Medo infundado do comunismo, assim como foi na época das caças as bruxas, tudo que se movia era comunista, qualquer espirro era trovão, e qualquer garoa é tempestade. Foi assim aqui e nos EUA com o Macarthismo, ou lá também existia a ameaça de golpe comunista?
Por que o medo é infundado? Comunismo não existiu, não dominou metade do mundo, não acumulou o maior arsenal nuclear do planeta?
Porque no Brasil não havia existia nenhuma chance real do golpe comunista acontecer, eles reagiram como se houvesse um tornado nível 5 acontecendo, enquanto la fora haviam nuvens esparças.
Segundo quem não havia risco real? Como foi feita a análise, qual é o grau de validação do modelo de previsão de risco?
Segundo a ausencia de qualquer prova de risco de golpe. Voce esta querendo inverter o onus da prova?
Eu entendo que havia sérios riscos de golpes. Não entendo como você não vê. Qualquer evidência é respondida com ad hocs.
Eram moleques.
Mas tinha o presidente.
Mas o presidente nao tinha força.
Aprovou reformas de base, entubou ministro do exército e almirante.
Mas não tinha força e não há evidencias.
Ok
Tinham o presidente, mas não tinham o congresso (aiinda durante o golpe o congresso tirou o poder do Jango e passou ao vice, ato completamente ilegal), tinha um general mas não tinha as tropas (confirmado pelo fato de todas as tropas se unirem aos golpistas durante o golpe, nenhum regimento se opôs, a policia começou a caçar o presidente para prende-lo, sem nenhuma acusação formal), aprovou reformas de base, nenhuma contra a constituição. Quer dizer, Jango tinha a lei a seu favor e mesmo assim ninguém foi socorre-lo durante o golpe, nem o povo, nem as FFAA, nem a imprensa, nem o judiciário, nem o congresso. Que poder ele tinha de fato?
Ele tinha Brizola, uma apelo populista, apoio nas tropas sim (tenentes, sempre eles) ainda que não homogênea. Era uma situação de risco, principalmente para quem olha com o olhar daquela época, e não 50 anos depois.
A população via a economia indo a frangalhos e um pensamento a la chavez para resolver os problemas, com expropriações, nacionalizações e um discurso claramente comunista. Não fosse a presença de Castello Branco, as chances de que o exército simplesmente tenha-se utilizado de uma desculpa para dar o golpe seria mais alta. Documentos a pouco liberados dizem por exemplo que os EUA viam com preocupação o risco de golpe e do brasil virar um cubão.
Castello sempre teve a idéia de devolver o governo aos civis. Veio o golpe, e depois o que é chamado de golpe dentro do golpe, que embarca a sucessão de castello branco e depois o impedimento de pedro aleixo. A coisa arrocha, e após castello, o golpe perde qualquer utilidade e legitimadade que poderia ser argumentada por algum desavisado.
Meu único argumento é: O golpe foi uma merda, o saldo foi negativo, mas a coisa está bem longe de ser preto no branco como você está tentando definir.
Grande coisa ter o Brizola, não tinham nem 5% das cadeiras do congresso, o povo tinha ojeriza ao comunismo, vide apoio massiço ao golpe anticomunista. E onde estavam esses tenentes quando as FFAA deram o golpe?Se tinham poder pra dar o golpe, não tinham poder pra impedir um? Nem pra tentar impedir um? Novamente, não existe nenhuma evidencia de que Jango tinha poder pra dar um golpe.
Fato1: As FFAA agiram coesamente contra Jango, sem nenhuma evidencia de um racha nas forças, logo, jogando por terra a tese de que estavam divididos a ponto de por em risco o governo democrático
Fato2: Mesmo com o apoio do Brizola não existe nenhuma evidencia de uma apoio popular que sustentasse um governo populista que se perpetuasse no poder, muito pelo contrário, o povo era, em sua grande maioria, totalmente contra o comunismo, vide manifestações populares a favor do golpe e a quase inexistencia de parlamentares comunistas eleitos.
Fato3:Os comunistas tinham apoio 0 da imprensa, ou seja, a probabilidade do governo fazer a cabeça do povo era menor que hoje, só havia apenas um discurso no Brasil e era anticomunista.
Fato4: O judiciário não apoiava os comunistas, a possibilidade de algo ilegal ser feito com a anuencia da justiça era pequena.
Ou seja, toda desculpa que se da para o golpe é puramente especulativa e baseada em campanha de medo e não em fatos.