo, nada além disso.

O que contaram depois  foi para criar um mito que rendeu muita grana a quem explorou essa imagem milagrosa do cara que andava sobre as águas, ou existe qualquer prova disso além de um relato escrito por quem não estava lá para ver?

Então não é de se duvidar que ele teve  alguma mulher ou que usava o wc como qualquer um usa ainda hoje.

A igreja ganhou muita grana e poder durante séculos explorando a fé das pessoas com  imagem sagrada e matando no passado qualquer um que colocasse isso em dúvida como fazemos aqui hoje.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #333 Online: 06 de Julho de 2008, 20:15:49 »
Todas as outras apresentadas aqui depois que você entrou no tópico ainda me parecem bem de pé. Deus não se arrepende; Deus não tenta; José tem dois pais; o Saul com Alzheimer; Deus e o Diabo contra Davi, o pastorzinho...

Bem como disse, arrependimento com relação a pecado, não, mas com relação a planos, sim. Além do mais, é um recurso antropormórfico para o entendimento do leitor.

Tentação no sentido de armar emboscadas, tal como fez satanás com Jesus, Deus não faz. E nesse sentido que Tiago fala

A dos dois pais eu não dei um, mas quatro argumentos;

A amnésia de Saul realmente me parece muito simples. Eu te citaria vários livros que são uma compilação de trechos e esse é um caso;

Deus e o diabo contra david, tb já falei um milhao de explicações, mas vc não está disposto a uma resposta que não seja cartesiana.
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 20:21:55 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #334 Online: 06 de Julho de 2008, 20:19:03 »

Na verdade ele  foi só um cara normal que teve a coragem de desafiar os ricos da época e morreu por esse motivo do mesmo modo que muita gente daquele tempo, nada além disso.

O que contaram depois  foi para criar um mito que rendeu muita grana a quem explorou essa imagem milagrosa do cara que andava sobre as águas, ou existe qualquer prova disso além de um relato escrito por quem não estava lá para ver?

Então não é de se duvidar que ele teve  alguma mulher ou que usava o wc como qualquer um usa ainda hoje.

A igreja ganhou muita grana e poder durante séculos explorando a fé das pessoas com  imagem sagrada e matando no passado qualquer um que colocasse isso em dúvida como fazemos aqui hoje.

Para estes argumentos eu não tenho resposta. São a sua opinião pessoal sem recursos que a embase.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 06 de Julho de 2008, 20:26:41 »

Para estes argumentos eu não tenho resposta. São a sua opinião pessoal sem recursos que a embase.

Claro, mas tb não existe nada que prove  que tudo o que lemos na Bíblia foi real porque foi escrita em pedacinhos durante séculos em uma época em que 95% da população era analfabeta e transmitiam essas estórias de geração em geração de forma oral.

Então tb não pode ser tomado como verdade absoluta.

Mas sobre a igreja explorar  a imagem de Cristo e ganhar muita grana com isso, existem provas sim, basta vc olhar o patrimônio que a igreja acumulou durante séculos seguidos, muitas vezes até as custas de trabalho escravo no tempo do Império. ( Existe em Minas Gerais, uma igreja decorada com 1 tonelada de ouro...).

Pode negar que isso não movimenta muita grana?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 06 de Julho de 2008, 21:25:14 »
Modificado: Porque discutimos interpretações de palavras, se arrependeu quer dizer que se arrependeu mesmo, ou se tentado é provado ou não quando temos um livro que escreve as groselhas abaixo???? Precisamos realmente entrar neste detalhe??

Obs: Famado, o link que te passei no outro post é muito conhecido na comunidade cética. Gostaria que vc comentasse as frases inspiradas por Deus aqui:

Modificado 2: Dupliquei o copy.

E o senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o varão que houver nela passarás ao fio da espada. Salvo somente as mulheres e as crianças e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.” – Deuteronômio, 20:13-14

“Em paga do meu amor são meus adversários... Quando for julgado que saia condenado... Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher. Sejam vagabundos e mendigos os seus filhos e busquem o seu pão longe das suas habitações desoladas. Lance o criador mão de tudo quanto tenha, e despojem-no os estranhos do seu trabalho. Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja que favoreça os seus órfãos. Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração.” – Salmos, 109:4-13

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...” – 1 Samuel, 15:23

Agora pois matai todo o varão entre as crianças; e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as crianças fêmeas, que não conheceram algum homem deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.” – Números, 31:17-18

“E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.” – Lucas, 19:27

Mulheres
~~~~~~~~~~

“E à mulher [Deus] disse: multiplicarei grandemente a tua dor e a tua concepção, com dor terás filhos; e o teu desejo para o teu marido, e ele te dominará.” – Gênesis, 3:16

“Se uma mulher conceber e tiver um varão, será imunda sete dias... Mas se tiver uma fêmea, será imunda duas semanas.” – Levítico, 12:2-5

Vós, mulheres, estais sujeitas aos vossos próprios maridos, como convém ao Senhor.” – Aos Colossenses, 3:18

“Semelhantemente, vós mulheres sêde sujeitas aos vossos próprios maridos.” – 1 Pedro, 3:1

“Porém se este negócio for verdade, que a virgindade se não achou na moça. Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade apedrejarão com pedras, até que morra.” – Deuteronômio, 22:20-21

Servidão
~~~~

“Toda a alma esteja sujeita aos dirigentes superiores; porque não há dirigente que não venha de Deus, e os poderes foram ordenados por Deus.”– Aos Romanos, 13:1

“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.” – Aos Colossenses, 3:22

“Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.” – 1 Pedro, 2:18

São centenas de frases inteligentes, evoluídas e bondosas como estas:

E o senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o varão que houver nela passarás ao fio da espada. Salvo somente as mulheres e as crianças e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.” – Deuteronômio, 20:13-14

“Em paga do meu amor são meus adversários... Quando for julgado que saia condenado... Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher. Sejam vagabundos e mendigos os seus filhos e busquem o seu pão longe das suas habitações desoladas. Lance o criador mão de tudo quanto tenha, e despojem-no os estranhos do seu trabalho. Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja que favoreça os seus órfãos. Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração.” – Salmos, 109:4-13

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...” – 1 Samuel, 15:23

Agora pois matai todo o varão entre as crianças; e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as crianças fêmeas, que não conheceram algum homem deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.” – Números, 31:17-18

“E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.” – Lucas, 19:27

O que vc não entendeu???

E quando levamos em consideração uma revisão das afirmações infantis, maldosas, racistas e sexistas contidas na Biblia, não dá para aguentar. E não, falar que a parte ruim é interpretação dos homens e a parte "boa" é a palavra de deus não nos serve como argumento.

Depois que vc consegue sair do deus cristão, começa a procurar outras explicações. Eu caí no espiritismo e também sabia a receita de cor. Mais alguns anos perdidos, alguma pesquisa em outras religiões e o ateísmo acaba vindo como a única opção para quem não quer destruir sua própria capacidade de raciocínio.

« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 22:33:04 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #337 Online: 06 de Julho de 2008, 22:19:50 »

Claro, mas tb não existe nada que prove  que tudo o que lemos na Bíblia foi real porque foi escrita em pedacinhos durante séculos em uma época em que 95% da população era analfabeta e transmitiam essas estórias de geração em geração de forma oral.

Então tb não pode ser tomado como verdade absoluta.

Mas sobre a igreja explorar  a imagem de Cristo e ganhar muita grana com isso, existem provas sim, basta vc olhar o patrimônio que a igreja acumulou durante séculos seguidos, muitas vezes até as custas de trabalho escravo no tempo do Império. ( Existe em Minas Gerais, uma igreja decorada com 1 tonelada de ouro...).

Pode negar que isso não movimenta muita grana?

Cara o foco da discusão é outro. Eu estou tentando provar que as passagens bíblicas que aparentemente não fazem sentido, realmente o fazem. É o objetivo do tópico.

Para discutirmos sobre as pessoas que utilizaram a bíblia ao longo do tempo com objetivos escusos, seria outro tema. Outro tópico. Além do mais, tem-se que ter conhecimento bíblico para dizer que ela é nonsense, como fez o Donatello Gabeira. Dizer por dizer não vale.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #338 Online: 06 de Julho de 2008, 22:43:33 »
Famado, só um esclarecimento: este tópico é uma compilação de contradições, não um lugar para explicá-las.

Vou pedir um grande favor para você: se for debater, contestar, explicar uma contradição aqui citada, faça um tópico.

Se explicar outras contradições, vou dividir o tópico, ok ?

Super super grato.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #339 Online: 06 de Julho de 2008, 22:50:27 »
Vamos lá. As passagens veterotestamentárias que mostram crueldade realmente são muito dificeis à luz da proposta neotestamentária. Há movimentos no primeiro século que pretenderam abandonar o VT e abraçar somente os ensinamentos de Jesus, mas não perduraram.
Temos que interpretar estas passagens compreendendo a cultura, o tempo e as circunstâncias em que ocorreram. Israel precisava se estabelecer geograficamente e era necessário dizimar as nações que estavam ocupando a terra que pretendiam. Deixar as habitantes vivos resultaria no sincretismo religioso que Yavé não queria.

Lembre-se, direitos humanos são coisa do século vinte em diante. Nossa dificuldade de compreender estes episódios é uma questão de choque cultural.

Com relação às mulheres, é verdade, o VT faz questão de mostrar que elas são perigosas e devem ficar sob o julgo do homem. O NT ameniza um pouco a situação delas com toda aquela história de amor e coisa e tal, mas elas continuam sob a autoridade do homem. É uma questão antropológica. O homem primitivo dominou a mulher pela força e foi assim até o advento da domocracia. Cara, até os anos 50 a mulher nem votava no Brasil!

Particularmente eu acho que a mulher nasceu para ser mãe. Ela se realiza nisso mais que em qualquer outra coisa. A experiência de vida tem mostrado isso. Não há muitas executivas felizes no amor. A criança feliz não costuma dizer "minha mãe é a diretora daquele multi-nacional". Bem, mas isso é outra discussão.

Com relação à servidão, qual a sua dúvida? havia escravidão no Brasil até 120 anos atrás. Ela sempre foi praticada em quase todas as culturas e não seria diferente em Israel e nem para os cristãos. Portanto deveria ser regulamentada. Lembre-se, direitos humanos são soisa recente.

Amigão, para se entender bem a bíblia tem-se que estudar história e compreender as questões culturais, temporais, geográficas, etc.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #340 Online: 06 de Julho de 2008, 22:54:57 »
Ué, o Sky postou umas passagens bíblicas, disse que são aquelas que nenhum crente explicaria e eu estou tentando explicar. Não é para fazer isto? Então acabou a graça. Vou embora.

Famado, só um esclarecimento: este tópico é uma compilação de contradições, não um lugar para explicá-las.

Vou pedir um grande favor para você: se for debater, contestar, explicar uma contradição aqui citada, faça um tópico.

Se explicar outras contradições, vou dividir o tópico, ok ?

Super super grato.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #341 Online: 06 de Julho de 2008, 22:58:00 »
Amigão, para se entender bem a bíblia tem-se que estudar história e compreender as questões culturais, temporais, geográficas, etc.
Acontece que a  história que está na bíblia só é encontrada nela. A real história não comunica em nada com os fatos narrados em tal documento.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #342 Online: 06 de Julho de 2008, 23:01:34 »
Temos que interpretar estas passagens compreendendo a cultura, o tempo e as circunstâncias em que ocorreram. Israel precisava se estabelecer geograficamente e era necessário dizimar as nações que estavam ocupando a terra que pretendiam. Deixar as habitantes vivos resultaria no sincretismo religioso que Yavé não queria.

Sim, temos que interpretar como fruto de um trabalho humano em um contexto tribal. Não tem deus.
Estranho isso: Quer dizer que deus sempre nos manda o que podemos entender e por isso nunca fala nada que não saibamos hoje. Ficamos em uma situação que é muito cômoda aos teístas.

Mas o fato é: se o livro foi inspirado por deus e saiu essa groselha, deus fez um péssimo trabalho. Porque essa groselha aí que te mostrei (tem muitas outras no site) são causa geradora de uma série de problemas que vivemos até hoje.

Então, deus não só criou satanás para nos apurrinhar como criou um arcabouço intelectual absolutamente danoso justamente no seu livro que iria nos mostrar o caminho. Neste contexto, se isso é um deus, eu conheço muitas pessoas melhores do que ele.

Com relação às mulheres, é verdade, o VT faz questão de mostrar que elas são perigosas e devem ficar sob o julgo do homem. O NT ameniza um pouco a situação delas com toda aquela história de amor e coisa e tal, mas elas continuam sob a autoridade do homem. É uma questão antropológica. O homem primitivo dominou a mulher pela força e foi assim até o advento da domocracia. Cara, até os anos 50 a mulher nem votava no Brasil!

o mesmo. Groselha no VT e NT.

Para mim, nem preciso ficar buscando contradições. As afirmações não contraditórias da Bíblia já a desabonam completamente.

Eu entendo perfeitamente a bíblia. É um livro feito por pessoas em uma sociedade primitiva, patriarcal, homofóbica e escravista. Isso é a bíblia.
Agora, é necessário estudar fisolofia e, desculpe, psiquiatria para entender porque pessoas acreditam nela.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #343 Online: 06 de Julho de 2008, 23:02:53 »
Camarada, acabou o debate, o moderador disse que o tópico é apenas para citar passagens contraditórias, não para explicá-las.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 06 de Julho de 2008, 23:04:05 »
Não precisa explicá-las. Você pode me responder ao post sem explicar as contradições.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #345 Online: 06 de Julho de 2008, 23:04:44 »
Ué, o Sky postou umas passagens bíblicas, disse que são aquelas que nenhum crente explicaria e eu estou tentando explicar. Não é para fazer isto? Então acabou a graça. Vou embora.

Ele não disse só isso: estamos compilando contradições. Como disse: se quiser explicá-las, crie outro  tópico, se possível um tópico para cada item (ou contradição explicada).

Não precisa nem se ofender, nem ir embora.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #346 Online: 07 de Julho de 2008, 05:58:52 »
Famado, criar um tópico é fácil. Se a moderação entendeu que deve ser assim é só ir lá no botão novo tópico. Aliás, eu lí um post em que você perguntava sobre como postar uma carta que tinha sido publicada em um jornal... é a amesma coisa... abre um tópico. (antes dê uma passada nas regras.

Da minha parte eu não vi nada de errado em um crente postar argumentos para defender a Bíblia por aqui, mas eu não sou moderador. O único problema é que estava na base do "Ops, fudeu! Vou falar qualquer merda." mas isto já estava previsto lá pelo grande Sky Kunde lá no tópico de abertura, de modo que acho que ninguém aqui esperava outra coisa. Mas até que estava engraçado  :) .

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #347 Online: 07 de Julho de 2008, 07:10:46 »
Como tenho dito, nenhuma resposta será convincente para vc e mesmo que seja, vc somente dirá isso para si.
Até agora, realmente nenhuma foi.
O problema dos crentes, em muitos casos, é que inventam uma possibilidade e se agarram a ela como se fosse verdade.
Às vezes, é uma coisa que até pode ter acontecido, mas isto não basta: é preciso provar que aconteceu.
Entretanto, os crentes pensam: "Não está dito na Bíblia mas pode ter sido assim. Pronto, expliquei satisfatoriamente a contradição".
Quanto a José ter dois pais, já dei várias explicações e não vamos aqui ficar correndo atrás do rabo.
Tradução: não adianta insistir se nós cismamos de exigir uma resposta decente.
Veja, Nem satanás nem Deus deram ordem direta a David. É claro que David teve uma idéia de contar o povo e esta idéia lhe foi intimamente sugerida por influência satânica. Foi aquela história de concupscência da carne, dos olhos e soberba da vida, lembra?
Mais um caso de "pode ter sido assim, portanto foi assim".
Uma vez um camarada disse uma coisa que muito interessante que eu concordo: passaremos a eternidade conhecendo a Deus. Cara, eu não consigo nem defini-lo direito e vcs procuram uma forma cartesiana de entendê-lo. A bússola é a bíblia e não conheço outra maneira. Assim é muito dificil
Se você não sabe quem é Deus, também não sabe o que ele quer e nem se ele é bom e merece nosso respeito.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #348 Online: 07 de Julho de 2008, 07:15:08 »

Os apócrifos contam muita coisa, mas mostravam um Jesus cruel com seus amiguinhos de infância, vaidoso com seus superpoderes, e acho que por isto resolveram deixar de fora do cânon.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 07 de Julho de 2008, 07:18:58 »
A dos dois pais eu não dei um, mas quatro argumentos;
Bastava um, desde que baseado na lógica e em evidências. Entretanto, só temos a Bíblia e ela cita 2 pais diferentes, não importa as possibilidades que você invente, 4 ou 1000.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!