O que exatamente você acha ruim nos programas?
Não quero generalizar. De fato, muitas pessoas realmente necessitam de um pequeno estímulo, um suporte, (não encontro a palavra ideal que não seja relacionada a ajuda) para levar o seu dia-a-dia. Principalmente mães com muitos filhos, pessoas de zonas áridas e sem expectativa de emprego/trabalho, etc. Tem gente que realmente precisa de muitos programas sociais.
Mas o que está acontecendo não é isso. Uma enorme parcela das pessoas que recebem esses benefícios desistem de tentar se aprimorar, de procurar emprego, de querer voltar a trabalhar. São muitos os casos de jovens saudáveis, adultos com algum tipo de experiência, todos "encostados" no Bolsa-Família, conformados com aqueles tostões que chegam todo mês.
É para isso que o programa se destina? Mesada? Aposentadoria? Em muitas cidades do interior, tem praças cheias de gente jogando conversa fora, jogando dominó, se escorando em programas sociais, todos recebendo regularmente a mesada governamental. A exceção virou regra. O que era para ser um caso ou outro, de pessoas que não precisam do benefício recebendo-o, passou a ser a maioria.
E a educação? E a capacitação? E o mercado de trabalho? E a livre iniciativa? E o crescimento pessoal de cada um, seguindo com suas próprias pernas a vida adiante? E o país em si? E o futuro desse país, eivado de vícios, de preguiça de trabalhar? O que será do Brasil, completamente algemado com programas esses que, em vez de diminuírem, estão aumentando? Já tem o Brasil Carinhoso, Bolsa Isso, Bolsa Aquilo e chegando mais.
Os grilhões que prendem o país só tendem a crescer e diversificar. Os políticos (todos, de todos os partidos) enxergaram que isso aí é uma galinha com muitos ovos de ouro, que garantem reeleições sem fim. Não há mais como diminuir, tampouco extinguir com o Bolsa-Família.
Já era... Estamos perdidos...
E por que esse meu alarme?
Porque países sérios e que crescem, não andam com muletas o resto da vida. Temos muletas. E elas vieram para ficar, infelizmente.
Temos baldes...
Muitos baldes...