Para pensar: qual seria a reação dos indignados postantes se ao invés de ser uma estátua de um escritor fosse a estátua de um político X ?

Ué, a mesma, visto que o problema aqui é o vandalismo, e não o bem vandalizado. Podia ser a estátua de um monte de bosta, vandalismo ainda seria vandalismo.
Quando os regimes comunistas da Europa Oriental começaram a se desmanchar eu fui contrário a depredação pura e simples de estátuas de comunistas 'ilustres', como Lênin e Marx.
Como muito bem foi explicado e exemplificado pelos colegas Gaúcho e Geotecton, o debate não está no objeto ou no mérito, mas na atitude, na postura e comportamento da população frente a um bem PÚBLICO.
Outro exemplo muito ilustrativo do comportamento dessa nossa população:
Caminhão tomba em rodovia de SP e moradores fazem saque da mercadoriaSAQUE DE CAMINHÃO TOMBADO!http://www.youtube.com/v/nr-2phEuVgcVídeo mostra saque a carga tombada de micro-ondas na GO-080; assista[/url]
População furtou eletrodomésticos, apesar da presença da PM.
Após saque, 45 pessoas foram detidas, inclusive um prefeito.
Do G1 GO, com informações Anhanguera
10 comentários
Imagens de um cinegrafista amador enviadas à TV Anhanguera mostram o saque a uma carga de um caminhão tombado, carregado de micro-ondas, na GO-080, na manhã de terça-feira (9). Uma fila de carros se formou no acostamento da rodovia logo após o acidente, no município de Nerópolis (veja vídeo ao lado).
Minutos depois, uma viatura da Polícia Militar chegou ao local. Primeiro, os dois PMs andam no meio dos eletrodomésticos enquanto populares fazem o saque. Alguns homens chegam a carregar três fornos de uma única vez. Em seguida, eles começam a afastar as pessoas da carga.
saiba mais
Prefeito nega ter saqueado carga tombada de micro-ondas em Goiás
Prefeito é detido ao saquear carga de caminhão tombado, diz polícia
Ao ficar sabendo do saque, a Polícia Rodoviária Federal fechou pontos da rodovia e conseguiu recuperar parte da mercadoria furtada. No dia, 45 pessoas foram conduzidas à Delegacia de Nerópolis para prestar esclarecimentos, entre elas o prefeito de Pilar de Goiás, cidade a 264 km de Goiânia.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o político e mais dois assessores foram detidos em uma barreira policial suspeitos de furtar dez aparelhos, encontrados na caminhonete S-10 onde eles estavam. Em entrevista por telefone, Sávio falou ao G1 que não participou do saque. "Fui ouvido como testemunha", afirmou. A informação de Sávio foi confirmada pelo delegado de Nerópolis.
A carga saiu de Belém do Pará e seguia para a capital de São Paulo. Segundo a PRE, seis veículos foram parados e mais de 80 aparelhos ainda na embalagem acabaram recuperados.
Quatro morrem durante saque a caminhão tombado na BA - EstadãoLadrões avançam em carga de caminhão tombado no Sul de MinasEntão, o debate gira em torno do comportamento e postura da nossa população. São atos explícitos de selvageria, coisa que existia em épocas pré-civilização. Ou, quem sabe, num cenário de guerra, num evento de calamidade, numa terra sem lei. Mas não! Temos essas cenas no século XXI, debaixo do nosso céu tupininquim e qualquer um pode ser vítima de atitudes semelhantes, basta que seja empresário e arrisque transportar mercadoria.
Não tem essa de "se político A ou B". Esse não é o ponto. O tema é a selvageria da população, a Lei de Gérson, a lei da selva, "Cada um por si", "O meu primeiro, o segundo também", "Eu quero é me dar bem", "Esse é meu, ninguém tasca, eu vi primeiro".
Os políticos saem desse universo completamente corrompido. Não é surpresa constatarmos o que existe na política.