Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201124 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #800 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:18:33 »
Luis,
Eu penso da seguinte forma, que talves seja uma visão um pouco mais simplista do que a sua. Ao meu ver a religião sempre foi na antiguidade uma forma de manter coesa e organizada uma sociedade, estabelecendo valores comuns e uma hierarquia. Isso teria começado já na pré-historia.
Agora, a medida que um grupo social evolui e se desenvolve tecnologicamente e culturalmente, a religião deveria dar lugar a uma estruturação social baseada em um sistemas de leis laico. Mas me parece (opinião pessoal) que o individuo na sua maioria sempre terá necessidade de algum tipo de cerimonial.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #801 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:20:03 »
É bem por aí mesmo,  Contini.  Concordo plenamente, com a ressalva de que a necessidade de religião tem mais a ver com a vivência da pessoa do que com quem exatamente ela seja, ou em qual cultura viva.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #802 Online: 13 de Setembro de 2008, 08:38:54 »
De que geração Noé era descendente ?

Os capítulos 4 e 5 do Gênese diferem na genealogia de Adão e Caim, então não sabemos se Noé era descendente do primeiro ou do segundo.

No capítulo 4 temos:

Caim -> Enoque -> Irade -> Meujael -> Metusael -> Lameque

E Lameque tem 4 filhos:

-> Jabal
-> Jubal
-> Tubalcaim
-> Noema

Já o Capítulo 5 descreve as gerações de Adão após a morte de Abel:

Adão -> Sete -> Enos -> Cainã -> Maalalel -> Enoque -> Matusalem -> Lameque -> Noé

E Noé tem 3 filhos:

-> Sem (ascendente dos semitas árabes)
-> Cam (ascendente dos camitas, ou povos africanos)
-> Jafet (ascendente dos povos indo-europeus)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #803 Online: 14 de Setembro de 2008, 10:05:49 »
Jcatino, postei sua contradição num forum e um teólogo a refutou, gostei da refutação por isto estou trazendo para cá para podermos avalia-la
não parece em nada uma contradição , e sim um outro lameque , assim como existem em famílias de poucas pessoas coincidências em nomes , na época as familías eram imensas , e seria esperada alguma coincidência de nomes , veja :

O Lameque de Caim
(Gênesis 4:17) - E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
(Gênesis 4:18) - E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
(Gênesis 4:19) - E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
(Gênesis 4:20) - E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
(Gênesis 4:21) - E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
(Gênesis 4:22) - E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.

a geração do segundo filho , implicitando que o relato anterior fora antes do nascimento de Sete , e exclusivamente da linhagem de Caim :
(Gênesis 4:25) - E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
(Gênesis 4:26) - E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.

O Lameque de Sete
(Gênesis 5:4) - E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:5) - E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
(Gênesis 5:6) - E viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos.
(Gênesis 5:7) - E viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:8) - E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu.
(Gênesis 5:9) - E viveu Enos noventa anos, e gerou a Cainã.
(Gênesis 5:10) - E viveu Enos, depois que gerou a Cainã, oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:11) - E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos, e morreu.
(Gênesis 5:12) - E viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalaleel.
(Gênesis 5:13) - E viveu Cainã, depois que gerou a Maalaleel, oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:14) - E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e morreu.
(Gênesis 5:15) - E viveu Maalaleel sessenta e cinco anos, e gerou a Jerede.
(Gênesis 5:16) - E viveu Maalaleel, depois que gerou a Jerede, oitocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:17) - E foram todos os dias de Maalaleel oitocentos e noventa e cinco anos, e morreu.
(Gênesis 5:18) - E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.
(Gênesis 5:19) - E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:20) - E foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu.
(Gênesis 5:21) - E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
(Gênesis 5:22) - E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:23) - E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
(Gênesis 5:24) - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
(Gênesis 5:25) - E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
(Gênesis 5:26) - E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:27) - E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
(Gênesis 5:28) - E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
(Gênesis 5:29) - A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou.
(Gênesis 5:30) - E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 5:31) - E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu.
(Gênesis 5:32) - E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

a) os dois lameques não convergem em nada , pais diferentes , filhos diferentes , um deles tem omitida sua idade , mas não sua má-fama e maldade advindas de Caim assim como suas esposas , outro tem faz parte da genealogia com tempo de vida , mas com outros detalhes omitidos , como um texto suscede , imediatamente , ao outro pela mesma pena de escritor , não seria lógico pensar que qualquer escritor faria tal confusão , isto per-sí prova que não é uma contradição , e sim um um homônimo.

b) a segunda prova é que Gn4:25/26 fazem uma cisão da geração de Caim , para a geração de Sete , demonstrando que foram em períodos diferentes , e sua real distinção .

c) Por fim , na geração de Sete , deve-se prestar atenção que as pessoas viviam entre 700/900 anos , via-de-regra , e que é mencionado o primogênito de cada um , mas DEPOIS tiveram OUTROS FILHOS , ou seja , por um período de vida desde pode-se esperar , DEZENAS de filhos por pessoa , e resultantemente , VÁRIOS homônimos possíveis .
refutação feita por articulador no forum gospel...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #804 Online: 14 de Setembro de 2008, 10:44:06 »
Você foi bonzinho dizendo 'refutação', nãoé, Guardião... ele apelou para a santa coincidência !

http://gospelbrasil.topicboard.net/ateismo-e-veneno-aev-f10/o-diluvio-desmascarado-t53-75.htm#2355
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #805 Online: 14 de Setembro de 2008, 10:55:45 »
heheehhe, :D

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #806 Online: 14 de Setembro de 2008, 10:57:06 »
eu trouxe para voces poderem ver, acho que a maioria não ve as refutações por aqui :D, mas é como o fazzap falou as familias nao eram imensas, eu tinha esquecido deste detalhe :histeria: acho que preciso estudar mais hehehehe :P

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #807 Online: 14 de Setembro de 2008, 11:07:14 »
 :lol: ei tupac, sei não mas acho que eu ja desconfio quem seja o fazzap :oba:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #808 Online: 14 de Setembro de 2008, 11:07:25 »
Eu até ia postar isto, não sei porque não postei (acho que tava com preguiça de buscar o texto inteiro na Bíblia On Line). Mas a refutação do cara aí está correta, não há contradição entre os dois textos. É perfeitamente possível que os Lameques em questão fossem xarás e não a mesma pessoa (embora eu desconfie que eles nem sequer tenham existido :) , mas se vamos falar sobre afirmações contraditórias da Bíblia, esta não é uma.).

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #809 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:34:24 »
:lol: ei tupac, sei não mas acho que eu ja desconfio quem seja o fazzap :oba:
Deus me apareceu em sonho e assim me foi revelada a identidade do irmão fzaap.

hauahuah
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline BRIAN FURY

• Nível 10
  • *
  • THE POWER IS MINE.
« Resposta #810 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:44:58 »
De todas as contradições bíblicas, a mais absurda, pelo menos ao meu ver, é a que eu chamo de: 4 - 1 = >4
>> Haviam no mundo somente Adão, Eva, Caim e Abel. Caim teria então, matado a Abel. Com isso, nós temos o (4 - 1). Após ter matado Abel, Caim afastou-se da presença de Jeová, indo para a terra de Node, onde encontrou um povoado, vindo, inclusive, a casar-se com uma das mulheres desse povoado, com quem teve um filho, Enoque, cujo nome acabou servindo também para batizar a cidade por ele edificada mais futuramente. Com isso, temos o (4 - 1 = >4). De onde surgiu toda aquela gente, se não havia no mundo inteiro ninguem além dos três? Essa contradição já colocaria um ponto final na questão, derrubando definitivamente a credibilidade da Bíblia.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2008, 14:47:23 por ÔNIX »
???

Offline paulopontes

• Nível 00
  • *
« Resposta #811 Online: 29 de Outubro de 2008, 17:39:08 »
Não sei se isso já foi levantado neste forum, nem sei se é uma contradição mas sempre me impressionou uma questão básica na biblia: Deus criou o primeiro homem, Adão, e a primeira mulher, Eva. Pelo que entendo, não criou mais ninguem diretamente, pelo menos não achei em lugar nenhum lá referência a outras criações. Então mandou eles "crescerem e multiplicarem". Daí resultou toda humanidade. Ora, isso se configura no maior caso de incesto já documentado. Em primeiro lugar, pelo que está explicito no livro, Adão e Eva só tiveram 3 filhos homens. Segue daí que, para gerarem toda a humanidade posterior, os filhos de Eva tiveram que ter relações sexuais com a própria mãe! Supondo que a biblia apenas omitiu outros filhos de Adão e Eva, sendo alguns filhas, mesmo assim, os irmãos teriam que ter tido relações incestuosas para gerarem a humanidade.
Alguem sabe qual a resposta dada por padres, pastores e teólogos cristãos à esta questão?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #812 Online: 29 de Outubro de 2008, 19:17:15 »
Paulo Pontes, simples: incesto só passou a ser pecado quando deus determinou que assim fosse, através de Moisés. Antes disto não havia lei a ser seguida... não havia crime.
::)

Quanto ao caso do 4-1 é o seguinte: os primeiros homens viveram centenas de anos. Quando Caim matou Abel pode ser que Abel já tivesse filhos ou Caim... e quando Caim encontrou enfim o povoado este era composto de decendentes do próprio Caim, ou de Abel, ou de um dos outros muitos irmãos que ambos tiveram.

Vamos supor
1 -> Caim mata Abel
2 -> Caim passa 100 anos vagando (enquanto isso um casal de irmãos de Caim menos famosos se enfurna numa caverna no alto de uma montanha pra fazer estrepulias)
3 -> Depois de 100 anos vagando e de muitas estrepulias feitas ao longo de 100 anos, sem camisinha, sem pílula, sem-vergonha... os filhos de Caim já se transformaram em umas 5 ou 20 dezenas de cabeças: um povoado
4 -> Caim os encontra.
:)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #813 Online: 29 de Outubro de 2008, 22:30:44 »
Paulo Pontes, simples: incesto só passou a ser pecado quando deus determinou que assim fosse, através de Moisés. Antes disto não havia lei a ser seguida... não havia crime.
O pior é que é verdade.... ...há quem responda assim.

Mas não é documento algum... É apenas estória.  :hihi:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #814 Online: 30 de Outubro de 2008, 07:52:02 »
Adão e Eva só tiveram 3 filhos homens.
Também tiveram algumas filhas, quando Adão já tinha mais de 600 anos de idade. Aliás, esta é talvez a única vez em que a Bíblia fala que alguém teve filhas. Em todo o resto, apenas os filhos homens são mencionados. As mulheres apenas "aparecem" nos relatos.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #815 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 16:14:28 »
Discutir a Bíblia é perda de tempo. Assim como religiosos não aceitam a postura de um cético, a recíproca é verdadeira para um religioso. Então, havendo ou não contradições, deixe-a para aqueles que acreditam.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #816 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 07:02:02 »
Discutir a Bíblia é perda de tempo. Assim como religiosos não aceitam a postura de um cético, a recíproca é verdadeira para um religioso. Então, havendo ou não contradições, deixe-a para aqueles que acreditam.
É instrutivo observar o contorcionismo mental dos crentes tentando explicar o inexplicável.
Eu tenho uma lista de contradições e agora estou incluindo as "explicações".
Se bem que, às vezes, eles fingem que não viram nossas perguntas...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #817 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 20:08:14 »
É instrutivo observar o contorcionismo mental dos crentes tentando explicar o inexplicável.
Eu tenho uma lista de contradições e agora estou incluindo as "explicações".
Se bem que, às vezes, eles fingem que não viram nossas perguntas...
...Chamo isso de "estratégia E."
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #818 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 17:37:34 »
Só pra reacender o tópico:

A bíblia é um monte de livros reunidos por homens, não por Deus, Em um só. Livros estes reunidos por um concelho (Canon) visando interesses próprios e políticos, portanto está longe de ser divina ou ter alguma inspiração divína, portanto, é claro está repleta de contradições assim como também a natureza humana. Mas é uma boa coleira para os tementes a Deus e crentes no livro. Isso é indiscutível.

Abraços.

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #819 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 17:40:09 »
PS: Vamos dar leite aos infantes em Deus.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #820 Online: 17 de Março de 2009, 19:57:33 »
paulopontes

Contradições da Bíblia - O Tópico!

-----------------------------------------------------------------------------
Não sei se isso já foi levantado neste forum, nem sei se é uma contradição mas sempre me impressionou uma questão básica na biblia: Deus criou o primeiro homem, Adão, e a primeira mulher, Eva. Pelo que entendo, não criou mais ninguem diretamente, pelo menos não achei em lugar nenhum lá referência a outras criações. Então mandou eles "crescerem e multiplicarem". Daí resultou toda humanidade. Ora, isso se configura no maior caso de incesto já documentado. Em primeiro lugar, pelo que está explicito no livro, Adão e Eva só tiveram 3 filhos homens. Segue daí que, para gerarem toda a humanidade posterior, os filhos de Eva tiveram que ter relações sexuais com a própria mãe! Supondo que a biblia apenas omitiu outros filhos de Adão e Eva, sendo alguns filhas, mesmo assim, os irmãos teriam que ter tido relações incestuosas para gerarem a humanidade.
Alguem sabe qual a resposta dada por padres, pastores e teólogos cristãos à esta questão?

Meu caro: Sem dúvida que é óbvio - que isso, se configura no maior caso de incesto já documentado - E não podia ser de outra forma, embora Adão e Eva, segundo o que está escrito, tiveram filhas, antes de Abel morrer.

E vai daí - quem sabe se o primeiro homicídio da história - não foi por causa da insuficiência de mulheres no clã?

Supunhamos que as únicas mulheres, eram a mãe e uma irmã... O clima entre Adão e os dois filhos, não deveria ser extremamente violento?

Mas se não tiveram, então Caim ao matar o irmão, equilibrou a competição.  Provavelmente, também tentou ficar com a mãe só para ele. Adão não teve outra alternativa, a não ser expulsá-lo. Senão, também corria o risco de vir a ser morto, antes de gerar mulheres suficientes, para haver alguma paz na pequena tribo.
Assim, Caim tomando a irmã pela mão, viu-se obrigado a ir constituir família, noutro lugar. 

------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.

« Última modificação: 17 de Março de 2009, 20:07:26 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #821 Online: 17 de Março de 2009, 20:27:01 »
Acho pior ainda. Eva foi formada pela costela de adão, ou seja, era um clone do infeliz. Adão furunfou no seu clone, ou seja, ele "autofudeu-se a si mesmo". Ele fez incesto com seu clone transexual.
Credo... Adão era um pervertido!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #822 Online: 18 de Março de 2009, 08:26:12 »
Zeichner

Pensar é estar doente dos Olhos

-------------------------------------------------------------------------------
Acho pior ainda. Eva foi formada pela costela de adão, ou seja, era um clone do infeliz. Adão furunfou no seu clone, ou seja, ele "autofudeu-se a si mesmo". Ele fez incesto com seu clone transexual.
Credo... Adão era um pervertido!

Sim meu caro: O omnisciente criador - gerou um hermafrodita - muito especial. Mas não tenho a certeza, se posso concordar consigo, quanto a Adão ser um pervertido.

Não foi porventura, o criador que fez um clone de si mesmo, ao parir pelas  mãos...??? Nesse caso Adão Fez amor, com o seu progenitor(a), que teve como consequência o nascimento da sua filha Eva.

------------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 10:15:10 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #823 Online: 09 de Maio de 2009, 19:08:51 »
Bem, vejo que este tópico está há muito tempo sem posts. Vai o meu.

Nestes meses em que fiquei afastado do CC, fiz uma série de considerações, pesquisei aqui e ali e constatei que realmente a bíblia tem um monte de erros. São erros numéricos, geográficos, descritivos, etc. Não há como negar. Há tb erros de copistas. Há versículos que existem em alguns dos manuscritos mais antigos e em outros não. Há trechos escritos de uma forma em alguns manuscritos e de outra em outros e por aí vai...

Contudo, nada disso tem-se mostrado capaz de invalidar o cerne da bíblia. A bíblia não é um livro de matemática, geografia, história ou qualquer outra matéria escolar. Também não é um livro científico. É, outrossim, uma coleção de livros preocupados com uma mensagem. Uma mensagem que transcende tudo isso. É simples e de fácil entendimento (ao contrário de ser “non sense” como afirmam alguns dos colegas aqui). Não é preciso ser especialista para entender. Não precisa ser teólogo, não precisa ser mais inteligente que a média das pessoas. Ela quer tão somente mostrar o plano de Deus para o homem. Só. O resto é periférico. Eu sou um que me amarro em escatologia, teologia sistemática, bibliologia e as diversas matérias da teologia. Mas isso é periférico. O essencial está na mensagem.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #824 Online: 09 de Maio de 2009, 19:29:47 »
(...) A bíblia não é um livro de matemática, geografia, história ou qualquer outra matéria escolar. Também não é um livro científico. É, outrossim, uma coleção de livros preocupados com uma mensagem. Uma mensagem que transcende tudo isso. (...) Ela quer tão somente mostrar o plano de Deus para o homem. Só. O resto é periférico. (...) O essencial está na mensagem.
Concordo. É um conjunto de histórias com o objetivo de passar mensagens abstratas. Não deve ser tomada como factual. Se você acredita na mensagem, e esta é uma questão de fé pura e simples, não precisa de provas. Se não acredita, não adianta citar a bíblia para sustentar a crença.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!