Ola Derfel,
No geral, uma crítica a sua abordagem argumentativa, que pode ser caracterizada como falácia da composição. Um exemplo que deixa isso mais claro :
Vamos Imaginar um Diagnóstico :
1 - Paciente teve relação sexual com individuo de grupo de risco;
2 - Paciente teve febre de 40o. durante 2 semanas, após 2 semanas da relação;
3 - Paciente teve dor de cabeça neste periodo;
4 - Paciente apresentou lesões de pele e infecção de gargante;
Conclusão : existe grande probabilidade do paciente estar infectado com HIV.
Ou seja, ao consideramos um novo fato, dados os anteriores, a probabilidade de que a conclusão esteja correta aumenta. Porém, individualmente, nenhuma das evidencias apresentadas pode ser relacionadas diretamente com a infecção por HIV.
Se lutava, além de para derrubar um regime ditatorial, por uma ideologia que tinha como representante um regime ditatorial. Em que pese uma ingenuidade da época, a luta era por um socialismo utópico onde uma ditadura seria uma fase transitória para um comunismo completo. Ainda que em algum momento de suas vidas tenham lutado sob uma ideologia apoiada por uma ditadura, isso não significa que representem um risco para o País hoje ou mesmo qje tentem implantar uma ditadura. Um exemplo são os membros da Resistência Francesa, formada uma grande parte por comunistas e socialistas, e nem por isso a França se tornou uma ditadura de esquerda, nem quando o partido socialista chegou ao poder com Miterrand.
Não podemos tirar o contexto no qual essa "resistencia" se desenvolveu; ou seja, o contexto pré-golpe (acho que já passei alguns links para o forum, com artigos de hisotiradores colocando o papel da esquerda no golpe de 64). Além disso, uma declaração de quem participou por dentro (creio que o único que não usa oleo de peroba) :
Vale a pena ver o video todo.
Ainda que possa não concordar com alguns posicionamentos da política externa, o apoio a regimes ditatoriais significa mais um alinhamento ideológico, motivações econômicas, um projeto de hegemonia ou pragmatismo, mas ainda assim não significam um risco para o País. Os EUA apoiaram e apoiam regimes ditatoriais dentro de projeto de interesse do país, mas nem por isso pode ser considerado antidemocrático ou ditatorial.
Bom, se a afinidade ideológica os faz afirmar que não existe ditadura em Cuba, Venezuele e outros, e apoiarem a perseguição política , censura nestes países, acho que a coisa começa a ficar preocupante.
E que é um foro de discussão. Pode-se não concordar com seus posicionamentos, mas ainda assim o Foro de São Paulo não é uma entidade demoníaca que visa a dominação global de uma ditadura comunista. Desde 2005 as FARC têm sido barradas no Foro pelo... PT! http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u407374.shtml . Em que o fato do PT ter partcipação no Foro de São Paulo representa um risco para o País?
O Foro visa que a AL seja toda "progressista", igual a Cuba, Vebezuela, etc. Além disso, o fato do PT ter "Proibido" não significa que ele não desejava sua participação. Atitude meramente "propagandista". Ademais, a entrevista abaixo, evidencia um periodo longo de contatos entre o Lula e o lider das FARC.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u62119.shtmlNão entendo o que direitos humanos podem significar risco para o País. Quanto à regulação da imprensa (sem ser censura), ainda que ache desnecessário, é algo em discussão nos EUA e, em especial, no Reino Unido e nem por jsso representam um risco à democracia desses países.
Não lembro direito, mais existiam coisas absurdas nisto : desde o controle de imprensa (e por sinal, um erro de um país não justifica o de outro. Ademais, a conjuntura nestes países é muito diferente da conjuntura do nosso país. Nos EUA, por exemplo, a população é armada; a chance de um golpe nessas condições é muito pequena), a "legalização" das invasões do MST e outras coisas que tenho que
pesquisar, pois nao estou me lembrando.
E...?
Golpes em paises onde a população está armada são bemmm mais complicados.
Não entendo porque médicos com aspas. Pode-se até questionar a formação ou qualidade em relação aos do Brasil, mas não são menos médicos por isso. De qualquer modo, não se está tentando trazes milhares de médicos cubanos, mas resolver um problema pontual do sistema de saúde. Os médicos cubanos surgiram como uma demanda da Conferência Nacional dos Municípios e foi encampada pelo Min do Exterior. De qualquer forma não é a prioridade no MS e nunca foi (ainda que possam acabar sendo utilizados em última instância, imagino). Ainda assim, qual o risco para o País?
Como disse Bolsonaro: todos cidadãos Cubanos são agentes do estado (pode ter certeza que não virão os que querem sair!!!!). Então, as aspas não são para duvidar de suas habilidades médicas, mas sim se estas são as únicas que possuem. E porque somente Cubanos e não de outras nacionalidades? Está sobrando médico em Cuba?; além disso, o interior tem poucos médicos, mas tem muito menos recursos físicos.
Então, vamos pensar sobre os "médicos" Cubanos em conjunto com MST fortalecido no interior.
Taí uma coisa que não compreendo. Foi a partir do governo do PT que houve uma reposição de perdas salariais dos militares. Também foi no governo do PT que houve uma retomada da indústria bélica. Ainda que o FX2 não tenha (desculpe o trocadilho) decolado, houve acordos com a França, a retomada da construção do submarino nuclear, bem como submarinos convencionais, aquisição de asas rotatórias pela FAB e pela Marinha, bem como VANT, e o Exército também possui um plano de reequipamento. Existem problemas, mas me parece que as FFAA nunca foram tão bem tratadas desde a redemocratização.
Bom, a única coisa que saiu efetivamente do papel foi o aumento (alguma coisa tinha que ser dada; nada melhor que um "cala-boca"). O resto, promessas. A realidade, o sucateamento; não temos como manter nem uma troca de tiros com traficantes (exagero
)
E o desrespeito é nítido. Se não me engano, o Lula proibiu os ministros militares de ficarem ao seu lado durante desfiles de 7 de setembro (uma parada militar!!!!). Fora essa Comissão da "Verdade".
Como falei, isoladamente, podem não indicar nada com relação ao risco PT; considere o todo, que isto já não será tão absurdo assim.
Voce conhece o paradoxo do sapo escaldado? Então, está diretamente associado com a forma defendida pelo Gramsci para a "batalha" contra o capitalismo.
Abs
Felipe