Eu não sou contra partidos. Alias, um dos votos de que os partidos são necessários, na enquete do outro tópico, é meu.
Me parece que tu tá fazendo lambança nessa tentativa de provar teu ponto.
Que lambança?
Acho que o que o Gaúcho quer dizer (e me identifico com ele) é que, apesar de não ser contra a existência de nenhum partido ele não se identifica completamente com nenhum deles. Nem com a divisão ideológica "direita/esquerda". Algumas idéias de direita são boas, outras são uma porcaria. O mesmo vale para a esquerda.
Você quer convencer o Gaúcho (e se convencer, talvez) de que mesmo sem querer ele tem uma posição partidária ou ideológica, o que não é verdade, já que ele defende pontos variados de diferentes partidos e correntes ideológicas, ou seja, ele segue apenas a consciência dele. Claro que, calcado em valores adquiridos através da educação que teve, vivência, influência dos pais, professores, informação geral, etc.
Ninguém é livre destas influências, mas não dá para dizer que ninguém seja "partidário" por causa disso.
Defendendo partido ou não, sendo de esquerda, direita ou de lado nenhum, não importa, tirando as pessoas completamente alienadas, todos temos uma posição política. O Gaúcho tem a dele, eu tenho a minha e você a sua. O que eu estou questionando, é a suposta imparcialidade e apartidarismo dele. Não é possível termos uma posição política e sermos imparciais no que tange a própria política. Se você ou ele acha que é, como pode?
Aliás, não quero convencer o Gaúcho de nada, só indico o que me parece uma falha na argumentação dele.
Qual é a minha posição política, Juca?
Isso é você que tem que dizer, não eu.
Tá brincando, né? Eu já afirmei categoricamente que não tenho posição política. Eu não sou esquerdista, não sou direitista, não sou centrista, não sou fascista, não sou comunista, etc.
Eu vou explicar de novo, mas é a última vez. Para cada assunto que envolve política, eu reflito e formo uma opinião me baseando apenas no que me parece mais correto/melhor, independente de ideologias ou ideias pré-concebidas.
Isso faz (e esta é a realidade) com que eu tenha posições políticas completamente distintas entre um assunto e outro. Para determinado tópico eu tenho uma opinião que seria considerada de extrema-esquerda, e, ao mesmo tempo, para outro assunto distinto, eu tenho uma posição que seria considerada de direita, ou de centro, ou até mesmo comunista, vai saber.
Dito isto, esse meu comportamento torna impossível eu declarar uma posição política, pois dentro dessa divisão que existe, para eu ir de uma ponta do espectro para outra, basta mudar de tópico ou, até mesmo, surgir alguma informação/fato novo que me faça refletir e mudar de ideia sobre determinado assunto. E isso é possível exatamente porque não estou preso a definições ou ideologias políticas, que é o que venho dizendo.
Para concluir, quero deixar claro que não estou entrando no mérito de certo ou errado aqui. Não estou dizendo que minha abordagem da questão é o certo e quem tem uma ideologia é errado. O ponto aqui é mostrar que não é imprescindível que as pessoas tenham uma posição política para terem uma opinião sobre assuntos políticos. Por outro lado, o fato de isto não lhe ser óbvio, e te causar espantos, pode ser um alerta de que algumas visões suas precisem ser revistas.