Bom, resumindo a posição do Famado com as óbvias conclusões (entre parenteses):
1-A biblia é composta do VT e do NT, o NT não serve como guia de moral, teoricamente servindo apenas como documento histórico ( Bom, comprovadamente a biblia não tem valor como fonte de dados históricos por misturar poucos fatos reais com muitas fantasias e distorções, portanto devemos descartar totalmente o VT, ficando apenas o NT como guia moral, com lindas mensagens como "odiar pai e mãe", "vender tudo e comprar espadas", etc.)
2-Existe umna mensagem escondida na biblia, que nada tem ha ver com suas mensagens de ódio e vingança. Quem lê a biblia vai encontrar apenas as contradições, erros e imoralidades, mas de alguma forma se conseguiu "esconder" uma outra mensagem lá. (mensagem essa não encontrada claramente na biblia, talves "codificada"? Mas porque esconder uma mensagem teoricamente boa em um livro que descreve atos imorais?)
3-Para entender essa mensagem secreta alguem tem que explicar. ( Mas como saber se esse "tradutor" está traduzindo a mensagem corretamente? E se essa mensagem só pose ser traduzida por essa pessoa, porque usar a biblia que está cheia de contradições, erros e mensagens imorais?. E quem ensinou esse tradutor em primeiro lugar?)
Bom, esse é o resumo do que foi discutido até aqui. Foi proposto pelo forista que existe uma mensagem de moral para ser "interpretada" em um livro imoral, mas não foi dito qual a mensagem e nem como "tirá-la" do VT.
Considero que o NT foi descartado pelo forista e não há sentido usá-lo para se "tirar" essa mensagem escondida da biblia.