Vamos lá. As passagens veterotestamentárias que mostram crueldade realmente são muito dificeis à luz da proposta neotestamentária. Há movimentos no primeiro século que pretenderam abandonar o VT e abraçar somente os ensinamentos de Jesus, mas não perduraram.
Temos que interpretar estas passagens compreendendo a cultura, o tempo e as circunstâncias em que ocorreram. Israel precisava se estabelecer geograficamente e era necessário dizimar as nações que estavam ocupando a terra que pretendiam. Deixar as habitantes vivos resultaria no sincretismo religioso que Yavé não queria.
Aqui você mostra que concorda com a ética: “os fins justificam os meios”.
A sua apologia é basicamente uma defesa do relativismo moral e ético.
Lembre-se, direitos humanos são coisa do século vinte em diante. Nossa dificuldade de compreender estes episódios é uma questão de choque cultural.
Em outras palavras estes judeus antigos não eram moralmente melhores do que os outros povos da antiguidade. A moral deles é tão deplorável como a de qualquer outro povo bárbaro da época.
Se são bárbaros ao ponto de cometerem assassinatos (e até genocídios), é razoável supor que também fossem mentirosos.
Se a moral deles não condenava tais atos, se não viam isso como moralmente errado, então não temos nenhum motivo para acreditar que fossem honestos ao relatarem suas histórias, pois contar e escrever mentiras (por motivos políticos) é brincadeira perto de cometer assassinatos e genocídios.
Isso só dá mais uma razão para não acreditar que eles tenham qualquer coisa de especial (ser um povo escolhido pelo Deus criador do universo), essas histórias bárbaras confirmam nossas suposições .
Podemos também analisar olhando pelo lado do onipotente Yavé, ele não poderia simplesmente demonstrar amor por essas pessoas ? Um ser onipotente poderia arranjar mil soluções que não envolvessem o assassinato dessas pessoas.
O contraste com a mensagem de Jesus de amar ao próximo como a ti mesmo é gritante.
Também é gritante o contraste com os valores apresentados em :
GAL 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Com relação às mulheres, é verdade, o VT faz questão de mostrar que elas são perigosas e devem ficar sob o julgo do homem. O NT ameniza um pouco a situação delas com toda aquela história de amor e coisa e tal, mas elas continuam sob a autoridade do homem. É uma questão antropológica. O homem primitivo dominou a mulher pela força e foi assim até o advento da domocracia. Cara, até os anos 50 a mulher nem votava no Brasil!
Particularmente eu acho que a mulher nasceu para ser mãe. Ela se realiza nisso mais que em qualquer outra coisa. A experiência de vida tem mostrado isso. Não há muitas executivas felizes no amor. A criança feliz não costuma dizer "minha mãe é a diretora daquele multi-nacional". Bem, mas isso é outra discussão.
Novamente podemos dizer que a moral destes judeus antigos é tão lastimável quanto a moral dos outros povos da época. Não vemos nada de elevado aqui, nada que possa ser visto como moralmente superior .
Com relação à servidão, qual a sua dúvida? havia escravidão no Brasil até 120 anos atrás. Ela sempre foi praticada em quase todas as culturas e não seria diferente em Israel e nem para os cristãos. Portanto deveria ser regulamentada. Lembre-se, direitos humanos são soisa recente.
Novamente podemos dizer que a moral destes judeus antigos é tão lastimável e reprovável quanto a moral dos outros povos da época. Não vemos nada de elevado aqui, nada que possa ser visto como moralmente superior .
Amigão, para se entender bem a bíblia tem-se que estudar história e compreender as questões culturais, temporais, geográficas, etc.
Novamente vemos o argumento: a moral deles é aceitável para a época.
Só que isso não condiz com idéias de bondade e com fazer o bem.
E finalmente é impressionante que uma religião que diz pregar o bem e que diz que o seu Deus representa o bem concorde e justifique tanta maldade.
É bem interessante também notar que os crentes na Bíblia sejam capazes de achar moralmente justificável assassinatos, genocídios, opressão contra a mulher e a escravidão e ao mesmo tempo considerar uma coisa terrivelmente condenável o sexo fora do casamento.