Tem muita gente que adoraria estar no lugar dos "nobres deputados".
E quando chega lá, faz igual.
Eu sempre digo: os políticos brasileiros não vieram de Marte ou de Júpiter. Eles são uma amostragem da população...
Pessoas seguem exemplos dos líderes. Os líderes são os maiores culpados. E normalmente quem lidera é quem tem mais poder. Quem comanda, quem dá ordens são pessoas com mais poder. Portanto os culpados são as pessoas com mais poder. Quanto mais poder, mais culpa terá.
Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?
Pessoas seguem exemplos dos líderes. Os líderes são os maiores culpados.
Não é, não. Somente um povo desmiolado segue a regra que você descreve acima. Um povo que recebeu educação adequada e que sabe discernir o sujo e o mal feito não segue um líder corrupto, déspota, ladrão e aproveitador. Um povo com valores morais bem definidos não acompanha político bandido.
Eu ainda quero crer que os que se elegem são amostragem estatística da população. A mesmíssima população que saqueia caminhão tombado, que fura fila, que rouba caneta amarrada das Lotéricas, que estaciona em vaga de idoso, que faz "gato" de energia, que... que...
Mas é evidente que não é só de escória que se compõe a população. Só que os outros, os honestos e conscientes de seus valores morais não se manifestam o suficiente para mudar esse sistema frouxo que tolera todo tipo de malandragem. E a canalhice só aumenta e se perpetua, até ninguém sabe quando.
Em outros países existem também muitos políticos bandidos e desonestos. Só que nos países mais civilizados existe um sistema bem mais rígido do que o nosso que consegue apanhar os espertinhos com a mão na botija. Aqui, ainda não. Os que já estão lá nada fazem para aprimorar os sistemas de controle e os que estão de fora não se mobilizam o suficiente para promover a mudança.
Negócio de que o povo segue o líder, isso vale para boi, carneiro e povo sem cultura e educação, desmiolado desde o berço. Acho que não chegamos a tanto.