Vc não entendeu meu ponto de vista. Em suma, ela recolhe, não paga... Por exemplo, vc não paga o "INSS dos funcionários", são eles que pagam. Vc não paga o ICMS, ISS e etc., são os seus clientes que pagam, sejam compradores de mercadoria ou tomadores de serviço.
Vc é obrigado a recolher os mesmos e repassá-los aos três poderes. É disso que estou falando.
É espantoso que você, trabalhando com contabilidade, escreva isto.
Porque vc viu não esta:
O empresário tem "opção" de pagar ou não um tributo
para o Governo, já a pessoa física, não. Ela é obrigada a pagar, pois vem no custo do produto. É uma realidade, Geo, só isso. Por exemplo, o fechamento da apuração dos impostos municipais, estaduais e federais são fechados. Cada um deu um valor.
É vc, empresa, que vai fazer as guias de pagamento e pagá-las, seja um boleto para o município, um DAE para o estado ou um DARF para o setor federal. Agora imagine se as pessoas tivessem essa escolha, vc acha que elas fariam as guias para pagamento...? "Opa, minha TV foi só 1.000 reais, vou ali paga mais 7/12/17 porcento de ICMS pro meu estado, mais 1,65% de PIS, mais 7,60% da COFINS, mais imposto X, Y, Z...". Quem iria fazer isso pelo amor de Deus?
Não estou sendo contra empresas, ou contra pessoas físicas. Sou contra o governo. Mas os empresários muitas vezes têm uma visão deturpada das coisas, acha que é ele que paga tudo, que banca tudo, mas não é...