Iatrogenia é literalmente "origem médica", e pode ser a origem do problema ou da cura. O fraseamento seria então sobre "cuidados para evitar patologias mercadológicas iatrogênicas".
Acho que o significado é bem próximo do de falar em evitar "externalidades legais", ao mesmo tempo em que não "importa" terminologia médica ("iatro" é "médico"), talvez com isso trazendo analogia demais. Como o mercado como um "organismo", que inevitavelmente morre, etc.
Mas eu gosto um pouco da idéia de um termo que especificasse a origem política dos problemas.
"Devemos ter cuidado com as externalidades, sejam mercadogênicas ou burocratogênicas / estatogênicas / governogênicas / politicogênicas / legisgênicas".
Talvez até já exista um termo etimologicamente correto, que não requeira a analogia do político ao médico. O primeiro sem um estudo realmente análogo para poder exercer seu cargo
...
Enquanto não descubro qual seria, se existir, serve mesmo a construção um pouco menos sucinta mas também menos "sofisticada", "cuidados com externalidades, tenham sua origem no mercado ou nas políticas estatais."
Que talvez seja preferível de modo geral do que qualquer termo com "gênico", que parece sempre coisa dos intelectuais dazelites mesmo...
Infelizmente ainda está longe de algo mais sucinto, próximo de "rótulo ideológico".
"Politicamente cético" acho que é bom.