O que eu tenho visto de novos sites, blogs, etc tentando pegar a onda viral de alguns e propor de tudo, com a frasezinha corriqueira "Rumo ao x.000 compartilhamentos", "vamos parar o Brasil". Eu vejo que em geral, o povo se sente, analogicamente, como em "comunidades" onde os traficantes mandam fechar tudo.
o papo é este
--- Diz que vai parar tudo, meu patrão tá cum medo e vai fechar, mas nós temos que ir trabalhar, mas não sei se vai ter ônibus...
Mas uma coisa fica claro, eles não compreendem muita coisa, só as causas visíveis, como preço de passagem de ônibus, o resto cai na malha da massificação sempre presente na vida do cidadão comum. A mídia da rede x mídia comercial televisiva... então os conectados e seus posts replicantes e os tele-espectadores do dia-a-dia.
Os protestos estão ganhando mais Know-how, protestos contra atropelamentos em ruas-rodovias mal sinalizadas, agora além dos pneus queimados tem faixas e passeatas, há protestos-passeatas contra tudo, mas os dos desconectados a mobilização é de boca em boca mesmo e por isso nem sempre prestigiadas, e depois não são replicadas e logo esquecidas.
Esses blogs e sites precisam de combustível para "causar", tentam promover os protestos a todo custo, o sucesso quem garante são os vândalos de ocasião, aqueles que aproveitam as passeatas para fazer um upgrade nos eletrodomésticos do barraco, ou aqueles que gostam da coisa pegando fogo literalmente. Protestos pacíficos são muito chato, não dá audiência.
Há nas redes sociais uma disputa de ideologias, milhares de imagens, montagens, etc Dilma, Renan de um lado e o Barbosa e seu filho global de outro, é tanta besteira, a mentira lidera, a informação caótica distorcida impera, os fatos e fantasias se confundem. Vi vários posts colocando a Globo como escudeira da Dilma... e por aí vai.