Autor Tópico: Notícias sobre falta de ética nos três poderes da república  (Lida 62048 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Notícias sobre falta de ética nos três poderes da república
« Resposta #550 Online: 22 de Julho de 2014, 21:43:26 »
EDIT: tô me sentindo pior agora, eu achei que estava no muro das lamentações!  :stunned:
Relaxe, este tópico é um grande muro das lamentações. :)

:)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #551 Online: 22 de Julho de 2014, 21:47:52 »
Eu sei que os servidores públicos aqui são mal-vistos, mas aí vai a minha choradeira:
Andei pensando um pouco a respeito do funcionalismo público. Cheguei a conclusão de que não se pode hostilizá-los indiscriminadamente pois é melhor ter um advocado do livre mercado trabalhando no governo e ditando as regras que um zé ruela qualquer que não tem o mínimo respeito pelo comércio. Um tentará fazer controle de danos, o outro vai tentar se recompensar a cada merda que fizer, iniciando um ciclo perverso.

Em segundo lugar tem muita gente que trabalha no setor privado que acaba contribuindo para o crescimento destrutivo do estado através de pensamentos distorcidos.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #552 Online: 23 de Julho de 2014, 19:43:37 »

Concordo. A afirmação foi injuriosa e generalizante.

Mas agora eu pergunto: Você consegue demonstrar que o argumento central (funcionalismo público custa muito mais do que produz) do forista Madiba está equivocado?

Equivocado é pouco, a afirmação  dependendo do ângulo que se olhe,  carece até mesmo de sentido.  Afinal de contas o que seria custar mais do que produz ?  Qual a definição precisa disso ?

Uma afirmação que talvez fizesse sentido seria de que há  funcionários públicos que ganham  acima do que um mercado brasileiro atual  pagaria . 

.
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 19:58:55 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #553 Online: 23 de Julho de 2014, 19:50:37 »
Eu sei que os servidores públicos aqui são mal-vistos, mas aí vai a minha choradeira:

- a pior coisa é ser chefe... PQP... to com a barba branca e ficando careca... nunca descasquei tanto abacaxi como estes dois últimos anos. E o pior... minha chefia influencia umas 200 pessoas (direta e indiretamente). E daí descubro que quando faço o que é certo* eu viro ruim.

* eu sempre faço o que é certo, mas tem coisas que as pessoas querem que você dê um jeitinho por ser colega, etc.... só pra não deixar dúvidas: não to falando de corrupção!

A sua afirmação tem um defeito gravíssimo. Parece que você acha que  “o seu certo” é um “certo” absoluto.  Parece que não passa pela sua cabeça  de que não existem apenas um sistema ético.

Parece que não passa pela sua cabeça de que existem uma multiplicidade de sistemas éticos. E de que nenhum é absoluto.

Parece que você acha que existe apenas o seu (provável)  sistema ético deontológico que você adota.

Até que não me admira, pois a maioria das pessoas sequer sabem que existem sistemas éticos que não tem nada a ver com deontologias.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #554 Online: 23 de Julho de 2014, 19:57:00 »
Andei pensando um pouco a respeito do funcionalismo público. Cheguei a conclusão de que não se pode hostilizá-los indiscriminadamente pois é melhor ter um advocado do livre mercado trabalhando no governo e ditando as regras que um zé ruela qualquer que não tem o mínimo respeito pelo comércio. Um tentará fazer controle de danos, o outro vai tentar se recompensar a cada merda que fizer, iniciando um ciclo perverso.

Em segundo lugar tem muita gente que trabalha no setor privado que acaba contribuindo para o crescimento destrutivo do estado através de pensamentos distorcidos.

Eu acho tão legal essa falácia de "pensamentos distorcidos",  muito mais adequado seria dizer "pensamentos diferentes dos meus" ou pensamentos ligados à valores diferentes dos meus valores".  Mas é claro, que as pessoas parecem preferir  dar a entender que os seus valores, não são valores,  e  sim que são uma espécie de lei da física.

.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #555 Online: 23 de Julho de 2014, 20:53:11 »

- a pior coisa é ser chefe... PQP... to com a barba branca e ficando careca... nunca descasquei tanto abacaxi como estes dois últimos anos. E o pior... minha chefia influencia umas 200 pessoas (direta e indiretamente). E daí descubro que quando faço o que é certo* eu viro ruim.

* eu sempre faço o que é certo, mas tem coisas que as pessoas querem que você dê um jeitinho por ser colega, etc.... só pra não deixar dúvidas: não to falando de corrupção!

A sua afirmação tem um defeito gravíssimo. Parece que você acha que  “o seu certo” é um “certo” absoluto.  Parece que não passa pela sua cabeça  de que não existem apenas um sistema ético.

Parece que não passa pela sua cabeça de que existem uma multiplicidade de sistemas éticos. E de que nenhum é absoluto.

Parece que você acha que existe apenas o seu (provável)  sistema ético deontológico que você adota.

Até que não me admira, pois a maioria das pessoas sequer sabem que existem sistemas éticos que não tem nada a ver com deontologias.

Certo = agir dentro da lei!

Exemplo = Lei 8.112 Capítulo II, lá tem um monte de proibições... e ela vale para todos (inclusive para mim, obviamente), sejam amigos ou simplesmente colegas de trabalho.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #556 Online: 23 de Julho de 2014, 22:49:39 »

Isto cai  no que eu afirmei que seria provável,  para você  a fonte do comportamento ético é um sistema deontológico,  neste caso um sistema legal.  E é justamente aí que podemos ter sérios problemas,  pois leis podem ser  contrárias aos princípios de algum sistema ético.

.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #557 Online: 23 de Julho de 2014, 22:58:01 »

Isto cai  no que eu afirmei que seria provável,  para você  a fonte do comportamento ético é um sistema deontológico,  neste caso um sistema legal.  E é justamente aí que podemos ter sérios problemas,  pois leis podem ser  contrárias aos princípios de algum sistema ético.

.

Foda-se o sistema ético pessoal, se a pessoa quer viver em sociedade siga as leis dessa sociedade, lute para mudar as leis ou saia do convívio social e vá viver no mato. Uma pessoa que burla a lei em interesse próprio e usa a desculpa de "sistema ético diferente" deveria ter a pena aumentada por ser um pedante babaca.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #558 Online: 23 de Julho de 2014, 23:04:44 »

.

Foda-se o sistema ético pessoal, se a pessoa quer viver em sociedade siga as leis dessa sociedade, lute para mudar as leis ou saia do convívio social e vá viver no mato. Uma pessoa que burla a lei em interesse próprio e usa a desculpa de "sistema ético diferente" deveria ter a pena aumentada por ser um pedante babaca.
Isso, cada soldado alemão que ajudou judeus a fugirem era um pedante babaca. O mesmo a qualquer um que tenha ajudado um escravo a fugir.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #559 Online: 23 de Julho de 2014, 23:08:23 »

.

Isso, cada soldado alemão que ajudou judeus a fugirem era um pedante babaca. O mesmo a qualquer um que tenha ajudado um escravo a fugir.

Pulou a parte do "interesse próprio" de propósito ou é déficit de atenção?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #560 Online: 23 de Julho de 2014, 23:36:39 »
Quer dizer que não era interesse próprio ajudar os escravos a fugirem? E ainda, se ajudar uma pessoa a mais então qualquer coisa se justifica?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #561 Online: 23 de Julho de 2014, 23:40:15 »
se alguém faz mal aos outros e acha que está fazendo o bem (cuidando do interesse alheio) ele está dentro do seu critério de boa atitude moral? E o contrário?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #562 Online: 24 de Julho de 2014, 00:02:46 »

A lei que citei (pleo menos nesse caso) é baseada em princípios éticos já consolidados em nossa sociedade, e todos que escolhem fazer um concurso público (isso fica claro já no edital) concordam em respeitar as regras ali descritas, e isso vale também para o orgão em que eu e meus colegas trabalhamos.
O "meu certo" é, pelo menos neste caso, o que todos concordaram em seguir como se fosse o "certo".
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 00:04:48 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #563 Online: 24 de Julho de 2014, 00:13:25 »
Quer dizer que não era interesse próprio ajudar os escravos a fugirem? E ainda, se ajudar uma pessoa a mais então qualquer coisa se justifica?

Se alguém burla a lei, correndo o risco de ser preso para ajudar outra pessoa, não é interesse próprio. E antes que os espantalhos se aprofundem, o caso em questão era o que o Dodo expôs, pessoas burlando a lei pra conseguir um benefício em detrimento de outras pessoas que estão competindo por esse mesmo benefício dentro da lei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #564 Online: 24 de Julho de 2014, 08:25:18 »

.

Uau.... nunca vi alguém correr tão rápido pra Lei de Godwin. :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #565 Online: 24 de Julho de 2014, 09:25:57 »
Engraçado como um comentário sobre funcionários públicos burlando a lei em benefício próprio logo vira alemães ajudando judeus a fugirem de nazistas ou luta contra a escravidão...

Claro, forjar um atestado médico para ficar alguns dias na praia, ser pago com recursos públicos e não trabalhar, é igualzinho a ajudar um judeu faminto a escapar de um campo de concentração. Meio termo não existe...

Não sei porque se critica tanto os funcionário públicos preguiçosos e corruptos, eles estão apenas agindo dentro do seu sistema ético pessoal, nada demais.
"Deus prefere os ateus"

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #566 Online: 24 de Julho de 2014, 10:10:55 »
Engraçado como um comentário sobre funcionários públicos burlando a lei em benefício próprio logo vira alemães ajudando judeus a fugirem de nazistas ou luta contra a escravidão...

E se eu sou o chefe "mau" do primeiro grupo, o que eu representaria para o segundo?  :o
Alfred E. Newman

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #567 Online: 24 de Julho de 2014, 12:11:23 »
Fresquinha: Estádio reproduz Coliseu em cidade do Sertão que não tem time de futebol

Trechos interessantes (os itálicos são meus):

"Nós temos que ter o pensamento mais pra frente. A população não vai ficar só nisso. Quando houver algum evento esportivo aqui, não vai ficar só a nossa população", diz Marcio Bezerra, diretor de Esportes de Alto Santo.

Interessante que não há qualquer previsão de qualquer tipo de evento. Na prática, não há qualquer objetivo real para a realização da obra.

(...) Mas, nem time de futebol de campo a cidade tem. O Alto Santo Esporte Clube foi desativado em 2009. A ideia de construir o estádio foi do ex-prefeito. O atual não fala sobre o assunto e quer concluir a obra ano que vem.

Ainda que existisse um clube, o que a prefeitura teria a ver com isso? Não seria o clube uma entidade privada? Que ela construísse o estádio. Na verdade é a repetição do que de pior ocorreu (IMO) na realização da Copa da Fifa no Brasil: dinheiro PÚBLICO para fins PRIVADOS... lamentável. E considero uma falta de respeito com o eleitor um prefeito que se recusa a falar de coisas que são pertinentes à administração pública... mas enfim..
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #568 Online: 24 de Julho de 2014, 13:00:30 »
Fresquinha: Estádio reproduz Coliseu em cidade do Sertão que não tem time de futebol

O melhor é ver o vídeo na página original da notícia. De cair o queixo... Quanto atraso...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #569 Online: 24 de Julho de 2014, 21:46:57 »

.

Perfeito. É preciso apenas um contra exemplo para destruir a afirmação de que leis sempre devem ser obedecidas. É preciso apenas um contra exemplo para destruir a afirmação de que a obediência a leis sempre é correto e bom. 

É preciso apenas de um contra exemplo para destruir a afirmação de que certo=lei.

.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #570 Online: 24 de Julho de 2014, 21:52:05 »
Citação de: JJ
Perfeito. É preciso apenas um contra exemplo para destruir a afirmação de que leis sempre devem ser obedecidas. É preciso apenas um contra exemplo para destruir a afirmação de que a obediência a leis sempre é correto e bom. 

É preciso apenas de um contra exemplo para destruir a afirmação de que certo=lei.

Tudo bem então um funcionário público ser pago com recursos públicos e não trabalhar, para ficar no exemplo do Dodo? Posso ignorar a lei que eu quiser a meu bel prazer?
"Deus prefere os ateus"

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #571 Online: 24 de Julho de 2014, 21:52:33 »

Afirmação anterior:

certo=lei.

O  Parcus mostrou que:

Leis podem ser muito erradas. Simples assim.  Ou seja é falso que  sempre  certo= lei .

.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #572 Online: 24 de Julho de 2014, 21:54:03 »

Afirmação anterior:

certo=lei.

O  Parcus mostrou que:

Leis podem ser muito erradas. Simples assim.  Ou seja é falso que  sempre  certo= lei .

.

E a não ser em espantalhos exemplos gritantes como este, quem decide qual lei deve ser seguida e qual deve ser ignorada?
"Deus prefere os ateus"

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #573 Online: 24 de Julho de 2014, 21:56:58 »
Citação de: JJ

Tudo bem então um funcionário público ganhar sem trabalhar? Se estive dentro da minha ética pessoal, posso me armar, entrar na sua casa e levar sua TV?

Nunca afirmei isso, e também nenhum funcionário público que conheço é funcionário fantasma. De vez em quando aparecem casos de funcionários fantasmas. Mas a grande maioria não é.

Quanto à roubar, há situações em que é correto. Da mesma forma que há situações em que é correto cometer homicídio.

.
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 21:59:52 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #574 Online: 24 de Julho de 2014, 21:59:09 »

E a não ser em espantalhos exemplos gritantes como este, quem decide qual lei deve ser seguida e qual deve ser ignorada?

Qualquer indivíduo que tenha o necessário poder para decidir  e  agir  na situação específica.

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!