Ôi.... Já não é mais perfeita....
"Também não é um livro científico. É, outrossim, uma coleção de livros preocupados com uma mensagem. Uma mensagem que transcende tudo isso".
Com "transcende tudo isso" vc quis dizer que estas mensagens são de suma importância para humanidade e, caso algum não concordar, vai sentir as consequências. Blz. Mas uma pegunta: Como pode a palavra de um ser perfeito, e com toda essa "importância", está num livro tão contraditório e, comprovadamente (até mesmo por vc agora), falível...?
Bem, eu não estou me referindo às mensagens, mas a uma mensagem: O plano de Deus para a humanidade.
Quanto às contradições, vc as acha assim tão importante? Que importância tem se Davi comprou uma terra por 50 ciclos de prata ou 650 ciclos de ouro? Que importância tem se Pedro negou a Jesus três vezes antes do galo cantar duas ou antes do galo cantar três vezes? Qual a importância se Jesus chamou a Pedro estando ele pescando ou em sua casa? Não vejo importância nenhuma. Não fere em nada o plano de Deus para o homem.
Outra coisa, a inspiração de Deus aos autores dos livros da bíblia não foi um transe. Fora raras exceções, os escritores elaboraram seus textos dentro de sua total lucidez. Veja por exemplo Lucas. Ele começa dizendo "pareceu-me conveniente descrever ... havendo-me informado minuciosamente de tudo..." Veja que ele estava cônscio de seu trabalho. Da mesma forma, Mateus, Marcos, João e os escritores do VT. Mesmo no Apocalipse, João teve visões mas as descreveu conscientemente. Se assim foi, é de se esperar que cometessem erros numéricos, descritivos, de gramática, etc. Entendo que Deus os inspirou, mas respeitando sua individualidade, seu modo de ver as coisas, enfim.