Um DRE de qualquer empresa mostra claramente que ela paga impostos.
Não, o portal ecac da receita mostra que vc pagou ou não. O ambiente seguro da sefaz mostra que vc pagou ou não. A gissonline (Ou seja lá qual sistema mais porco do que esse seja usado pelo seu município) diz se vc pagou ou não.
Relatórios de balancete e DREs não são documentos confiáveis nem aqui, e nem na China.
A expressão "ela (empresa) paga impostos" não foi feita no sentido de verificar se houve a quitação de um documento de arrecadação e sim no sentido de que a contabilidade demonstra que uma PJ tem que pagar (recolher, contribuir) impostos.
E se todas as informações foram devidamente entregues pela empresa ao contador, a resposta é "sim", a DRE e o balanço são instrumentos de consulta confiáveis.
Humm Geo não é bem assim. Existem diversos meios de se maquilar um DRE, uma consolidação financeira mesmo após ajustes do IFRS. Se não fosse por fraude só os erros que muitas empresas incorrem no processo de fechamento já é bem pesado. Se quiser um exemplo crasso lembre da mágica da substitui tributária. Creio que apenas quando as pessoas, os controllers e os CFOs forem pessoalmente punidos no Brasil (como já acontece nos EUA) a coisa irá ficar melhor.
Eu juro que não entendo o setor contábil ser considerado mais do que os outros, fiscal e pessoal. Débito e crédito é uma coisa que não muda. Leis e decretos para contábil, nem sei se existem.
Agora no fiscal, por incrível que pareça, pode ter uma lei nesse mês, no outro mudar e no outro também... Vide o ramo das construtoras...
Se eu não enviar uma declaração X fiscal, até dia tanto do
mês subsequente, tenho multas pesadas, fora o valor da apuração que também deve ser paga até dia tanto do
mês subsequente.
Quando a obrigatoriedade do contribuições saiu, só em não enviar a declaração para a receita, levava um brinde de 5 mil reais de multa... E a cada mês, 500 conto a mais... Obviamente, sem contar o imposto que também deve ser pago até tal dia do mês posterior...
Já o contábil, vejo muitas vezes passar dois três anos sem fazer um balancete ou uma DRE, e é considerado a coisa mais normal do mundo... Esses prazos para o pessoal e o fiscal, jamais acontecem...
É por isso que o setor fiscal é considerado como marrentos rsrsrs.