Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201125 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #825 Online: 11 de Maio de 2009, 16:34:58 »
Ôi.... Já não é mais perfeita....  :smartass:

"Também não é um livro científico. É, outrossim, uma coleção de livros preocupados com uma mensagem. Uma mensagem que transcende tudo isso".

Com "transcende tudo isso" vc quis dizer que estas mensagens são de suma importância para humanidade e, caso algum não concordar, vai sentir as consequências. Blz. Mas uma pegunta: Como pode a palavra de um ser perfeito, e com toda essa "importância", está num livro tão contraditório e, comprovadamente (até mesmo por vc agora), falível...?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #826 Online: 11 de Maio de 2009, 21:34:50 »
Ôi.... Já não é mais perfeita....  :smartass:

"Também não é um livro científico. É, outrossim, uma coleção de livros preocupados com uma mensagem. Uma mensagem que transcende tudo isso".

Com "transcende tudo isso" vc quis dizer que estas mensagens são de suma importância para humanidade e, caso algum não concordar, vai sentir as consequências. Blz. Mas uma pegunta: Como pode a palavra de um ser perfeito, e com toda essa "importância", está num livro tão contraditório e, comprovadamente (até mesmo por vc agora), falível...?
Bem, eu não estou me referindo às mensagens, mas a uma mensagem: O plano de Deus para a humanidade.

Quanto às contradições, vc as acha assim tão importante? Que importância tem se Davi comprou uma terra por 50 ciclos de prata ou 650 ciclos de ouro? Que importância tem se Pedro negou a Jesus três vezes antes do galo cantar duas ou antes do galo cantar três vezes? Qual a importância se Jesus chamou a Pedro estando ele pescando ou em sua casa? Não vejo importância nenhuma. Não fere em nada o plano de Deus para o homem.

Outra coisa, a inspiração de Deus aos autores dos livros da bíblia não foi um transe. Fora raras exceções, os escritores elaboraram seus textos dentro de sua total lucidez. Veja por exemplo Lucas. Ele começa dizendo "pareceu-me conveniente descrever ... havendo-me informado minuciosamente de tudo..." Veja que ele estava cônscio de seu trabalho. Da mesma forma, Mateus, Marcos, João e os escritores do VT. Mesmo no Apocalipse, João teve visões mas as descreveu conscientemente. Se assim foi, é de se esperar que cometessem erros numéricos, descritivos, de gramática, etc. Entendo que Deus os inspirou, mas respeitando sua individualidade, seu modo de ver as coisas, enfim.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #827 Online: 12 de Maio de 2009, 08:22:59 »
Não respondeu, mas pergunto novamente: Por que dá tanta credibilidade a um livro preconceituoso, comprovadamente falível por vc mesmo, abstrato e com atrocidades como se fosse algo valioso para os humanos...?

Atheist

• Visitante
« Resposta #828 Online: 12 de Maio de 2009, 08:31:54 »
Quanto às contradições, vc as acha assim tão importante?

Se uma coisa, apenas uma coisa em um livro "inspirado" está errada, qualquer coisa pode estar, incluindo mandamentos, profecias, messias e tudo mais. Entendeu?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #829 Online: 12 de Maio de 2009, 10:53:03 »
Não respondeu, mas pergunto novamente: Por que dá tanta credibilidade a um livro preconceituoso, comprovadamente falível por vc mesmo, abstrato e com atrocidades como se fosse algo valioso para os humanos...?

Simplesmente porque este livro não é "preconceituoso, comprovadamente falível, abstrato e com atrocidades".

Além do mais, voltaremos à velha discussão sobre as histórias do VT. É isso que o colega quer?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #830 Online: 12 de Maio de 2009, 10:56:08 »
Quanto às contradições, vc as acha assim tão importante?

Se uma coisa, apenas uma coisa em um livro "inspirado" está errada, qualquer coisa pode estar, incluindo mandamentos, profecias, messias e tudo mais. Entendeu?

Não. Não entendi. A inspiração está na mensagem e não na forma.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #831 Online: 12 de Maio de 2009, 13:36:21 »

Simplesmente porque este livro não é "preconceituoso, comprovadamente falível, abstrato e com atrocidades".

Além do mais, voltaremos à velha discussão sobre as histórias do VT. É isso que o colega quer?
Ta é brabo.... Fujo disto...

Ah, isso é aquele negócio de ter fé cegamente... :umm:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #832 Online: 12 de Maio de 2009, 13:46:14 »
Então, baseado em seu raciocinio, onde o importante é a forma da mensagem, livros sagrados indus teriam o mesmo "valor" como expressão da vontade de deus que a biblia!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #833 Online: 12 de Maio de 2009, 16:27:40 »
Então, baseado em seu raciocinio, onde o importante é a forma da mensagem, livros sagrados indus teriam o mesmo "valor" como expressão da vontade de deus que a biblia!

O importante não é a forma, mas a mensagem. Foi isso que eu disse.

Eu não conheço os livros sagrados hindus. Não posso responder. Na verdade, nem sei se há livros que tenham a mesma pretensão que a bíblia tem. Talvez o Alcorão, mas, do que já li do Alcorão, achei que foi copiado da bíblia. Especialmente de Isaías.

Atheist

• Visitante
« Resposta #834 Online: 12 de Maio de 2009, 16:59:02 »
Mas que mensagem? Em qual mensagem deve-se acreditar se em vários pontos há mensagens conflitantes?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #835 Online: 13 de Maio de 2009, 09:22:19 »
Não há mensagens conflitantes. Há detalhes conflitantes (e insignificantes)

A mensagem que a bíblia quer passar é o plano de Deus para o homem. Há um plano coletivo e um individual.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #836 Online: 13 de Maio de 2009, 09:29:09 »
Pra mim a mensagem é "deus não gosta de você? Tá ferrado, mano...". É só passear pelo velho testamento...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #837 Online: 13 de Maio de 2009, 09:52:16 »
Pra mim a mensagem é "deus não gosta de você? Tá ferrado, mano...". É só passear pelo velho testamento...
O velho testamento passa a clara mensagem de que deus não quer que se adorem outros deuses (sim, de acordo com o VT existem outros deuses) e que adora punições sádicas, como fazer a vítima cosinhar com merda, rasgar o ventre de mulheres grávidas, etc... Basicamente um deus do medo!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #838 Online: 13 de Maio de 2009, 10:05:51 »
O velho testamento passa a clara mensagem de que deus não quer que se adorem outros deuses (sim, de acordo com o VT existem outros deuses)

De fato

e que adora punições sádicas, como fazer a vítima cosinhar com merda, rasgar o ventre de mulheres grávidas, etc... Basicamente um deus do medo!

O VT não deve e não pode ser analisado isoladamente.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #839 Online: 13 de Maio de 2009, 10:58:22 »
Assim como o NT também não pode. Sem o VT não há uma profecia de salvador... e com o VT não há um deus de amor.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #840 Online: 13 de Maio de 2009, 11:34:42 »
Assim como o NT também não pode. Sem o VT não há uma profecia de salvador... e com o VT (isoladamente)não há um deus de amor.
De fato.
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 11:39:00 por famado »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #841 Online: 13 de Maio de 2009, 13:01:46 »
Assim como o NT também não pode. Sem o VT não há uma profecia de salvador... e com o VT (isoladamente)não há um deus de amor.
De fato.
Acho difícil chamar Javé de "deus de amor".
Ele é monstruoso. Vende proteção em troca de adoração exclusiva.
E um "deus de amor" que pune faltas finitas com castigos infinitos não se encaixa no meu conceito de amor e perdão.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #842 Online: 13 de Maio de 2009, 13:05:24 »
e que adora punições sádicas, como fazer a vítima cosinhar com merda, rasgar o ventre de mulheres grávidas, etc... Basicamente um deus do medo!
A frase "vou rasgar a barriga das grávidas" é um absurdo independente de contexto.
Um deus que afoga toda a humanidade com exceção de uma família é um monstro. E um fracassado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #843 Online: 13 de Maio de 2009, 13:10:00 »
Este site:
http://www.godhatestheworld.com/
se dedica a provar que Deus detesta a humanidade. Dá os motivos para cada país.
E é religioso.

Sobre a África do Sul:

God Hates South Africa. God has sent South Africa a strong delusion and they believe the lie that all is well – they are “alive with possibility” and “nowhere near recession” like the rest of the world. They are planting, building, and preparing to host the FIFA 2010 World Cup in their fag-infested Cape Town.  Nothing can stop them now!  God is pickling them in their rebellious, sinful state until their final day of destruction just ahead because they have gone the way of ancient Sodom.

Como alguém pode citar João 03:16, eles criaram este texto:
http://www.godhatestheworld.com/common/html/john316.html

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #844 Online: 13 de Maio de 2009, 13:12:41 »

A mensagem que a bíblia quer passar é o plano de Deus para o homem. Há um plano coletivo e um individual.
Temos ou não temos livre arbítrio? Calvinismo ou arminianismo?
Esta pergunta é básica.
Se os calvinistas estão certos, eu estou livre para fazer o que quiser.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #845 Online: 13 de Maio de 2009, 13:14:41 »
Se houver uma única contradição na Bíblia, todo o resto fica sob suspeita.
E a Bíblia está cheia de contradições.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #846 Online: 13 de Maio de 2009, 13:16:18 »
De fato.
Acho difícil chamar Javé de "deus de amor".
Ele é monstruoso. Vende proteção em troca de adoração exclusiva.
E um "deus de amor" que pune faltas finitas com castigos infinitos não se encaixa no meu conceito de amor e perdão.

O VT de fato não mostra o amor de Deus, mas a sua justiça.

Mas Javé mostrava... dava sinais de que mudaria o tratamento com o homem. Uma das profecias a respeito da Igreja está em Jeremias 32: 40 (os literalistas consideram que esta palavra se refere a Israel, mas ela é alegórica e se refere ao advento da Igreja)

"E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim."
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 13:31:48 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #847 Online: 13 de Maio de 2009, 13:19:28 »
A frase "vou rasgar a barriga das grávidas" é um absurdo independente de contexto.
Um deus que afoga toda a humanidade com exceção de uma família é um monstro. E um fracassado.

A análise dos fatos históricos do VT precisa vir depois de uma profunda análise dos padrões morais e éticos da época, e dos atuais em nossa cultura e nas demais existentes. É uma discussão interminável.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #848 Online: 13 de Maio de 2009, 13:28:42 »
Se houver uma única contradição na Bíblia, todo o resto fica sob suspeita.
E a Bíblia está cheia de contradições.

David comprou a eira de Ornã por 50 ciclos de prata ou 650 ciclos de ouro? Pedro negou a Jesus três vezes antes do galo cantar uma ou antes dele cantar duas? Pedro estava pescando quando Jesus o chamou ou estava em casa?

Isso é importante e comprometedor para vc? Bem, eu acho que não. A inspiração da bíblia não está na forma, mas na mensagem.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #849 Online: 13 de Maio de 2009, 13:30:51 »

Temos ou não temos livre arbítrio? Calvinismo ou arminianismo?
Não sei

Esta pergunta é básica.
Se os calvinistas estão certos, eu estou livre para fazer o que quiser.
Se os calvinistas estão certos, eu creio porque Deus quis e vc não crê, pelo mesmo motivo.
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 13:36:34 por famado »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!