Promotorias. Por evidências anedóticas diversas, muito provavelmente mentirosas, tenho por mim que, em média, apenas 1/4 dos promotores lotados nas suas respectivas repartições realmente trabalhem. Se são 16 os promotores de uma vara aqui em Sp, 4 se dedicam, o resto quer comer as estagiárias (aliás, muitas das quais eu também quero!). E isso, o fato desses poucos se dedicarem, se deve ao caráter dos mesmos, por que o sistema, em si, é um incentivo à vagabundagem.
De resto, não fazem bosta nenhuma (aliás, assinam o que os analistas lhes põem sobre a mesa) e quando perto da aposentadoria, fazem menos ainda. Daí o meu índice anedótico vai aos 1/16. E o mesmo vale pra juízes, desembargadores, fiscalizações diversas, DETRANS...
Estabilidade é uma forma instituída de ninguém fazer porra nenhuma ou fazer o mínimo. Daí a cambada que trabalha e se compromete fica puta e começa a querer que todo mundo vá pra PQP. Circulo vicioso, acho que é o termo.
Não que eu ache que todo mundo tenha que trabalhar 10h por dia, acho isso desnecessário, mas porra, nem as 8h! Já vi uns que chegavam às 10h e saiam às 16h, com duas horas de almoço e pausa de meia hora pro café!
Mas obviamente, repito, isso é somente impressão minha... Provavelmente estou errado e inventando coisas na minha cabeça.

Desisto!